Os jogos já serviram a muitos propósitos como transmissão de cultura, louvar os deuses, estratégias de guerra, entre outros. E por muitos anos não tiveram nenhuma relação com o universo das crianças.
Em algum pedaço da história foram atrelados diretamente à gurizada e um estigma foi construído que apenas elas poderiam jogar e que adultos que apreciam este lazer seriam imaturos.
Por sorte isto mudou, apesar de algumas pessoas ainda enxergarem desta forma, cada vez mais entende-se que não existe idade para estas atividades, ainda mais devido a grande possibilidade de alternativas voltadas a diversos públicos em todas as faixas etárias.
Com certeza existe uma série de jogos de qualidade para os pequenos, mas a lista que trago neste mês das crianças não será sobre eles. Para esta lista foram selecionadas opções que tem faixa etária mínima de 12 anos ou mais, mas por algum aspecto aparenta ser um jogo infantil, vem ver:
Potion Explosion
Com suas bolinhas de gude coloridas, cores vivas e tema de aula de poções estilo Harry Potter pode enganar, mas tem uma complexidade estratégica interessante com a compra dos ingredientes de poções para formar combinações procurando a maior quantidade de pontos e usando habilidades especiais de cada poção. Ele foi lançado no Brasil pela Galápagos e tem classificação etária de 14 anos.
Chimera Station
Com alienígenas que parecem monstrinhos, e ainda feitos de pedaços empilháveis e coloridos que podem ser montados em diversas disposições, Chimera Station pode chamar a atenção das crianças, mas não é um jogo ingênuo. O jogador precisa planejar bem as customizações de seu alien para realizar diferentes ações em um tabuleiro que está em construção constante durante a partida. Ele foi lançado no Brasil pela Kronos Games e tem classificação etária de 14 anos.
Gnomopolis
A construção de uma cidade para os gnomos parece trabalho para a criançada, ainda mais com lindas peças de madeira em formato de gnomos e tatus e canequinhas coloridas, não é? Errado, Gnomopolis faz qualquer adulto fritar o cérebro com um sorteio em sua caneca do gnomo que, de acordo com a cor poderá contribuir para diferentes ações na construção de prédios que dão habilidades diferentes em busca da vitória. Este jogo nacional lançado pela Conclave tem classificação etária de 14 anos.
Bunny Kingdon
Um grupo de coelhinhos coloridos lindinhos e graciosos... só que não. A guerra entre os diferentes clãs de coelhinhos não é para os pequenos. Em Bunny Kingdon, do mesmo designer do famoso jogo de cartas Magic, você buscará o controle de área coletando recursos e realizando construções para controlar o reino. Este jogo foi lançado no Brasil pela antiga Red Box, hoje pertencente a Buró e tem classificação etária de 12 anos.
Root
E para fechar um jogo de guerra disfarçado em fofurice: Root. Este é um jogo que todo gamer deveria ao menos experimentar, com uma assimetria única. Cada facção representada por animais da floresta em belas peças de madeira tem uma forma única de jogar, mais que habilidades diferentes, são regras, mecânicas e formas de vencer distintas, tornando cada partida uma experiência nova. Ele foi lançado no Brasil pela Meeple Br e tem classificação etária de 13 anos.
Conhece outros jogos que poderiam estar nesta lista? Comenta aqui.
Acesse nosso site e nossas redes sociais:
https://www.ludopedia.com.br/canal/gamefiquese?fbclid=IwAR0hpbQqw4JvVd74GUEL4G-44uOJBbvLoMmVZqcotgVgRx_NDwVAhT3HFYg
Referência das imagens:
verywellfamily.com/prevent-your-child-fro anosm-being-a-sore-loser-1094977
nonsensicalgamers.com/potion-explosion-review/
ludopedia.com.br/jogo/chimera-station/imagens/116141
conclaveweb.com.br/produto/gnomopolis/
toytag.com/products/bunny-kingdom-in-the-sky
polygon.com/2019/4/4/18295237/best-board-games-2018-golden-geek