Joguei duas partidas de Five Tribes, uma com três jogadores e um pouco depois com quatro. Nenhuma das partidas passou de uma hora e meia, mas vou relatar principalmente a partida com quatro jogadores. Faz um tempo que eu queria escrever sobre este jogo, mas eu tinha dificuldade de entender o quanto podemos ditar ritmo e estratégia no jogo porque ele tem um aspecto de reação forte.
Após essas partidas, eu percebi táticas menos reativas. A cada turno eu tentava achar as quatro melhores pontuações e avaliar qual melhor lance para ordem de jogo. Nessa partida, apareceu Nekir entre os gênios no início, que gerava pontos quando as tribos dos assassinos eram utilizadas.
Dessa forma, eu tinha vantagem em buscar pontuações além dos assassinos, deixando para os oponentes. Estes inclusive resistiram algumas chances de aproveitar essa tribo devido ao Nekir. Eu entendi que um jogo mais longo criaria mais oportunidades para aproveitar meu gênio.
Além desse plano, as rodadas foram com pontuações principalmente de produtos e uma corrida pelos Vizires que terminou mal para mim. Éramos três jogadores e acabei sendo o que ficou em terceiro, felizmente eu usei apenas duas rodadas em Vizires e com ganhos secundários.
No fim eu perdi por 12 pontos. Este grupo está curtindo muito Five Tribes ultimamente, mas acho que ainda não sabemos encontrar jogadas sem criar oportunidades para os oponentes. Isso está favorecendo o jogador que não investe no leilão da rodada. Espero que isso melhore conforme jogamos mais.