Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Vendo boardgames na padaria

Vendo boardgames na padaria

  • avatar
    professor01/09/17 06:00
    avatar
    professor
    01/09/17 06:00
    1120 mensagens MD

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/76ed5_eyvi9s.jpg


    Como de costume vou fazer o papel do cara chato: confundiram jogos com pães. Dizem que o sucesso de um produto pode estar ligado diretamente com a eficiência de sua propaganda. Tendo isso em vista o que temos percebido é que durante um período de tempo em torno da data de anúncio e lançamento de um jogo, o público é bombardeado com “conteúdo” publicitário a respeito do mesmo efêmero .


    Quem vende pela novidade tem um tempo muito curto para vender seu produto, pois a novidade é superada por outra novidade muito rapidamente.Passado o lançamento do jogo, quando ele deixa de ser novidade o “grande público” perde seu o interesse e o que não foi vendido, terá uma velocidade de saída do estoque muito baixa.

    Esse é o modelo da padaria: o pão deve ser vendido enquanto está quente. Poucas pessoas estão dispostas a comprar pão “dormido”. Vender jogo como quem vende pão faz desse pseudo mercado algo bastante instável.

    A padaria aposta seu máximo para vender o pão enquanto está quentinho. Mas se o tempo no qual o pão permaence quentinho é curto, a padaria irá produzir poucos pães, apenas a quantidade que irá vender nesse período.  Alguém que chegue um pouco depois desse tempo, pode não encontrar pão.

    Isso obriga o público a correr para comprar pão em um horário bem determinado: quando ele sai do forno. Mas se muitas padarias estão tirando pães do forno ao mesmo tempo, alguém vai ficar sem vender e não é por que o pão de uma ou de outra seja  ruim. É por que  as padarias dizem o tempo todo que pão, só é pão enquanto está quentinho.  

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b5ddd_eyvi9s.png

    2
    0
    33

  • Canal

    Veja Também

    Forja mental

    Veja Também

    Existem jogadores(as) fora do jogo
    SF analógico! Nós vamos ao encontro do mais forte!
    A estratégia no Golpe Perfeito
    "Boardgames" não educam.
    Jogos XXX Ecchi (18+)

    Comentários:

  • ricardomii
    397 mensagens MD
    avatar
    ricardomii01/09/17 07:44
    ricardomii » 01/09/17 07:44

    professor, interessante sua analogia. Você acha que as editoras se aproveitam desse comportamento dos jogadores ou apenas estão entregando "o que eles querem"? Não estaria essa estratégia ligada ao comportamento cada vez mais imediatista da sociedade?

    2
  • danilopatro
    265 mensagens MD
    avatar
    danilopatro01/09/17 08:17
    danilopatro » 01/09/17 08:17

    Gostei das observações, mas acho que essa explosão e sobreposição de lançamentos está relacionada principalmente a expansão do mercado que estamos passando. Na minha opinião, muitos jogos (e editoras) tendem a encalhar com o tempo.
    A sobreposição de lançamentos deveria exigir mais do público no sentido de buscar informações (que não exclusivamente publicitárias) a respeito dos jogos, entretanto, como temos ainda muita gente iniciando no hobby (o que é super positivo) ainda temos muitas pessoas naquela fissura de comprar jogos pela publicidade ou porque seu youtuber favorito curte.
    E Professor não acho que promover a discussão nos torne chatos, acho que isso é estar aberto a discutir e evoluir ideias. Parabéns por trazer discussões interessantes, isso só tende a enriquecer a Ludopedia.

    3
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor01/09/17 08:55
    professor » 01/09/17 08:55

    ricardomii::professor, interessante sua analogia. Você acha que as editoras se aproveitam desse comportamento dos jogadores ou apenas estão entregando "o que eles querem"? Não estaria essa estratégia ligada ao comportamento cada vez mais imediatista da sociedade?


    Eu não diria que existe algo errado por parte de quem compra ou vende de forma que isso se caracterize como qualquer tipo de oportunismo. As "editoras" estão fazendo um trabalho bastante necessário que é fomentar o acervo dos jogadores. Os jogadores estão comprando, obviamente por que possui jogos a disposição.

    Meu desconforto é que não consigo enxergar a compra e venda de jogos, mas sim de novidade. O que é novidade vende. O que não é lota as prateleiras.
    Grande maioria quer fazer vídeo e falar da novidade. Grande maioria quer jogar a novidade. E quando essas coisas deixam de ser novidade caem no limbo ou são desmerecidas pela próxima novidade.

    Isso é muito ruim inclusive para quem vende os jogos. Um lojista que trabalha com uma margem de 30% e não consegue escoar o produto enquanto ele tá "no hype" corre o risco de ficar com o dinheiro encalhado por muito tempo. E o posterior lucro, não compensa o tempo que esse dinheiro fica parado.

    Para os jogadores é ruim principalmente no que tange ao seu planejamento de expansão da coleção. Não entendam isso como uma necessidade de comprar tudo. Mas quando o jogador é inclinado a dar preferência sempre "à novidade", o ciclo vicioso se completa e a coisa toda se torna somente uma corrida para abrir a caixa do próximo lançamento.

    Creio que cada um tenha o direito de fazer o que quiser de sua vida, mas somos uma espécie que deveria se diferenciar pelo exercício do pensamento e por vezes me assusta o quanto abdicamos disso.

    Concordo danilopatro que o mercado está em expansão e isso pode ser um reflexo natural. A divulgação dessas novidades também é "natural", ainda que seja por vezes exagerada. Quanto a isso me pergunto duas coisas:

    Se você só vende pão quentinho e quando não está quente ele encalha, só compra pão quem sabe o horário em que o pão está quentinho certo? Então só compra pão quem possui o habito de comprar naquele horário. E se o publico é quem já costuma comprar, pode-se falar em expansão?

    Banco imobiliário vende muito, por que sempre está na prateleira. Sem pressa de ser vendido. A necessidade de "vender" logo, dada a fragilidade desse "pseudo mercado", deixa bons jogos por pouco tempo nas prateleiras. Talvez tempo insuficiente para que pessoas de "fora" tenham contato com ele. isso por que quem publica o jogo, deixa pra quem vende todo o risco de um eventual prejuízo pelo fracasso de venda do jogo.

    Quando vejo lojas pagando publicidade de jogos, eu penso que algo está seriamente errado. Esse papel deveria caber as editoras, cabendo ao lojista fazer propaganda de seu negócio e de seus serviços.
     

    4
  • frevolta
    1433 mensagens MD
    avatar
    frevolta01/09/17 08:58
    frevolta » 01/09/17 08:58

    Isso também pode ser intimamente ligado com o hype. Kickstarters que brotam a todo momento e aumentam o tempo entre pagar o jogo e efetivamente "ter o jogo". Esse lapso acaba virando uma enorme bola de Hype descendo a montanha incentivada pelos proprios apoiadores. O periodo de Kick que vai decrescendo a cada dia nada mais é do que o cheiro do pão quentinho, que instiga o comprador quando este entra na padaria ou sequer passa perto dela. 
    Concordo com a visão apresentada e com o camarada acima que ligou isso a visão imediatista da sociedade atual

    1
  • Mestre Guerra
    441 mensagens MD
    avatar
    Mestre Guerra01/09/17 09:12
    Mestre Guerra » 01/09/17 09:12

    Gostei da analogia. Esse comportamento humano é normal para basicamente qualquer item de consumo, sendo colecionáveis ou da moda. Com o crescimento do mercado de boardgames, era esperado que o mesmo ocorresse. 

    Pessoalmente eu não ligo muito em jogar lançamentos, não sinto esse hype todo de adquirir logo e ser uns dos primeiros a experimentar. Até hoje adquiri apenas 3 jogos em pré-venda, sendo uma opção mais relacionada a aproveitar o ótimo preço e disponibilidade de grana do momento. 

    5
  • JedoLar
    1370 mensagens MD
    avatar
    JedoLar01/09/17 10:20
    JedoLar » 01/09/17 10:20

    Espero que algumas editoras nacionais leiam isto aqui, pois existem algumas colocam a venda o pacote fechado com alguma coisa dentro (que pode ser pão ou outra coisa desagradável), isto é, pouco se importam em promover (ou produzir) vídeos explicativos do jogo em português (e algumas poucos se importam até em disponibilizar as regras do jogo), enquanto o pão ainda está quentinho e cheiroso... Nada mais justo quando se pede mais de 100 reais num pacote fechado. Então, o pão esfria, endurece, perde a atração, sem ter saído nenhum vídeo! Confesso que fico ainda mais exigente e com raiva! E naturalmente a fome inicial já passou, pois comprei de outra padaria que soube vender melhor. Depois deste péssimo atendimento, as padarias vem reclamar do mercado.

    1
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur01/09/17 10:39
    yscalybur » 01/09/17 10:39

    Muitos jogos são rapidamente vendidos porque todos tem medo do esgotamento, ja que sabemos da baixa tiragem.

    4
  • danfnd
    122 mensagens MD
    avatar
    danfnd01/09/17 10:52
    danfnd » 01/09/17 10:52

    professor::
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/76ed5_eyvi9s.jpg


    Como de costume vou fazer o papel do cara chato: confundiram jogos com pães. Dizem que o sucesso de um produto pode estar ligado diretamente com a eficiência de sua propaganda. Tendo isso em vista o que temos percebido é que durante um período de tempo em torno da data de anúncio e lançamento de um jogo, o público é bombardeado com “conteúdo” publicitário a respeito do mesmo efêmero .


    Quem vende pela novidade tem um tempo muito curto para vender seu produto, pois a novidade é superada por outra novidade muito rapidamente.Passado o lançamento do jogo, quando ele deixa de ser novidade o “grande público” perde seu o interesse e o que não foi vendido, terá uma velocidade de saída do estoque muito baixa.

    Esse é o modelo da padaria: o pão deve ser vendido enquanto está quente. Poucas pessoas estão dispostas a comprar pão “dormido”. Vender jogo como quem vende pão faz desse pseudo mercado algo bastante instável.

    A padaria aposta seu máximo para vender o pão enquanto está quentinho. Mas se o tempo no qual o pão permaence quentinho é curto, a padaria irá produzir poucos pães, apenas a quantidade que irá vender nesse período.  Alguém que chegue um pouco depois desse tempo, pode não encontrar pão.

    Isso obriga o público a correr para comprar pão em um horário bem determinado: quando ele sai do forno. Mas se muitas padarias estão tirando pães do forno ao mesmo tempo, alguém vai ficar sem vender e não é por que o pão de uma ou de outra seja  ruim. É por que  as padarias dizem o tempo todo que pão, só é pão enquanto está quentinho.  

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b5ddd_eyvi9s.png



    Está aí algo que nunca vi ninguém comentar...Excelente analogia, por sinal!

    0
  • rsabbado
    83 mensagens MD
    avatar
    rsabbado01/09/17 11:59
    rsabbado » 01/09/17 11:59

    Eu sou do tipo que faz questão do pão dormido. Quanto mais informação eu tiver sobre o jogo que me interessou, melhor. Assim eu evito o arrependimento da compra por impulso.

    5
Responder
  • 1(current)
  • 2
Vendo boardgames na padaria
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.