O Barcelona FC criou o slogan “Mes que un club” (Mais que um clube) que representa de forma perfeita de como esta equipe já, há tempo, transcendeu os limites da esfera desportiva e se tornou um símbolo da Cataluña na luta de seus direitos e liberdade democrática.
Para quem não sabe, durante a Ditadura Franco, a Catalunha ficou proibida de utilizar sua língua, cores bandeiras, ou demonstrar qualquer tipo de orgulho regional. Neste período, o Barcelona significava mais do que equipe de futebol. Sua camisa e bandeira era uma das principais formas de demonstração pública do orgulho Catalão. O time, virou um símbolo da luta da hegemonia Catalã perante Madrid e essa função de símbolo político, permanece no clube até hoje e com um papel protagonista na discussão da emancipação regional. Por isso, o Barcelona é “Mes que un club”!
De forma paralela, Twilight Imperium, já deixou de ser apenas um jogo. Existe toda uma áurea que o rodeia como experiência épica, evento e grandiosidade. E como se fosse algo místico, só alcançável pelos mais crackudos e cabeçudos dos jogadores.
Algumas coisas são verdades, outras nem tanto. Por isso, a idéia deste post é desmistificar essa imagem de algo inalcançável, ou injogável de T.I. pois, apesar de todos os contras, ele vê mesa pelo menos 2x por mês aqui em casa, várias vezes com novos jogadores, alguns até casuais, sem grandes problemas.
O Evento
O jogo é de fato um Evento. E eu de fato vejo isso como a melhor forma de jogá-lo. Aqui o jogo começa no dia anterior, quando jogamos com a Galáxia pré-setada. Já sorteio 2 raças por posição no tabuleiro e mando a fotos para todos jogadores. O sorteio tem um quê de sorteio da copa sabe. Até então eu não tenho ideia de como vai ser o jogo, que raças vão sair, como vai ser. Ali eu já tenho uma ideia clara. Não é raro, depois do sorteio, que eu fique uns 40 minutos apenas olhando para o Tabuleiro e pensando na minha cabeça as minhas opções de raça e como ela se relaciona com as demais disponíveis.

Mas é no dia que fazemos um evento mesmo. Aqui em casa, curtimos muito receber os amigos para comer e bater papo. Portanto, fizemos das partidas de TI uma oportunidade para isso. Várias vezes já preparamos um café da manha para que as pessoas já cheguem e se alimentem enquanto batem papo e escolhem as raças. Só o tempo de todos chegarem já é agradável. Sempre rola um pão de queijo, um bolo de cenoura, as vezes uns sanduíches. Em geral, marcamos para começar entre 9 e 10 da manhã então faz sentido ter um evento café da manhã junto com o jogo. É agradável e leve para começar o dia.
No almoço, é normal fazermos o mesmo. Muitas vezes aproveitamos para cozinhar para os amigos, testar uma receita que queríamos fazer com a galera. Outras descemos e comemos no restaurante do condomínio, próximo da piscina. É um break no jogo, em um ambiente relaxado onde podemos comentar o que fizemos até agora. E no final, novamente. Uma cervejinha, uma pizza e um bate papo. Twilight Imperium é um jogo altamente social, então aproveite cada aspecto disso.
Durante o jogo também o ambiente é leve. Tem de ser. Você vai passar 10 horas ali, precisa se divertir. E por mais que Twilight Imperium seja um jogo de muitos aspectos e facetas, ele não é um total queima mufa que você fica com a cabeça para explodir. Eu fico muito mais cansado após uma partida de Tzolkin ou Lisboa do que de T.I..
Tudo isso faz de T.I. não apenas um jogo, mas um evento agradável. E se você conseguir se divertir desta forma, ele flui leve e não cansa.
A Experiência
O jogo também é uma experiência que transcende o tabuleiro. É comum ver fóruns e canais de discussões sobre o jogo. Estratégias, raças, jogadas. Há pessoas que desenvolvem ligação íntima com uma raça do jogo que vira como se fosse clube de futebol.
Twilight Imperium tem um potencial de fandom e material que só existe nos cenários competitivos de LCG/Miniatura. Tem Podcast exclusivo (Space Cats Peace Turtles), canal no Reddit, Discord e muitas outras mídiais sociais.
Desde que eu comecei a me interessar por conteúdo de TI4 e ir além de partidas casuais, minha vontade de jogar e relação com o jogo cresceram exponencialmente. Hoje eu venho e volto do trabalho ouvindo Podcast sobre T.I., leio fóruns de discussão sobre T.I., escrevo sobre T.I.. Quando acaba uma partida, minha vontade é de começar outra no dia seguinte!
Desde então, perto da comunidade, descobri inúmeras idéias para melhorar a experiência de jogo. Uma das minhas preferidas é a trilha sonora. Sempre jogamos utilizando trilhas do Spotify para sonorizar ao jogo, mas a ideia que elevou isso a outro nível foi o de decidir uma música de batalha para cada jogador. Assim, quando este jogador vai atacar outro a gente coloca a música de batalha dele. Muitas vezes, até damos o play de forma discreta, para que a mesa ouça primeiro a música, crie uma tensão do que vai acontecer, antes de ativarmos o sistema adversário para ataque. Recomendo demais!
Acessórios são favoritos aqui também. O playmat do jogo e os stands de acrílico dão um visual bem bacana. Até mesmo a toalha da mesa é em um tom azul marinho para manter a continuidade do tom de azul escuro da galáxia do playmat/hexágonos de TI.
Tudo isso pode parecer FruFru e não a toa apelidamos o Stand de Acrílico de Capisaquê de Morango (bebida que faz você duvidar da masculinidade de qualquer um). Mas a verdade é que, em um jogo extenso como esse, qualquer adição que impacte positivamente sua experiência, é válida.
O Organismo Único
Eu não joguei todos os jogos do mundo, mas não conheço nenhum outro jogo no mercado que chega perto de Twilight Imperium como uma implementação completa de diversos elementos lúdicos.
Twilight Imperium é um jogo totalmente estratégico, tático, com gestão de recursos, pontos de vitória, negociação, política, votação, combate, diplomacia, comércio, avanço tecnológico, sorte, meta game e take that! Nossa, cansou!
A verdade é que ter tudo por si só não é sinônimo de que todos irão gostar. Quem não gosta de negociação ou de take that por exemplo, facilmente pode se ver incomodado com o jogo. Mas também é verdade que o jogo integra todos esses aspectos com uma fluidez inigualável. Nada parece sobrar ou ser demais no jogo, principalmente na 4ª edição (Na 3ª havia muitos excessos). Também é legal que ninguém ganha o jogo sendo bom em apenas 1 desses aspectos.
O jogo é estratégico, pode ter certeza. A expansão é lenta e você precisa sempre ter um plano de longo prazo para que todas as suas ações tenham um sentido e propósito. Senão, você estará desperdiçando preciosos recursos. Mas ao mesmo tempo, ele exige uma enorme flexibilidade tática típica de Wargames. Você joga com um plano, mas respondendo taticamente aos avanços dos adversários e os objetivos que vão aparecendo.
A temática de cada raça e como ela se transforma nas habilidades deixa qualquer Ameritrash feliz. O jogo tem o conflito, a negociação, a aleatoriedade e imprevisibilidade que esses jogadores buscam. Ao mesmo tempo, a otimização de recursos, contagem de pontos de vitória e o fato que, mesmo com sorte e aleatoriedade, o melhor sempre vence, é um fato que agrada muitos eurogames.
O meta game, conflito, thake that e toda treta e trash talk que gera por causa disso também agrada muita gente, embora incomode outras.
E no final, o jogo é um organismo único. Redondo, lógico e onde cada elemento tem sua função e sentido dentro do todo.
O Restritivo
A verdade é que, no final de tudo isso, o restritivo do jogo ainda é o tempo que ele leva. Um jogo em 4 jogadores vai durar umas 6 horas. Em 6, umas 9/10 horas, podendo até avançar disso em um grupo mais lento.
Em um mundo adulto, cheio de compromissos e restrições, o tempo é escasso. Não é tão fácil, ainda mais para quem tem filho, tirar 1 dia inteiro para se dedicar a jogar. Muitos não conseguem, outros não tem paciência.E não basta ter disponibilidade. Tem que encontrar outras 3 a 5 pessoas dispostas a isso.
Nesse sentido, eu sinto que não podia ter mais sorte no Rio de Janeiro. A comunidade jogadora de Twilight Imperium é vasta de forma que é sempre relativamente fácil conseguir 6 pessoas para uma partida. Chegou a um ponto que tínhamos 10 pessoas querendo jogar dentro de um mesmo grupo de pessoas. Isso gerou 2 jogos paralelos, a pouco mais de 500 metros de distância um do outro.
O Guia
Por tudo que representa esse jogo para mim, e por tudo que representa seu lançamento no Brasil, o Red Meeple Blog está preparando uma surpresa junto com o lançamento da Galápagos. Uma material exclusivo e autoral sobre TI4 em Português com profundidade e extensão que eu ainda não encontrei, na nossa língua, em nenhum outro jogo fora do cenário competitivo.
Desde Setembro de 2017 temos jogado Twilight Imperium uma média de 2 partidas por mês com todas as combinações de Raças possíveis. Além disso, participamos ativamente da comunidade virtual no BGG, Reddit e Discord sobre o jogo para discutir estratégias, regras e experiência. Por último, ouvimos podcasts, lemos artigos e consumimos diversas mídias para avançar nossa curva de aprendizado e testar coisas que não pensaríamos sozinhos.
O objetivo de tudo isso? Ser capaz de criar um conteúdo autoral em português que sirva de referência ao novo jogador mas com profundidade e relevância para que interesse muito ao jogador veterano. Teremos dicas de primeiras partidas, análises de situações e o que fazer, variações de regra, overview e estratégia de cada raça. O intuito aqui é claro: criar conexão das pessoas com o jogo, difundindo Twilight Imperium e contribuindo para o aumento da comunidade jogadora. Afinal, a 4ª Edição de Twilight Imperium para mim, é muito mais que um jogo!
***********************
Curtiu o Canal e quer ser notificado das surpresas de Twilight Imperium e outros textos? Então se inscreva e siga o canal. Também estamos no Instagram no
@redmeepleblog e no
Wordpress
Veja também os últimos textos do Red Meeple Blog
E muitos outros textos que você pode encontrar
aqui