Twilight Imperium 4 é tudo isso que falam? Como funciona o jogo? Vale a pena o preço pago? É bom com menos de 6 jogadores? Com a chegada do jogo em terras tupiniquins, vou fazer uma breve análise de como ocorre o jogo e, depois, dizer se acho o jogo tão bom quanto dizem por aí.
No jogo, cada um controla uma raça e tenta conquistar pontos de vitória - 10 ou 14 dependendo da duração escolhida pelos jogadores - e quem chegar a esse número primeiro vence imediatamente. Assim, Twilight Imperium 4 não é um jogo de pancadaria pura, mas uma corrida para cumprir objetivos.
Twilight Imperium 4: Caixa e manual.
Jogo em andamento.
O jogo se divide em 4 fases: Fase de Estratégia, fase de Ações, fase de Status e Fase de Agenda (desbloqueada apenas após algum jogador tomar o sistema de Mecatol Rex, no centro da galáxia). Na fase de estratégia, os jogadores escolhem 1 carta de estratégia das 8 disponíveis na mesa (2 cartas caso o jogo possua 3 ou 4 jogadores apenas). As cartas de estratégia serão utilizadas durante a fase seguinte - fase de ação - dando uma habilidade primária para o seu dono e uma habilidade secundária que pode ser utilizada por todos os outros jogadores na mesa. As cartas de estratégia também possuem um número de iniciativa, que definirá a ordem da rodada durante a fase de ações, fazendo a menor iniciativa jogar primeiro, depois a segunda menor, e assim por diante.
Cartas de estratégia disponíveis no jogo.
O dono da carta de estratégia com menor inciativa será o primeiro a jogar na fase de ações. Além disso, poderá resolver a habilidade primária da carta - parte superior - e os outros jogadores poderão resolver a habilidade secundária - parte inferior.
Depois de escolhidas as cartas, o jogo procede para a fase de ações. Aqui, na ordem do turno, cada jogador faz uma ação dentre as disponíveis: ação de componente, ação tática ou ação de estratégia, até passar a vez. Depois de passar, o jogador fica "fora" da rodada até que todos os outros também passem e o jogo então prossegue para a próxima fase.
A ação de estratégia é a habilidade proveniente da carta de estratégia escolhida na fase anterior e deve ser obrigatoriamente utilizada antes de o jogador passar a vez. As ações de componentes são ações vindas de habilidades da raça do jogador e cartas de ação. A ação tática permite locomoções, iniciar batalhas, conquistar planetas, produzir unidades, entre outras coisas. Durante essa fase, a conquista de novos planetas gera mais recursos e influência; as batalhas por locais necessários para cumprir objetivos irão ocorrer; controlar Mecatol Rex garantirá 1 ponto de vitória, etc. É a fase principal do jogo, onde acontece de tudo. Para realizar ações durante essa fase, os jogadores normalmente irão gastar tokens de comando do seu tabuleiro individual, fazendo assim com que eles tenham que manejar bem a sua distribuição.
Tokens de comando no tabuleiro individual.
Tomar Mecatol Rex garante 1 ponto de vitória e desbloqueia a fase de Agenda.
Conquistar diferentes planetas garante mais recursos (símbolo amarelo) e influência (símbolo azul).
Depois da fase de ações acontece a fase de Status, na qual os jogadores têm a possibilidade de pontuar objetivos, além de ganhar novos tokens de comando e cartas de ação, reparar unidades, etc. É uma fase meio que de refresh do jogo, arrumando o tabuleiro para a próxima rodada. Aqui, novos objetivos públicos também serão revelados para os jogadores.
Chegar a 10 pontos é a meta do jogo. Objetivos abertos aos jogadores vão sendo revelados conforme as rodadas passam: alguns valem 1 ponto e outros valem 2 pontos.
Os jogadores também podem pontuar através de objetivos secretos.
Depois disso, caso Mecatol Rex tenha sido tomado por alguém, há a fase de Agenda, na qual os jogadores irão votar em leis e diretivas para a galáxia, gastando sua influência e negociando uns com os outros. Essas leis podem afetar permanentemente o jogo, então é uma fase bem importante e tensa da partida.
Leis são votadas na fase de Agenda.
Quando alguém chegar à marca de 10 pontos, o jogo termina imediatamente com vitória desse jogador!
Mas e aí? O jogo é tudo isso? Claro que a resenha feita aqui é apenas um resumo geral das regras do jogo, que são muito mais densas do que aqui apresentadas. A experiência de jogar Twilight Imperium 4, apesar disso, é sensacional. O jogo capta muito bem a disputa pela galáxia, focando não apenas em combate, mas em alianças, politicagem, desenvolvimento da sua raça, promessas e quebra de promessas, etc. O jogo é longo - bastante longo -, porém não é cansativo, pois você está sempre atento às jogadas alheias, tendo até a possibilidade de jogar durante a vez de outros participantes. É muito fácil manter-se engajado em TI4.
A possibilidade de fortalecer sua raça, desenvolvendo tecnologias e melhorando unidades é um show à parte. Cada jogador conta com um vasto deck de tecnologias que ele pode desenvolver, buscando sempre otimizar suas jogadas. O jogo realmente imerge você naquele universo, fazendo com que cada jogador sinta o peso de ser um líder de uma raça, tendo que tomar decisões extremamente difíceis - algumas vezes tendo que colocar o interesse da galáxia à frente de seus interesses pessoais.
Jogadores podem melhorar suas unidades ao longo da partida.
Tecnologias podem ser pesquisadas pelos jogadores.
Por aqui, tivemos mesas com 6, 4, e 3 jogadores e em todas elas a experiência foi excelente. O jogo muda obviamente de acordo com o número de jogadores. Com 3 e 4 é mais fácil fazer um planejamento mais amplo, pois cada jogador pega 2 cartas de estratégia e possui mais território no mapa para crescer. Isso não impediu, porém, diversos combates na partida - ainda que tenha diminuído as negociações. Com menos jogadores o jogo se torna mais curto também, o que pode agradar muita gente.
Com 6, o mapa fica muito apertado, levando a mais combates e muita, mas muita negociação. O jogo se estende mais, mas não se torna maçante. Além disso, contando com tabuleiro modular, 17 raças diferentes e objetivos que não entram em jogo toda vez, a rejogabilidade dele é absurdamente alta.
17 raças diferentes: assimetria e rejogabilidades imensas!
A minha levíssima reclamação do jogo é: gostaria que tivesse mais variedade de objetivos secretos e fechados, além de ter mais alguns que incentivassem o combate, visto que tais objetivos são escassos no jogo. Quem sabe numa expansão?
Por aqui, Twilight Imperium 4 destronou
Star Wars: Rebellion como meu favorito, além de me fazer vender o
Runewars, um excelente jogo, épico como TI4 (porém com tema de fantasia medieval), mas que ficou atrás em alguns pontos - especialmente variedade de raças e modos de vencer o jogo.
Twilight Imperium 4 é tudo isso sim! Um jogaço, com componentes e artes de primeira qualidade, mas que requer um grupo disposto a jogá-lo com algum frequência. Não adianta comprar e colocar na mesa a cada 6 meses - ou talvez ainda assim valha a pena, devido à diversão proporcionada. O jogo roda bem com qualquer quantidade de jogadores - com 5 não joguei, verdade seja dita - e proporciona uma experiência épica toda vez que vai pra mesa.
Curtiu? Veja outras postagens do canal.