Board games tem tudo a ver com unir as pessoas né? Desligar um pouco daquele mundo virtual, sentar-se em uma mesa e sentir as peças. E de repente vem uma pandemia.
Obviamente esta situação que estamos vivendo é muito maior que o fato de as jogatinas estarem mais difíceis (caso esteja lendo em um futuro que espero ser próximo estamos em julho de 2020, o Covid está por aí e jogar com um grupo que não seja o seu familiar é algo não recomendado, fique em casa se puder).
E para o mundo dos board games a pandemia trouxe aspectos diversos, por um lado o impacto financeiro em todos os ramos afeta também este hobbie, eventos foram cancelados e lançamentos adiados. Por outro muita gente que não conhecia os jogos começou a buscar formas novas de se entreter em casa com familiares e amigos e descobriu este novo mundo. Além disso um preconceito foi vencido por diversos jogadores analógicos, as jogatinas virtuais de board game.
Não surgiram agora os meios para que isso fosse possível, mas muitos jogadores tinham um pé atrás em partir para o digital e iniciaram agora esta experiência. E para estes novos ingressantes no digital e principalmente para aqueles que ainda estão em dúvida deixo aqui algumas formas de jogar online.
Simuladores de mesa:

Começando pelos meus favoritos, nos simuladores de mesa você terá as peças, tabuleiro, cartas e controlará tudo como se fosse uma mesa de jogo 3D, não poderá enfrentar uma inteligência artificial, não terá as ações automáticas tendo de organizar, mover as peças, rolar o dado (exceto em alguns jogos que são scriptados dentro destas plataformas), ou seja, são o mais próximo da experiência analógica. Os mais usados no Brasil hoje são o tabletopia e o tabletop simulator.
O Tabletopia tem a vantagem de ser de graça (tem um modo pago mensal na faixa de 10 dólares para acesso a jogos premium, mas uma grande quantidade de jogos são sem custo), o acesso pode ser realizado tanto pelo aplicativo baixando na steam (loja de jogos) como por navegador e um interface simples que pode ser boa para novos jogadores.
O Tabletop Simulator ou TTS é pago e acessado baixando via steam, o custo fica na faixa dos 40 reais mas eventualmente entra em promoção (está até 09 de julho inclusive) com 50% de desconto. As vantagens são uma interface mais completa permitindo jogos mais complexos como que tenham peteleco por exemplo. Outra vantagem é que apesar de ter versões pagas dos jogos (mesmo depois de comprar por R$40,00) existe o workshop, um espaço onde os usuários desenvolvem jogos próprios ou versões de jogos existentes e que tem centenas de opções para baixar muito facilmente, de forma legal e incorporada ao aplicativo, você encontra praticamente todos os jogos de tabuleiro lançados.
Tanto o tabletopia quanto o TTS precisam de um conhecimento em inglês, a maioria dos jogos não tem versão em português. Além disso nem sempre é fácil encontrar pessoas para jogar no próprio aplicativo, mas existem vários grupos de jogatina online que garantem companhia e novas amizades.
Uma nova opção (tabletop playground está em acesso antecipado na steam e pode ser adquirido, mas ainda está em fase de testes). Ainda não testei então não posso comentar.
Plataformas:
Algumas plataformas trazem via navegador a experiência dos jogos em formato digital 2D scriptado como o Yucata, o Boiteajeux e o BGA. Tratarei apenas do mais utilizado por aqui, o BGA, que tem uma interface mais simples que estes outros.
No Boardgame Arena ou BGA, você só precisa se preocupar em jogar, o sistema organiza tudo, assim a vantagem é a facilidade e que as regras serão seguidas corretamente ois são automatizadas. Além disso, apesar de ser um site estrangeiro é possível o acesso em português. É uma boa forma de aprender jogos novos e um pouco mais fácil de encontrar no próprio site pessoas para jogar. As limitações ficam na quantidade de jogos bem menor que nos simuladores e na experiência menos próxima de um jogo de mesa real. Assim como nos simuladores, aqui não existe a possibilidade de enfrentar uma inteligência artificial, apenas outros jogadores.
Ele é gratuito para a maioria dos jogos e tem opção premium de R$15,00 mensais para acesso aos jogos premium sem espera (caso não seja premium você só pode acessar estes jogos se um jogador premium abrir uma sala).
Aplicativos dedicados:
Outra forma são os aplicativos dedicados a um jogo, você encontra nas lojas android, IOS, steam e em consoles como Xbox one e PS4 (desde gerações passadas na verdade é possível jogar tabuleiro no videogame, por exemplo Risk no Game Boy Advanced) . São diversos e não vou falar de cada um mas para exemplo temos o smallword, ticket to ride, catan universe, entre outros. A grande vantagem é enfrentar uma inteligência artificial, então não precisa estar online para jogar e nem ter um grupo, ainda que possa também jogar com outros usuários. Além disso por ser dedicado a um único jogo normalmente são bem construídos e fiéis, contudo você deverá pagar (valores variam muito de jogo para jogo) por apenas um jogo, muitos destes que você encontra nos outro formatos mencionados acima.
Outros formatos:
Alguns outros programas e aplicativos se aproximam de jogos de tabuleiro virtual como o Imagination, muito parecido com o Dixit (disponível gratuitamente na Steam), Dida Dixit (app para celular que também simula a experiência do Dixit) Uno online, stop online, Gartic (site de imagem e ação online) e outros apps que trazem esta vivência analógica em versão digital. Isso sem falar de games que procuram apresentar o tabuleiro em formato virtual com minigames como Mario Party (Nintendo switch) e Pummel Party (Steam).
Discord:
Não posso falar destes formatos digitais sem trazer a plataforma que ajudará a conhecer as pessoas e marcar as partidas. O Discord é uma rede social que pode ser utilizada por aplicativo no celular e pc ou navegador, são basicamente salas de bate papo de texto e voz muito utilizados para marcar partidas de board game e RPG. E tem tanto grupos gerais (muitos em português) quanto dedicados a um único jogo (neste caso normalmente em inglês e para jogos mais pesados como Guerra do Anel por exemplo).
Abaixo alguns grupos para quem quiser começar a jogar por tabletopia e TTS principalmente:
Extra: Além dos meio citado a realidade aumentada estilo Pokemon Go está chegando para os fãs de Board game, o Catan World Explorers. Mais informações ficam para pós teste mas quem se interessar os detalhes estão no https://catanworldexplorers.com/
Extra II: Para a galera do RPG o Roll 20, o Firecast e o Astral tabletop são boas opções para fazer sessões online.
O que vale é unir o pessoal sem arriscar a saúde e se divertir.
Pode me adicionar lá no Steam (1071276005) ou Discord (davimds#0374) para jogatina online e comenta aqui sua experiência ou receio com este formato de board game.
Siga nossas redes:
https://gamefiquese.com.br/2020/06/23/hum-nao-sei-e-tipo-war/?fbclid=IwAR3_8JQ0atei-ysF7tNiTBQuGU3gyHg89oCYwvJ8q0u_MsDXXWSg_tEa7DI
https://www.facebook.com/gamefiquese
https://www.instagram.com/gamefiquese/
https://www.youtube.com/channel/UCnDTdPLutKnnZOdqEuCim3Q?view_as=subscriber
Referência das imagens:
Imagem de capa:
gameanalytics.com/blog/10-best-digital-board-games.html
Game of Thrones Board Game no TTS:
steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=565130839
Stone Age no BGA:
extralife.fr/analyse/10813/board-game-arena-youll-never-play-alone.html
Terra Mystica App:
apps.apple.com/br/app/terra-mystica/id1162168455
Imagination: store.steampowered.com/app/1094690/Imagination__Online_Board_game/
Catan World Explorers:
updateordie.com/2020/07/01/catan-world-explorers-o-sucessor-do-game-pokemon-go/
Astral Tabletop:
alternativeto.net/software/astral-tabletop/