Não se discute futebol, religião e política. Será?
É impossível fugir de pelo menos um destes temas: a política. Afinal, as compras no mercado, uso de transporte, segurança, saúde, educação, eleição de síndico(apesar de muitas pessoas não gostarem de participar), tudo está interligado, inclusive o preço dos board games.
Vindo do grego politiké, relacionada ao bem estar comum dos cidadãos, é um tema muito presente nos jogos, muitas vezes relacionado a política entre jogadores ou conflitos bélicos. Mas para esta lista foram escolhidos jogos com temática mais próxima do momento atual, as eleições. Não importa se você veste vermelho ou azul, venha ver qual merece o seu voto:
Campaign Manager 2008
Começando com um jogo que trata da política estadunidense, Campaign Manager 2008 lançado pela Zman (não chegou ao Brasil) dá a possibilidade dos jogadores entenderem um pouco a vida de um gerente de campanha na busca da Casa Branca.
Quem sabe com ele fica mais fácil entender o diferente sistema eleitoral de colégios eleitorais.
Brasilis
Já em terras tupiniquins, o primeiro jogo nacional da lista é o Brasilis, dos primórdios da Galápagos, quando ainda focava mais no mercado nacional que em localização de jogos estrangeiros (apesar que um projeto de lançamento de jogos nacionais vem sendo divulgado, aguardemos, será muito importante para o desenvolvimento do design nacional que uma das maiores editoras do hobbie olhe novamente para o desenvolvimento interno).
Assuma o papel de um candidato no vale tudo da obtenção do maior número de votos: alianças, acusações e falcatruas.
Vossa Excelência: o jogo político
Ainda em cenário nacional, temos Vossa Excelência: o jogo político, publicado de forma independente por financiamento coletivo via catarse em 2018.
Assuma o papel de um deputado federal na busca da influência necessária para o exercício da função, e claro, já pensando na reeleição em anos.
Politika: O jogo da Democracia
E se estar na pele de um único político não é suficiente para você, conheça Politika: O Jogo da Democracia. Outro jogo de publicação independente (financiado no Catarse em 2020).
Comande um partido político na escolha das leis que irão para aprovação, lute e vote (ou não) na aprovação delas e fique a frente da oposição.
Democracy 4
Meus textos são dedicados a jogos analógicos, mas para o quinto candidato trago Democracy 4 da Positech Games que está à venda na Steam.
Apesar de digital este jogo tem tudo para agradar quem joga board games pelo seu estilo. Comande a presidência do país escolhido (por hora opções na América do Norte, Europa e a Austrália) e defina as políticas que te levarão à popularidade com os diferentes perfis de eleitor desde questões econômicas e militares até a liberação de drogas e apoio a grupos minoritários. Caso prefira conhecer outras realidades a opção é Democracy 3 com a expansão África por hora, mas o 4 está em venda antecipada para testes e deverá ganhar novos conteúdos futuramente.
Infelizmente ambos são extremamente dependentes de idioma e ainda não estão disponíveis em português.
E aí, escolheu aquele que melhor te representa? Comenta com a gente.
Acesse nosso site e nossas redes sociais:
https://www.ludopedia.com.br/canal/gamefiquese?fbclid=IwAR0hpbQqw4JvVd74GUEL4G-44uOJBbvLoMmVZqcotgVgRx_NDwVAhT3HFYg
Referência das imagens:
chesspolitics.com/contact/
boardgamereviewsbyjosh.com/2012/10/campaign-manager-2008-review.html
ludoteca.com.br/6-jogos-brasileiros-sobre-politica-para-te-desejar-um-voto-consciente/
ludopedia.com.br/topico/23800/resenha-vossa-excelencia-prototipo
catarse.me/politika
egx.net/rezzed/news/democracy-4-is-playable-at-egx-rezzed