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  2. Geral
  3. 003 - Projeto 3R. Reflexões e desenvolvimento.

003 - Projeto 3R. Reflexões e desenvolvimento.

  • avatar
    professor11/04/16 17:00
    avatar
    professor
    11/04/16 17:00
    1120 mensagens MD

    Gosto de jogos abstratos. Apesar de ter passado por muitas mudanças desde o dia em que foi rabiscado pela primeira vez o Projeto 3R preservou por muito tempo  suas principais características:


    • É um jogo de corrida por um trilha.


    • É um jogo de marcar pontos.


    • É um jogo de componentes simples.


    • É um jogo sem profundidade tática ou estratégica.


    • É um jogo de dados.



    É o tipo de jogo que eu não compraria se nunca tivesse jogado. Tenho uma aversão grande por jogos rasos. Prefiro passar oito horas jogando um único jogo e ter uma experiência épica por toda a vida do que jogar trinta partidas de um jogo que nem vou me lembrar dele na semana seguinte. A vida é curta demais para perder tempo com coisas sem importância.


    Comentei com uns meninos sobre o Projeto 3R em um outro colégio (lecionar em mais de um colégio é uma necessidade grande para mim). Eles que são adeptos do zombicide torceram o nariz para algo tão rudimentar. Mas a ideia de desenvolver um jogo analógico despertou interesse neles e então passamos a dedicar nossos encontros para discutir sobre isso ao invés de meramente jogar alguma coisa.


    No dia em que joguei pela primeira vez o Projeto 3R, ao chegar em casa escrevi as regras do jogo e me debrucei sobre o desafio de criar um tabuleiro nas dimensões de uma folha de papel no formato A4. Persegui esse formato durante todo o desenvolvimento, pois em minha mente ele viabilizaria a confecção de um jogo de baixo custo. Esse fator me obrigou a encarar a impossibilidade de criar uma trilha maior (a nossa pista de corrida) mas ao mesmo tempo me desafiou torná-la atraente e inteligente (no final acho que falhei nisso).



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/283/8kp757.jpg



    As tampinhas de garrafas no meu texto de regras foram substituídas por cubinhos de madeira, uma cor para cada jogador. Os dados permaneceram mas eu sentia uma frieza muito grande ao manipulá-los apesar de gostar do fato de representarem uma soma de números positivos e negativos.


    O material impresso empolgou os meninos do grupo original, com os quais concebi o Projeto 3R. Apesar do jogo continuar divertindo ele era muito lento e a trilha de pontos do tabuleiro não funcionava muito bem.  A regra de poder rejogar um dos dados ao custo de retornar 1 posição na trilha deu aos jogadores um pouco mais de controle sobre o fator sorte mas banalizou um pouco os resultados obtidos. Uma regra combinada "em cima da hora" era que um jogador no inicio da trilha não poderia rejogar o dado já que não poderia pagar o custo (voltar 1 casa na trilha).


    Nossas tampinhas plásticas de garrafa estavam em uma corrida mas permaneciam paradas em uma posição da trilha enquanto acumulávamos pontos para vencer o jogo (ou reduzir os nossos pontos negativos). A corrida que disputávamos não parecia acontecer no plano das 3 dimensões físicas e isso me fez pensar em associar um tema para o jogo: talvez pudéssemos associar com as 4 dimensões do espaço-tempo como teorizada por Eisntein.


    Em casa pensei em uma forma de diminuir a frieza dos dados e descrevi sua regra simplesmente como rolar os dois dados e subtrair o menor resultado do maior. Pronto. Sem menção aos números inteiros ou operações com positivos e negativos o jogo ficaria mais simples, mais fácil de entender e explicar. Em uma explicação posterior usei uma analogia que marcou definitivamente o projeto:


    Pense que o dado vermelho representa um numero de ratos e o dado branco representa grãos de milho. Cada rato obtido no dado vermelho come um milho obtido no dado branco. No final sobram ratos ou milhos. Os milhos te dão pontos e os ratos comem seus pontos!


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/076/zrrkxh.jpg

    Os dado "brasileiro" e "floresta negra"(apelidados carinhosamente por alunos).


    Peguei dois dados e pintei-os.  Verde e amarelo para o dado dos milhos. Marrom e vermelho para o dado dos ratos. Apesar de estarem longe de uma obra prima achei os dados bonitos demais para terem uma função tão rudimentar e passei a pensar em como poderia usá-los de uma forma mais inteligente. Claro que não consegui mas me veio em mente a possibilidade de que ratos e milhos fossem os "recursos" do Projeto 3R.


    As tampinhas de garrafa passaram a se mover apenas 1 área por turno. Mas os jogadores poderiam alocar na trilha cubos amarelos ou cubos marrons (ratos e milhos respectivamente). Ratos bloqueavam a passagem enquanto que os milhos faziam as tampinhas voarem até eles, conseguindo mover-se uma distância maior.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/196/6pkpia.jpg


    Os jogadores poderiam "estocar milho" ao invés de alocá-los mas os ratos deveriam ser alocados imediatamente ou comeriam pontos do jogador. Surgiu a ideia de fazer o jogo em acontecer em duas fases:


    1 ) Fase de obtenção / alocação de recursos.

    2 ) Fase de movimento.


    Na alocação de ratos ou milhos eles se neutralizariam obviamente: cada rato pega seu milho feliz e vai embora. Mas o que fazer quando as tampinhas de garrafa chegavam na mesma área da trilha que estava alocado o milho?


    De forma intuitiva o jogador poderia pegar o milho dali e descartar evitando que outros jogadores pudessem voar para alcançá-lo. Limitei o número de jogadores em uma mesma posição da trilha a 3.



    Não me lembro como mas a expressão de limpar os milhos de uma área passou a ser referenciada como "eu como esses milhos". Intuitivamente a ideia de usar dados no lugar das tampinhas de garrafa surgiu definitiva em minha mente: Os jogadores controlam galinhas que na verdade são dados e quando comem milho se tornam dados de valores mais altos!


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/176/83m1ao.jpg



    Desisti da ideia da Relatividade. Seria estranho ver galinhas movendo-se no espaço tempo, comendo milho enquanto distorciam a teia da realidade em uma corrida por uma folha de A4.


    A elegância do Quantum me mostrou um caminho por onde seguir: galinhas menores eram mais rápidas e as maiores eram mais pesadas porém poderiam botar ovos e se tornar mais leves! Ao invés de 1 única galinha o jogador deveria controlar 6 galinhas e levar ao menos 4 até o final da trilha.


    As principais diretrizes do Projeto 3R finalmente estavam definidas. Mas ainda faltava um toque de estratégia e então a ordem dos turnos passou a ser o próximo do ponto. Na Fase de Obtenção/Alocação de recursos os turnos aconteceriam em ordem inversa (o primeiro jogador seria o ultimo) enquanto que na Fase de Movimento os turnos aconteceriam normalmente (com o primeiro jogador jogando primeiro).


    Os testes que se seguiram mostraram um jogo travado, lento e de fritar o cérebro mas ainda com alguma pitada de sorte graças aos dois dados de recursos. O jogo simples de corrida se tornou em um verdadeiro quebra cabeça com mais de 2 horas de duração com 4 jogadores. Adorei o monstro que tínhamos criado mas o maior desafio estava por vir: lapidá-lo em busca da simplicidade inicial.




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    Comentários:

  • butilheiro
    2881 mensagens MD
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    butilheiro11/04/16 17:26
    butilheiro » 11/04/16 17:26

    No começo do texto eu já tinha feito a associação com Quantum. hahaha

    Demorei um pouco tentando entender a reação de ratos e milhos, e devo dizer que não fazia muito sentido. Ou deveriam ser ratos e queijos ou galinhas e milho. Mas aí veio a alteração da nomenclatura e a coisa ficou melhor. Porém, ainda tenho dificuldades de ver esses "recursos" dentro da mecânica de um jogo de corrida. Talvez um outro aspecto seja mais interessante, assim como foi feito em Quantum. Num exercício rápido de imaginação aqui pensei em matéria e antimatéria, sendo que uma anula a outra. Deixa o jogo um pouco mais "científico", já que o tema é algo que aparentemente é mais raso, visto que o jogo em sim é bem abstrato.

    Mas gosto da possibilidade de se montar estratégias numa corrida. Vejo um jogo com potencial se for bem explorado. Ainda mais dentro de um universo que aceita uma imensidade de temas, mecânicas e histórias como é esse do board game.

    0
  • difes
    295 mensagens MD
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    difes11/04/16 17:59
    difes » 11/04/16 17:59

    Fantastica sua professor até imagino um tabuleiro ambientando em uma fazenda verdejante e tal poderia também ser uma disputa entre pombos e galinhas(mais equilibrada),ou porcos e javalis(disputa igualitaria),nao se limite a apenas uma folha a4,um jogo que use ate 4 folhas no padrao a4 é facil de fazer e possibilita algo mais elaborado

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor11/04/16 18:13
    professor » 11/04/16 18:13

    butilheiro::No começo do texto eu já tinha feito a associação com Quantum. hahaha

    Demorei um pouco tentando entender a reação de ratos e milhos, e devo dizer que não fazia muito sentido. Ou deveriam ser ratos e queijos ou galinhas e milho. Mas aí veio a alteração da nomenclatura e a coisa ficou melhor. Porém, ainda tenho dificuldades de ver esses "recursos" dentro da mecânica de um jogo de corrida. Talvez um outro aspecto seja mais interessante, assim como foi feito em Quantum. Num exercício rápido de imaginação aqui pensei em matéria e antimatéria, sendo que uma anula a outra. Deixa o jogo um pouco mais "científico", já que o tema é algo que aparentemente é mais raso, visto que o jogo em sim é bem abstrato.

    Mas gosto da possibilidade de se montar estratégias numa corrida. Vejo um jogo com potencial se for bem explorado. Ainda mais dentro de um universo que aceita uma imensidade de temas, mecânicas e histórias como é esse do board game.

    Sobre as galinhas:
    Cada jogador tinha 3 ações. Poderia gastar 1 ação para mover 1 galinha um único espaço. 
    Quando você aloca 1 milho, a galinha pode voar até o milho com uma única ação. Suponha que o milho esteja alocado a 5 espaços de distância. Uma galinha 2 não poderia voar nesse milho mas uma galinha 1 poderia. 
           Galinhas 1 podem voar até 5 espaços desde que termine seu vôo em um espaço que contenha milho. 
           Galinhas 2 podem voar 4 espaços mas necessitam de 2 milhos para isso.

    Sobre os ratos:
    Digamos que você aloca 3 milhos. Eu poderia alocar 4 ratos no mesmo espaço que seus milhos. Sobrariam naquele espaço apenas 1 rato.
    Uma galinha não pode se mover para um espaço que contenha ratos. Também não pode se mover por um espaço que contenha ratos. Ou seja: ratos bloqueiam o caminho.
    Para remover os ratos seria preciso alocar milhos ali (1 para cada rato) ou mover o galo até os ratos (o galo espanta todos os ratos).


    A influência de Quantum:
    Eu sou fã de Quantum. O jogo é perfeito. Adoro temas espaciais. As influências são diretas. E tudo aconteceu bem natural no começo. 


    O tema do projeto 3R:
    Não está muito bem definido e quando optamos por falar de corrida de galinhas tudo começou a ganhar o tom de piada e descontração.  O que foi bom porque no começo o jogo tava muito cansativo e chato. Minha mãe mora em uma chácara em Campo Magro, onde ela cria galinhas e um dos grandes problemas que ela enfrenta são os ratos. Eles atacam o galinheiro para comer milho e ração. É comum em milharais haver muita cobra pois elas são atraídas por ratos que são atraídos por milho.
    O projeto está num estado bem diferente do relatado nesse tópico e estamos quase abandonando os ratos, mas por enquanto pensamos neles como uma "gangue" ou "sindicato" que rouba milho e levam para suas tocas.

    difes:: Fantastica sua professor até imagino um tabuleiro ambientando em uma fazenda verdejante e tal poderia também ser uma disputa entre pombos e galinhas(mais equilibrada),ou porcos e javalis(disputa igualitaria),nao se limite a apenas uma folha a4,um jogo que use ate 4 folhas no padrao a4 é facil de fazer e possibilita algo mais elaborado


    Pois é o ambiente do tabuleiro é realmente o de uma fazenda meio bucólica, talvez em uma época anterior à nossa. Hoje temos um substituto para os ratos, algo bem próximo de pombos mesmo. Ainda persigo o formato A4 já que o objetivo é deixar tudo em PnP mas o meu grupinho de aspirantes a designers é quem decidirá. Estamos quase em semana de provas e vamos dar um tempo no projeto que está condicionado às notas deles. Infelizmente, ou não, falhamos quanto ao limite de 1 folha de A4 mas isso é assunto pra outro tópico.

    1
  • difes
    295 mensagens MD
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    difes11/04/16 18:53
    difes » 11/04/16 18:53

    professor poderia ampliar os numeros de personagens para os demais animais da fazenda,como porcos,vacas,ovelhas e ect sendo que cada aninal possuirá uma habilidade asssimetrica sabe,e em vez da disputa pelo milho seria pela ração...Ganha o jogo aquele que chegar ao final da trilha mais saudavel uma relação entre comida(dado positivo) e energia(dado negativo)...Animais maiores por exemplo comem mais mas gastam mais energia e assim vai....

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor11/04/16 21:17
    professor » 11/04/16 21:17

    No ponto em que estamos, eliminamos de certa forma os dados positivos e negativos. Concluímos que foi uma ideia que em certo momento do projeto funcionou bem mas agora ele estava primário demais com o restante das mecânicas. Os ratos deram lugar a outras figuras e assumiram papel diferente.

    Acrescentar outros animais é uma sugestão boa. Vou levar isso pro pessoal e verificar a possibilidade. Apesar do tema não ser nossa prioridade acredito que um objetivo mais amplo seja deixar ele o mais legal possível e com isso todas dicas são bem vindas. Obrigado..

    0
  • difes
    295 mensagens MD
    avatar
    difes12/04/16 21:28
    difes » 12/04/16 21:28

    Uma ultima sugestão professor para o nome do jogo: Farm Runners...sei la mas achei a sonoridade legal e acredito que reflita bem o espirito do jogo...rsrsrsr

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor12/04/16 21:52
    professor » 12/04/16 21:52

    difes::Uma ultima sugestão professor para o nome do jogo: Farm Runners...sei la mas achei a sonoridade legal e acredito que reflita bem o espirito do jogo...rsrsrsr

    Sinceramente? Gostei.

    1
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003 - Projeto 3R. Reflexões e desenvolvimento.
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