Em Teotihuacan os jogadores comandam trabalhadores em um império pré-colombiano, construindo a Pirâmide do Sol e tentando obter a maior fama possível.
Teotihuacan: Caixa e manual do jogo.
Jogo em andamento.
Durante a partida cada jogador controla 3 trabalhadores, representados por dados, que serão utilizados para fazer as ações no tabuleiro. Em cada rodada, todo jogador deve, obrigatoriamente, mover um trabalhador seu ao redor do tabuleiro - em sentido horário - de 1 a 3 espaços para poder então, realizar a ação do espaço no qual terminou seu movimento - como em um rondel. O tabuleiro possui 8 espaços nos quais os jogadores podem terminar sua jogada e, dependendo de onde o trabalhador estiver, ele poderá construir casas para os habitantes da cidade, ajudar na construção da pirâmide do sol, coletar recursos, adquirir tecnologias, enfeitar a pirâmide, etc.
Na vez do jogador Azul, ele pode mover o dado de valor 3, que está no espaço número 8, até três espaços. Assim, poderá fazer a ação dos tabuleiros 7 (ao lado), 6 ou 4 (mais acima). Alternativamente, ele pode mover o dado de valor 1 e ter uma outra opção de jogada.
Caso o jogador termine num local já ocupado - por si ou por outros jogadores -, deve ser paga uma quantidade em Cacau equivalente ao número de cores presentes naquele espaço (incluindo a sua própria cor). Cada trabalhador possui uma força, equivalente ao número mostrado no dado. Quanto maior a força dele, melhor a ação que pode ser feita (os trabalhadores podem evoluir ao longo da partida, ficando mais fortes de acordo com o desejo dos jogadores).
O jogador Azul termina seu movimento num local onde há uma outra cor e, por isso, deverá pagar 1 cacau ao banco para realizar a ação do espaço. Como a força do trabalhador é 1 e o jogador possui apenas 1 dado aqui, isso lhe renderá 1 Ponto de Vitória. Caso a força do trabalhador fosse 2 ou 3, por exemplo, a ação lhe renderia 1 Ouro e, caso houvesse mais de 1 dado, uma outra recompensa. Ao final da ação, o trabalhador ganha +1 de força - como mostrado na simbologia - e se transforma num dado de valor 2.
Aqui, o jogador vermelho não precisa pagar nada ao banco e apenas realiza a ação, recebendo 1 Pedra e evoluindo seu dado para o valor 3.
Ao longo da partida, os jogadores podem tentar adquirir tecnologias que ajudarão durante o jogo. Isso é feito no espaço 5 do tabuleiro, pagando um custo em Ouro. Ao adquirir uma tecnologia, o jogador passa a utilizar seu benefício pelo resto do jogo e, caso algum outro jogador queira adquirir a mesma tecnologia, o primeiro receberá 3 pontos de vitória.
O jogador Vermelho adquire uma tecnologia e coloca seu disco sobre ela. Agora, sempre que fizer a ação dos espaços 5 ou 6, ele receberá 3 pontos de vitória. Adicionalmente, ele evolui seu dado E anda na Trilha Vermelha(ver abaixo). Caso ele quisesse adquirir a tecnologia já descoberta pelo jogador Preto, esse iria receber 3 pontos de vitória.
Conforme os jogadores forem subindo nas trilhas, vão ganhando bônus: Recursos na trilha Azul, Pontos de Vitória na trilha Vermelha e Cacau na Verde. Também podem pegar "Tiles de Descobertas", que garantem outros bônus e desbloquear uma pontuação extra de fim de jogo - caso cheguem até o topo da trilha.
Uma das tarefas mais legais do jogo é construir a Pirâmide do Sol, que garante pontos de vitória e outros Bônus. Essa ação é feita no espaço 8, na área de construção. Para isso, o jogador paga os recursos necessários, pega o tile da pirâmide e tenta encaixá-lo da melhor maneira possível. Para construir no primeiro andar paga-se menos, no segundo um pouco mais e assim por diante. Porém, só é possível construir nos andares de cima se os andares de baixo já tiverem sido feitos. O jogador pode girar a peça que vai construir da maneira que quiser e, caso consiga combinar um símbolo que está construindo com um símbolo igual no mesmo espaço, ganha pontos extras. Caso seja um símbolo colorido, poderá subir em uma das trilhas. Para os andares superiores, as peças devem sempre tocar 4 peças diferentes em baixo. Após construir na Pirâmide, o jogador anda na trilha de construção, o que pode garantir pontos de vitória no próximo Eclipse.
Pirâmide do Sol
Os jogadores tentam encaixar as peças da melhor maneira possível - a que garanta mais pontos e bônus.
Construção na base da Pirâmide.
O jogador poderá andar na trilha Azul.
Caso o jogador não queira fazer a Ação do local no qual parou, ele tem duas opções: Receber Cacau - numa quantidade igual ao número de cores presentes no espaço +1 - ou fazer um worship. O worship é uma ação diferente da ação principal do lugar, mas que tranca seu dado lá até que alguém te expulse - pagando 1 cacau - ou você utilize sua vez paras libertar seu(s) trabalhador(es). Para fazer um worship, não é preciso pagar Cacau, mesmo que haja outros dados naquele espaço.
Jogador Vermelho tranca seu trabalhador numa ação de worship. Ele pode escolher fazer a ação de cima (andar na trilha Verde) ou a de baixo (pagar 1 Ouro para receber 4 de Cacau). Adicionalmente, ele pode pagar 1 Cacau para fazer ambas as ações. Seu dado ficará preso aqui até que um jogador o expulse ou ele utilize uma ação para libertar esse e/ou outros dados seus.
Se um jogador quiser recuperar seus trabalhadores presos, ele pode libertar um ou mais dados e, assim, passar a vez, ou, alternativamente, libertar todos os trabalhadores e pagar 3 de Cacau para jogar logo em seguida. Cada jogador também pode desbloquear 1 dado extra para a partida. Ao evoluir um dado até o valor de 6, ocorre uma Ascensão, que irá desbloquear um bônus. Pode ser Pontos de Vitória, Cacau, Andar em alguma trilha, um novo trabalhador, etc. O dado de valor 6, que Ascendeu, volta ao valor de 1.
Um novo dado pode ser desbloqueado na partida por cada jogador.
Uma partida de Teotihuacan é jogada em 3 Eclipses - que marcam a quantidade de rodadas e depende do número de jogadores na mesa - e ao final de cada Eclipse ocorre uma pontuação. Primeiro, os jogadores devem pagar 1 Cacau por cada trabalhador entre os níveis 1-3 e 2 de Cacau para trabalhadores de nível 4 ou 5 (há uma penalidade em pontos de vitória para quem não puder pagar). Depois, pontos são dados a quem estiver mais à frente na trilha de construção da Pirâmide, por sets de máscaras diferentes adquiridos, entre outros.
Quando o marcador branco chega no preto, uma última rodada é jogada e então o Eclipse ocorre, fazendo-se os pagamentos e concedendo pontos de vitória.
Máscaras coletadas no jogo garantem pontos em cada Eclipse.
Ao final do terceiro Eclipse, quem possuir o maior número de pontos de vitória, ganha a partida!
CONCLUSÃO:
O que eu gostei no jogo:
-A mecânica do rondel e da evolução dos dados é muito divertida, deixando você com decisões difíceis a todo o momento a serem tomadas;
-Diversos caminhos a perseguir no jogo: Tecnologias podem ajudar muito, mas construir garante mais pontos de vitória, por outro lado evoluir seus trabalhadores também é uma ótima escolha...de novo, muitos caminhos e muitas decisões difíceis;
-Construção da Pirâmide é muito legal - e às vezes desafiadora -, recompensando um bom oportunista;
-Roda de forma excelente em apenas 2 jogadores - são colocados dados de outros jogadores de forma aleatória no jogo, garantindo que nada fique muito aberto. Os dados mudam de local a cada Eclipse. Isso impede que o jogo fique fácil e com tudo à disposição, simulando bem outros jogadores na partida;
-Variedade no setup: Nem todas as tecnologias entram em jogo e o jogo vem com tabuleiros de ações para você randomizar e cobrir os impressos, mudando o tabuleiro a cada jogo;
O que eu não gostei:
-Caminhar nas trilhas é ótimo, mas chegar ao topo delas não garante algo muito especial para você. A pontuação final extra pode ser adquirida por todos (essas ficam no penúltimo espaço de cada trilha), e apenas o último espaço de cada trilha só pode ser ocupado por 1 jogador, mas não garante nada de muito diferente;
-Tétris para a construção da Pirâmide pode gera um bom
downtime;
Teotihuacan é um jogo excelente, que, na minha opinião, justifica o hype. Uma mecânica diferente, um jogo bem redondo, muito agradável de jogar. Média complexidade, com muita estratégia envolvida e planejamento a longo prazo, mas que ao mesmo tempo recompensa quem enxerga oportunidades a curto-prazo. O jogo não se arrasta com diversas regras e exceções, sendo até fácil de entender e explicar (o difícil é montar o quebra-cabeça de como ganhar mais pontos que os outros). Recomendadíssimo!
Curtiu? Veja as outras postagens do canal: