Muito antes das grandes navegações, as rotas comerciais por terra entre o ocidente e o oriente eram bastante agitadas. Karavanserai eram lugares onde comerciantes se encontravam para descansar antes de seguir viagem, para estabelecer acordos, negociar, encontrar a sorte ou a morte.
Ilustração base para a carta de mercador.
O convite para participar da criação de um jogo sobre um grande mercado situado no oriente me causou certa empolgação. Quando
difes me apresentou a ideia e as regras do jogo que ele havia idealizado eu realmente fiquei contente por ter diante de mim um jogo que considerei bastante interessante e ao mesmo tempo simples.
Já disse em outros momentos que me interesso muito por jogos abstratos além do Karavanserai ter um tema bem legal a meus olhos era mais um desses jogos abstratos que tem uma roupagem arbitrária. Então aceitei o desafio de fazer algumas ilustrações para o jogo, mesmo que não me considere a altura de fazer algo do tipo achei bacana a ideia de poder tentar.
Matérias prima do jogo: algodão, orquídea, trigo, cana de açúcar, café e uva.
Este é um jogo econômico cujo objetivo é comprar recursos para transformá-los em mercadorias e vendê-las para ganhar mais dinheiro e comprar mais recursos e produzir mais ... No final vence o jogador que melhor aproveitar as oportunidades decorrentes das oscilações de preço dos recursos de jogo e conciliar isso com a estratégia que definiu no início do jogo.
O jogo conta com seleção de papeis, estas são algumas das cartas.
Dentre as mecânicas utilizadas no jogo as mais marcantes são: Rolagem de Dados e Administração de Recursos, algo que costuma ser comum em jogos que se baseiam em gerenciamento de dados que possuam alguma inclinação para os euros mais tradicionais. Não, este não é um jogo euro (no sentido mais usual da palavra).
Os testes até então realizados mostraram-no que o jogo tende a ter uma duração entre 60 e 90 minutos com 4 jogadores. Até 6 jogadores podem jogar com acréscimo de 20 minutos por jogador. Além disso o jogo tem funcionado bem com 2 jogadores e ainda conta co um modo solo.
As seis profissões do jogo são estão relacionadas com os tipos de mercadorias que podem ser produzidas a partir dos recursos primários.
Uma coisa que eu acho muito chata em jogos de "dice placement" é ver os dados congelados sendo movidos para lá e pra cá como se fossem marcadores de papelão cuja imagem é estática. Acho que a principal característica de um dado é a possibilidade de ser rolado, e rolado, e rolado outra vez ... Porém tenho visto uma completa aversão a essa mecânica que tantos adoram sob o pretexto de dar ao jogo um excesso de caos (sorte?) ao jogo.
Não sou nenhum expert ou profissional da área de criação e desenvolvimento de jogos, na verdade eu sou um ninguém e não tenho pretensão de ensinar a melhor maneira de utilizar um dado dentro de um jogo de dados. Mas menciono isso porque durante dois meses me debrucei sobre esta problemática e mais uma vez me vi envolto de probabilidades baseadas em mecânica estatística para chegar algumas conclusões inúteis porém divertidas.
O tabuleiro 1.1 do jogo. Atualmente o tabuleiro de jogo está em sua versão 1.4
Quando propus ao
difes algumas alterações no funcionamento do jogo acredito que ele tenha ficado meio preocupado. Minha proposta era mudar completamente a base do jogo e torná-lo algo menos cerebral e mais acessível ao público menos "gamer" mas sem abrir mão de ser um jogo desafiador até mesmo para um jogador mais experiente. Acho que ele me entendeu e me deu carta branca para deixar um pouco a arte do game de lado e dar uns pitacos no funcionamento do mesmo.
Então agregamos ao jogo um tabuleiro que após ser modificado diversas vezes assumiu a forma da figura mostrada acima e que já foi totalmente otimizado e tornado mais funcional e leve visualmente. Conseguimos reduzir para cerca de 1/3 a quantidade de componentes físicos que o jogo requer e estamos buscando otimizando tudo para que o jogo seja completamente viável de ser distribuído via PnP.
Os quase 30 dados que o jogo utilizavam foram reduzidos para menos da metade e sim eles irão rolar a todo momento sem que sejam decisivamente frustante (espero) dentro da estratégia dos jogadores. Todos os componentes do jogo poderão ser adquiridos facilmente (caso você já não possua) em lojas como a ludeka. Tudo isso para tornar o jogo acessível.
Tabuleiro v. 1.0
Ressalto que todas as ilustrações apresentadas aqui são de caráter provisório e como tudo está sofrendo diversas vicissitudes acredito que muita coisa vai ficar bem diferente de como está hoje. A partir de agora iremos divulgando o andamento dese projeto a medida que ele for progredindo para outros estágios. Esperamos em breve ter um protótipo físico para correr os eventos Brasil a fora.