Pode me chamar para jogar Cleopatra!
Realmente o jogo é belíssimo! Só não tenho $$ pra comprar!
Eu estou boquiaberto com a capacidade de resumo de regras do casal gambiarra! Parabéns! Muito muito bom!
JoseRMendes dizer que não é ninguém... Brincadeira, né? Sem falar no designer profissional com todos os méritos. É um cara que ouve, absorve e considera muito o que os outros dizem. Muito do sucesso do Brazil tem muito a ver com a personalidade dele e de como ele conseguiu criar uma comunidade ao redor do jogo. Tem todo meu respeito. Não sei se isso tudo é natural da pessoa ou se ele andou lendo o livro do Jamey Stegmaier (A Crowdfunder’s Strategy Guide: Build a Better Business by Building Community).

Sobre a questão do combate, tem um post muito interessante do Ricardo Magana que vale muito a pena a leitura: https://www.ludopedia.com.br/topico/55820/vantagens-no-combate-opinioes?id_post=391785#id_post_391785
O jogo também tem um Faq: https://www.ludopedia.com.br/topico/55199/brazil-imperial-faq-pt-br E vi que você entendeu que só pode virar de um lado para outro mais valioso e isso não está correto, tanto que tem uma pergunta que pode te ajudar:
FAQ do Brazil Imperial::P. Como exatamente devemos contar as “três primeiras construções” de Dom Manuel I, Dona Isabel I de Castela e Maurício de Nassau? Por exemplo, se Dom Manuel I construir uma serraria, reformá-la para uma feitoria e depois reformá-la para uma serraria, isso conta como sua segunda serraria?
Eu sei que você não é muito das House Rules mas tem também uma do próprio Zé que valoriza o combate aqui:
https://www.ludopedia.com.br/topico/55221/combates-pouco-relevantes-e-house-rules?id_post=389471#id_post_389471
E tem um ajuste mais euro com o relato da partida aqui:
https://www.ludopedia.com.br/topico/55221/combates-pouco-relevantes-e-house-rules?id_post=389696#id_post_389696
Pois é. Tem muita coisa do Brazil aqui na Ludopedia.
E eu curti muito a informação sobre o Z do Brasil! Como sempre, ótimo cast!