Acabou o Carnaval e finalmente o ano começou... e lá vamos nós voltar a jogar e falar sobre Boardgames, esse mercado insandecido que despeja milhares de títulos por ano gerando inúmeras decepções, novos clássicos, falências, e os meus preferidos, os excelentes jogos desconhecidos que passam desapercebidos.
Tenho o hábito de ler e pesquisar muito sobre jogos, até por conta da peculiaridade de estar atento aos jogos menos falados e peneirar gemas escondidas no meio dessa névoa obscura. Dando uma olhada no que pode aparecer para este ano que inicia, resolvi trazer aqui 15 jogos que despertaram a minha atenção por algum motivo, sejam os deigners envolvidos, o tema, a mecânica ou qualquer outro porquê. Se serão bons jogos, não faço a menor idéia, decepcções acontecem vide a bomba que estou jogando atualmente (Tainted Grail) mas, só o futuro dirá se a Hype é real ou não.
OBS: Não há nenhuma ordem específica nos 15 abaixo
Brasil
Paulo Soledad e Nuno Bizarro
What's Your Game
2020 é o terceiro ano que esse jogo entra na lista dos meus mais aguardados rs, já virou o Duke Nukem do board game. Mas como sou muito fã da dupla portuguesa e da editora (que pra mim é a melhor de euros clássicos) Brasil é um jogo que tenho muita expectativa. O tema é sobre o período dos Bandeirantes em nossa pátria amada salve salve, em direção a Vila Rica e o vale do Ouro Preto que se tornaria a principal região mineradora daqui. O jogo promete ser um workerplacement de mineração (geração de recursos) bem como de desenvolvimento de regiões e estruturas (que me soa como um engine building) Enfim, a hype é basicamente pela combinação do Tema + Desginers + Editora. Se sairá em 2020 eu não faço idéia, mas que sigo esperando eu sigo.
Tekhenu: Obelisk of the Sun
Daniele Tascini e David Turczi
Board & Dice
Tascini + Turczi, poderia resumir a Hype a isso. Tascini junta sua mente genial por trás de clássicos como Teotihuacan, Tzolkin, Marco Polo, etc.. a Turczi responsável por pérolas como Anachrony. Mas a sinopse do bgg segue empolgante, um draft de dados que é influenciado por um obelisco no meio do tabuleiro que projeta sua sombra (conforme rotaciona) em determinadas seções associadas à deuses egípcios, dependendo da cor e do local em relação a sombra do obelisco que o dado é draftado, ele é considerado puro, almadiçoado ou proibido e por aí vai. Já vi a dupla brilhar com mecânicas do tipo em Teotihuacan, por isso fica aí a expectativa pra esse novo título que tem cara de mercado nacional.
My City
Reinier Knizia
Kosmos
My City é um jogo legacy de city building do Reinier Knizia. A temática é sobre a evolução de sua cidade através do tempo (parece que são 24 partidas) porém o jogo vem com boards de lado duplos para quem não quiser jogar o modo campanha. Apesar do jogo apresentar elementos que não me atraem, como o tile placemente com cobertura de grid (estilo tetris), achei a combinação de um jogo Legacy do Knizia um tanto inusitada, e o tema de city building sempre me chama atenção, ainda mais com uma proposta de evolução constante entre as partidas, por isso entra pra lista.
Legacies
Jason Brooks
Brookspun Games
Esse talvez seja um dos que joga minha expectativa mais pro alto. Legacies tem jeitão de euro pesado e temático, meio no estilo Vital Lacerda e uma pegada de econômico também. Aqui os jogadores tem como objetivo construir um legado através dos séculos, evoluindo de inúmeras formas possíveis a sua fama. Isso se dá através da construção de relacionamentos, investimentos e até mesmo sucessores para continuarem carregando seu nome. O fato é que Legacies promete trazer tudo que curto em euros pesados, inúmeras escolhas, fator econômico predominante, condições de end game variadas, tema bem implementado e gameplay de progressão.
Gloomhaven: Jaws of Lion + Frosthaven
Isaac Childrens
Cephalofair Games
Vou roubar aqui e fazer uma dobradinha mais porque acredito serem variações do mesmo tema. Minhas experiências atuais com jogos cooperativos só fazem eu achar Gloomhaven ainda mais genial. Nenhum jogo coop conseguiu trazer tantan imersão e interação divertida pra mesa quanto Gloomhavem faz. E Jaws of Lion nada mais é que um Gloomhaven Lite, mais curto e palatável, enquanto Frosthaven é uma espécie de sequel pro aclamado numero 1 da BGG
Perseverance
(Vários Designers)
Mindclash Games
Amigos, a mindclash é só uma das minhas editoras preferidas, por isso os lançamentos dela sempre estarão por aqui. (Anachrony, Trickerion, Cerebria) se é mindclash é euro bom e absurdamente temático e bem produzido. Um ilha de dinossauros para adultos cyberpunk.
Merchants Cove
Johnny Pac Cantin e amigos
Final Frontier Games
Mais um KS do ano passado, Merchants Cove vem com uma proposta ousada de assimetria de mecânicas. É basicamente um euro de gestão de mercado porém cada jogador utiliza mecânicas de jogo COMPLETAMENTE diferentes um das outras. Isso pode ser incrível como uma completa catástrofe, pois tenho dúvidas quanto a interação da mesa (se não haverá a sensação de jogo solo para todos os jogadores, mas solo mesmo porque parecerá que estáo jogando coisas diferentes rs) enfim, a proposta foi inovadora suficiente pra deixar o jogo no meu radar. O Designer tem um voto de confiança por Coloma (um jogo excelente sem inovar muito) e pelo mediano SIerra West, que apesar de mediano pra ruim tentou trazer idéias novas.
Europa Universalis: The Price of Power
Elvind Veglesen
Aelgir Games
Projeto 4x meio megalomaniaco de confronto de civilizações com pano de fundo histórico. Quase um wargame na duração, peso e feeling, mas com mecânicas de Euro 4x e o famoso controle de área. Me pareceu interessante apesar do alto investimento de tempo. Também lançado em campanha no KS ano passado.
GodSpeed
Adam Hill e Clayton Hargrave
Pandasaur Games
Euro Médio tendo uma fantasiosa corrida espacial dos anos 60 como pano de fundo que promete uma interação maior do que o comum para jogos workerplacement (me ganhou ai). Onde todas as ações dos jogadores afetam os outros tornando o jogo uma cascata de ação e reação.
The Great Wall
Awaken Realms
Uma superprodução da awaken realms, me pareceu um Lowlands ameritrash rs... enquanto os jogadores ficam competindo entre si, precisam se virar para defender a muralha (que está literalmente no tabuleiro) contra ataques de hordas. Apesar da cara de ameritrash, o jogo traz fortes elementos de euro, sendo o workerplacement sua mecânica principal. Chama atenção somente pela apresentação, mas tem chances de ser um jogo interessante
Alma Mater
Flaminia Brasini, Virginio Gigli e Cia
Eggertspiele
A turma de Coimbra ataca novamente, nesse jogo que tem inclusive a cara do prórpio Coimbra, que foi um jogo que curti mas que "gastou" muito rapidamente, ainda assim fiquei com aquela sensação de potencial desperdiçado e tenho aqui uma esperança desse time evoluir e trazer um jogo mais polido (apesar de não esperar nada diferente de um saladão de pontos). Fica aí no radar, vamos ver se a evolução realmente acontece.
Mariposas
Elizabeth Hargrave
Alderac Entertainment
A designer de Wingspan agora vem a publico sem o respaldo marketeiro de Stegmaier. Pelo sucesso de Wingspan, acho que vale prestar atenção nesse novo título. De cara percebemos a queda de qualidade na arte e produção, mas acho que se ela mantiver a entrega de um jogo agradável com a conhecida simplicidade que apresentou em wingspan, começa a se tornar um nome de consistência no hobbie. O jogo trata sobre a migração de borboletas e pra isso trabalha bastante as mecânicas de movimentação e set collection. Observemos.
Tang Garden
Francesco Testini, Pierluca Zizzi
ThunderGryph Games
Esse jogo foi um ks de 2018 que deveria ter chegado em janeiro de 2019 e ainda está em produção rs, um tileplacement extremamente leve e bonito, que não trás nada de novidade mas que estou esperando há muito tempo kkkk. Entrei em Tang Garden para ter um gateway vistoso na coleção e acredito que ele fará bem o papel quando um dia finalmente chegar.
Golem
Flaminia Brasini, Simoni Luciani, Virginio Gligi
Cranio creations
Esse é o jogo que menos tenho informação, apenas o trio famoso de designers italianos e um tema o tanto quanto inusitado onde os jogadores assumem cabalistas que intencionam criar e desenvolver Golens sem deixá-los poderosos demais (senão dá ruim) O jogo ainda parece ter um sistema de seleção de ações interessante baseado na gestão de peças associadas as colunas das ações disponíveis gerando o equilíbrio necessário para controle dos golens. Através de uma percepção muito vaga e sem subsídios, chutaria um euro apertado (cobertor curto) vindo por aqui.
Castles of Tuscany
Stephan Feld
Alea
Bom, auto explicativo esse né? Apesar de eu não ser fã do Feld, e muito menos de Castles of Burgundy, seria mentiroso dizer que não fiquei curioso com o anúncio de Castles of Tuscany.
OBS 2: Com a aproximação das grandes feiras vamos conhecendo novos anúncios, então essa lista provavelmente sofrerá mudanças ao longo do ano.
OBS 3: Seria bacana se continuassem a lista com os jogos que vocês estão esperando pra esse ano também
E NÃO É QUE O ÁREA21 FOI INDICADO PRO PRÊMIO LUDOPEDIA EM MÍDIA ESCRITA????
https://www.ludopedia.com.br/votacao
************************************************************************************************************************************

Para acompanhar futuras resenhas é só se inscrever no
canal aqui da ludopedia, e se quiserem saber o que tem visto mesa com mini reviews, segue lá no instagram
@
area21_bg
Outras análises do Canal:
Vindication - A jornada do Herói em cubos de Madeira
Pax Pamir - O jogo mais importante de 2019
Its a Wonderful World - O 7 wonders killer
Marco Polo 2 - Desenjaularam o Monstro?
Tapestry - Quanto Vale um Jogo?
Barrage - Interação Cruel é Genial
Pipeline - Difícil de jogar, fácil de gostar
Escape Plan - Clank para adultos?
Calimala - O Italiano com cara de alemão
Anachrony - O Worker Placement Gourmet
Everdell - Só mais uma árvore bonitinha na mesa?
Dinosaur Island - Um Euro que valoriza mais o tema que as mecânicas
Wendake - Programa de índio ou ilustre desconhecido?
Endeavor - A referência de elegância nos Board Games
Carpe Diem - Aproveite o dia e faça pontos
Arquitetos do Reino Ocidental - Inovar é suficiente?
Ceylon - Um jogo sobre Chá, Timing e Escolhas