Diferente de tempos antigos, o título de majestade parece ser dado atualmente sem muita cerimônia ou distinção. Só aqui no Brasil temos Rei Pelé, Rei Roberto Carlos, Rainha dos Baixinhos e alguns outros. Já nos Estados Unidos, Lebron James é o "King". Tal qualificação existe no mundo dos boardgames? Seria Stefan Feld o Rei dos Euros, talvez? E quem sabe Nikki Valens a Rainha do Ameritrash?
Nikki Valens é uma boardgame designer que fazia parte do time da Fantasy Flight Games até o início do ano passado. Se você já foi derrotado de forma humilhante no Eldritch Horror ou ficou com raiva porque seu amigo te traiu no Mansions of Madness: Second Edition, é à ela a quem você deve agradecer.
Pois é, Nikki Valens é co-designer de Eldritch Horror, junto do (genial) Corey Konieczka, além de ser a criadora de todas as expansões do jogo. Outros trabalhos dela incluem Mansions of Madness: Second Edition, o recém-lançado Arkham Horror: Third Edition e o pouco conhecido - porém muito divertido - Legacy of Dragonholt.
Com jogos com uma pegada forte no storytelling, interpretação de personagens e imersão no jogo, além de um tema sempre muito colado à mecânica, os trabalhos da designer casaram muito com meu gosto pessoal. Com Nikki Valens não tem muito essa de empurrar cubinhos de um lado pro outro: o que vale é a emoção, a experiência de ser, por algumas horas, uma outra pessoa em um mundo distinto.
E isso ela faz muito bem. Jogar Eldritch é sentir-se desesperado, como uma pessoa comum à beira da loucura para impedir um poder cósmico avassalador de devastar a Terra. Em Mansions, os mistérios que permeiam a mansão envolvem cada jogador a tentar desvendá-lo, indo sempre atrás de pistas e mantendo o alerta ligado, para o caso de um monstro aparecer. Em Legacy of Dragonholt, você cria seu próprio personagem e suas decisões irão afetar o desenrolar da história, colocando um peso grande sobre seus ombros nas escolhas a fazer, quais skills desenvolver, etc. Em todos os jogos um excelente storytelling é adicionado, para gerar cada vez mais imersão naquilo - ainda que no Eldritch isso seja bem aleatório.
O trabalho de Nikki Valens em jogos temáticos e enraizados no storytelling é sensacional. A designer faz questão de imergir você no mundo daquele boardgame e tem muito sucesso nisso.

Mansions of Madness: Second Editon, um dos maiores sucessos de Nikki Valens.
Recentemente, Nikki fez parte do time do diferente Fog of Love (não como designer do jogo) e, por conta dela, novas capas para o jogo foram criadas representando relacionamentos não apenas heterossexuais, mas dando abrangência à comunidade LGBT - da qual ela faz parte. Outra bola dentro da designer.
Capas alternativas para o jogo Fog of Love.
Existem outros jogos excelentes nesse estilo? Sem dúvidas, mas com designers diferentes. Estou para ver um designer que tenha se dedicado quase que exclusivamente a esse tipo de jogo e tenha colocado tantos jogos no mercado que fizeram tanto sucesso (se souberem, não deixem de informar por favor!). E você, já se sentiu completamente imerso no trabalho excelente de Nikki Valens? Se sim, saúde-a.
God save the Queen (do ameritrash).
Curtiu? Veja outras postagens do canal: