Prof, achei muito legal seu texto.
Só achei ele, em alguns aspectos, unilateral (um dos pontos que inclusive o texto critica).
A sentença "Parace haver alguma recompensa na comunidade para quem fala mal de..." deixou de fora as pessoas que falam mal de jogos modernos, consagrados, e que também buscam "alguma recompensa" com esta atitude. Buscam?!
"Falar mal" de algum jogo é sim uma crítica, mas é um posicionamento que busca "alguma recompensa"? Se sim, deve ser sim pros dois casos (pros clássicos, e pros modernos). Se não, tbm pode (ou deve) ser não pros dois.
Nesses casos eu sempre uso o exemplo da Malhação (sim, a novelinha
).
Eu não gosto de Malhação. A última novela que eu assisti foi Vamp (dá-lhe Matosão!). Mas Malhação existe a mais tempo do que a minha filha e o meu casamento, fazendo sucesso e gerando receita pra maior empresa de comunicação do nosso país, e lançando vários "talentos". Quer dizer que é bom? Não sei, "bom" depende de gosto. Quer dizer que deveria ser respeitado? Acho que sim.
Ou o que dizer do Ivan Lins, ou do Paulo Coelho? Dois artistas com projeção mundial, um músico absurdamente respeitado no exterior, outro escritor consagrado, o cara mais lido do mundo. Os caras deveriam ser respeitados? Claro, sem dúvida. Mas eu posso não gostar, e pro meu gosto achar um lixo pueril!? Claro que posso!!! Pro meu gosto... mas vejo que os caras devem ser respeitados.
E isso quer dizer que eu busco aceitação em algum grupo? Não, não quer dizer. Pode querer dizer pra algumas pessoas. Ou não.
O @Victor adora Race for the Galaxy. Eu odeio navezinhas. E se alguém considerasse que eu "faço parte do mesmo grupo do Victor" por algum outro bom motivo, eu me sentiria honrado, pq acho o cara mestre. O @Sven escreve bem pacas, eu não tenho saco pra escrever bem. Mas se alguém me considerasse do mesmo grupo que ele.... putz, show! Tem noção, é o Sven!
Pra mim, a beleza de uma comunidade tá no discordar. Tá no sentir. No ter opinião. No compartilhar. É daí que sai a riqueza do relacionamento humano... da diferença.
Sabe quando eu acho que começa a ficar feio? Quando a crítica deixa de ser à opinião e passa a ser à pessoa. É no eu dizer que o mesmo cara que adora Race for the Galaxy é um lunático, pq "onde já se viu gostar de navezinha!?", ou quando os caras comentam "essa galera que gosta de jogos de casinha" se referindo aos adoradores de Agrícolas e Cavernas, etc (acho que meu ponto ficou claro). Isso é feio! Típico das pessoas que acham que estão nessa jornada maluca que é a vida pra ensinar, e não pra aprender. E que no fim vão perder o grande barato de viver e se relacionar: descobrir.
Bom, já divaguei bastante, até perder a paciência. Minha mensagem é aquele clichezão que pouca gente consegue colocar em prática: "viva a diversidade!".
Enjoy the ride!