Ao meu ver, gostar e ficar na coleção não são conceitos que estão juntos o tempo todo.
Cara, foi a coisa mais estranha que já li nesse hobby [risos], parece um paradoxo, mas acho que entendi sua colocação. Parece aquela situação onde você curte muito um jogo mas não pode comprá-lo porque não tem PÚBLICO pra ele, então o lance é resignar-se.
Falando agora especificamente do FORTUNE AND GLORY, quando fiz minha resenha dele aqui na Ludopedia deixei claro que é um jogo chato no que tange a DETALHES e vai exigir dos donos uma grande (imensa, enorme, incomensurável) DEDICAÇÃO caso ele queira fazer esse jogo ver mesa. Acabei descobrindo que este é um (mal?) de jogos que usam muita carta. Quase sempre várias delas vão contradizer outras e o manual não vai te ajudar, assim como o BGG quase sempre vai ter uma opinião de um usuário e não uma opinião oficial do criador.
O que costumo fazer pra ajudar nestes jogos pesadões é jogar SOLO pra aprender tudo. Isso ajuda bastante porque ao jogar sozinho eu percebo os conflitos entre cartas ou mecânicas e como é impossível lembrar de tudo, boto no papel, faço um resumo bem bonitinho, colorido, com florzinha, balãozinho, bandeirinha, justamente pra não esquecer. Claro que é impossível cercar tudo, mas cercando a maioria já ajuda.
Com este "miniguia" eu evito quase 100% de recorridas aos manuais, só indo pra ele se o caldo engrossar de verdade (o miniguia tem que caber numa folha A4 e tem que ser impresso em formato de livreto, pra caber no bolso - nunca pode passar disso).
Uma pena que seu público não tenha apreciado o jogo, eu sou fã e vou continuar com ele na minha coleção até encontrar outros fãs pra "me acabar". É um jogo muito divertido.