Está difícil acessar as redes sociais ou ligar a TV sem se emocionar com o que está acontecendo no Pantanal e se revoltar em mais uma inação de nosso governo frente a questões ambientais.
A situação é crítica e é fundamental que tratemos em diferentes fóruns para incentivar o fim da omissão para que tenhamos o mais rápido possível soluções para que este desastre seja contido por toda a fauna e flora ali presente e pela saúde de nosso planeta.
Jogos sempre foram usados como meios para educação em suas diversas formas e deixo aqui minha pequena contribuição para trazer mais reflexão sobre a perda que estamos sofrendo. Assim, 5 jogos para falarmos de questões ambientais:
CO2 Segunda Chance
Em CO2 Segunda Chance lançado no Brasil pela Meeple Br os jogadores precisam enfrentar um potencial fim do mundo causado pela poluição. Para superar este cenário os jogadores devem atender as demandas de energia mundiais trazendo soluções ecologicamente corretas como energia solar, eólica, entre outras.
Uma curiosidade sobre ele é que apresenta um modo cooperativo e um semi cooperativo que foi descoberto ser “quebrado”, é impossível vencer. A justificativa apresentada após esta descoberta é que sem cooperação não temos como superar este desafio, se foi desculpa ou não fica a questão, mas ele não está errado.
The Sanctuary: Endangered Species
Neste jogo não lançado no Brasil (lá fora é da Cube: Factory of Ideas) você tem a chance de criar um santuário de preservação animal. Seu objetivo é trazer mais animais, cuidar deles e protegê-los garantindo que estejam seguros e saudáveis, garantindo um espaço melhor que de seus oponentes e assim mais pontos.
Sobrevivência na Amazônia
Neste jogo nacional, que foi comercializado por publicação própria em financiamento coletivo pelo autor Roberto Tostes, existe uma corrida para que o jogador seja resgatado após cair de paraquedas na Amazônia, mas não basta correr, existem missões que dão pontos, muitas delas ligadas à preservação da floresta e dos animais em perigo de extinção.
Recicle: Tempos de Crise

Mais um jogo nacional, neste caso lançado pela Galápagos. Aqui cada jogador comanda um time de catadores administrando uma cooperativa que garanta de forma eficiente e financeiramente viável os processos de reciclagem olhando para todos os processos, das pessoas que realizam a coleta aos equipamentos e empréstimos necessários para viabilizar o negócio.
Spirit Island
A frase famosa “se os animais (ou a natureza) tivessem uma religião o homem seria o Diabo” é colocada a prova neste jogo cooperativo trazido pelo Brasil pela ACE Studios.
Aqui cada jogador representa um espírito da natureza e sozinho (modo solo) ou com os demais espíritos deve expulsar os colonizadores que estão destruindo a ilha. Cada um dos espíritos tem uma característica e poderes diferentes e complementares para vencer este desafio.
E você, que acha de refletir sobre este e outros temas utilizando board games? Conta pra gente.
Acesse nosso site e nossas redes sociais:
https://www.ludopedia.com.br/canal/gamefiquese?fbclid=IwAR0hpbQqw4JvVd74GUEL4G-44uOJBbvLoMmVZqcotgVgRx_NDwVAhT3HFYg
Referência das imagens:
boardgamegeek.com/image/4856998/stumped
tabulaquadrada.com.br/especial-coletivo-57-co2-second-chance-prehistory-e-uboot/
boardgamegeek.com/image/3818500/sanctuary-endangered-species
razoesparaacreditar.com/jogo-sobrevivencia-amazonia/
ludopedia.com.br/jogo/recicle-tempos-de-crise/imagens/9348
spelmagazijn.be/spirit-island