Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Brazil: Imperial
  4. Brazil: Imperial - FAQ PT-BR

Brazil: Imperial - FAQ PT-BR

Brazil: Imperial
  • avatar
    tuliobarros04/01/22 18:15
    avatar
    tuliobarros
    04/01/22 18:15
    1735 mensagens MD

    Oi,
    Esse FAQ é derivado da iniciativa do Antoine Prono (tradutor francês) e do Zé Mendes (designer do jogo), a partir das várias perguntas feitas no BGG e em outros fóruns.

    Ele será atualizado regularmente e por isso não recomendo imprimi-lo por agora. Espero manter ainda mais atualizado que o post que deu origem e traduzi.

    Brazil Imperial - FAQ PT-BR 1.0
    Todas as respostas foram checadas por Zé Mendes, designer do jogo.
    Última atualização: 2 de fevereiro de 2022.


    Arco Convocar
    P. Com Dom Afonso Henriques ou Napoleão, posso usar a ação Convocar para ganhar uma Carta de Combate e depois gastá-la como qualquer recurso (ou como ouro) para pagar o custo de convocação de uma unidade?
    R. Não, você não pode - isso seria usar um bônus de ação para realizar a ação que precisamente concede esse bônus. No entanto, você pode comprar uma Carta de Combate e usá-la no futuro.


    Arco Quadro
    P. Alguns Quadros não custam nada. É assim mesmo?
    R. Sim. Você ainda precisa da Ação de Quadro para obtê-los.


    Arco Construir
    P. Depois que essa ação for aprimorada, posso usar quaisquer recursos como qualquer outro ou apenas um?
    R. Você simplesmente ignora os requisitos do tipo de recurso para construção. Você precisa gastar X recursos, independentemente do tipo, e sim, eles podem ser todos diferentes.

    P. Na página 10 do manual, são indicados os espaços disponíveis para construir sem unidades militares de outros jogadores. Posso construir em um local ocupado por unidade militar inimiga?
    R. Não.


    Arco Reformar
    P.Posso reformar uma construção que possui recursos ou elementos sobre ela se eu não quiser virá-la, mas apenas usar sua produção?
    R. Não.


    Arco Mercado
    P. Como o ouro pode ser usado como qualquer recurso, posso trocar 2 ouros (em vez de 2 algodões ou 2 cafés) por 2 Cartas de Ouro + 1 ouro?
    R. Não. No Mercado, você deve trocar os recursos específicos necessários (aqui, 2 algodões, 2 cafés ou um de cada, por 2 ouros + 1 Carta de Ouro).


    Bônus do Porto / Mercado
    P. Por quanto tempo este bônus está ativo (+2 Defesa / +1 Ataque)?
    R. O bônus está ativo para todas as suas unidades enquanto o seu Brasão da Era Atual estiver no local do bônus.


    Ação extra
    P. Se eu comprar uma Carta de Ouro que me conceda uma ação extra, posso jogá-la imediatamente? Existe um limite para o número de ações extras em um turno?
    R. Você pode jogar uma Carta de Ouro assim que ganhá-la. Não há limite para o número de ações extras em um turno, mas você não pode ter mais do que 3 Cartas de Ouro em sua mão.


    Construções
    P. Qual é o custo de uma Serraria? O livro de regras diz 1 cana-de-Açúcar. Os tabuleiros dos jogadores dizem 1 cana OU 1 café.
    R. Os tabuleiros dos jogadores estão corretos. 1 cana ou 1 café.

    P. É possível construir uma Igreja, Academia (construções da Era III) ou uma Cidade, sobre uma construção das Eras I ou II?
    R. Sim.

    P. Caso se construa sobre construções das Eras I ou II, as peças são removidas do mapa e seus PV são perdidos? E, se houver recursos, são descartados?
    R. Exato.

    P. Após adquirir o Quadro Rebouças, que tem o efeito de diminuir o custo de construção ao construir, ou seja, pagar - 1 ouro ou - 1 recurso do custo normal, a Plantação, que custa 1 ouro, sairia de graça?
    R. Sim.


    Movimento
    P. Eu tenho um movimento livre + um movimento extra. Posso escolher a ordem em que os uso?
    R. Sim. A fase de ação deve ser concluída primeiro. Na fase de movimentação, você pode escolher a ordem dos movimentos.

    P. Posso usar um movimento livre para uma unidade + um movimento extra para outra unidade?
    R. Sim.

    P. O movimento extra do arco reformar diz "O jogador ganha 1 Movimento sobre um espaço adjacente na borda do mapa, ou para entrar ou sair de um espaço de água." É possível usar esse movimento para "navegar" ou "margear" as bordas do mapa?
    R. Sim. Com esse movimento, o jogador pode: mover para um terreno de borda; mover de um terreno de borda para outro terreno de borda; ou para um espaço de água. Também pode mover de um espaço de água para qualquer espaço adjacente.
    Note: o terreno de borda é aquele que faz limite com um espaço de água ou delimita a área do tabuleiro central.


    Combate
    P. Posso atacar duas vezes no mesmo turno: uma vez com meu movimento livre e a segunda vez com meu movimento extra (ou vice-versa)?
    R. Sim.

    P. Qual é o valor de combate de uma construção ou cidade indefesa?
    R. Regra de ouro: O valor de combate de qualquer peça é seu valor de PV atual. Por padrão, é o valor impresso na peça. Uma fazenda indefesa, por exemplo, tem um valor de combate de 2.
    Nota: algumas habilidades, quadros ou palácios do Monarca aumentam este valor.
    * Por exemplo, as três primeiras feitorias de Dona Isabel I de Castela e os três primeiros canaviais de Maurício de Nassau valem 3 PV, o que significa uma força de combate de 3. As três primeiras serrarias de Dom Manuel I valem 2 PV, o que significa uma força de combate de 2.
    * Quadros que aumentam o valor de uma construção em PV também aumentam sua força de combate.
    * Palácios III e IV aumentam o valor de suas Casas de Fundição e Plantações. Isso significa que sua força de combate também aumenta em 1.

    P. Se eu atacar a partir de uma construção ou de uma cidade com um Granadeiro ou um Canhão, devo adicionar o valor da construção ou da cidade à minha Força de Combate?
    R. Sim, exceto se for uma construção ou cidade dominada.

    P. Se um jogador já dominou uma construção ou cidade e quiser expandir a dominação para uma construção vizinha a partir de um ataque à distância (com um canhão ou granadeiro, por exemplo) ou um jogador quer reconquistar uma construção ou cidade dominada, a FC da construção ou cidade dominada conta para alguma dessas situações de combate? E se for um terceiro adversário, contaria?
    R. Não, a regra é a mesma para todos os casos: construções ou cidades dominadas não somam FC para ataque ou defesa.

    P. Como devo resolver uma batalha iniciada num espaço com unidades corpo-a-corpo (Arqueiro, Templário, Cavalaria, Monarca etc.) e unidades de ataque à distância (Granadeiro, Canhão)?
    R. Você pode iniciar uma batalha com um ataque corpo-a-corpo ou com um ataque à distância. Se você realizar um ataque à distância, some todos os valores de combate de suas unidades (incluindo unidades corpo-a-corpo) para saber sua Força de Combate Total. Se você estiver numa construção ou cidade do seu império, não se esqueça de adicionar o valor da construção ou cidade a sua FC total. Observe que você precisa usar seu movimento livre para executar um ataque à distância.

    P. Posso reformar uma construção inimiga que ocupo com minhas unidades?
    R. Não. Você pode usar os recursos armazenados nela, mas não pode gerar novos recursos.

    P. Posso atacar um oponente que está em uma peça Bandeira e depois a própria Bandeira, no mesmo turno?
    R. Não, EXCETO se você usar o movimento extra correspondente para atacar seu oponente, então o movimento livre para atacar a Bandeira.

    P. Uma peça de Bandeira é revelada por um jogador e não foi reivindicado o bônus. Então, outro jogador move para o mesmo espaço. O que acontece primeiro: a) o atacante testa a FC para pegar o bônus da bandeira ou b) o combate entre os jogadores?
    R. O combate é disparado imediatamente após o movimento. Depois que o combate é resolvido e de acordo com o arco de ação selecionado, o jogador pode mover uma segunda unidade e testar a FC para reivindicar o bônus das Bandeira.
    Nota: há unidades militares que podem levar outras unidades com o seu movimento.

    P. É possível fazer dois movimentos antes do combate iniciar?
    R. Não. O combate deve ser resolvido imediatamente após o primeiro movimento.
    Nota: há unidades militares que podem levar outras unidades com o seu movimento.


    Monarcas
    P. Como exatamente devemos contar as “três primeiras construções” de Dom Manuel I, Dona Isabel I de Castela e Maurício de Nassau? Por exemplo, se Dom Manuel I construir uma serraria, reformá-la para uma feitoria e depois reformá-la para uma serraria, isso conta como sua segunda serraria?
    R. Não. Você deve considerar que o bônus se aplica às 3 primeiras peças deste tipo de construção. Além disso, o bônus se aplica permanentemente a essas 3 peças. A primeira serraria de Dom Manuel I produz 2 madeiras + 1 ouro na construção. Se ele reformar para uma feitoria, depois reformar de volta para uma serraria, a serraria produzirá novamente 2 madeiras + 1 ouro e assim por diante. No entanto, você deve tentar construir várias serrarias, porque cada uma delas valerá 2 PV no final do jogo, em vez de renovar a mesma serraria indefinidamente.
    Dica: coloque 3 marcadores (por exemplo, os marcadores +1) em seu Monarca no início do jogo. Cada vez que você construir a construção associada ao seu Monarca, mova 1 marcador do seu Monarca para esta construção. Isso permitirá que você acompanhe suas 3 primeiras construções / peças - e também pode ajudá-lo a se lembrar de seu valor de +1 PV e FC.


    Palácios
    P. Tenho que construir os palácios em ordem?
    R. Não. Você deve observar as restrições de colocação.

    P. Como os Palácios III e IV aumentam o valor de minhas Casas de Fundição e Plantações, isso significa que seu valor de combate também aumenta?
    R. Sim.

    P. Como o Palácio VI aumenta o valor de minhas unidades, isso significa que seu valor de combate também aumenta em 1?
    R. Não. A estrela dourada no ícone indica que este efeito se aplica apenas ao final do jogo.

    P. A construção que tenha um palácio deixa de produzir?
    R. Não. Você pode usar a ação de reformar para produzir, mas não poderá virar a face da peça. A construção produzirá normalmente.

    P. Meu oponente construiu um palácio que lhe dá +1 PV por cada construção de um certo tipo, ao terminar o jogo, minha unidade militar está dominando uma dessas construções. Eu recebo o bônus daquele palácio?
    R. Não. Os palácios somam pontos apenas para quem os construiu.


    Missões
    P. Não consigo mais completar minha missão Era I (por exemplo, porque não consigo acessar os terrenos necessários). Ainda posso completar minhas missões Era II ou III?
    R. Sim.

    P. Acabo de completar os três objetivos da Era III, mas ainda há jogadores para completar a rodada. Ao terminar a rodada, um dos meus objetivos (possuir 4 unidades militares no mapa, por exemplo) é desfeito por um jogador. Nesse caso, o jogo continua e até que alguém complete os três objetivos da Era III?
    R. Não. Ao revelar a carta da Era III, foi disparado o fim do jogo, cada jogador contará apenas os PV que conseguiu cumprir. Os objetivos da Era III contam separadamente.

    P. Posso completar várias missões de uma vez?
    R. Sim.


    Cartas de Ouro e Cartas de Combate
    P. As Cartas de Ouro são informações públicas ou secretas?
    R. Você deve manter suas Cartas de Ouro em segredo.

    P. As Cartas de Ouro do tipo Agrícola, Catedral e Comércio dão pontos de vitória no caso de empatar com outro jogador no maior número de construções do tipo exigido?
    R. Para ganhar o bônus, é necessário que seja o jogador com o maior número destas construções. Se tiver o mesmo número que outro jogador, é apenas um empate.

    P. Cartas de Ouro podem ser usadas imediatamente após sua aquisição?
    R. Você pode jogar uma Carta de Ouro assim que ganhá-la.


    Peças de Exploração
    P. Como devo resolver um combate contra Bandeiras?
    R. Quando você descobre ou anda em uma peça de Bandeira, você pode resolver imediatamente uma batalha com a(s) unidade(s) exploradora(s). A Força de Combate da Bandeira está impressa nos louros. Se a sua própria FC for igual ou superior, você reivindica a peça e sua recompensa. A recompensa está impressa na parte inferior da peça - você NÃO pontua a FC da Bandeira como Pontos de Vitória! Se você perder a batalha, nada acontece.

    P. Ao revelar a peça Quilombo, o jogador pega qualquer carta a sua escolha ou ele escolhe uma Era e pega uma carta aleatoriamente?
    R. Escolhe a Era e pega a carta aleatoriamente.

    P. O manual informa que as peças de exploração contam como campo para construção. Nas peças Minas Gerais e Cultura há um símbolo mostrando os 3 tipos de terrenos, porém apenas na descrição da peça Minas Gerais lê-se "Terreno: qualquer terreno". Na peça de Cultura, só posso construir algo do tipo campo?
    R. As peças Minas Gerais e Cultura, após reveladas, funcionam como qualquer terreno.

    P. Após reveladas, as peças de exploração ainda contam como campo para construção?
    R. Não. Peças de exploração reveladas deixam de funcionar como um terreno de campo. Exceto se houver o símbolo da ação de construção, como em Minas Gerais e Cultura, com a indicação dos terrenos para construção.


    Fim do jogo e pontuação
    P. Como o jogo termina exatamente?
    R. Assim que um jogador acionar o final do jogo, complete a rodada de forma que todos os jogadores tenham jogado o mesmo número de rodadas. Em um jogo para 4 jogadores, por exemplo, se o terceiro jogador anunciar que completou sua missão Era III, o quarto jogador joga sua vez e o jogo termina. Se o quarto jogador anunciar que completou sua missão Era III, o jogo termina imediatamente após sua vez.

    P. Eu ainda ganho PV por minhas unidades derrotadas?
    R. Sim. Uma vez recrutada, uma unidade concederá PV, não importa o que aconteça. Quando uma unidade é derrotada, coloque-a de volta no tabuleiro do jogador, mas não cubra seu valor de PV.

    P. Se eu tiver um palácio III ou IV (PV de bônus para Casas de Fundição ou Plantações), recebo o bônus de Casas de Fundição ou Plantações dominadas por minhas unidades?
    R. Não. Você ganha um bônus de VP para suas próprias Casas de Fundição ou Plantações, desde que ainda as controle, e não daquelas que você domina. Note que você também recebe um bônus de FC ao defender suas próprias Casas de Fundição e Plantações.


    Diversos
    P. Os Brasões das Eras I e II concedem um bônus quando virados (exploração e carta de combate). Quando esse bônus ocorre?
    R. Durante a fase de movimento (e não durante a fase de ação).

    P. Posso ter temporariamente mais de 5 recursos no meu tabuleiro de jogador ou de 3 Cartas de Ouro / Combate em mãos?
    R. Sim, é permitido, mas você precisa descartar os recursos ou cartas excedentes imediatamente.

    P. Posso considerar todos os custos e lucros ao fazer uma ação? Algumas ações geram mais recursos do que no início da ação, como nas trocas do Arco do Mercado, nas construções com o Quadro Mauá, ou nos bônus das ações dos Monarcas como Dom Afonso, Napoleão ou Dom Pedro I.
    R. Não. Ao realizar uma ação você deve efetuar todos os pagamentos antes de usufruir dos resultados da ação. Isso seria usar um bônus de ação para realizar a ação que precisamente concede esse bônus.

    33
    0
    47
  • Compre agora o jogo Brazil: Imperial na LUDOSTORE
    R$ 361,89 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • educroiss
    413 mensagens MD
    avatar
    educroiss04/01/22 19:08
    educroiss » 04/01/22 19:08

    Ótimo trabalho amigo! Posso dar uma sugestão? Que tal inserir os diversos tópicos com duvidas já respondidas pelo Zé aqui da ludo nesse FAQ?

    0
  • JoseRMendes
    342 mensagens MD
    avatar
    JoseRMendes04/01/22 21:42
    JoseRMendes » 04/01/22 21:42

    Sensacional @tuliobarros!!
    Obrigado pelo excelente trabalho de revisão textual e tradução! Vc é 100%!!!!

    4
  • tuliobarros
    1735 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros05/01/22 01:41
    tuliobarros » 05/01/22 01:41

    educroiss::Ótimo trabalho amigo! Posso dar uma sugestão? Que tal inserir os diversos tópicos com duvidas já respondidas pelo Zé aqui da ludo nesse FAQ?

    A ideia é essa. Esse é um documento vivo. Fiz uma pesquisa pelas respostas do Zé por aqui e consolidei em algumas perguntas. Se você achar alguma que escapou e que seja pertinente colocar, por favor, avise.


    JoseRMendes::Sensacional @tuliobarros!!
    Obrigado pelo excelente trabalho de revisão textual e tradução! Vc é 100%!!!!

    Obrigado! Certamente meu trabalho foi menor do que o seu! :D

    6
  • tpcordeiro
    1750 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro05/01/22 13:42
    tpcordeiro » 05/01/22 13:42

    Obrigado tulio, parabéns pela contribuição, ótimo trabalho!

    tuliobarros::P. Se um jogador já dominou uma construção ou cidade e quiser expandir a dominação para uma construção vizinha a partir de um ataque à distância (com um canhão ou granadeiro, por exemplo) ou um jogador quer reconquistar uma construção ou cidade dominada, a FC da construção ou cidade dominada conta para alguma dessas situações de combate? E se for um terceiro adversário, contaria?
    R. Não, a regra é a mesma para todos os casos: construções ou cidades dominadas não somam FC para ataque ou defesa.

     
    Onde está essa pergunta no FAQ original do BGG? Não encontrei, e não concordo muito com ela...
    Sobre combates com construções ou cidades dominadas, o manual diz apenas:
    "A Força de Combate de uma Construção Dominada não contará para nenhum dos jogadores caso o dono original queira a reconquistar em um combate sobre a mesma."
    Ou seja, minha interpretação é q a construção/cidade só não conta com Força de Combate se o dono original está fazendo parte do combate e se ele é o atacante. A meu ver, em qualquer outra situação a FC contaria. Se não é assim, achei então q o texto do manual ficou mal explicado.
    Eu até entenderia não contar a FC caso o dono original seja tb a defesa do combate (apesar dessa frase do manual não me dar essa interpretação, faria sentido tematicamente), mas no caso de um combate com um terceiro adversário, não vejo problema.

     tuliobarros::P. Se eu atacar a partir de uma construção ou de uma cidade com um Granadeiro ou um Canhão, devo adicionar o valor da construção ou da cidade à minha Força de Combate?
    R. Sim, exceto se for uma construção ou cidade dominada.

     
    Vi q vc comentou lá sobre essa exceção no final do tópico do FAQ do BGG, porém como falei acima, tenho outra interpretação do texto do manual. A meu ver a resposta seria apenas "Sim", como no FAQ está original.
    Da mesma forma, eu mudaria tb a resposta abaixo:
    tuliobarros::P. Como devo resolver uma batalha iniciada num espaço com unidades corpo-a-corpo (Arqueiro, Templário, Cavalaria, Monarca etc.) e unidades de ataque à distância (Granadeiro, Canhão)?
    R. Você pode iniciar uma batalha com um ataque corpo-a-corpo ou com um ataque à distância. Se você realizar um ataque à distância, some todos os valores de combate de suas unidades (incluindo unidades corpo-a-corpo) para saber sua Força de Combate Total. Se você estiver numa construção ou cidade do seu império, não se esqueça de adicionar o valor da construção ou cidade a sua FC total. Observe que você precisa usar seu movimento livre para executar um ataque à distância.

    0
  • tpcordeiro
    1750 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro05/01/22 16:18
    tpcordeiro » 05/01/22 16:18

    tuliobarros::Pô, Cordeiro, faz isso comigo mais não... Quando eu colocar aqui no Faq é sinal que eu encontrei em algum lugar. A ferramenta de pesquisa da Ludopedia é "difícil". Como escrevi acima, esse trabalho foi derivado do Post do BGG, mas já ganhou vida própria e espero que seja A referência (melhor e mais completa) sobre o jogo. Você vai ver que aqui tem já mais perguntas que não existem lá e está organizado de um jeito diferente de lá.
    Quanto a qualidade do texto do manual, pode sim ter sido culpa minha por não ter proposto um texto melhor. Ou pode por a culpa no Zé que não aprovou alguma contribuição que eu tenha feito nessa parte do texto. :D
    Sobre esse "sim", exceções. Eu prefiro não postar os prints de WhatsApp. Só peço que confie em mim. ;)
    Mas a resposta do Zé está aqui (depois de mais de 2h de pesquisa na maravilhosa ferramenta de busca da Ludopedia e depois clicando em cada tópico do fórum): https://www.ludopedia.com.br/topico/48498/brazil-imperial-manual-beta-disponivel?id_post=358466#id_post_358466 (vi que você comentou nesse post também).
    Nas palavras do Zé: "A regra fica sendo universal: Construção dominada não dá Força de Combate para ninguém."

    Jovem @tuliobarros. Não foi nem de longe minha intenção duvidar do seu trabalho, q como falei está excelente, bem por isso tb fiz questão de olhar o FAQ original e todos os últimos tópicos referentes à dúvidas aqui na Ludopedia, para não incorrer em "acusações infundadas" rs. E ainda assim não quis sair dizendo q estava errado, perguntei de onde veio a informação e disse q não concordava pelo q eu já tinha lido.
     
    Tb participei da "revisão cooperativa" do manual, e já há muito tempo, tenho um mail com sugestões para o Zé em relação à versão de avaliação, q ele liberou apenas em uns poucos lugares, na época q ele pensava em lançar o jogo em KS, um pouco antes de começar a pandemia, ainda em Fevereiro de 2020. Honestamente, desde aquela época essa questão do uso das construções dominadas em combate me pareceu confusa.
      
    Como vc mesmo citou, eu comentei nesse post (honestamente nem lembrava) e vc pode perceber q já nessa época eu perguntei justamente por esse cenário, pois pra mim o texto não parecia claro na prévia do manual lançado à época.
    Porém agora o texto está diferente, regras mudaram daquela época para a versão final, por isso quis confirmar. E pra mim o texto final estava claro, e teria havido uma mudança na regra justamente aí. Assim, não consideraria válido usar oq foi dito nesse tópico, de antes do meio do ano, como a "palavra final" para o jogo com regras não finalizadas à época. Mas se vc diz q tem prints recentes sobre o assunto e essa é a regra final, de acordo.
    De qualquer modo reintero q achei o manual muito bom (até pq de certa forma eu participei na sua evolução :)), mas nesse caso específico oq está dito no manual não corresponde ao q vc colocou no FAQ. A meu ver nesse caso vejo mais como uma "correção" da regra do q uma melhor explicação de algo q pode ter ficado dúbio ou pouco claro.

    1
  • FilipeNicacio
    20 mensagens MD
    avatar
    FilipeNicacio05/01/22 17:10
    FilipeNicacio » 05/01/22 17:10

    Parabens pelo post e obrigado pelo esforço. Impressionante a boa vontade da comunidade. Vai ajudar bastante nas jogatinas.

    1
  • Bombelicius
    29 mensagens MD
    avatar
    Bombelicius06/01/22 11:24
    Bombelicius » 06/01/22 11:24

    tuliobarros::Diversos
    P. Os Brasões das Eras I e II concedem um bônus quando virados (carta de exploração e Combate). Quando esse bônus ocorre?
    R. Durante a fase de movimento (e não durante a fase de ação).

    Primeiro parabéns pelo trabalho! Muito bom ver esse empenho da galera. Estou fazendo um resumo das regras tbm, e se eu achar que ficou aceitável posto aqui na Ludo. Rsrs
    Sobre a citação acima, o bônus dos Brasões também podem ser utilizados em qualquer ordem durante a fase de movimento?
    Imagino que sim, pois não está escrito que não pode, mas é melhor tirar essa dúvida.
    Valeu!

    1
  • rodmde
    13 mensagens MD
    avatar
    rodmde07/01/22 20:07
    rodmde » 07/01/22 20:07

    Ótima ideia reunir as dúvidas em um tópico único, parabéns!!

    Ainda fiquei com uma dúvida sobre a pontuação final... no manual menciona as cartas de ouro. Fiquei com dúvida se no final pontua apenas as cartas de ouro que dizem isso diretamente (tipo a carta Catedral ou Invasão Francesa) ou se cada carta que sobrar na mão do jogador também vale 1 ponto de vitória.

    se alguém puder ajudar, agradeço... vlw

    1
  • PedroMVM
    726 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM07/01/22 21:04
    PedroMVM » 07/01/22 21:04

    rodmde::Ótima ideia reunir as dúvidas em um tópico único, parabéns!!

    Ainda fiquei com uma dúvida sobre a pontuação final... no manual menciona as cartas de ouro. Fiquei com dúvida se no final pontua apenas as cartas de ouro que dizem isso diretamente (tipo a carta Catedral ou Invasão Francesa) ou se cada carta que sobrar na mão do jogador também vale 1 ponto de vitória.

    se alguém puder ajudar, agradeço... vlw

    Algumas cartas de ouro trazem um texto com pontuação adicional ao final do jogo. São essas cartas que são pontuadas, não há pontuação por quantidade de cartas. 

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Brazil: Imperial - Brazil: Imperial - FAQ PT-BR
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.