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  3. O incrível sistema Legacy

O incrível sistema Legacy

  • avatar
    andrekohn18/02/19 21:30
    avatar
    andrekohn
    18/02/19 21:30
    418 mensagens MD

    Amado por uns, odiados por outros, o sistema Legacy vem ganhando cada vez mais força no mercado de boardgames. Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, "Legacy" é o sistema que altera o jogo permanentemente ao longo das partidas. Isso significa cartas rasgadas, tabuleiro marcado com caneta e adesivos, regras novas coladas no manual, entre outros, tornando os jogos legacy em produtos de  uso único - normalmente descartáveis após o fim da campanha.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/cb0db_icwkxb.jpg

    Destruição de componentes faz parte de jogos Legacy. (Fonte).

    Há aqueles que criticam o sistema por destruir os componentes de um produto caro, os que se sentem ultrajados por gastarem tanto dinheiro e não poderem jogar o jogo mais vezes após a campanha, os que acham um absurdo marcar permanentemente um tabuleiro.

    Já eu, acho genial. Jogos Legacy permitem uma experiência completamente diferente dos boardgames "comuns": a do mistério. "Pra quê será que servem esses adesivos aqui?"; "Ué, o jogo tem vários meeples de cores diferentes que não estão sendo usados...o que será que nos aguarda?", "Olha, na lista de componentes tem pilha, mas não vimos pilha nenhuma e nenhum apetrecho que possa requerer isso. Muito estranho". Os mistérios a serem desvendados ao longo de uma campanha de um jogo legacy é que transformam a experiência tão empolgante. Sempre que acabo uma partida, já quero começar outra para ver quais surpresas nos aguardam na próxima: Podem ser novos componentes, novas habilidades, novos mapas, e claro, sempre novas regras para dar uma dinâmica cada vez mais legal pro jogo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c3bc9_icwkxb.jpg

    Em The Rise of Queensdale, jogadores podem colar adesivos nos dados.

    Outra coisa que os jogos legacy permitem é a identificação do jogador com seu jogo próprio. Dar nomes aos seus personagens e as cidades que você controla dá um tom mais intimista do jogador com o jogo. Você passa a defender com unhas e dentes tudo aquilo que construiu, pois há uma role play tão grande que você realmente se insere naquilo. A ilha que você descobriu e nomeou como Carcosa é seu trabalho e seu orgulho, o Thor não é só uma figura num tabuleiro, esse cara é o líder da sua família e não pode morrer de jeito nenhum. Afinal, se morrer não tem volta, pois as mudanças são permanentes. 


    As decisões a serem tomadas em jogos desse estilo são muito apreensivas. Afinal, você está moldando o jogo, e aquilo que você construir - ou destruir - será carregado pela campanha inteira! Não vai ter essa de "nossa, que movimento errado, perdi o jogo nessa. Mas tudo bem, depois dessa a gente joga outra." Na campanha de Pandemic Legacy, por exemplo, fizemos uma decisão ruim e um dos nossos melhores personagens morreu, um cara que estava conosco desde o começo do jogo, que nos ajudou em tantas dificuldades. Assim, sem mais nem menos, perdido pra sempre. Uma dor real, porque esse cara não era só um personagem! Era meu parceiro, eu contava com ele pro resto da campanha! Difícil um jogo fora do sistema provocar esse tipo de sentimento.

    Falando tão bem assim, parece que o sistema legacy é perfeito, certo? Bem, claramente não é. Minhas preocupações com jogos nesse estilo são a possibilidade de haver desequilíbrio, com problemas como runaway leader por exemplo, ou o jogo não se renovar o suficiente a ponto de deixar de oferecer uma experiência diferenciada. Vejamos o jogo Seafall, por exemplo, minha primeira experiência em legacy. Começamos super empolgados, novas regras, abrindo caixas, muitas surpresas, tudo de cara me conquistou. Com o desenrolar da campanha o jogo se tornou arrastado, repetitivo, longo demais e possuía um sistema de balanceamento péssimo, gerando um problema de runaway leader absurdo. Sem contar as regras que se tornavam cada vez mais difíceis de lembrar e pouco intuitivas. Largamos a campanha no meio.

    Pandemic Legacy foi minha segunda experiência e foi sensacional, enquanto The Rise of Queensdale tem sido a terceira, e, até o momento, incrível também.

    Para aqueles que criticam o sistema por ser de uso único, eu pergunto: Não vale gastar dinheiro - dividido por uma mesa de 4 ou 5 jogadores - num jogo que será utilizado pelo menos umas 10 vezes, mas vale gastar em programas de uso único como filmes no cinema, show no Rock in Rio, ou numa ida a um restaurante? Claro que cada um pode ter a opinião que quiser, e a minha é de que o "uso único" de um legacy garante uma experiência sensacional, melhor muitas vezes do que as citadas acima.

    Além dos jogos citados no texto, já existem nas lojas o Charterstone e Betrayal Legacy, e uma versão legacy de Terraforming Mars também está sendo desenvolvida. Não adianta remar contra a maré: O sistema legacy veio pra ficar.

    https://cf.geekdo-images.com/imagepage/img/vHrds5dC9Qh5nBcOE75Qa_hvu-4=/fit-in/900x600/filters:no_upscale()/pic4194362.png

    Betrayal Legacy: sonho de consumo.





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    Comentários:

  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio18/02/19 22:44
    Raio » 18/02/19 22:44

    Legal seu ponto de vista.

    Eu particularmemte não gosto. Além de rasgar, anotar, etc, etc, existe a questão do preço. 

    Eu tbm tenho uma biblioteca pessoal, que venho montando já tem uns anos. Antigamente comprava apenas livros novos, mas hoje só compro usados devido ao preço.

    Acho legal o sistema de campanha, muito legal mesmo, só que para isso espero um dia poder colocar as mãos num Mage Knight da vida.

    Só que é realmente legal criar algo e ver a evolução daquilo. 

    A grande diferença pra mim é que no caso dos livros, se eu fazer uma anotação ou colar um post-it, o próximo leitor terá a oportunidade de me conhecer mesmo eu talvez deixando de existir. Enquanto num jogo Legacy apenas quem estava ali é que realmente viveu.

    Haha, que venha, mas com parcimônia.

    2
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato18/02/19 23:04
    edeodato » 18/02/19 23:04

    Pandemic Legacy foi e continua sendo uma das melhores experiências no hobby.

    Não digo jogatina, nem jogo, digo EXPERIÊNCIA. Para quem curte imersão, história, tema e interação o jogo é um prato cheio.

    Talvez por isso tenha desgostado de Chartestone - euro médio, corrida à la Stegmaier, mas no fim a história, a imersão e a temática não valem muita coisa.

    Pandemic Legacy Season 1 é uma experiência que todos que gostam de board deveriam testar sem medo.

    Tanto se fala em rasgar, cortar, dobrar - Ai meu lindo jogo e dinheiro - mas enquanto isso o cara tem 2-3 (alguns muito mais que isso) jogos que viram mesa uma vez. Se ficar a campanha inteira e se divertir já valeu.

    Não sou fã de todo Legacy, mas não pela questão de destruir, e sim por nem todos darem uma narrativa de fundo que combine com o sistema.

    Abraços

    2
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn19/02/19 00:26
    andrekohn » 19/02/19 00:26

    Raio::Legal seu ponto de vista.

    Eu particularmemte não gosto. Além de rasgar, anotar, etc, etc, existe a questão do preço. 

    Eu tbm tenho uma biblioteca pessoal, que venho montando já tem uns anos. Antigamente comprava apenas livros novos, mas hoje só compro usados devido ao preço.

    Acho legal o sistema de campanha, muito legal mesmo, só que para isso espero um dia poder colocar as mãos num Mage Knight da vida.

    Só que é realmente legal criar algo e ver a evolução daquilo. 

    A grande diferença pra mim é que no caso dos livros, se eu fazer uma anotação ou colar um post-it, o próximo leitor terá a oportunidade de me conhecer mesmo eu talvez deixando de existir. Enquanto num jogo Legacy apenas quem estava ali é que realmente viveu.

    Haha, que venha, mas com parcimônia.

    Valeu, meu caro! 
    Campanha e legacy são coisas diferentes, e  apesar de adorar jogos de campanha, nenhum entrega a experiência da evolução com mudanças permanentes como um legacy entrega - algo que me empolga muito.
    Entendo a questão do dinheiro e da destruição de componentes como uma barreira para alguns, eu mesmo tinha um pé atrás com isso, mas hoje não mais. Os boardgames legacy permitem uma experiência mais profunda e que guardo com mais carinho - jogando até mais horas de jogo - que muito jogo bom por aí. Recomendo um dia juntar uma galera, rachar um legacy (mas não o Seafall) e ver se curte a experiência :)

    0
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn19/02/19 00:31
    andrekohn » 19/02/19 00:31

    edeodato::Pandemic Legacy foi e continua sendo uma das melhores experiências no hobby.

    Não digo jogatina, nem jogo, digo EXPERIÊNCIA. Para quem curte imersão, história, tema e interação o jogo é um prato cheio.

    Talvez por isso tenha desgostado de Chartestone - euro médio, corrida à la Stegmaier, mas no fim a história, a imersão e a temática não valem muita coisa.

    Pandemic Legacy Season 1 é uma experiência que todos que gostam de board deveriam testar sem medo.

    Tanto se fala em rasgar, cortar, dobrar - Ai meu lindo jogo e dinheiro - mas enquanto isso o cara tem 2-3 (alguns muito mais que isso) jogos que viram mesa uma vez. Se ficar a campanha inteira e se divertir já valeu.

    Não sou fã de todo Legacy, mas não pela questão de destruir, e sim por nem todos darem uma narrativa de fundo que combine com o sistema.

    Abraços

    Concordo fortemente. Pandemic Legacy entrega uma experiência maravilhosa (coçando aqui pra jogar a segunda temporada).
    Também não sou fã de todo legacy, afinal, o jogo tem que ser bom. Não joguei o Charterstone (muito por não gostar dos designs do Stegmaier em geral), mas Seafall por exemplo, achei muito ruim depois de algumas partidas. 
    Por aqui, foram 21 horas totais jogando o Pandemic Legacy e até o momento 14 horas gastas jogando The Rise of Queensdale. É mais hora que muito jogo bom que tenho na coleção.

    1
  • Rimor
    1177 mensagens MD
    avatar
    Rimor19/02/19 08:18
    Rimor » 19/02/19 08:18

    andrekohn::
    Sempre que acabo uma partida, já quero começar outra para ver quais surpresas nos aguardam na próxima


    ok, mas talvez você não possa / não consiga devido a ter dito adeus pra alguns(ou vários componentes) :P

    0
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato19/02/19 08:26
    edeodato » 19/02/19 08:26

    Rimor::
    andrekohn::
    Sempre que acabo uma partida, já quero começar outra para ver quais surpresas nos aguardam na próxima


    ok, mas talvez você não possa / não consiga devido a ter dito adeus pra alguns(ou vários componentes) :P

    Ele quis dizer partida dentro da história do Legacy. E sim, um jogo Legacy você joga mais de "uma vez", afinal a história depende de múltiplas partidas, todas diferentes.
    Para entender isso aconselho o Pandemic Legacy Season 1 sem medo de errar.
    Abraços

    0
  • Rimor
    1177 mensagens MD
    avatar
    Rimor19/02/19 08:38
    Rimor » 19/02/19 08:38

    edeodato::
    Rimor::
    andrekohn::
    Sempre que acabo uma partida, já quero começar outra para ver quais surpresas nos aguardam na próxima


    ok, mas talvez você não possa / não consiga devido a ter dito adeus pra alguns(ou vários componentes) :P

    Ele quis dizer partida dentro da história do Legacy. E sim, um jogo Legacy você joga mais de "uma vez", afinal a história depende de múltiplas partidas, todas diferentes.
    Para entender isso aconselho o Pandemic Legacy Season 1 sem medo de errar.
    Abraços

    e eu quis dizer no final da campanha.
    mas agradeço a explicação, só estava brincando com a ideia de que em algum momento "sobe" a mensagem de GAME OVER sem a opção de try again.

    legacy é isso mesmo, pros apaixonados: melhor formato, mas alto risco e alta chance de decepção para os demais.
    vem crescendo, a prova são linhas legacy kids como Zombie Kidz Evolution e tal.

    a questão importante pra mim é se vc for analisar friamente, digamos que está em cima do muro em relação a curtir legacy ou não... nesse caso eu recomendaria UM SONORO NÃO, pois a menos que vc seja um risk taker, as chances de dar errado são maiores. De um lado a experiência única, o senso de exclusividade e descobertas como dito no texto principal do post, do outro as chances de você não "rodar" bem o jogo (ter azar em excesso no desenvolvimento das partidas por exemplo) ou mesmo com tudo fluindo, o título em si pode ter sido mal programado (tipo a repetitividade de SEAFALL).

    A pá de cal vem tb (pra mim ao menos) no argumento mais usado de q dividindo com o grupo fica tudo certo, mas pensem em quantos grupos jogam com aquisições individuais? Nem sempre rola essa divisão bonitinha e proporcional, aí já vaí por terra o argumento de Ingresso de show, ou saída para restaurante, vai ser 200-300 reais gastos, e o jogo tem prazo de validade X partidas. Alguém pode até dizer "problema seu se não consegue juntar o povo e dividir" mas não é tão simples, vira faca de dois gumes esse argumento.

    Não sou anti Legacy, acho que devemos ser mente aberta, mas quanto mais analiso (mesmo lendo texto de defensores do gênero) mais acho que é nicho dentro de nicho.

    2
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato19/02/19 08:44
    edeodato » 19/02/19 08:44

    Cara, concordo contigo.

    Sempre vai existir a dúvida de comprar um Legacy ou não, mesmo para quem é fã do gênero.

    Mas o argumento de não gostar vale para todos os jogos. Exemplo?

    Aqui gostamos de euros pesados e jogamos 2-3 toda semana. Comprei o The Gallerist do Vital Lacerda e não gostei. Não consegui achar o jogo interessante. E ele me custou muito mais que o Pandemic Legacy.

    Em compensação comprei o Lisboa, também do Vital e é um dos favoritos.

    Concordo que uma experiência Legacy ruim é muito brochante. Meu exemplo? Rachei o Chartestone e foi dinheiro perdido. Não gostei e resolvi nem terminar aquele jogo.

    Tudo tem que ser avaliado. Só não acho o argumento que a maioria utiliza de "nossa não vai jogar nunca mais" válido dentro de um cenário onde a grande maioria dos colecionadores possuem jogos que viram mesa pouquíssimas vezes (me incluo aqui).

    Abraços!

    2
  • RJCL
    171 mensagens MD
    avatar
    RJCL19/02/19 08:45
    RJCL » 19/02/19 08:45

    Pra mim, a questão de jogar 10 ou mais partidas de um jogo Legacy e depois não poder jogar mas, não tem problema. Porque tenho jogos que estão parados a meses e só joguei 2 ou 3 partidas dele. Se eu jogar pelo menos 10 partidas de um jogo Legacy que oferece a vc uma experiência diferente, pra mim já pagou o investimento, mas é claro, o jogo tem de ser bom.

    3
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