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  2. Oficina de Jogos
  3. [PROJETO] 000: Karanvanserai

[PROJETO] 000: Karanvanserai

  • avatar
    professor10/08/16 16:40
    avatar
    professor
    10/08/16 16:40
    1120 mensagens MD

    Muito antes das  grandes navegações, as rotas comerciais por terra entre o ocidente e o oriente eram bastante agitadas. Karavanserai eram lugares onde comerciantes se encontravam para descansar antes de seguir viagem, para estabelecer acordos, negociar, encontrar a sorte ou a morte.


     https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/793/vfxv2f.jpg

    Ilustração base para a carta de mercador.


    O convite para participar da criação de um jogo sobre um grande mercado situado no oriente me causou certa empolgação. Quando difes me apresentou a ideia e as regras do jogo que ele havia idealizado eu realmente fiquei contente por ter diante de mim um jogo que considerei bastante interessante e ao mesmo tempo simples.



    Já disse em outros momentos que me interesso muito por jogos abstratos além do Karavanserai ter um tema  bem legal a meus olhos era mais um desses jogos abstratos que tem uma roupagem arbitrária. Então aceitei o desafio de fazer algumas ilustrações para o jogo, mesmo que não me considere a altura de fazer algo do tipo achei bacana a ideia de poder tentar.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/663/gdv8jb.png

    Matérias prima do jogo: algodão, orquídea, trigo, cana de açúcar, café e uva. 




    Este é um jogo econômico cujo objetivo é comprar recursos para transformá-los em mercadorias e vendê-las para ganhar mais dinheiro e comprar mais recursos e produzir mais ...  No final vence o jogador que melhor aproveitar as oportunidades decorrentes das oscilações de preço dos recursos de jogo e conciliar isso com a estratégia que definiu no início do jogo. 

     
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/824/zko2il.png

    O jogo conta com seleção de papeis, estas são algumas das cartas.



    Dentre as mecânicas utilizadas no jogo as mais marcantes são: Rolagem de Dados e Administração de Recursos, algo que costuma ser comum em jogos que se baseiam em gerenciamento de dados que possuam alguma inclinação para os euros mais tradicionais. Não, este não é um jogo euro (no sentido mais usual da palavra).


    Os testes até então realizados mostraram-no que o jogo tende a ter uma duração entre 60 e 90 minutos com 4 jogadores. Até 6 jogadores podem jogar com acréscimo de 20 minutos por jogador. Além disso o jogo tem funcionado bem com 2 jogadores e ainda conta co um modo solo. 

      


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/461/udr65j.png

    As seis profissões do jogo são estão relacionadas com os tipos de mercadorias que podem ser produzidas a partir dos recursos primários.



    Uma coisa que eu acho muito chata em jogos de "dice placement" é ver os dados congelados sendo movidos para lá e pra cá como se fossem marcadores de papelão cuja imagem é estática. Acho que a principal característica de um dado é a possibilidade de ser rolado, e rolado, e rolado outra vez ... Porém tenho visto uma completa aversão a essa mecânica que tantos adoram sob o pretexto de dar ao jogo um excesso de caos (sorte?) ao jogo. 


    Não sou nenhum expert ou profissional da área de criação e desenvolvimento de jogos, na verdade eu sou um ninguém e não tenho pretensão de ensinar a melhor maneira de utilizar um dado dentro de um jogo de dados. Mas menciono isso porque durante dois meses me debrucei sobre  esta problemática e mais uma vez me vi envolto de probabilidades baseadas em mecânica estatística para chegar algumas conclusões inúteis porém divertidas. 



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/871/43el1d.png

    O tabuleiro 1.1 do jogo. Atualmente o tabuleiro de jogo está em sua versão 1.4


    Quando propus ao difes algumas alterações no funcionamento do jogo acredito que ele tenha ficado meio preocupado. Minha proposta era mudar completamente a base do jogo e torná-lo algo menos cerebral e mais acessível ao público menos "gamer" mas sem abrir mão de ser um jogo desafiador até mesmo para um jogador mais experiente. Acho que ele me entendeu e me deu carta branca para deixar um pouco a arte do game de lado e dar uns pitacos no funcionamento do mesmo.



    Então agregamos ao jogo um tabuleiro que após ser modificado diversas vezes assumiu a forma da figura mostrada acima e que já foi totalmente otimizado e tornado mais funcional e leve visualmente. Conseguimos reduzir para cerca de 1/3 a quantidade de componentes físicos que o jogo requer e estamos buscando otimizando tudo para que o jogo seja completamente viável de ser distribuído via PnP.  


    Os quase 30 dados que o jogo utilizavam foram reduzidos para menos da metade e sim eles irão rolar a todo momento sem que sejam decisivamente frustante (espero) dentro da estratégia dos jogadores. Todos os componentes do jogo poderão ser adquiridos facilmente (caso você já não possua) em lojas como a ludeka. Tudo isso para tornar o jogo acessível.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/591/4mbrxh.png

    Tabuleiro v. 1.0


    Ressalto que todas as ilustrações apresentadas aqui são de caráter provisório e como tudo está sofrendo diversas vicissitudes acredito que muita coisa vai ficar bem diferente de como está hoje. A partir de agora iremos divulgando o andamento dese projeto a medida que ele for progredindo para outros estágios. Esperamos em breve ter um protótipo físico para correr os eventos Brasil a fora.  




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    Comentários:

  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro10/08/16 17:30
    butilheiro » 10/08/16 17:30

    Gostei muito da proposta. Sei que o @difes tá com vários projetos engatilhados e ver essa parceria aí funcionando é bem bacana. O projeto parece promissor. Gosto de dice placements com a mesma restrição que a sua, @professor. Creio que o Euphoria lidou muito bem com isso e é, pra mim, o melhor dice placement de todos no momento.

    Vou ficar de olho no projeto.

    5
  • difes
    295 mensagens MD
    avatar
    difes10/08/16 19:57
    difes » 10/08/16 19:57

    Opa butilheiro estamos progredindo...E ai yscalybur,Findreans,Filosofo_R,Thorin Black,norDicoBR o que me dizem

    4
  • Jogando Solo
    223 mensagens MD
    avatar
    Jogando Solo10/08/16 20:43
    Jogando Solo » 10/08/16 20:43

    Gostei da proposta, parabéns. E apoio o modo solo que poucos jogos tem em sua base.

    4
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL10/08/16 21:28
    E2EK1EL » 10/08/16 21:28

    Muito bom

    2
  • Filosofo_R
    383 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R10/08/16 21:39
    Filosofo_R » 10/08/16 21:39

    Maravilhosa a proposta, o tema e a maneira como estão conseguindo implementá-la. Sobre o exposto, vou fazer algumas observações:

    1) Acredito que vocês devam fixar para um máximo de 5 jogadores, de maneira que o tempo de jogo não fique extremamente longo e haja muita AP (acreditem, existem muitos jogadores que tem como característica AP elevado). Num jogo com mesa cheia pode ficar entediante, sobretudo para os jogadores que pensam e jogam rápido, levarem uma eternidade até chegar sua vez novamente. Falo isso por experiência própria, já participei de mesas de jogos assim: Fazia minha jogada em segundos e esperava às vezes longos minutos até a vez voltar pra mim.

    2) Concordo plenamente com a ideia de rolar e re-rolar os dados múltiplas vezes, mesmo se tratando de um dice placement. Já existem muitos dice placement sem sangue no mercado, que você usa os dados como tokens, sem fator algum de imprevisibilidade. A ideia de re-rolar pode trazer um "caos" saudável para o jogo, impondo um ritmo de imprevisibilidade à partida e tornando as coisas mais interessantes.

    3) Adorei os recursos pouco convencionais nos jogos, como orquídeas e algodão. Mais um ponto pra vocês.

    4) Reduzir o número de componentes é muito positivo tanto se pensando em uma versão PNP como em algo mais comercial a ser produzido por uma editora e comercializado em uma escala maior.

    5) Não sei como são as fases e ações dos jogadores, mas deve-se fazer um esforço no sentido de deixá-las fluidas e intuitivas e, se isso estiver bem claro na iconografia do tabuleiro, melhor ainda. Lembre-se que em grandes sucessos, gostaria de citar aqui o Stone Age, o Viagens de Marco Polo, Cuba, etc, a iconografia é perfeita. Basta passar os olhos pelo o tabuleiro e tudo está lá, lindo, impresso e fácil de compreender, sem necessidade de recorrer a player aids, fichas ou tabelas de referência, etc.

    6) Acreditem, vocês tem em mãos algo muito bom e que pode ser muito bem aceito pelo público.

    Parabéns! Sucesso!

    3
  • norDicoBR
    714 mensagens MD
    avatar
    norDicoBR10/08/16 22:18
    norDicoBR » 10/08/16 22:18

    Existem tabuleiros individuais ou apenas o central?

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor10/08/16 22:58
    professor » 10/08/16 22:58

    norDicoBR::Existem tabuleiros individuais ou apenas o central?

    Houveram dois momentos no projeto em que consideramos a ideia de ter um tabuleiro individual para para os jogadores.

    1) A quantidade de recursos que o jogador manipulava era muito grande e o tabuleiro individual surgia como uma alternativa para contabilizar esses recursos. Essa necessidade meio que desapareceu quando enxugamos um pouco a economia do jogo e balanceamos a aquisição e venda de recursos por parte dos jogadores.

    2) Teve uma ocasião em que a disputa por determinadas regiões do tabuleiro era muito intensa e os jogadores que realizavam seus turnos primeiro, levavam bastante vantagem em relação aos demais. Ao tabuleiro individual cabia de alguma forma compensar isso dando oportunidade aos jogadores de realizar ações que fossem especificas e exclusivas de seu tabuleiro.  Isso foi contornado quando modificamos a maneira com a qual a ordem dos turnos era estabelecida.

    Hoje o tabuleiro está bem enxuto. Eu diria apropriado para uma distribuição digital. A versão atual está bem mais "clean" que imagem apresentada no post. E digamos assim: ele está mais intuitivo e didático.  Acredito que em breve a gente deve trazer mais informações sobre isso.

    Filosofo_R obrigado pelos comentários. Estão todos registrados aqui. O números e jogadores ideal é 4. Passar desse número inevitavelmente eleva o downtime. Mas o jogo se comporta bem  com 6 pessoas. Nosso foco por enquanto é deixar tudo redondinho pra 4 jogadores e depois disso "de repente" tentar balizar as peculiaridades de uma partida com mais jogadores.


    Muito obrigado a todos por prestigiar essa nossa empreitada.

    3
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur11/08/16 07:50
    yscalybur » 11/08/16 07:50

    Me apaixonei pela arte, não mudaria nada não.
    Quase chorei quando mencionou um modo solo, ja que eu não tenho caminhão de amigos pra jogar todo dia.
    Eu curto boa quantidade de componentes, mas entendo que inviabiliza o custo.

    O único medo que tenho, é os brasileiros colocar o preconceito na frente do conteúdo, por alem de ser algo nacional, ser feito por pessoas que não estão dentro de um estúdio. Se esse jogo tivesse sido anunciado por alguma empresa da europa, alguns brasileiros ja estavam se masturbando aqui.

    A gente pode até depois, analisar a confecção de protótipos.


    1
  • Filosofo_R
    383 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R11/08/16 08:06
    Filosofo_R » 11/08/16 08:06

    yscalybur::Me apaixonei pela arte, não mudaria nada não.
    Quase chorei quando mencionou um modo solo, ja que eu não tenho caminhão de amigos pra jogar todo dia.
    Eu curto boa quantidade de componentes, mas entendo que inviabiliza o custo.

    O único medo que tenho, é os brasileiros colocar o preconceito na frente do conteúdo, por alem de ser algo nacional, ser feito por pessoas que não estão dentro de um estúdio. Se esse jogo tivesse sido anunciado por alguma empresa da europa, alguns brasileiros ja estavam se masturbando aqui.

    A gente pode até depois, analisar a confecção de protótipos.



    Concordo plenamente, se o simples projeto tivesse sido anunciado por qualquer editora, fosse da Europa ou nacional, já teríamos muita gente balançando a cauda e pedindo pra ir "pegar a bola", rsrsrs. Será um grande desafio produzir isso de forma independente. Mas, estou curioso de como tudo isso vai sair. Vou acompanhar o tópico. Sucesso na empreitada, que será longa e árdua, mas, muito provavelmente, recompensadora.

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