Para quem acompanha a JogaMana no instagram sabe que toda quarta-feira falamos das mulheres nos jogos de tabuleiro! Confira abaixo a quarta parte das desenvolvedoras de jogos que já rolou até agora nas nossas redes sociais.
Primeira Parte
Segunda Parte
Terceira Parte
Acesse o blog da JogaMana para mais listas!
Katalin Nimmerfroh é uma game designer e ilustradora Húngara. Em 2014 ela lançou o jogo
[redacted] (que já possui três expansões: Mercenaires, Garden Party e Smoke Bomb) e em 2016 publicou o
Days of Ire: Budapest 1956 (que conta com um set exclusivo de cartas promo do Kickstarter).
[Redacted] se passa durante a Guerra Fria e é um jogo de blefe, espionagem e traição. No jogo, somos espiãs e devemos nos infiltrar na embaixada durante a recepção de um famoso embaixador. Movendo-se de sala em sala, devemos recuperar arquivos e ainda por cima, escapar em um helicóptero (ou sabotar helicópteros alheios).
Days of Ire: Budapest 1956 é um jogo cooperativo de cartas que se passa durante a última semana de outubro de 1956. Uma jogadora toma conta das forças soviéticas tentando moldar as manchetes de sua preferência e usando a milícia e os atiradores da Autoridade de Proteção do Estado para deter os revolucionários a todo custo. As demais jogadoras (de 1-3 oponentes) jogam cooperativamente como os líderes das forças revolucionárias coletando recursos (representados como ícones em suas cartas) e recrutando outros lutadores para garantir que os eventos da revolução acabem favorecendo seu lado, enquanto lutam contra tanques e soldados neste emocionante e historicamente inspirado jogo de cartas.
Catherine Dumas é coautora dos jogos
Masques,
Gentlemen Thieves (2012) e
Vikings On Board (2016).
Masques foi lançado na Essen 2010 com o nome Intrigo. Por meio de intrigas e sabedoria, você deve assegurar uma posição de prestígio para sua família Veneziana.
Gentlemen Thieves é um jogo de blefe com personagens inspirados nos livros do escritor Maurice Leblanc. Ganha a partida quem tiver a maior pilha de tesouros.
Vikings on Board é um family game de alocação de trabalhadores e o objetivo é você ter seu barco preparado para partir numa jornada com seu clã viking. O tabuleiro realmente reflete o nome do jogo.
Nicole Kline é designer de jogos de tabuleiro e fundadora da editora americana Cardboard Fortress Games junto com Anthony Amato. Ela é coautora dos jogos
RESISTOR_ (2015),
Lazer Ryderz, Atari’s
Centipede (2017) e Pineapple (2020).
RESISTOR_ é um jogo de cartas competitivo rápido, divertido e intenso para dois jogadores, no qual você joga como um dos dois supercomputadores encarregados das ogivas termonucleares globais do seu país. Cada jogadora realiza três ações e deve executar todas as três antes do final do turno. A primeira pessoa que deixar a oponente com apenas 5 moedas ganha.
O Lazer Ryderz é um jogo de corrida sem trilhas para até 4 jogadoras com elementos leves de estratégia como o controle de área. As jogadoras constroem seus caminhos de laser com várias peças perfuradas pré-formadas, colocadas de acordo com a velocidade e a direção desejada.
No Jogo Atari’s Centipede, as jogadoras se aventuram no mundo do clássico jogo de arcade Atari. De um lado, uma jogadora controla o gnomo, explorando a floresta e tentando derrotar a centopéia. No outro lado, a jogadora Centopéia, buscando destruir o Gnome, deve se mover para o outro lado do tabuleiro. A primeira jogadora a eliminar o adversário vence o jogo!
Pineapple ainda não foi publicado, mas se trata de um party game de blefe no qual o objetivo é aprender mais sobre pessoas que você conhece há muito tempo ou que acabou de conhecer.