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  4. Resenha: Senhor dos Anéis Jornadas na Terra Média

Resenha: Senhor dos Anéis Jornadas na Terra Média

O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média
  • avatar
    andrekohn22/05/19 15:14
    avatar
    andrekohn
    22/05/19 15:14
    418 mensagens MD

    Com mecânicas similares às de Mansions of Madness: Second Edition e Star Wars: Imperial Assault, dois dos jogos recentes de maior sucesso da Fantasy Flight Games, Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média chegou ao Brasil e ao mercado internacional recheado de hype. Carregando uma marca de peso, o jogo é digno da obra de Tolkien?

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d4414_0phwn2.jpg

    Jornadas na Terra Média: Jogo em andamento.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b18d0_0phwn2.jpg

    Jornadas na Terra Média: Jogo em andamento.

    O jogo se dá através de uma campanha com 14 cenários, nos quais os heróis tentam alcançar seu objetivo para vencer cada etapa da campanha. O aplicativo - parte integral do jogo - mostra os objetivos e atualiza-os conforme o andar da partida, além de colocar inimigos em jogo, abrir o mapa pros jogadores e dar todo o texto de imersão necessário.

    No começo de cada turno, os heróis embaralham seu deck pessoal, compram as 2 primeiras cartas e podem Preparar uma delas. A carta preparada garantirá ao herói sua habilidade. Caso o herói não queira preparar nada, ele pode decidir colocar as cartas no topo do baralho ou embaixo - ou uma em cima e 1 embaixo, fica realmente a critério do jogador.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/2151c_0phwn2.jpg

    Cartas preparadas ficam sob a ficha do personagem garantem sua habilidades ao jogador.

    O gameplay bebe fortemente da fonte de Mansions of Madness: Second Edition, tendo cada herói 2 ações entre: andar (até 2 espaços), interagir  - clicando, através do aplicativo, em algo que se encontra no mapa - e atacar um inimigo - também através do app. Ao fim da fase dos heróis ocorre a fase das Sombras, onde o aplicativo gera eventos para atrapalhar os jogadores.

    Diferentemente de Mansions, contudo, em Jornadas na Terra Média os jogadores não jogam dados. Quando um atributo é testado, os jogadores compram cartas do seu baralho e tentam encontrar o ícone de sucesso ou então um ícone de Destino, que poderá ser convertido em sucesso gastando uma ficha de Inspiração.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/44292_0phwn2.jpg

    Legolas consegue 2 sucessos - ícones dourados no canto superior das cartas. Ele pode, ainda, gastar 1 ficha de inspiração sua para converter a terceira carta em sucesso.

    Uma das partes mais legais do jogo é justamente essa: A do seu baralho pessoal. Cada jogador recebe uma quantidade de cartas para montar seu baralho para a aventura, que estão divididas entre as cartas específicas do seu personagem, cartas básicas (iguais para todos os jogadores) e cartas específicas da função que você vai desempenhar no cenário - Bardo, Caçador, Capitão, etc -, além de uma vulnerabilidade. Conforme a campanha avança, você recebe experiência em relação a função que desempenhou e pode comprar novas cartas de habilidade daquela função pro seu personagem, melhorando seu baralho e aumentando as chances de sucesso.

    Mas então: O que é bom e o que é ruim em Jornadas na Terra Média?

    Vamos lá. Depois de várias partidas jogadas, algumas coisas se mostraram muito interessantes e outras nem tanto.
    De coisas boas no jogo, o primeiro grande destaque é o baralho pessoal de cada um. Como você pode Examinar no começo do turno e preparar cartas ao longo do jogo, você tem uma noção boa de se você vai ter sucesso nos seus testes ou não. Por exemplo, se você já usou 3 dos 4 sucessos que possui no baralho, é bem provável que seu próximo teste não tenha êxito. Assim como se você examinar e colocar 2 cartas com sucesso no topo do seu baralho, você sabe que muito provavelmente terá êxito no seu próximo teste. Diferente de Mansions, onde você só joga os dados, aqui você consegue se preparar para ter sucesso nos testes. Isso sem falar nas habilidades garantidas por cartas preparadas que dão a cada jogador um senso de singularidade e importância no grupo, além de serem parte importante da estratégia do jogo. Afinal, se eu vejo que têm vários inimigos no mapa e eu tenho a possibilidade de preparar uma carta com habilidade de combate no começo do turno, eu certamente farei isso! Ponto muito positivo pro jogo nessa questão de montagem e manipulação do baralho individual.

    Outro ponto positivo do jogo é a sua fluidez. O downtime é praticamente zero e cada um se mantém engajado na sua função no jogo, sem haver aquele momento em que alguém dispersa da partida. O aplicativo faz um trabalho excelente, sendo muito limpo e intuitivo de usar, além dos textos serem menos maçantes que os de Mansions, tornando o jogo menos cansativo. Aqui, parece que pegaram o já ótimo aplicativo do Mansions e transformaram em um produto ainda melhor.

    No quesito imersão, o jogo faz um bom papel, especialmente com o aplicativo trazendo os textos e o desenrolar da campanha. Em alguns momentos o aplicativo dá escolhas ao grupo e os jogadores devem decidir ir pelo caminho X ou Y, e o desenrolar da campanha se dá através da escolha dos jogadores. Isso eu acho genial. Suas escolhas moldarem o andar da campanha trás um peso importante na hora de tomar as decisões. Além disso, existem algumas missões secundárias e decisões no jogo que vão te dar uma carta de Título, uma recompensa por algo único que você fez no jogo. Muito legal!

    Agora, Jornadas na Terra Média tem, sim, alguns pontos questionáveis. O primeiro ponto é a evolução dos personagens. Cada personagem possui seus itens iniciais que podem ser melhorados no decorrer da campanha, mas isso demora demais a ocorrer. O senso de progressão do herói é muito demorado, muito arrastado. E ao evoluir, você nem evolui para algo mindblowing. Você evolui, fica feliz e é isso aí. Sem dúvidas eu gostaria de ter visto um progresso mais frequente dos nossos heróis.

    Outra questão levantada por aqui foram os itens. Existe um baralho cheio de itens a serem encontrados pela campanha, mas eles são raríssimos. Mas achar uma corda comum deveria ser tão raro assim? Pra mim, não.
    A falta de personalidade dos inimigos e das cartas de vulnerabilidade foi outra coisa que desagradou. Os inimigos se comportam todos basicamente da mesma maneira, com as únicas diferenças sendo a vida e se usam armadura ou magia para se proteger (o que, no fim das contas, dá no mesmo). Já as cartas de vulnerabilidade são apenas para fazer volume no baralho. Existem diversas delas, mas no fim, toda servem apenas para o mesmo propósito. Teria sido legal ver aqui algo do tipo "Se você tem a vulnerabilidade Preguiçoso, não pode se mover 2 espaços nessa rodada", ou algo assim. Quem sabe numa expansão?
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/06292_0phwn2.jpg

    Itens podem ser encontrados ao longo da campanha...eu acho.

    Uma última coisinha - mas aqui é capricho meu - é que gostaria que tivessem feito personagens não canônicos do universo do Tolkien, como fizeram em Imperial Assault, e colocassem Legolas, Aragorn e companhia aparecendo como aliados mais para frente. Sim, é muito legal jogar como eles ou Gimli, mas a história desses caras já foi contada! Se essa é  a minha aventura, quero ser alguém que não tenha tido sua história contada. Mas, como disse, é um capricho meu e entendo a decisão da FFG.

    Bom, com tudo isso dito, O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média, agrada ou não? Pra mim, bastante. Isso porque o jogo atinge um ponto crucial para eu gostar ou não de um jogo: a diversão. Jornadas na Terra Média é, sim, muito divertido. Está longe de ser um jogo pesado, mas tem sim uma boa dose de estratégia, o jogo flui de maneira muito fácil, trás uma história interessante e um senso de aventura muito legal.

    Vai agradar a todos? Claramente não, especialmente se você já se aventurou por jogos no estilo como o Mansions e não curtiu. Mas se você curte esse tipo de jogo, gosta de Senhor dos Anéis - ou ao menos tema de fantasia medieval - e gosta de uma boa narrativa e aventura, pode ir sem medo.

    Agora é aguardar ansiosamente expansões e novas campanhas - e torcer para chegarem ao Brasil.

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    Comentários:

  • Linauro
    351 mensagens MD
    avatar
    Linauro22/05/19 16:51
    Linauro » 22/05/19 16:51

    Muito bom o texto, parabéns!

    Estou cada vez mais decidido em comprar a minha cópia do jogo.

    Um coisa interessante a se pensar é como os boardgames com essa proposta ainda podem evoluir bastante, se aproximando mais dos RPG´s de mesa, fazendo funcionar melhor as questões citadas por você, tais como, evolução dos personagens e experiência narrativa, por exemplo.

    Especialmente, com a possibilidade do uso de aplicativos, que facilitam o 'save' das aventuras, dos itens conquistados, etc., e que podem, eles mesmos, 'narrar' as histórias.   

    Acaba que o app pode fazer, em parte, o papel de um mestre, acrescentando narrativa no jogo e criando uma experiência que vai além da movimentação tática dos personagens no tabuleiro.

    Claro que isso é embrionário nos boardgames (lembro apenas desse e do Mansions) e, com certeza, pode sofrer resistência da galera mais purista, mas, penso de forma promissora.

    4
  • Amlaith
    30 mensagens MD
    avatar
    Amlaith22/05/19 22:53
    Amlaith » 22/05/19 22:53

    Linauro::Muito bom o texto, parabéns!

    Estou cada vez mais decidido em comprar a minha cópia do jogo.

    Um coisa interessante a se pensar é como os boardgames com essa proposta ainda podem evoluir bastante, se aproximando mais dos RPG´s de mesa, fazendo funcionar melhor as questões citadas por você, tais como, evolução dos personagens e experiência narrativa, por exemplo.

    Especialmente, com a possibilidade do uso de aplicativos, que facilitam o 'save' das aventuras, dos itens conquistados, etc., e que podem, eles mesmos, 'narrar' as histórias.   

    Acaba que o app pode fazer, em parte, o papel de um mestre, acrescentando narrativa no jogo e criando uma experiência que vai além da movimentação tática dos personagens no tabuleiro.

    Claro que isso é embrionário nos boardgames (lembro apenas desse e do Mansions) e, com certeza, pode sofrer resistência da galera mais purista, mas, penso de forma promissora.



    Cara um App para RPG seria sensacional realmente! Como é que nunca pensou nisso ? ou se pensou não soube executar ? 
    Imagina ter todos as regras e diversos RPGs como D&D, Tormenta, RdF, enfim. O jogador escolhe, e poderia ter mapas intuitivos, trilha sonora. Milhares de ideias. Cara minha cabeça esta pensando mais rápido do que posso escrever. Sua sugestão deu um boom na minha cabeça.  

    1
  • Bioamn
    528 mensagens MD
    avatar
    Bioamn22/05/19 23:00
    Bioamn » 22/05/19 23:00

    Valeu pela resenha. Agora tenho certeza que não comprarei.

    4
  • AdvRafaMendes
    23 mensagens MD
    avatar
    AdvRafaMendes22/05/19 23:19
    AdvRafaMendes » 22/05/19 23:19

    Excelente texto! Concordo de mais com sua análise! Um detalhe negativo para mim foi o tamanho das letras das cartas, uma jogatina noturna exige uma iluminação de qualidade para a realização das leituras constantes.

    1
  • leandrofvaz
    1243 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz23/05/19 00:24
    leandrofvaz » 23/05/19 00:24

    Bioamn::Valeu pela resenha. Agora tenho certeza que não comprarei.

    Apesar da ótima resenha, eu também :).

    3
  • wacmaiden
    9 mensagens MD
    avatar
    wacmaiden23/05/19 01:56
    wacmaiden » 23/05/19 01:56

    Linauro::Muito bom o texto, parabéns!

    Estou cada vez mais decidido em comprar a minha cópia do jogo.

    Um coisa interessante a se pensar é como os boardgames com essa proposta ainda podem evoluir bastante, se aproximando mais dos RPG´s de mesa, fazendo funcionar melhor as questões citadas por você, tais como, evolução dos personagens e experiência narrativa, por exemplo.

    Especialmente, com a possibilidade do uso de aplicativos, que facilitam o 'save' das aventuras, dos itens conquistados, etc., e que podem, eles mesmos, 'narrar' as histórias.   

    Acaba que o app pode fazer, em parte, o papel de um mestre, acrescentando narrativa no jogo e criando uma experiência que vai além da movimentação tática dos personagens no tabuleiro.

    Claro que isso é embrionário nos boardgames (lembro apenas desse e do Mansions) e, com certeza, pode sofrer resistência da galera mais purista, mas, penso de forma promissora.


    Cara eu sou desse tipo de gamer mais purista que você comentou. Acho que os boardgames são para desplugar mesmo, se for para jogar "video game" pra isso tem PS, Xbox enfim.. (Por favor entendam que essa é minha opinião). 
    Agora indo ao contrário do que falei (incoerentemente) a ideia de um app para mestrar RPG, meu... sensacional. 

    3
  • Ronan
    233 mensagens MD
    avatar
    Ronan23/05/19 06:55
    Ronan » 23/05/19 06:55

    Um ponto negativo que não foi levantado no Review é que o jogo é carregado de pequenas particularidades que com certeza vai deixar jogadores iniciantes totalmente perdidos em suas primeiras partidas. Cada carta tem um texto, cada texto tem palavras chaves ou tags que podem ou não ter efeito ou ser relacionado com algo no jogo. Sem falar que cada carta tem seu próprio efeito. No meio disto tudo vc tem baralho de item, baralho de apetrechos, baralho de terreno, baralho de vantagem, baralho de dano, baralho de medo.... Tudo com seus respectivos textos, tags ou palavras chaves. É muita coisa e com certeza vai assustar muito os novatos. A minha primeira partida, por exemplo, deixou a desejar pois durou 4h de duração. Mas, como meu grupo é insistente, repetimos a jogatina e, entendendo melhor a função de cada efeito, tags, palavra chave... A aventura caiu para 2h. Ou seja... É um jogo que necessita um pouco de empenho até conhecer as coisas envolvidas. Acho que isto pode assustar alguns jogadores não acostumados com este tipo de jogo. Agora, se vc superar este contato inicial, o jogo brilha.

    5
  • Mangatsu
    7 mensagens MD
    avatar
    Mangatsu23/05/19 08:06
    Mangatsu » 23/05/19 08:06

    Estou nessa de comprar o Jogo, porém vamos lá 1° não curti a lore tendo personagens que não estavam ou faziam parte daquele período da história. 2° não curti também essa ideia de puxar cartas para atacar, achei muito sei lá páia demais!! Queria que fosse algo mais no pau!!! Tipo se tenho força de ataque 5 do tipo perfurante algo como o arco do Legolas, esse seria o meu ataque e pronto!! Deixaria o duelo com os monstro muito mais dinâmicos e imersivos fazendo o ataque fixo reduzindo somente com os resultados de armadura dos monstros e sua resistência ao tipo de arma. Com relação ao testes de sucesso contra medo ou algum objetivo exemplo: escalar um penhasco dai sim, você ter um deck preparado estrategicamente para isso com base no atributo que pede o teste ficaria legal porque as cartas seriam algo como Vigor te desgastando a cada teste feito descartando as cartas pra passar te policiando durante a jornada. Agora assistindo a jogatina do pessoal do covil, fiquei com essa impressão de jogo arrastado pacas se retirassem esse fator puxar cartas diminuiria em muito o tempo do jogo pois como o amigo acima citou é muita tag pra se atentar e fora que as cartas desse estilo de jogo da FF os textos é bem pequeno e as vezes você tem aquela carta pra fazer algo no jogo e num descuido esquece de usa-la.

    1
  • SrLantes
    24 mensagens MD
    avatar
    SrLantes23/05/19 08:15
    SrLantes » 23/05/19 08:15

    Eu sou fã de jogos coop e de gadgets, então jogos como esse LoTR, Mansion, Descent (modo coop com App), XCom, eu acabo curtindo muito, mas realmente vai de gosto por esse tipo de jogo.

    Curti a mecânica do combate, pois tira o efeito aleatório dos dado, te permitindo você mitigar e decidir o que vai fazer - preparo uma perícia para usa-la na rodada, mas tiro uma carta de sucesso do deck, ou deixo a carta de sucesso no topo para ter um sucesso garantido no próximo teste?
    É bacana você ter o controle disso!

    Sobre ser ataques com valores fixos como o amigo citou em cima, pra mim tiraria um pouco a graça da aleatoriedade, em um combate, seja no RPG, video game, vida real :) , existe a chance de falha e de sucesso.

    Pensando pro lado do RPG, achei muito legal fazer a evolução do personagem podendo escolher perícias novas, porém não curti o fato de você poder vender uma perícia para comprar algo, pra mim se você evoluiu e aprendeu algo, não faz sentido "desaprender" para comprar outra perícia.

    E espero mais cartas e variedades de equipamentos.

    Abraços.

    3
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O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média - Resenha: Senhor dos Anéis Jornadas na Terra Média
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