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  3. Uma proposta XXX (apenas para adultos)

Uma proposta XXX (apenas para adultos)

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    professor20/07/17 21:35
    avatar
    professor
    20/07/17 21:35
    1120 mensagens MD

    Nota: Este artigo da continuidade à reflexão iniciada em https://www.ludopedia.com.br/topico/15373/jogos-xxx-apenas-para-adultos


    Tive uma ideia: um jogo onde você é o administrador de um motel e deve dar todas as condições, de segurança, conforto e comodidade para que os clientes tenham o máximo de prazer. Os clientes são cartas aleatoriamente tiradas de um deck e os funcionários do motel são meeples que deverão ir ali e acolá para  atender aos pedidos. No fim ganha o jogador que acumulou mais pontos de prazer em uma noite.


    Meu editor fala: Sua ideia é boa mas precisamos mudar esse tema. Podemos ao invés de um motel estarmos falando de um resort no caribe. E ao invés de pontos de prazer, vence quem acumular mais dinheiro.
     
    A tematização geralmente é tratada como algo secundário em um jogo de gerenciamento de recursos. Ela fica muito mais a cargo do apelo mercadológico que confere ao jogo em dado “momento histórico” do que o quanto dá significado à um mecanismo incorporado às regras de jogo.

    O Tema vende jogo. A arte do tema vende jogo. Ninguém apresenta um jogo dizendo: você será um movedor de cubinhos que deve leva-los pra lá e pra cá de forma calculada para fazer com que aquela ficha redonda chegue o mais longe nessa trilha numerada em torno do tabuleiro.

    O tema é importante. Em tempos que somos muito mais visuais do que sinestésicos, o tema pode ser muito mais importante do que qualquer coisa em um produto.

    Na minha ideia original a proposta é a mesma que a ideia contraposta pelo meu editor. O que muda é apenas a alteração de um tema de certa forma restritivo para algo mais geral. E  restritivo por que? Por causa do tema!

    Um tema envolvendo administrar um motel traz consigo uma série de pré-suposições que não necessariamente podem fazer parte do jogo, mas que são oriundos da herança cultural de nossa sociedade. Quando contrapõe o tema, o que meu editor na verdade que dizer é que: se alterarmos o tema, o jogo em si continua o mesmo mas temos mais chances de vende-lo.

    Uma coisa que meu editor não considera é que pode haver um público que tem o desejo por um produto com uma temática mais adulta. O que ele não quer é correr o risco, por que ninguém quer correr o risco de perder dinheiro.

    Se mais editores pensam com o meu, estamos fadados a criar jogos apenas para um publico bem delineado e esse jogos precisam seguir “mais ou menos” todos a mesma linha. O autor poderá ser criativo dentro das diretrizes dos que os investidores determinarão para que possam apostar dinheiro em um projeto. Se o jogo ousar demais, os investidores fogem. Se o jogo não é produzido o público continuará com aquela sensação de que independentemente do jogo, está fazendo a mesma coisa.

    Como então publicar um jogo sobre administração de motéis? Procurando por jogos XXX me deparo com “toda sorte” de jogos de azar que se resumem a trilhas e dados, bem ao estilo de banco imobiliário. Parece que quem alimenta esse mercado está alheio à “explosão” de jogos modernos dos últimos anos. Não é muito diferente do que acontece com os jogos infantis, com a ressalva de que um adulto se sente muito mais confortável comprando um jogo para se divertir com seus filhos(as) do que comprando um jogo para se divertir com seu parceiro(a).

    Enfim, essa reflexão toda tem muito mais a ver com a escolha mais apropriada do tema para seu jogo do que com o fato de que seria legal jogar um boardgame sobre administração de um motéis. É possível inovar e sair da mesmice mas vender o seu produto pode se tornar algo muito mais difícil. É possível alvejar públicos diferentes, mas talvez tenha que ensinar a esse público que seu produto é diferente. É possível fazer tudo segundo as diretrizes dos investidores e continuar reclamando que já está cansado de jogos de fantasia medival, de zumbis, de restaurante ou de qualquer outra coisa que esteja vendendo no momento.


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    Comentários:

  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio20/07/17 21:43
    joaoclaudio » 20/07/17 21:43

    Ou pensei em um tema nacional, o jogo vai ser passar no século XVIII, época da exploração do ouro no Brasil. Os jogadores vão explorar o tabuleiro e começar assentamentos que serão a rota de saída do ouro. Aí o editor vira, e se ao invés do Brasil fosse um reino fictício, ao invés de ouro fosse um minério mágico. Sabe como é temos que pensar em um dia vender isso em Essen....

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  • Contatto
    64 mensagens MD
    avatar
    Contatto20/07/17 22:05
    Contatto » 20/07/17 22:05

    Pessoalmente considero tema e arte duas componentes de extrema relevância para qualquer jogo. Especialmente em um mercado ainda em franca ascensão onde todo e qualquer tipo de apelo que consiga atrair a atenção de novos jogadores é muito bem vindo.

    Neste prisma, e indo ao encontro da sua reflexão, é notório que o mercado brasileiro de desenvolvimento tenha chegado relativamente tarde para a festa, o que confere uma certa desconfiança do público nacional para como os nossos próprios produtos, especialmente, e talvez, por boa parte desses lançamentos estarem buscando trilhar os mesmos e "desgastados" caminhos já profundamente explorados por outros mercados e produtos detentores de uma maior credibilidade de partida, por assim dizer.

    Percebo, sim, que nos falta ousadia e coragem para encararmos essas questões e temas mais polêmicos. Talvez este pudesse ser um filão verdadeiramente genuíno e autêntico capaz de despertar essa nova curiosidade e chamar a atenção do brasileiro de fora do nicho para o produto brasileiro.

    Percebam que, se parássemos para avaliar o nosso consumidor majoritário, até pelo perfil e preço de boa parte dos jogos, perceberíamos que estamos diante de uma plateia mais madura. Por exemplo, vejo pouquíssimas chances de um pai (não gamer) deliberadamente dar de presente um "joguinho" de R$400,00 - 500,00 para seu filho (até porque a disponibilidade é bastante restrita em lojas físicas e a abrangência das lojas virtuais ainda é muito restrita às lojas especializadas). A maioria, portanto, irá considerar este um preço muito elevado quando se considera que os "grandes expoentes", War e Banco imobiliário, podem ser encontrados na casa dos R$100,00 e um Xbox One possa ser adquirido por um pouco mais. Da mesma forma, uma criança que vive de mesada, dificilmente será capaz de acompanhar lançamentos nessas faixas de valor. 

    Ora, quem é o nosso consumidor?

    Essa é uma reflexão no mínimo pertinente para que possamos discutir o porquê de ainda não termos uma abordagem hardcore no universo dos BGs modernos.

    3
  • BossM
    72 mensagens MD
    avatar
    BossM20/07/17 22:46
    BossM » 20/07/17 22:46

    Tem gente que gosta de jogo sobre a bíblia e deve ter quem gosta de jogo sobre motel o hobby é para todos.

    2
  • lyuhi
    442 mensagens MD
    avatar
    lyuhi20/07/17 23:32
    lyuhi » 20/07/17 23:32

    Acredito que o hobbie é para todos, e voce pode colocar o tema que bem entender em seu jogo, mas ao pensar se o seu jogo é para vender e alavancar sua editora ou só pra satisfazer sua realização pessoal que o tema entra... como no exemplo citado, poucos comprariam um jogo sobre um motel (apesar desse apresentado em exemplo até que ser bem tranquilo) devido ao que as pessoas vao pensar ao ver ele na mesa, enquanto um hotel no caribe é um hotel no caribe =].

    Não da pra dizer que somos apaticos a sociedade rsrs se você quer se incluir, deve trabalhar as ideias dela, olha o euphoria ai ensinando um pouquinho rsrs.

    1
  • Mestre Guerra
    441 mensagens MD
    avatar
    Mestre Guerra21/07/17 08:18
    Mestre Guerra » 21/07/17 08:18

    Um jogo Euro sobre administração de motel, penso eu que seria o nicho do nicho do nicho. Dificilmente veria mesa em um grupo de amigos, seria mais fácil entre namorados ou marido e mulher (e não há um mercado amplo de casais que jogam euro). Se houver ações/ texto/ imersão afim de provocar o erotismo, poderia até originar um certo constrangimento dependendo dos participantes. Pensando em um público tão restrito, seria bem difícil conseguir um preço que oferecesse custo benefício com componentes de qualidade.

    Acredito que essa proposta, por ser inovadora, precisaria ser lançada primeiro em versão Print & Play, para testar o mercado, mesmo que fosse uma versão simplificada/ beta.

    3
  • Roberto Rocha
    771 mensagens MD
    avatar
    Roberto Rocha21/07/17 08:54
    Roberto Rocha » 21/07/17 08:54

    Eu fico com a opinião do editor. Se o jogo pode ter outro tema, como um hotel, sem atrapalhar a mecânica, certamente é uma decisão comercial mais sábia.
    A menos que o jogo tenha em sua essência a necessidade de ser voltado para o público adulto (como o Codenames Deep Undercover), não vejo necessidade de usar esse tema.

    Veja que não é uma opinião puritana, longe disso. Só se deve entender que há lugares onde o erotismo chama público, como séries e filmes, e lugares onde ele afugenta público, como board games (na minha opinião).

    1
  • Alexandre Matte
    339 mensagens MD
    avatar
    Alexandre Matte21/07/17 09:39
    Alexandre Matte » 21/07/17 09:39

    joaoclaudio::Ou pensei em um tema nacional, o jogo vai ser passar no século XVIII, época da exploração do ouro no Brasil. Os jogadores vão explorar o tabuleiro e começar assentamentos que serão a rota de saída do ouro. Aí o editor vira, e se ao invés do Brasil fosse um reino fictício, ao invés de ouro fosse um minério mágico. Sabe como é temos que pensar em um dia vender isso em Essen....


    Pior que já joguei uma mesa de Space Cantina, onde o ganhador (não era nem eu nem o dono do jogo) ao terminar deu seu parecer:

    "-Gostei do jogo, mas acho que sendo o designer brasileiro, ele deveria explorar mais nossa cultura. Não vejo a brasilidade aqui... ao invés de universo nerd-geek-scifi, era melhor ele ter usado nosso folclore e coisas tipicas, e cada "raça" poderia ser referente a uma região diferente. De resto, achei bom."

    OU SEJA, tem muita gente que não aceita que um jogo brasileiro não tem o Saci!!! E dai se em Essen ninguém conheça a Cumadre Fulôzinha?

    0
  • Contatto
    64 mensagens MD
    avatar
    Contatto21/07/17 16:06
    Contatto » 21/07/17 16:06

    Mestre Guerra::Um jogo Euro sobre administração de motel, penso eu que seria o nicho do nicho do nicho. Dificilmente veria mesa em um grupo de amigos, seria mais fácil entre namorados ou marido e mulher (e não há um mercado amplo de casais que jogam euro). Se houver ações/ texto/ imersão afim de provocar o erotismo, poderia até originar um certo constrangimento dependendo dos participantes. Pensando em um público tão restrito, seria bem difícil conseguir um preço que oferecesse custo benefício com componentes de qualidade.

    Acredito que essa proposta, por ser inovadora, precisaria ser lançada primeiro em versão Print & Play, para testar o mercado, mesmo que fosse uma versão simplificada/ beta.

    Mas consideremos que esse tema não precise ser erótico ou sexual no sentido literal da palavra, mas ao invés disto utilizar-se de um tema como estes para lidar com a questão com humor e sem ser necessariamente agressivo àqueles mais sensíveis.
    Veja o Cards Against Humanity! É uma belo exemplo disto...

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor21/07/17 20:02
    professor » 21/07/17 20:02

    joaoclaudio::Ou pensei em um tema nacional, o jogo vai ser passar no século XVIII, época da exploração do ouro no Brasil. Os jogadores vão explorar o tabuleiro e começar assentamentos que serão a rota de saída do ouro. Aí o editor vira, e se ao invés do Brasil fosse um reino fictício, ao invés de ouro fosse um minério mágico. Sabe como é temos que pensar em um dia vender isso em Essen....



    Eu respeito muito o trabalho de um editor. Ele é o cara eu está antenado com as tendências e teoricamente sabe que tipo de produto é o mais adequado no momento. Quando ele propõe alguma modificação no jogo, seja lá qual for considero que sua preocupação é em tornar o jogo um produto melhor.

    Contrapartida, o foco sempre na tendência poda qualquer coisa que fuja do que é o padrão de aceitação. E é isso que vemos ano após ano, na indústria de brinquedos, de jogos eletrônico e agora estamos experimentando com os board/cardgames.E sinceramente? O jogo receber um premio, seja lá qual for não muda em nada minha experiência com ele.

    Contatto Esse ponto que você adicionou é bastante interessante pois remete ao acesso aos jogos. Estamos diante de muitos lançamentos sim, mas quem está tendo acesso a esses jogos? O que me desperta curiosidade não é o perfil desses consumidores, mas  o perfil de quem não é esse tipo de consumidor. Quando se fala em expandir o hobby eu sempre penso em um publico que não é o das comunidades especializadas ou que frequenta os eventos próprios do hobby. E é para esse público que eu penso que os autores nacionais deveriam olhar com mais atenção.

    Quer um exemplo de alguém que recentemente fez isso? A Arcano Games com seu Animesaga. Uma proposta ousada que tem uma chance muito grande de cair na graça do público otaku ainda que estes não passem desse jogo.  

    BossMO exemplo é apenas figurativo para "puxar assunto". O que eu quis enfatizar é a dicotomia entre bem comum entre uma ideia nova o padrão de aceitação do mercado. Mas temos a felicidade de haver jogos para todo tipo de gosto. Um problema que destaco é que os jogos eróticos ainda não se modernizaram e isso pode ser uma oportunidade para autores que desejam aproveitar esse nincho que é bem grande (sem trocadilhos).

    lyuhi Você tocou em um ponto que é bem interessante: por que poucos comprariam um jogo com esse tema? Já que supostamente o jogo em si não sofreria grandes alterações caso o tema fosse administrar um resort no caribe? Ao mesmo tempo fico impressionado com a quantidade de jogos baseado apenas em rolagem de dados e/ou trilha que lotam sites onde "jogos adultos" são oferecidos.     

    Roberto Rocha Vejo um conflito bem interessante aqui que se resume ao público alvo. O tema delineia o público. O que o tema não faz é garantir que um público consuma mais do que outro. Um jogo de administração de qualquer coisa para o público costumeiro pode não não impactar tanto quanto um jogo mais inteligente para um publico que está acostumado a jogos simplórios.

    Alexandre Matte Eu gostaria muito que os "nosso jogos" fossem pensados para "a nossa gente". Essa coisa de fazer jogos com os olhos em Essen, no mercado americano em minha opinião é desprezar o nosso próprio mercado. Aliás desde que os portugueses chegaram aqui estamos fazendo a mesma coisa: desejando a aceitação dos gringos como iguais. Quando americanos e europeus criam jogos eles não estão preocupados se aqui no Brasil nós conhecemos a história do vilarejo medieval onde aconteceu qualquer coisa que eles julgam ser interessante. 

     

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