Olá, jovens. Saudades 
GabrielAlmeida::Post sem imagens? LuisPerdomo já foi mais esforçado!
Sim, jovem Gabriel, hoje o post é "preguiçoso"

e provavelmente os próximos que eventualmente virão (ou não

) num futuro próximo.
tpcordeiro::Aí vc não me ajuda a te ajudar né, meu jovem! Mais uma crítica sua de um jogo q eu não conheço.
Sim, jovem Cordeiro, para variar, hoje vamos falar de um jogo mainstream! (Ironicamente um jogo que eu sei que você não gosta, mas paciência, hahaha).
Para o jovem leitor que, justamente por eu enfim estar falando de um jogo mais conhecido, está se deparando com um dos meus textos pela primeira vez, algumas observações precisam ser colocadas ou o jovem ficará inteiramente perdido. Vamos a elas:
Como o jovem Gabriel falou mais acima, sim, normalmente meus textos são recheados de imagens engraçadas, memes, hiperlinks zoeiros e piadinhas aleatórias.
Not today...
Normalmente esses textos demandam um trabalho imenso. Eu levo umas boas horas escrevendo/editando eles. Já foi tempo que eu conseguia dedicar todo esse tempo e energia para jogos como o
jogo da vida.
Este é só um texto para matar a saudade
porque eu sou um cara muito carente porque eu enfim joguei um jogo que a maioria das pessoas conhecem. Isso merecia um post especial extraordinário.
A segunda coisa que o jovem novato que está aleatoriamente caindo de paraquedas aqui é que, nessa instituição vital:
Pontos de vitória > tema!
Essa é a equação fundamental da vida, jovem. Aqui não tem tema. Você não precisa de tema quando você tem cubinhos, hexágonos e abstrações numéricas. Quer coisa mais emocionante do que isso?! Se você gosta de tema, jovem, você já está errado por definição. Mentira, jovem, neste canal não fazemos julgamentos e respeitamos todos de forma igual, sem distinção de euro, abstrato ou ameritrash (eca!).
Dessa vez não vou oferecer doce, digo, estabelecer uma argumentação persuasiva para convencer o jovem leitor a ficar. Sem tempo, irmão. Você está aqui por sua conta em risco.
A última coisa que você precisa saber antes de finalmente ler o review (se é que você ainda vai querer ler depois de ter lido essa
palhaçada pregação toda) é que às vezes, mas só às vezes mesmo, você nem deve ter reparado, mas ocasionalmente muito raramente eu uso o vocativo "jovem".
Pronto, dito isto, bem vindo(a) ao canal, jovem. Vamos ao review.
O review de fato começa aqui.
Primeiramente, vamos ser
polêmicos, este review não terá imagens (primeiras impressões apenas, eu nem considero isso um review porque eu só joguei 3 vezes e 2 delas foram solo)!
Por que sem
ibagens? Convenhamos, jovens, o jogo é feio!
Ah, valeu, falou o cara do avatar do
Saint Petersburg!
A diferença, meu caro jovem leitor, é que o Saint Petersburg tem uma coisa que o Terraforming Mars não tem!
.O Tiririca semeando trigo?
Isso mesmo, jovem, consistência. A arte não é nem um pouco consistente. Parece que pegaram um banco de stock images e colaram aleatoriamente ali...
MAAASSS... isso não me abateu, jovens. Pois sabemos muito bem que arte = tema e tema < pontos de vitória. Lógica simples.
O jogo tem pontos de vitória? SIM. Então continuamos.
Tranquilo.
Eu só critiquei as imagens
para justificar minha preguiça de não querer ficar tirando foto ou colando imagens aqui, digo, porque esse é um ponto sensível para alguns potenciais consumidores e, por isso, deveria ser levantado. Como forma de protesto, justamente para preservar o leitor de
imagens sem noção, eu não vou colocar nenhuma imagem do jogo aqui.
O curioso é que para colocar hiperlink ele tem tempo, mas vamos lá...
A segunda razão para eu não estar colocando imagens é porque esse jogo infelizmente macula um dos pilares supremos da santidade dos euros, sim, jovem, você já deve ter imaginado do que eu estou falando, é óbvio que estou falando de cubinhos.
É a trindade dos euros, jovem: cubinhos, hexágonos e pontos de vitória, mas eu não estou aqui para evangelizar ninguém.
Só aceite que dói menos....
Sim, os sacros cubinhos desse jogo são corruptos, eles são anjos caídos dos euros... até engasgo ao falar isso, digo, escrever aqui, os cubinhos... descascam

.
MAAAASSS, ainda tem os hexágonos e os pontos de vitória. Fora que eu comprei cubinhos de madeira para substituir. Não brilham tanto, mas não descascam, então tudo bem pra mim.
Aí tem a questão dos tabuleiros individuais que são basicamente uma folhinha de papel levemente reforçada...
Tô quase parando de ler já, jovem, já me desmotivou...
Mas o reviewer obstinado aqui não satisfeito com a qualidade inferior dos componentes originais comprou também o tabuleiro de dupla camada, que melhoram um pouquinho a situação. Sem eles,
qualquer tequinho de nada na mesa já espalharia todos os cubinhos estragando toda a diversão garantida para toda a família.
Aí tem a questão que "
o jogo demora muito".
Não satisfeito, novamente o jovem reviewer obstinado lá foi solucionar o suposto problema comprando a expansão prelúdio que é essencial e dinamiza mais o começo do jogo, partindo logo para a parte da emoção e....
O quê? O que foi isso, produção? Prelúdio tá em falta e estão vendendo a preço de pipoca de cinema?
É, jovens, na data desse review ainda não voltou (dizem que vai voltar), mas se você está lendo isso agora, por enquanto o preço está bem salgadinho. Meu primo tem. Ele trocou por um rim e um Celta prata de brinde. A sorte dele que ele tem outro
Celta prata.
Esse review vai ser só do base mesmo, jovens porque
eu não consegui comprar a expansão Prelúdio aqui não tem venda casada! Canal íntegro que cumpre o que promete!
Meu jogo favorito é
Through the Ages, então realmente tempo não foi um problema
(foi sim porque justamente por falta de tempo que eu parei de produzir textos para o canal com o selo Luis Perdomo de qualidade... refiro-me, na verdade, ao fato de que jogos longos por si só não são necessariamente um problema para mim)
Ok, mas digamos que tudo isso sejam meros detalhes pontuais e você não liga para essas "frescuras". Como é o jogo em si?
(Nas CNTP eu faria um baita overview do jogo, esboçaria levemente as regras, mas o orçamento é curto para esta temporada, jovens, vamos meio que direto à parte do feeling da coisa...)
Não pense que vai ter uma temporada de textos consistentes, jovens. Sem promessas aqui... Falou o canal que "cumpre o que promete"...
Eu sou uma pessoa estranha... (Ah, não me diga, jovem, eu nem tinha reparado!!!)
Se você é tão estranho quanto eu... (Como ousa?!!)
você pode entender onde eu quero chegar, mesmo que não concorde comigo pois nem é esse meu objetivo aqui e sabemos que esse jogo divide muitas opiniões.
Não quero entrar em
clubismo aqui e dizer se esse jogo merece ou não estar no top 4 do BGG. O fato é que isso gera uma certa expectativa, com certeza.
Antes de mais nada, qual era a minha expectativa antes de jogar o jogo?
1. Que os componentes eram bem capengas, por isso me antecipei a isso.
2. Que o jogo poderia vir a ser demorado, mas isso realmente não me incomoda se eu gostar do jogo.
3. Que o jogo é muito melhor/pior do que a pessoa pensa.
Acontece, jovem,
pasme, mas o jogo era exatamente o que eu pensava!
Eu não gosto de tema... (já te falaram que você é estranho, Luis?) e sinceramente, dentre os temas que eu já não gosto por definição, temas relacionados ao espaço me empolgam menos ainda. Só tem dois jogos que sobreviveram a esse corte: Race for the Galaxy e
Terraforming Mars.
Isso já é meio spoiler dizendo que eu gostei do jogo.
Terraforming Mars é um Engine Building. Eu adoro essa mecânica, é uma de minhas mecânicas favoritas. Também gosto bastante de Area Control, outra mecânica presente no jogo.
O Area Control é um pouco mais intuitivo de entender, mas para quem não está familiarizado, Engine Building é aquele tipo de jogo onde você começa com uma certa configuração básica, vai aprimorando ela turno após turno e seus rendimentos à medida em que o jogo progride vão aumentando, isto é, você vai ganhando mais pontos e produzindo mais recursos numa espécie de efeito
bola de neve.
O jogo não tem nada demais. Ele não faz nada novo ou revolucionário e tem uma série de pontos de exclamação quanto à qualidade de seus componentes em escala global.
Afinal, o que me fez gostar desse jogo a ponto de quebrar meu regime de textos e estar escrevendo isso aqui para vocês?
Não foram os
cubinhos.
Não foi
a arte.
Não foi a inovação, que não teve.
E definitivamente não foi o tema pois nunca é demais falar... ninguém se importa com tema quando tem pontos de vitória em jogo.
Só aceitem, jovens!
Plutão nem é mais planeta e em pleno século XXI tem gente questionando se a terra é plana. Todos sabemos que
o mundo é um moinho.
A Terra na verdade tem a forma de um cubinho.
O que me fez gostar desse jogo a ponto de não passá-lo adiante
foi todo o dinheiro que eu investi nele e por isso eu tenho a obrigação moral de dizê-lo que ele é bom, digo, foi a
satisfação.
Não foi o valor que eu investi nele (e ainda vou comprar o Prelúdio) porque eu tinha o Scythe com várias sacanagens importadas e vendi tudo. Não consegui gostar do jogo tanto assim. Meu jogo real com ele era o colecionismo, mas isso é
outro tópico.
O fato, jovens, pra mim, é que, apesar de nada de novo, o jogo consegue fazer o que ele se propõe a fazer bem. Isso para mim é o suficiente para me fazer ignorar todos os defeitos citados acima. Há jogos melhores? "Claro, com certeza!" "Jamais, é o meu top 1 da vida!"... não cabe a mim decidir, jovens. Eu sou apenas o reviewer. Eu não estou aqui para te convencer a nada, jovem. Eu só estou aqui para lhe mostrar os fatos a partir de meu filtro pessoal devidamente pré estabelecido com total transparência.
THEME SUX!
O jogo funciona como um reloginho. Se você vê tema ou não, eu não sei. Eu vejo a mesma coisa que eu vejo no meu jogo favorito: estatísticas!
Eu compro aquelas cartas e eu estou
cagando pouco me importando se a imagem é tosca, se o tema se encaixa, eu só quero saber o que ela sobe nas minhas estatísticas e quanto ela custa.
Quando eu coloco um tile no tabuleiro, ele desencadeia uma série de bônus de alocação, todos os combos com efeito cascata, "isso me dá pontos aqui, que sobe esse track, que me dá esse recurso aqui, que eu troco por isso aqui e me dá mais pontos ali, o que faz com que esse outro track suba tambem...", isso é
maravilhoso.
É fácil criticar, mas desenvolver um mecanismo coerente dessa forma não é nem um pouco trivial. Não é nada megalomaníaco do tipo "tome aqui seus 500 minérios e mais 300 pontos de brinde". É uma verdadeira dança contemporânea perfeitamente sintonizada. Você faz isso, só que quando você assim o faz, acontece isso, que desencadeia naquilo e naquilo também. Para alguns isso pode ser extremamente burocrático, maçante e confuso, e eu super entendo. Para mim, é tudo que me faz me interessar por um jogo.
Caguei pra Marte, sério. Deixem isso para o Elon Musk. Você viu só o combo que eu fiz?
Você não precisa gostar do jogo e eu super entendo mil razões para não gostar dele. Tem sorte envolvida, mesmo com draft. Tem take that (apesar de eu não ter achado nenhuma carta tão obscena assim e olha que eu sou muito, mas muito chato com take that). N razões.
Este é um review de primeiras impressões. Normalmente eu faço um review depois de ter jogado um jogo
dezenas, às vezes
centenas de vezes.
Por que eu quis escrevê-lo nessas condições especiais?
Saudades disso aqui, digo, normalmente vejo um monte de gente falando mil maravilhas desse jogo, que adora o tema e tal, ou então que o jogo é uma M... que não merecia estar no top 4, mimimi. Nenhum dos dois, jovens. O que vale é o top que está
no seu coração, jovem.
Tema não serve pra nada mesmo...
Apenas joguem o que vocês gostam e parem de perder tempo com picuinhas...
Vamos aos prós e contras:
- O jogo é bem elaborado. Criticismos à parte, ele tem um mecanismo que funciona coerentemente.
- O jogo proporciona decisões interessantes (esse é um bordão um tanto redundante do meu canal, eu só faço review de jogos que julgo que proporcionam decisões minimamente interessantes).
- Tem um modo solo bem desenvolvido. É um puzzle de otimização com desafios de adaptação bem interessantes para quem gosta desse tipo de coisa (não parece aqueles Solo Games que foram colados ali no livro de regras só pra dizer que tem solo game na caixa. Teve um mínimo de desenvolvimento ali).
- Tem cubinhos, hexágonos e pontos de vitória, que valem mais do que tema o/.
- Tem Marte.
- Os cubinhos entram em decomposição, outros componentes também deixam a desejar.
- Tem uma galera muito chata que fica discutindo se esse jogo merece ou não ocupar a posição que ocupa.
- Você pode "precisar comprar" um monte de perecoteco pra deixar o jogo "verdadeiramente bom" ou nem isso. Só você que pode saber a resposta para tal, jovem.
Até a próxima, jovens. Foi bom revê-los. Não sei quando volto. Talvez mais cedo do que imaginem, talvez não, mas sem promessas.
Esse canal cumpre o que promete. Sem promessas
Apenas
busquem conhecimento, joguem mais seus jogos e sejam felizes.
Forte abraço,
Luis Perdomo