Joguei o Root na Legion. Me impressionou como o jogo é bonito e como é interessante a assimetria entre as diferentes facções. Eu joguei com as Rapinas que precisam obedecer seus decretos ou derrubar o líder vigente.
Eu decidi começar com o Déspota, líder sugerido para um jogo inicial. Com dois turnos de jogo, eu achei que as Rapinas deveriam frear a posição dominante dos Marqueses, porque parecia que o jogo das demais facções (Aliança e Malandro) começa mais devagar e com pouca presença no tabuleiro. Porém meu líder caiu no final do segundo turno. Uma rolagem ruim no dado do combate condenou o decreto.
Os turnos seguintes foram ainda mais críticos porque os Marqueses decretaram dominância das clareiras dos Coelhos, justamente as clareiras que estavam disputando comigo. Dessa forma, tomei como missão evitar que o jogo acabasse e resolvi resistir aos Marqueses com meu novo líder, Carismático. Essa decisão me pareceu um erro.

A essa altura do jogo, a Aliança tinha bastante presença no tabuleiro e começou seu rolo compressor de pontos. Nessa hora percebi como pode ser forte o jogo da Aliança se não for controlado. Conforme eles explodiam revoltas em clareiras, a dominância dos Marqueses ficava mais longe de ser concluída. No entanto, eu deixei de construir ninhos e somar mais pontos devido ao líder Carismático e a ideia de segurar os Marqueses.
Portanto, a Aliança e o Malandro venceram chegando aos 30 pontos e dominando várias clareiras ao final. A partida foi incrível e eu tive a impressão que seguiu um roteiro usual: os Marqueses foram a ameaça inicial, as Rapinas tentaram segurar eles, a Aliança se espalhou num ritmo que escala muito e o Malandro seguiu para onde foi mais confortável.
Um erro que entendi dessa partida foi assumir de forma muito direta e atrasado, a tarefa de segurar os Marqueses. Os gatos já tinham uma infraestrutura de recursos bem montada que demorei a tentar desmontar. Também demorei para entender a ameaça da Aliança. Acho que para as Rapinas, este jogo usual não termina bem. Principalmente se os Marqueses tentam a vitória sem controlar a Aliança. Pena que apenas entendi isso quando acabou.