Joguei Pipeline pela segunda vez no Meeple Carioca em 4 jogadores. Assim que terminamos o setup para quatro jogadores, ficou claro que os óleos e tubos da cor verde seriam os mais concorridos, porque uma das cartas de Valuation (pontos extras de fim de jogo) era para dobrar a pontuação dessa cor. Eu já tinha decidido que iria jogar pelos upgrades (melhorias), tentando levar um ao terceiro nível. Dessa forma, adaptei essa decisão a estratégia de jogar pelos demais Valuations, como o de maquinas e o que contava os tubos para óleos de nível baixo.
A parada do Pipeline é que ele é muito curto! Isso é delicioso e aguniante. Entre os upgrades disponíveis, resolvi ir para o de Lojas (shops), com isso conseguiria peças de tubos das lojas e uma entrada constante de tanques (ao final conseguiria outra maquina também). O plano era conseguir duas maquinas até o fim da partida, mas é tudo muito apertado e curto para o plano simplesmente funcionar.
O primeiro ano correu bem, com um contrato ativo e apenas um empréstimo (outro ao final do ano apenas para garantir o upgrade). Os contratos ajudam muito o fluxo de caixa sem custar ações, apesar dos contratos de óleo de nível baixo pagarem mal. Isto veio a me custar mais no segundo e terceiro ano. O primeiro ano terminou com o fluxo de caixa funcionando bem, o dinheiro e a ordem de turno para o upgrade garantidos.
Assim, começar o segundo ano com o segundo upgrade das lojas ajudou muito. A primeira maquina foi ligada a três tubos e garantia uma evolução de três cores diferentes. Nesse momento cometi o primeiro erro da partida, me comprometi com dois contratos ativos no segundo ano, sendo um deles de dois óleos laranjas médios e eu demorei a criar o segundo tubo laranja ligado a maquina (e nunca tive um tubo médio, exceto ao final do jogo). A ideia é ativar multiplas vezes os tubos pequenos, rodando as maquinas todo turno, e nesse momento faltou fluxo de caixa porque a maioria dos contratos era apenas de baixo nível. Dessa forma, desisti do contrato errado e tentei seguir o jogo apesar desse erro. Ainda assim, cometi outro grave erro ao montar de forma errada minha estrutura demorando a finalizar o segundo tubo laranja ligado a maquina.

No terceiro ano, foram quatro turnos apenas para tentar fechar os contratos. Sem um bom fluxo de caixa, ficou muito difícil adquirir óleos crus e montar estrutura no último ano. Para coroar, perdi o último upgrade das lojas que era fundamental para ter estrutura e a segunda machine. No segundo ano cometi tantos erros que eles sobraram para o terceiro ano. Definir sua ordem no turno é um ajuste fino fundamental em Pipeline, um detalhe incrível num jogo que já acho muito interessante.
Assim, perdi a partida para os jogadores que focaram nos óleos e tubos verdes. Imaginava que seria difícil vencer após tantos erros, uma vez que não eu competi por esses ativos que valiam tanto ao final da partida. Penso que a grande lição destaa partida está no segundo ano, eu achei que já estava com o jogo montado para rodar maquina e montar estrutura, ousei nos contratos e terminei correndo atrás desses compromissos. O ideal era ter mantido a cautela e preparado o terceiro ano ao adquirir mais óleos crus e controlado a ordem do turno. O melhor momento para esbanjar seria após a segunda maquina. Não vejo a hora de jogar novamente!