2020 vem sendo um ano diferente e com muitos desafios para todos, e encontrar formas de se manter bem mentalmente é fundamental. Para muitas pessoas hobbies novos vêm surgindo e apoiando esta fase e por necessidade precisam ser possíveis de realização em casa sozinho ou com o grupo familiar.
Assim as pessoas que já não faziam parte estão “redescobrindo” quebra cabeças, jogos de tabuleiro dentre outras coisas.
E falando em board game começar no hobbie em meio a pandemia pode ser um grande desafio já que existe um componente social muito forte. Contudo existem diversas formas que incentivam esta entrada agora e que com certeza virará uma paixão mantida pós pandemia. Vamos falar sobre elas?
Primeiro se você quer saber como jogar online o meu texto “Tudo que você precisa saber para começar as jogatinas virtuais de tabuleiro vai explicar todas as ferramentas para a sua jogatina virtual.
Mas jogar online é só uma parte, existe o conhecer os jogos, aprender as regras, formar grupos, participar de eventos... Coisas que parecem complicadas para quem não está imerso neste universo.
Então vamos tratar destes pontos com um pequeno guia de entrada, vem ver:
Entrei agora e existe um mundo de opções, não sei nem do que eu gosto, o que eu faço?
Para este primeiro passo de achar um jogo que gosta um caminho seria ver o que já jogou e gostou, no meu texto “Hum, não sei, é tipo war?” ) tracei um paralelo entre os jogos “antigos” (war, banco imobiliário, detetive, jogo da vida e imagem e ação) com opções de jogos modernos para eles.
Mas e se você nunca jogou nada ou quer expandir os estilos? A recomendação é a Ludopedia, o portal brasileiro de board game.
Este portal concentra tudo do hobbie em um só local: Notícias, análises (inclusive assine o canal do gamefique-se lá), vendas, trocas, fóruns de debate, podcasts e muito mais.
E para quem está começando não ficar perdido faz o seguinte, Menu inicial – Jogos – Pesquisa Avançada. Pronto, basta procurar o jogo pelo estilo que quiser, se está afim de conhecer um jogo de faroeste busque pelo tema, quer jogos de entrada procure por domínios – jogos familiares, quer um jogo com um mecanismo especifico como apostas, também acha fácil uma lista.
Então na ludopedia não tem erro, você encontra a informação que precisa sobre todos os jogos lançados ou não no Brasil.
Outras opções excelentes são os vídeos de análise e podcasts diversos como Aftermatch, Covil dos jogos, BGG II, 3 DU´S, Tabulices, Jogatina BG e tantos outros que não daria para citar aqui.
Achei o jogo que eu queria na ludopedia e vou comprar (via ludopedia ou meu lojista favorito) ou jogar online, mas como aprender as regras?
O caminho mais direto seria ler o manual, mas para vencer a barreira de que jogos são muito difíceis e você parar no meio do caminho o atalho seria ver um vídeo de explicação ou do gameplay. É melhor ler depois mesmo assim para esclarecer qualquer detalhe, mas tem jogos que só assistindo o vídeo consegue sair jogando.
E para achar estes vídeos na página do jogo na ludopedia você encontra fácil, mas via youtube também, recomendo o Romir playhouse, as explicações são muito boas e ele transita desde jogos leves até os mais pesados.
Quem joga online via tabletopia ou tabletop simulator consegue aprender na mesa muitas vezes também, a maioria dos jogadores é super aberto para ensinar.
Além disso nos eventos virtuais que falaremos abaixo existem monitores para ensinar as regras.
Ah legal, estou com o jogo que eu sempre sonhei e sei jogar, mas e para formar um grupo?
Bom, em tempo de pandemia vamos cuidar da saúde, então grupo deve ser o seu núcleo familiar. Tente apresentar este novo hobbie para eles também.
Bom você tentou, mas não deu certo, eles não quiseram aprender. Ou pode ser que more sozinho.
As opções são os já citados jogos virtuais. Para achar pessoas para partidas a distância além dos grupos de discord mencionados em “Tudo que você precisa saber para começar as jogatinas virtuais de tabuleiro” tem também os grupos de whatsapp, telegrama e facebook. Está com dificuldade de achar? Procura no face Boardgame Brasil, tabletop simulator Brasil ou jogos de tabuleiro Brasil. Pronto, primeiro passo para ir encontrando outros grupos e redes.
Mas legal mesmo são os eventos, um monte de gente interessada no mesmo assunto e eu poderia conhecer elas sem ter que ficar procurando nas redes sociais porque sou meio tímido(a), e agora?
Os eventos de board game não acabaram na pandemia, eles só migraram de formato conseguindo fazer com que pessoas que jamais se encontrariam em eventos regionais se conhecessem, agora estão online. Conheça alguns:
BGSP Online – O BGSP é um evento que acontece em São Paulo e já se consolidou online também. A próxima versão acontece agora dia 01/08 (Boardgames São Paulo no Facebook e boardgamessp no Instagram). Ele conta com jogos famosos em versão online, a possibilidade de conhecer e testar protótipos de autores brasileiros, palestras e bate papos (inclusive a próxima edição terá um painel com alguns famosos como os atores e humoristas Thati Lopes, Victor Lamoglia e Rafael Studart).
Pausa para propaganda: o protótipo do meu jogo, Alafia estará na próxima edição, venham conhecer.
Proto Br – Este evento é dedicado para protótipos. Participar além de dar a possibilidade de conhecer jogos novos de autores brasileiros, apoia muito o crescimento do Hobbie nacionalmente (Informações das próximas datas na página Proto Br no facebook e protobr no Instagram).
Boardgame Lab: Outro evento dedicado a protótipos, este evento que acontecia presencialmente na Paraíba migrou para o digital (informações das próximas edições acesse o Instagram bglabpb).
Gen con: Não podemos falar de evento sem dedicar um espaço a um dos maiores eventos de cultura geek que vai ocorrer de 30 de julho a 02 de agosto e neste ano contará com diversos espaços brasileiros como espaço de protótipos, painéis de educação, mesas de RPG, podcasts ao vivo, entre outros.
Pausa para propaganda 2: Participarei como convidado do painel “Representatividade negra nos jogos de tabuleiro” onde falaremos dos temas da cultura afro presentes nos jogos de mesa. Será na sexta dia 31 as 13h.
E você, já conhecia estes caminhos para mais acesso ao hobbie? Comente aqui e participe dos eventos.
Acompanhe minha participação na Gen con: