Voltando agora de viagem, resolvi compartilhar como foi passar 1 dia na maior feira de boardgames da Europa. Vale a pena ir? Existem bons descontos por lá? Muita gente? Dá pra jogar? Não falo alemão, é tranquilo de se virar? Dá uma olhada aqui em baixo!
A primeira coisa que fiz para me programar para Essen foi, muito lá atrás, pegar um hotel no booking. Isso lá em março, antes mesmo de saber se iria ou não para a feira - bendito cancelamento grátis! Valeu muito a pena, pois conforme feira vai se aproximando, os hotéis em Essen ficam completamente cheios e o preço nada convidativos. Ficando em Essen mesmo foi fácil chegar até à feira no dia 25, o único dia que tive disponível para ir.
Essen é uma cidade bem pequena e sem nenhuma agitação. Fica a curtas viagens de diversas cidades maiores da Alemanha, como Colônia, Dusseldorf, Dortmund e, mesmo que você não chegue por nenhum desses locais, o sistema de trens da Alemanha é absurdamente eficiente - e em conta -, então chegar até à pacata cidade é moleza. Já em Essen, chegar até a feira também é bem fácil, pois o metrô da cidade conecta muitos pontos por lá, sendo um desses bem ao lado da Spiel. Pegando a linha U11, você sai ao lado de uma das entradas e depois é só alegria.

Metrô em Essen possuía placas específicas sobre a Spiel. Fácil de se encontrar por lá!
A feira em si é algo absurdamente grande: Eram 6 halls - salvo engano - com standes de jogos por todos os lados: Queen Games, Days of Wonder, Ravensburger, HUCH, e muitos outros. Venda de jogos, mesas com jogatinas, filas a perder de vista para garantir os boardgames mais antecipados - muita gente leva até mala para ir colocando os jogos adquiridos durante o evento.
Antes de ir, já havia pesquisado os jogos que queria comprar e mais ou menos quanto iria gastar. Cheguei cedo no primeiro dia da feira, bem antes dos portões abrirem e pro meu espanto já havia MUITA gente por lá. Ao abrirem os portões, corri para pegar um dos jogos mais aguardados da Spiel:
Teotihuacan. E fiz bem, fui um dos primeiros a chegar no stand da empresa e logo depois uma longa fila se formou e ao longo do dia faltaram unidades para atender à demanda. Então, sim, se quiser garantir os títulos mais aguardados, recomendo chegar cedo e já partir com destinos certos para comprá-los. Logo depois, segui freneticamente para garantir outros jogos aguardados. Alguns títulos, mesmo com o hype fortíssimo, possuíam tantas cópias lá que nem era preciso correr tanto (caso dos novos jogos do Feld,
Carpe Diem e
Forum Trajanum).
Cópia de um dos jogos mais aguardados garantida!
Fazer uma lista dos jogos que queria comprar ajudou bastante, mas não consegui me ater à ela 100%. Foi fácil me desvirtuar quando vi o preço de alguns que eu queria - Brass: Birmingham, por exemplo, estava saindo a cerca de 70 euros, bem mais do que estava esperando, então deixei passar. Você também irá encontrar algumas pechinchas, sem dúvidas, jogos que normalmente custariam 50 euros sendo vendidos a 25. Infelizmente, muitas dessas pechinchas são voltadas para os jogos exclusivamente em alemão. Mas se o jogo não tiver dependência de idioma, qual o problema?
Conforme o dia foi passando, a Spiel ficou cada vez mais cheia e em alguns pedaços era até difícil de andar. Existiam muitas mesas de jogatinas, demonstrações de lançamentos recentes - como o badalado
Discover: Lands Unknown -, mas fica muito difícil em 1 dia conseguir correr atrás de compras E jogar. Isso porque o número de mesas não dá vazão à quantidade de pessoas no local. A dica aqui, caso queira comprar e separar um tempo para jogar, é: Você pode sair da feira, deixar suas coisas no hotel e retornar. O segurança coloca uma pulseira em você e, apresentando a mesma e seu ingresso, você fica livre para entrar novamente. Fizemos isso depois de garantir os jogos que queríamos e retornamos para curtir mais um bom tempo na Spiel.
Na maioria dos standes de venda e demonstrações as pessoas falavam inglês tranquilamente, então, não se preocupe se não souber alemão! Fique atento aos jogos também, muitos deles estão em alemão, então sempre peça e confira a versão em inglês.
Foi possível ver algumas figuras conhecidas do nosso hobbie: Tom Vasel no stand do Dice Tower, Vital Lacerda demonstrando seus próximos jogos (
On Mars e
Escape Plan), entre outros. Outras figuras menos conhecidas, como empresas coreanas demonstrando seus jogos também estão presentes.
Stand da Dice Tower
A feira é muito bem estruturada, com venda de comida, banheiros, espaço para as crianças e até halls ligados à outras coisas além dos boardgames: cultura geek e pop, como quadrinhos, cosplays, venda de roupas e acessórios, tanta coisa que você fica até perdido!
A única coisa que me decepcionou na feira foi o stand da Asmodee. Extremamente pequeno, o que acarretou numa fila gigantesca para entrar. Lá dentro era possível achar algumas coisas que nem tinham chegado ao mercado - como o
Arkham Horror: Terceira Edição, e, embora seja fã da franquia, o custo de 75 euros pesou demais.
Então, respondendo às minhas próprias perguntas:
Existem bons descontos por lá? Sim! Não estão em todos os cantos - pelo menos os de jogos em inglês -, mas se procurar com cuidado, alguns jogos podem sair bem abaixo do preço de mercado.
Muita gente? Cheio até não poder mais.
Dá pra jogar? Dá, mas é difícil conciliar isso com compras frenéticas. Se quiser fazer tudo com calma, sugiro fazer a feira em pelo menos 2 dias.
Dá pra ir sem falar alemão? Tranquilamente.
Vale a pena? Se você é amante do hobbie, a experiência é única! Fui pela primeira vez nessa Spiel e espero voltar em diversas outras ocasiões, talvez com um pouco mais de tempo. Vale demais ir em pelo menos um dos dias. Vale especialmente para garantir jogos muito badalados ANTES da chegada dos mesmos ao grande mercado, conseguir alguns bons preços e promos e apostar em jogos mais desconhecidos - eu apostei no
Kingdom Defenders, de uma editora espanhola e sem previsão de venda após Essen, com exceção do próprio mercado espanhol.
Se você tem alguma dúvida se vale a pena ou não investir em dar uma passada por lá, fica aí meu relato. Na minha opinião vale bastante, claro que é um investimento a ser considerado, mas dada a oportunidade: VÁ!