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CloudAge - O Deserto das Escolhas

CloudAge
  • avatar
    bhenrique26/04/21 09:55
    avatar
    bhenrique
    26/04/21 09:55
    508 mensagens MD

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/698b3_b34dax.jpg


    A equação Pfister


    Existe um fetiche no universo dos Boardgames com relação a complexidade. Depois de um determinado tempo no hobbie, há um movimento natural dos jogadores (principalmente os que resolvem se aprofundar em euros) em prezar por jogos mais pesados e até mesmo torcer o nariz para experiências mais leves.


    Alexander Pfister é um desses designers que conseguiu construir notoriedade e fez isso principalmente através de seus títulos mais complexos como Mombasa e Great Western Trail. No entanto o designer nunca abriu mão de jogos mais acessíveis , onde também conseguiu sucesso como Broom Service, Isle of Skye e Oh My Goods.


    De um tempo pra cá, Pfister resolveu desenvolver outra marca em seus jogos, que foi a adição de campanhas. Este é o quinto jogo seguido do alemão que traz essa característica , que começou em Blackout Hong Kong com cenários variando setup, passando pelo universo expandido de Oh My Goods em Expedition to Newsdale entre outros como Maracaibo e Monster Hunter até chegar em CLOUDAGE.


    Profundidade, regras acessiveis e sistemas de campanha. Percebe-se uma busca por equilibrio entre esses 3 fatores na obra de Pfister e na minha opinião ele está cada vez mais perdido e distante da solução dessa equação. Se por exemplo: Blackout Hong Kong foi um jogo preso numa modorrenta burocracia sem nenhum cheiro de história no seu propósito de campanha, e já newsdale tinha uma linearidade engessada na associação do seu enredo com a evolução do jogo, CLOUDAGE é um deserto de decisões interessantes com uma historinha até melhor construída do que nos jogos anteriores, mas que além de não empolgar, torna o jogo ainda mais sem graça em suas primeiras partidas.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e6980_b34dax.jpg


    Falta água no planeta e falta sal no jogo


    A história se passa num universo árido e pós apocaliptico onde a água passa a ser um commoditie valioso. Os jogadores navegam pelo mapa em seus zepellins lutando contra milicias que dominam as escassas cidades do mapa tentando revitalizar o mundo buscando um equilibrio sustentavel através da ciencia para a recuperação dos recursos naturais. Clichê mandou lembranças.


    Isso é traduzido em mecânicas muito simples de deck e tableau building, mas que se traduzem basicamente em duas coisas, aumentar sua mobilidade no mapa ou sua força militar. E basicamente TUDO que resta no jogo serve para que no fim você gerencie esses dois fatores.


    Já os mecanismos para evoluir a campanha, se resumem na adição de algumas poucas cartas entre as partidas e umas perguntas de multipla escolha onde as respostas não farão a menor diferença para o futuro do jogo.


    (obs: sempre peço essa desculpas, mas como já é de costume em minhas reviews, não entro em detalhes de regras, a proposta aqui é uma análise da experiencia do jogo e não do seu manual)


    Voltando ao meu primeiro parágrafo, CLOUDAGE é um jogo bem simples, com regras muito básicas , e isso está longe de ser um dos seus problemas. O problema de CLOUDAGE é que nenhuma de suas decisões fornece um mínimo de satisfação e isso sim é frustrante.Por exemplo, em king domino, um jogo extremamente leve, há recompensa e satisfação na escolha do seu tile , há consequências inclusive como a ordem do turno seguinte. Já no mais recente jogo de Pfister, tudo é extremamente chato e sem graça.


    As partidas rodavam em 50 minutos mas a sensação era de se livrar logo daquilo ali pra acabar a campanha, que de tão sem graça nem precisou ter seu fim. Não sei se alguma editora brasileira pretende trazer isso pra cá. Mas se o fizer é basicamente explorando a notoriedade de Pfister que sim, fez jogos incríveis que considero obras primas, mas que é bastante super estimado na minha opinião. Se fosse jogador de futebol, há alguns anos já estaria dizendo, esse aí é bom só no papel, tá jogando com o nome.


    ****************************************************************************************************************************

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/5c029_b0ll87.png


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    Comentários:

  • Djow_
    2045 mensagens MD
    avatar
    Djow_26/04/21 10:14
    Djow_ » 26/04/21 10:14

    Um jogo que me gerava zero interesse, mesmos sendo desse grande autor. O tema madmaxzado, e o peso meio-leve, agora junto do seu review, me afastaram completamente.

    1
  • educez
    1126 mensagens MD
    avatar
    educez26/04/21 10:22
    educez » 26/04/21 10:22

    Djow_::Um jogo que me gerava zero interesse, mesmos sendo desse grande autor. O tema madmaxzado, e o peso meio-leve, agora junto do seu review, me afastaram completamente.

    concordo com o Djow... já não tinha interesse, agora então...
    Ainda estou na busca de um jogo de campanha que me agrade... 

    2
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique26/04/21 10:47
    bhenrique » 26/04/21 10:47

    Djow_::Um jogo que me gerava zero interesse, mesmos sendo desse grande autor. O tema madmaxzado, e o peso meio-leve, agora junto do seu review, me afastaram completamente.

    educez:: concordo com o Djow... já não tinha interesse, agora então...
    Ainda estou na busca de um jogo de campanha que me agrade... 


    Galera, sempre bom reforçar que as análises são única e exclusivamente um retrato da minha percepção e experiência com os jogos, nenhuma verdade absoluta aqui rss...  sempre sou a favor de, se possível, jogarem pra formar uma opinião...
    posto isso, pra mim, é bem ruizinho mesmo

    0
  • Djow_
    2045 mensagens MD
    avatar
    Djow_26/04/21 10:52
    Djow_ » 26/04/21 10:52

    bhenrique::
    Djow_::Um jogo que me gerava zero interesse, mesmos sendo desse grande autor. O tema madmaxzado, e o peso meio-leve, agora junto do seu review, me afastaram completamente.

    educez:: concordo com o Djow... já não tinha interesse, agora então...
    Ainda estou na busca de um jogo de campanha que me agrade... 


    Galera, sempre bom reforçar que as análises são única e exclusivamente um retrato da minha percepção e experiência com os jogos, nenhuma verdade absoluta aqui rss...  sempre sou a favor de, se possível, jogarem pra formar uma opinião...
    posto isso, pra mim, é bem ruizinho mesmo

    Agora é tarde, a editora BR que já mandou produzir ta puta com vc ahehaeheahea

    3
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique26/04/21 10:55
    bhenrique » 26/04/21 10:55

    Djow_::Agora é tarde, a editora BR que já mandou produzir ta puta com vc ahehaeheahea

    hahahahahah aí é problema deles, mas só de ser assinado pelo pfister já acho que vende bem, e nao faltarão dezenas de boas reviews tenho certeza rs

    3
  • educez
    1126 mensagens MD
    avatar
    educez26/04/21 11:51
    educez » 26/04/21 11:51

    hahahaha

    0
  • Filosofo_R
    382 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R27/04/21 16:47
    Filosofo_R » 27/04/21 16:47

    Acredito que a pressão sobre o game designer para que ele produza jogos inovadores e diferentes a cada lançamento deve ser tão absurda que acaba afastando do objetivo principal: o jogo deve ser divertido, em primeiro lugar. Digo divertido no sentido de satisfatório.

    Não há como reinventar a roda o tempo todo e como resultado o mercado fica inundado de jogos medíocres, sem alma e sem angu, vamos por assim dizer, rsrsrs.

    O Pfister produziu grandes jogos, mas pode estar se perdendo. Afinal, até ele tem que pagar suas contas. Mas, ele não é o primeiro nem último game designer a mandar bolas fora. Uwe Rosenberg só faz Agricola versão 2, 3, 4, 5, Patchwork 3, 4, 5, 6, o cara se autocopia. E o Vlaada? Alguém viu algum grande jogo recente dele? (Não estou me referindo à mina de ouro chamada Codenames).

    Ter que inovar e se reinventar a cada jogo deve ser absurdo e como resultado, de vez em quando a gente vê alguns jogos bem mais ou menos.

    Mas, enfim, essa é apenas minha opinião, gosto de todos esses designers que eu citei, acho que são verdadeiros gênios, mas é humano que não sejam gênios o tempo inteiro. Abs 

    2
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique27/04/21 17:55
    bhenrique » 27/04/21 17:55

    Filosofo_R::Acredito que a pressão sobre o game designer para que ele produza jogos inovadores e diferentes a cada lançamento deve ser tão absurda que acaba afastando do objetivo principal: o jogo deve ser divertido, em primeiro lugar. Digo divertido no sentido de satisfatório.

    Não há como reinventar a roda o tempo todo e como resultado o mercado fica inundado de jogos medíocres, sem alma e sem angu, vamos por assim dizer, rsrsrs.

    O Pfister produziu grandes jogos, mas pode estar se perdendo. Afinal, até ele tem que pagar suas contas. Mas, ele não é o primeiro nem último game designer a mandar bolas fora. Uwe Rosenberg só faz Agricola versão 2, 3, 4, 5, Patchwork 3, 4, 5, 6, o cara se autocopia. E o Vlaada? Alguém viu algum grande jogo recente dele? (Não estou me referindo à mina de ouro chamada Codenames).

    Ter que inovar e se reinventar a cada jogo deve ser absurdo e como resultado, de vez em quando a gente vê alguns jogos bem mais ou menos.

    Mas, enfim, essa é apenas minha opinião, gosto de todos esses designers que eu citei, acho que são verdadeiros gênios, mas é humano que não sejam gênios o tempo inteiro. Abs 

    Na verdade a quantidade de lançamentos de jogos anualmente é muito grande, então acho que é mais uma questão de adeuqação mesmo pro seu gosto, no caso do Pfister como disse, ele tem dois jogos que eu sou apaixonado, o GWT e o Mombasa, e gosto também do Isle of Skyie que uma grande parte das pessoas já não é tão fã. Mas realmente tem muitos jogos dele que eu acabei não gostando. 
    Mas foi como disse pro Djow e pro Edu, no final das contas essa é só a minha opinião com relação ao jogo. Acredito que muita gente possa gostar e acho que sempre vale conhecer o jogo pra formar uma opinião. Mas como eu só posso falar por mim kkkkk deixo algumas impressões registradas por aqui.
    Mas imagino sim que possa haver uma pressão criativa para determinados designers, inclusive deles próprios se cobrarem

    1
  • Filosofo_R
    382 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R27/04/21 18:02
    Filosofo_R » 27/04/21 18:02

    Dele gosto muito do Isle of Skye e Port Royal, mas detestei Oh my Goods, por exemplo, achei que ali ele errou a mão. Mas, tudo fica muito na questão do gosto pessoal mesmo, tem gente que adora OMG, então, vai entender. E, sim, vc está correto, nada substitui a pessoa experimentar e formar a própria opinião sobre o jogo.

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