Hoje simplesmente vamos falar de um dos grandes, meus jovens, um daqueles que executaram a enorme façanha de chegar ao pico do mundo, ao panteão dos deuses analógicos, ao topo da cadeia alimentar dos boardgames modernos, o top 1 do BGG.
Sim, caros jovens, com todo o respeito aos demais clássicos que já provaram o gostinho do pódio, peço licença ao Puerto Rico, Agricola, Tigres e Euphrates, mas falemos de algo muito, muito maior.
Quem é Gloomhaven perto desse colosso que transcende gerações? Quem é Pandemic Legacy aos pés desse gigante que verdadeiramente nos ensinou o que é um jogo Legacy de fato? Quer Legacy maior do que um jogo que emula a própria vida? A vida como ela é. Autores eternos declamaram odes a esse fenômeno do entretenimento humano, esse espelho da alma na forma de um artefato místico passado de pai para filho por décadas a fundo, uma verdadeira tocha olímpica dos jogos de tabuleiro clássicos, modernos e pós modernos. Esse jogo é atemporal, jovens.
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz...”
- Gonzaguinha descrevendo a experiência eufórica que esse jogo oferece para o mundo.
“É preciso saber viver”
- Roberto Carlos chamando a atenção para os aspectos estratégicos desse monstro do raciocínio lógico.
“Navegar é preciso, viver não é preciso”
- Fernando Pessoa se mostrando claramente um hater hipster que prefere batalha naval a essa unanimidade que estamos analisando hoje, jovem. Jovem, nem todo mundo mora no litoral, mas todo mundo vive. Reflitam!
“Penso, logo existo”
- Descartes sinalizando a transcendentalidade que esse jogo proporciona em meio ao tema minuciosamente implementado. Oras, se você existe, é porque você está vivo e se você está vivo, você está jogando o jogo da vida, jovem Descartes. Descartes, jogador conservador, sempre segura suas cartas na mão. Nunca as descarta. Um gênio tático dos boardgames, temos que respeitar.
Eu poderia ficar horas tecendo citações sobre essa esplêndida primeira maravilha do mundo do entretenimento. Você não precisa ir muito longe, a internet está repleta delas. Se está na internet, só pode ser verdade.
Estamos falando, jovens juvenis, do único jogo a alcançar a modesta nota média de 68,4/10.
Quase 69, jovens senhores.
Sem mais delongas, já era hora de alguém enfim consolidar esse tributo merecido ao top 0 da vida de todo mundo, o único e inconfundível, Jogo da Vida.
Críticos amargurados como Fernando Pessoa cometerão injustiças ao apontar equivocadamente que esse jogo é quebrado, desequilibrado, que o jogo se joga sozinho, etc., etc.. Eles estão claramente cegos pela frustração de não dominar essa besta da complexidade tática. Não quero me gabar, mas nunca perdi uma partida do Jogo da Vida na vida, jovens. A prova viva disso é que estou vivo. Seus contra argumentos são inúteis.
Jogo da Vida é um jogo Legacy altamente estratégico com poderes variáveis, um jogo econômico pesado que definitivamente não é para os fracos de coração. No Jogo da Vida você pode ser:
MÉDICO!
Não passou em medicina no vestibular? Seus pais te perguntam incansavelmente quando você vai ser médico?
Esfregue esse jogo na cara deles, jovem!
Prova da OAB?!
Quem sequer precisa de diploma?!
Toma essa, pai! E você que sempre disse pro tio Carlos todo ano na ceia de natal que eu nunca passaria nem na primeira fase da prova da ordem. Quem está rindo agora, pai?!
TUDO ISSO E MUITO MAIS
Calma, jovem! Eu sei que a essa altura você já está correndo para pegar seu cartão de crédito e comprar a versão deluxe desse jogo o quanto antes. Na verdade, neste exato momento em que você está lendo isso, muito provavelmente seus jovens colegas mais velozes já estão fazendo estoques emergenciais dessa obra prima. CORRA, JOVEM, CORRA!!! Mas volte... tem mais! (Uhh)
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Ah, você voltou! A satisfação de saber que fez um excelente negócio, não é mesmo?
Como se a experiência sensorial que esse fenômeno proporciona já não fosse superior à de um óculos de realidade virtual, somente o Jogo da Vida é capaz de oferecer um mix de eventos como... AVISO, PULE ESSA PARTE EM VERMELHO SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER SPOILERS!
.
.
.
.
.
.
.
.
SEU TIO MORREU!

ELE TE DEIXOU UMA MANSÃO COMO HERANÇA!

CONSTRUÍDA EM CIMA DE UM CEMITÉRIO INDÍGENA E, POR ISSO, É MAL ASSOMBRADA!

MAS TEM UM POÇO DE PETRÓLEO NO JARDIM!

O MUNDO AGORA É UM LUGAR AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL E DEIXAMOS DE LADO AS MATRIZES ENERGÉTICAS FÓSSEIS DÉCADAS ATRÁS!

[FIM DOS SPOILERS]
.
.
.
.
.
"São muitas emoções..."
- Roberto Carlos novamente com sua contribuição. Claramente um fã de carteirinha do jogo. Quem não é? Convenhamos...
Depois desse carrossel de emoções que só uma verdadeira jornada épica poderia vislumbrar, apenas dê uma olhada nesses componentes deluxe!
Dinheiro de papel SIM porque é assim que acontece na VIDA REAL. Quer mais imersão do que isso?! Eu guardo meu dinheiro embaixo do colchão, você não? Ah, vai falar que você compra o quê?! Aquele tal de Bitcoin? Meu Deus, jovem, o que você está fazendo? O quê?! Você está investindo em ações?! Piedade, senhor! No máximo aquela poupança segura, por favor!!!
Agora olhe essa roleta, jovem. Deus não joga dados… ele gira uma roleta.
*A imagem ilustrativa pode não corresponder ao produto original.
Para que jogar um dado, que obviamente tem no máximo 6 faces e todo mundo sabe disso, se você pode girar uma roleta não com 9, mas com DEZ NÚMEROS!!! Você que nunca tirava 10 nas provas de Geografia do fundamental (toma essa, pai!!! (isso está ficando bastante pessoal, já)), agora você pode tirar múltiplos 10s na palma da sua mão.
(Em breve tutorial sobre como sempre tirar 10 na roleta sem roubar, legítimo! Deslize para cima e descubra!)
E você que anda de ônibus?! Apenas contemple esse possante!

Com espaço para toda família! Meninos de azul e meninas de rosa, como manda a tradição.
Sua mãe falando que você está passando da idade de dar um netinho pra ela?! Que a fonte vai secar… Olha quantos filhos esse jogador expert da foto tem. Quatro jovens filhos, jovem, e ainda vão vir jovens gêmeos, jovem!
Mas calma. Eu sei que a essa altura o(a) jovem deve estar pensando “Luis, esse jogo é muito complexo! Eu não vou saber jogar essa fera!”
Jovem, eu tenho uma surpresa pra você… você já tá jogando!
Para encerrar, vamos aos Prós e Contras:
Pontos positivos:
- Precisa de mais?! Por que você ainda não comprou isso ainda?!
Pontos negativos:
- Como ousa?!
Até a próxima, jovens. Mais reviews de jogos consolidados pela crítica você encontra no canal.