Joguei Mercado de Lisboa online no Tabletopia. O jogo é muito rápido. Por exemplo, nossa partida foi longa e durou menos de trinta minutos. Eu jogava sob um desafio, de que não era possível jogar ou vencer sem a ação de posicionar restaurantes. Foi um desafio e oportunidade interessante.
O início do jogo mudou a partir da segunda ação, ao invés de posicionar um restaurante para fortalecer meu primeiro feirante, eu já trouxe um cliente. A desvantagem é não ter o dinheiro extra do restaurante, mas a vantagem é adiantar meu próprio jogo. E porque já existia um cliente em jogo, eu pude na jogada seguinte posicionar um novo feirante nessa mesma linha, mesmo sem ter o total para pagar por ele.
Essa vantagem teria um custo no futuro. Mas enquanto isso, eu fazia a minha linha forte que já possuía dois feirantes e em breve três. Nesse momento, um jogador resolveu dividir minha linha forte ao perceber como eu poderia pontuar alto e o jogo já está com uma linha de quatro feirantes. Sem usar restaurantes, parti para mais um feirante e pela primeira vez vi e fiz uma linha com cinco no jogo, sendo quatro meus. Não por acaso, os quatro clientes referentes ao tipo predominante estavam em jogo e eu poderia posicionar a qualquer momento.

Após essa forte jogada, posicionar os clientes para ganhar vinte de dinheiro de uma vez, eu não teria mais nenhuma grande jogada. Esse é o custo do cliente cedo, ele ocupa sua linha mais forte, restante apenas um espaço para lucrar. É claro que eu estava em todas as demais linhas transversais, porém os oponentes faziam questão de evitar que eu fizesse qualquer lucro nestas.
Eu tentei finalizar o jogo rapidamente, sabendo dessa situação. Mas eu via meus oponentes com jogadas seguidas de oito ou nove pontos e que logo superariam a diferença para mim. Foi uma partida curiosa, onde pude evitar a ação que menos gosto no jogo, mas não foi possível concluir o desafio com a vitória. Acabei perdendo por mais de cinco de diferença.