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  3. Gùgōng
  4. Resenha: Gugong, nada de novo no front

Resenha: Gugong, nada de novo no front

Gùgōng
  • avatar
    andrekohn14/02/19 22:04
    avatar
    andrekohn
    14/02/19 22:04
    418 mensagens MD

    Lançado no fim de 2018, Gugong fez bastante barulho em Essen e chegou ao mercado alavancado pelo trem do hype. O jogo se passa na China, em 1570, e os jogadores assumem o papel de poderosas famílias chinesas tentando ganhar influência através de subornos. Ou será que não?
    Cada jogador começa com uma mão de 4 Cartas de Presente, que serão utilizadas para fazer as ações no tabuleiro - representando o suborno feito aos oficiais. As Cartas de Presente possuem um valor e em alguns casos, uma ação própria. A mecânica base do jogo é alocar uma carta no tabuleiro e realizar a ação do local, da carta alocada ou as duas. O truque aqui é que o valor de carta alocado deve ser maior que o da atual carta no espaço da ação, e ao colocar sua carta lá, a carta do tabuleiro vai para sua pilha de descartes para formar sua mão para a próxima rodada. Essa mecânica é bem legal, pois força o jogador a pensar em como montar o deck que quer usar já para a próxima rodada ao mesmo tempo em que ele está pensando no que fazer nessa.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/65e12_u2manp.jpg
    Cartas de Presentes funcionam como trabalhadores num worker placement. (Foto: BGG)

    Dentre as ações possíveis no jogo, os jogadores podem viajar - movendo seu meeple no mapa na parte superior do tabuleiro para ganhar tokens benéficos-, ajudar na construção da Muralha, tentar pontuar cumprindo decretos do Imperador, entre outras coisas. Geralmente essas ações requerem que o jogador gaste um número de servos - cubinhos com os quais os jogadores começam cada partida e que se renovam, ainda que não completamente, ao fim de cada rodada. Uma outra ação do jogo é a movimentação dos barcos na parte inferior do tabuleiro que, ao chegar em portos diferentes, pode receber uma recompensa permanente, como aumentar o limite de cartas na mão ou um servo duplo (um cubo que serve por 2). Uma coisa diferente no jogo é que os jogadores são obrigados a subirem numa determinada trilha, a do Palácio da Pureza Celestial, para estarem aptos e vencerem o jogo. Caso um jogador seja incapaz de chegar ao topo dessa trilha, sua pontuação é 0 e ele está automaticamente fora da pontuação final.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4038b_u2manp.jpg
    Subir na trilha do Palácio Celestial é necessário para poder vencer o jogo. (Foto: BGG)

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/087a9_u2manp.jpg
    Viajar garante tokens benéficos aos jogadores. (Foto: BGG)

    Gugong não é um jogo temático. Longe disso. Em momento algum eu me senti na China, representando uma família poderosa, subornando oficiais e tampouco me senti construindo a Muralha durante as partidas. Achei todo o tema do jogo completamente seco, sem sal. Mas tudo bem, um bom jogo não precisa ser super temático.

    O jogo tem algumas ideias interessantes, como a alocação de cartas, que funciona mais ou menos como um worker placement e força os jogadores a construírem seu baralho pra rodada seguinte. Na prática isso funciona, de fato, e é um ponto positivo do jogo.  As outras coisas do jogo são, embora competentes, genéricas.
    Gastar servos - cubinhos, comida, madeira, pode chamar do que quiser, não faz diferença - é necessário em praticamente todas as ações. Dito isso, existe um servo duplo que você pode pegar ao longo do jogo, portanto, por quê eu não pegaria? 


    Bom, se tiver outras opções estratégicas que se encaixem no meu jogo, talvez seja melhor não pegá-lo e fazer outra coisa. Pois é, o problema é que não tem. O jogo permite poucas variações de estratégia, não há um desenvolvimento pessoal de cada jogador, fazendo com que o jogador X persiga tal estratégia e o jogador Y vá por outro caminho. Dificilmente alguém não irá pegar o servo duplo, afinal, não existem variadas opções de melhorar seu jogo. Assim como não existe opção a não se chegar no alto da Trilha do Palácio para estar apto a vencer o jogo.
    O mapa de viagens é bem legal, pois garante alguns tokens de benefícios para o jogador, de uso imediato que permitem algumas boas jogadas. Já a ação de comprar Jades no mercado parece deslocada da partida, pois é muito custosa para poucos pontos de vitória. Gugong é assim mesmo, um cabo de guerra: "Poxa, olha isso aqui que legal" e logo depois "Cara, isso aqui é meio nada a ver né?".


    Gugong é um jogo ruim? Não. Mas também não é um jogo excelente, como o hype fez parecer. A qualidade dos componentes e da arte são ótimas, algumas mecânicas são interessantes, mas o jogo não traz nada de novo ou empolgante que justifique partidas em sequência (o que me incomodou, afinal é fácil jogá-lo várias vezes seguidas devido ao baixo tempo de uma partida, já que com 2 jogadores apenas, leva-se cerca de 40 minutos pra terminar). A sensação é que, depois de 3 ou 4 partidas, o jogo já ofereceu tudo o que tinha pra oferecer.
    Gugong é competente no que se propõe, porém não se propõe a muita coisa. Na atual enxurrada de lançamentos, o jogo cai, pra mim, naquela lista de "apenas mais um". 

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    Comentários:

  • EdgarWZ
    240 mensagens MD
    avatar
    EdgarWZ14/02/19 23:03
    EdgarWZ » 14/02/19 23:03

    Um jogo não precisa ser inovador ou mesmo temático para ser bom. 
    Parece que muitos esperam que a cada lançamento novo de um BG apareça um novo T'zolkin e nos arrebate visualmente e com mecanismos inesperados como são as engrenagens do dito...
    Dito isto penso que seu sistema de uso de cartas é inovador o suficiente para aquilo que ele se propõe, e que ele é sim temático na medida certa (mais do que isso só viajando para a China, ou melhor, Taiwan hoje em dia, que ainda conserva algo do que já foi a China Imperial).
    Esse é um jogo mais tático do que estratégico a longo prazo, e talvez por não ter percebido isso você afirma que ele tem pouca variação estratégica. É possível sim vencer o jogo sem o servo duplo ou sem as cartas extras. Tente. É a minha sugestão.
    Enfim um grande lançamento de 2018, o qual não deve sair da coleção tão cedo.
    Hoje eu diria que o meu único senão com o jogo seria o modo solo, que não parece tão azeitado como o restante do jogo. A impressão que esse é um jogo que não precisava ter um modo solo, mas hoje em dia no cenário dos BGs a alternativa solipsista de se jogar solo parece ser cada vez mais uma exigência do mercado que recai sobre os designers...

    10
  • casulo
    40 mensagens MD
    avatar
    casulo14/02/19 23:04
    casulo » 14/02/19 23:04

    Nossa, discordo bastante. O jog é muito bem feito e amarrado, e muito melhor do que bombas que têm sido lançadas no mercado nacional, como o Kingsburg... Tem várias maneiras de pontuar, a troca de presentes é bem bacana, assim como a disputa de cartas pra pontuar no final - e a possibilidade de se mudar o valor dos dados também - e os minijogos que se apresentam durante o jogo. São mecânicas já conhecidas, mas muito bem amarradas aqui.

    4
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn14/02/19 23:15
    andrekohn » 14/02/19 23:15

    EdgarWZ::Um jogo não precisa ser inovador ou mesmo temático para ser bom. 
    Parece que muitos esperam que a cada lançamento novo de um BG apareça um novo T'zolkin e nos arrebate visualmente e com mecanismos inesperados como são as engrenagens do dito...
    Dito isto penso que seu sistema de uso de cartas é inovador o suficiente para aquilo que ele se propõe, e que ele é sim temático na medida certa (mais do que isso só viajando para a China, ou melhor, Taiwan hoje em dia, que ainda conserva algo do que já foi a China Imperial).
    Esse é um jogo mais tático do que estratégico a longo prazo, e talvez por não ter percebido isso você afirma que ele tem pouca variação estratégica. É possível sim vencer o jogo sem o servo duplo ou sem as cartas extras. Tente. É a minha sugestão.
    Enfim um grande lançamento de 2018, o qual não deve sair da coleção tão cedo.
    Hoje eu diria que o meu único senão com o jogo seria o modo solo, que não parece tão azeitado como o restante do jogo. A impressão que esse é um jogo que não precisava ter um modo solo, mas hoje em dia no cenário dos BGs a alternativa solipsista de ser jogar solo parece ser cada vez mais uma exigência do mercado que recai sobre os designers...

    Bom, em momento algum eu falei que Gugong era ruim. Inclusive deixei claro no texto que não é ruim. 
    E também não afirmei ser impossível vencer o jogo sem o servo duplo, apenas pontuei que dificilmente alguém não irá pegá-lo, visto que existem poucas variações de estratégia - comentário inclusive feito por muitos usuários do BGG também. 
    Mas sem problema, concordamos em discordar! Gugong veio com uma hype grande, e por isso esperava mais dele, então joguei e achei que não é merecedor de toda a empolgação. Mas tudo bem, eu amo outros jogos que muitas pessoas acham fracos.
    É um jogo OK, mas nada demais pra mim.

    2
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio14/02/19 23:16
    Raio » 14/02/19 23:16

    casulo:: Nossa, discordo bastante. O jog é muito bem feito e amarrado, e muito melhor do que bombas que têm sido lançadas no mercado nacional, como o Kingsburg... Tem várias maneiras de pontuar, a troca de presentes é bem bacana, assim como a disputa de cartas pra pontuar no final - e a possibilidade de se mudar o valor dos dados também - e os minijogos que se apresentam durante o jogo. São mecânicas já conhecidas, mas muito bem amarradas aqui.

     Amigo, boa noite!

    Porque Kingsburg é uma "bomba"?

    Poderia me explicar?

    1
  • RMaia8
    2267 mensagens MD
    avatar
    RMaia815/02/19 01:24
    RMaia8 » 15/02/19 01:24

    Nossa, cara, não poderia concordar mais com vc, tanto sobre Gùgōng quanto sobre Kingsburg.... a sentença “Gugong é competente no que se propõe, porém não se propõe a  muita coisa“ tá a coisa mais linda do review. Mas claro, como ambos saíram no Brasil isso já os torna, na opinião geral, sensacionais (The Climbers não chegou a ser chamado de “épico”?). Gùgōng é bonzinho, muito bem produzido, e só.
    E pra quem acha a coisa mais inovadora do mundo a mecânica das cartas... tá na hora de abrir seu horizonte, meu amigo.
    Bom jogo. E só. Vendo fácil o meu pra quem tiver interesse!
    E sobre Kingsburg: guarde seu rico dinheirinho pra comprar o Teotihuacan!!!!!

    3
  • Darth Invader
    1004 mensagens MD
    avatar
    Darth Invader15/02/19 06:46
    Darth Invader » 15/02/19 06:46

    Raio::
    casulo:: Nossa, discordo bastante. O jog é muito bem feito e amarrado, e muito melhor do que bombas que têm sido lançadas no mercado nacional, como o Kingsburg... Tem várias maneiras de pontuar, a troca de presentes é bem bacana, assim como a disputa de cartas pra pontuar no final - e a possibilidade de se mudar o valor dos dados também - e os minijogos que se apresentam durante o jogo. São mecânicas já conhecidas, mas muito bem amarradas aqui.

     Amigo, boa noite!

    Porque Kingsburg é uma "bomba"?

    Poderia me explicar?

    Queria entender também...rsrsrs, estou com essa "bomba" aqui em casa e ate o breve momento não explodiu :)

    2
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato15/02/19 08:40
    edeodato » 15/02/19 08:40

    Parabéns pelo Review!

    A internet tem dificuldade em saber lidar com opiniões contrárias. Mas siga firme assim, falando o que realmente achou do jogo.

    Abraços!

    7
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn15/02/19 09:14
    andrekohn » 15/02/19 09:14

    RMaia8::Nossa, cara, não poderia concordar mais com vc, tanto sobre Gùgōng quanto sobre Kingsburg.... a sentença “Gugong é competente no que se propõe, porém não se propõe a  muita coisa“ tá a coisa mais linda do review. Mas claro, como ambos saíram no Brasil isso já os torna, na opinião geral, sensacionais (The Climbers não chegou a ser chamado de “épico”?). Gùgōng é bonzinho, muito bem produzido, e só.
    E pra quem acha a coisa mais inovadora do mundo a mecânica das cartas... tá na hora de abrir seu horizonte, meu amigo.
    Bom jogo. E só. Vendo fácil o meu pra quem tiver interesse!
    E sobre Kingsburg: guarde seu rico dinheirinho pra comprar o Teotihuacan!!!!!

    Fala cara, obrigado pelo comentário!
    Eu mesmo passei por uma fase na época que comprei o jogo de super valorizá-lo simplesmente pq tinha gasto meu suado dinheirinho nele. Sempre tenho essa tendência a fazer um esforço a mais para gostar do jogo pelo qual paguei, mas depois de algumas partidas vi que realmente não tinha nada demais e não valia a pena ficar na coleção só pq tinha gasto dinheiro nele, então passei pra frente.
    Sobre Kingsburg não posso dizer, mas guardar dinheiro pra comprar o Teotihuacan é uma dica corretíssima. Jogaço mesmo.

    3
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn15/02/19 09:18
    andrekohn » 15/02/19 09:18

    edeodato::Parabéns pelo Review!

    A internet tem dificuldade em saber lidar com opiniões contrárias. Mas siga firme assim, falando o que realmente achou do jogo.

    Abraços!

    Valeu @edeodato! Aqui não tem nenhum patrocínio para falar bem de jogo algum, então a opinião é sincera mesmo.

    3
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