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  3. Brazil: Imperial
  4. Combates pouco relevantes e House rules

Combates pouco relevantes e House rules

Brazil: Imperial
  • Bernardo_0987
    15 mensagens MD
    avatar
    Bernardo_098706/01/22 11:05
    Bernardo_0987 » 06/01/22 11:05

    Gostei da opção de recompensar com pontos de vitória a batalha ganha. De fato, a questão bélica gira em torno da guerra fria que se instaura no tabuleiro (o que eu não acho ruim, já que a proposta do jogo não é guerrear). Mas para os espíritos mais combativos, essa house rule é bem divertida e agradável. Seria massa alguém que saiba mexer com edição colocar nos arquivos da página do Brazil Imperial um house rule nessas características para impressão.

    Ainda assim, quem sabe acrescentar um material extra por cada batalha vencida sobre determinada construção que esteja vazia de recursos. Por exemplo, vencida a batalha numa Fazenda -> 1PV + grão de café; Casa de Fundição -> 1PV + ouro…;

    E para as construções que dão dois recursos diferentes, pegar sempre o de menor valor. Por exemplo, vencida a batalha numa Feitoria -> 1PV + pau-brasil; vencida a batalha numa Igreja -> 1PV + ouro…;

    Enfim, esse tópico achei interessante demais. O jogo está maravilhoso do jeito que está, fizeram um trabalho excelente, enquanto que a house rule só vem para agregar na diversão.

    0
  • Alexandre Lau
    68 mensagens MD
    avatar
    Alexandre Lau06/01/22 15:54
    Alexandre Lau » 06/01/22 15:54

    E para não confundir é só editar algumas cartas com +1 ponto de vitória para deixar ao lado do tabuleiro do monarca. Fácil.

    1
  • PedroMVM
    734 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM06/01/22 16:00
    PedroMVM » 06/01/22 16:00

    Urano12::Me falaram que a possibilidade de se recompensar combates não havia sido testada durante o desenvolvimento do jogo e sugeriram, caso eu quisesse recompensar, seguir a linha de se dar pontos/recursos como uma regra da casa.

    Como pretende fazer? Beneficiar só quem ataca ou quem defende também? Você pode usar fichas de poquer para contar esses pontos de batalhas. 

    1
  • Alexandre Lau
    68 mensagens MD
    avatar
    Alexandre Lau06/01/22 20:24
    Alexandre Lau » 06/01/22 20:24

    Quem ganhar o combate não?

    0
  • Urano12
    9 mensagens MD
    avatar
    Urano1207/01/22 09:41
    Urano12 » 07/01/22 09:41

    Pensei em beneficiar quem vence, mas os benefícios da vitória são diferentes para quem ataca e quem defende, justamente para recompensar melhor o atacante.

    No caso, apenas se o jogador for tanto vitorioso quanto o atacante ele receberia Pontos de Vitória como recompensa, para estimular e beneficiar quem tomou a iniciativa do ataque.

    O defensor receberia um benefício por vencer, mas não em Pontos de Vitória.

    Baseado no que o colega falou acima e deu de ideia, pensei no seguinte sistema:

    Vitória atacante:

    1 PV + 2 Carta de Combate (escolhe uma e descarta a outra)

    Vitória defensor:

    1 Carta de Combate

    Derrota para qualquer um:

    Nada além do procedimento de derrota comum do jogo.


    Captura (baseado no que o colega falou em momento anterior no tópico):

    Ao fim de um combate, o vencedor atacante poderá optar por capturar uma unidade do oponente (no lugar da destruição das mesmas) e colocá-la em sua reserva. Caso a vitória seja do defensor, este não poderá capturar nenhuma unidade e será seguido o pós combate comum do jogo.

    A unidade capturada estará gerando, para quem a detém, os pontos de vitória que anteriormente pertenciam a seu proprietário original, e permanecerá assim até que seja "libertada".

    Para se "libertar" uma unidade, o proprietário formal da mesma deverá realizar o procedimento comum de chamamento da unidade ao tabuleiro do jogo, do mesmo modo que faria caso a mesma tivesse sido destruída. Contudo, deverá pagar ao "sequestrador" o valor em recursos que gastaria com a convocação da unidade.

    Cada jogador poderá apenas capturar 2 unidades simultâneas de seus rivais, não podendo ter 2 unidades de um mesmo jogador.

    Contudo, poderá trocar a unidade capturada. Ex:

    O jogador roxo possui a unidade bandeirante do jogador laranja e, na continuidade da guerra com seu rival colonial, derrota uma força composta por um monarca + um canhão.

    Assim, poderá substituir o bandeirante capturado pelo monarca ou pelo canhão, caso queira, devolvendo assim a unidade apreendida para o jogador que de fato a possui, indo para o estoque do mesmo.

    Capturar o canhão implicaria em maior número de pontos de vitória e um retorno financeiro considerável, mas talvez a captura do monarca fruste os planos de expansão, ao impedir, por certo tempo, a construção de cidades, caso o oponente não possua os recursos para pagar o "resgate". Ou, talvez, manter o bandeirante seja mais estratégico.

    Se o jogo terminar, ao final da última era, com algum jogador possuindo unidades capturadas, estas serão somadas a seus pontos de vitória para se aferir o vencedor.


    O defensor tem menos benefícios nessa ideia, pois o jogo já privilegia a defesa, como se pode ver no bônus dado pela ação extra do mercado, e até pela maior facilidade em defender edifícios, já que estes somam seus PVs ao valor do combate (ou no empate o defensor vencer, como é normal em jogos), com o único jeito, ao meu ver, de estimular o combate, sendo dar maiores benéficos para quem ataca, em detrimento de diversos benefícios já existentes no jogo para o defensor.

    1
  • PedroMVM
    734 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM07/01/22 12:20
    PedroMVM » 07/01/22 12:20

    Subi uma imagem com um mapa para 3 jogadores mais equilibrado do que as versões históricas, está na seção de imagens do jogo. Vocês poderiam testar e ver se realmente há mais tendência de conflitos como nas jogatinas que fiz?

    0
  • Barbozza
    8 mensagens MD
    avatar
    Barbozza07/01/22 21:22
    Barbozza » 07/01/22 21:22

    Bem legal a ideia. Mas acredito que seja muito difícil para deixar um jogo equilibrado sem muito trabalho. Como as nações e líderes são assimétricas, as voltadas para o combate ficariam muito na frente. Mas claro isso para tentar pensar em um cenário justo para todos. Se for só pela zoeira aí o que vale é a diversão mesmo.

    1
  • JoseRMendes
    354 mensagens MD
    avatar
    JoseRMendes08/01/22 13:27
    JoseRMendes » 08/01/22 13:27

    Fala, pessoal!!!
    Estava conversando com uma pessoa há alguns dias sobre essa questão do aumento do combate. Talvez seja até um de vocês.
    Começando do início, o jogo é mais Euro que 4X, essa foi a proposta desde sempre. Deste modo, o jogo foi balanceado assim para guerra fria e poucos combates, o que depende também dos jogadores na mesa. Se houver procura por combate, ele irá acontecer. Se não houver, não haverá combate direto, mas apenas guerra fria e luta pelo controle de espaço no mapa.
    Porém, em uma mesa de jogadores experientes e que gostam daquele 4X raiz pesado e Ameritrashes (só pro Leandro Zombie ficar de boa, Amerigolds hahaha), podemos criar umas Housi Rulis loka, né? hahahaha
    O que acham da gente trabalhar isso aqui juntos e ir ajustando o equilíbrio para depois até mesmo divulgar para o restante do público?

    Começaria como uma sugestão simples então para o teste de vocês:


    1) O vencedor de um combate contra outro jogador ganha imediatamente 1 Carta de Ouro.
    2) O empate em um combate dá a vitória ao jogador que atacou.
    3) É possível atacar a Capital do adversário. Ela tem Força de Combate: 6 FC. O jogador que permanecer com sua Capital Dominada por uma rodada completa após a dominação, estará eliminado do jogo.
    4) Cartas de Missão que forem concluídas e reveladas durante o jogo e que não possuam Objetivos envolvendo Unidades Militares valem +1PV no fim do jogo.

    Todas as outras regras do jogo serão mantidas com o ajuste destas quatro novas regras.

    Ajudem a escolher o nome deste Modo de jogo:
    a) 4xXxX
    b) War Imobiliário
    c) Not 4 Euro
    d) Eurotrash


    Jogou este modo? Nos ajude com as estatísticas e balanço das regras:
    - Quantos PVs no fim do jogo?
    - Tempo de Partida?
    - Quantos combates houveram na partida?
    - Qual mapa?
    - Os jogadores gostaram deste modo? Foi divertido? Este modo parece equilibrado?

    18
  • Urano12
    9 mensagens MD
    avatar
    Urano1208/01/22 17:23
    Urano12 » 08/01/22 17:23

    JoseRMendes::Fala, pessoal!!!
    Estava conversando com uma pessoa há alguns dias sobre essa questão do aumento do combate. Talvez seja até um de vocês.
    Começando do início, o jogo é mais Euro que 4X, essa foi a proposta desde sempre. Deste modo, o jogo foi balanceado assim para guerra fria e poucos combates, o que depende também dos jogadores na mesa. Se houver procura por combate, ele irá acontecer. Se não houver, não haverá combate direto, mas apenas guerra fria e luta pelo controle de espaço no mapa.
    Porém, em uma mesa de jogadores experientes e que gostam daquele 4X raiz pesado e Ameritrashes (só pro Leandro Zombie ficar de boa, Amerigolds hahaha), podemos criar umas Housi Rulis loka, né? hahahaha
    O que acham da gente trabalhar isso aqui juntos e ir ajustando o equilíbrio para depois até mesmo divulgar para o restante do público?

    Começaria como uma sugestão simples então para o teste de vocês:


    1) O vencedor de um combate contra outro jogador ganha imediatamente 1 Carta de Ouro.
    2) O empate em um combate dá a vitória ao jogador que atacou.
    3) É possível atacar a Capital do adversário. Ela tem Força de Combate: 6 FC. O jogador que permanecer com sua Capital Dominada por uma rodada completa após a dominação, estará eliminado do jogo.
    4) Cartas de Missão que forem concluídas e reveladas durante o jogo e que não possuam Objetivos envolvendo Unidades Militares valem +1PV no fim do jogo.

    Todas as outras regras do jogo serão mantidas com o ajuste destas quatro novas regras.

    Ajudem a escolher o nome deste Modo de jogo:
    a) 4xXxX
    b) War Imobiliário
    c) Not 4 Euro
    d) Eurotrash


    Jogou este modo? Nos ajude com as estatísticas e balanço das regras:
    - Quantos PVs no fim do jogo?
    - Tempo de Partida?
    - Quantos combates houveram na partida?
    - Qual mapa?
    - Os jogadores gostaram deste modo? Foi divertido? Este modo parece equilibrado?


    Muito obrigado por se envolver Zé! Seu jogo é incrível! Eu voto em Not 4 Euro ehhehe e gostei bastante da ideia de poder destruir outro jogador dominando a capital, muito interessante!  Talvez o jogador receber metade dos recursos do conquistado?
    Ótimas regras para se testar! Vamos testando 

    2
  • tuliobarros
    1764 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros08/01/22 18:18
    tuliobarros » 08/01/22 18:18

    Not 4 Euro é com certeza o melhor nome! :D

    Como eu tendo mais pro euro, vou testar:

    1) O vencedor de um combate contra outro jogador ganha, à sua escolha:
    a) 2 Cartas de Ouro. Junta para sua mão. Devolve uma pro fundo do baralho e separa uma pra contar como PV (1PV pra cartas que não tiver efeito de "o maior número de"; 2PV se empatar em "o maior número de" e 3PV, como diz a carta, se cumprir o efeito). Uma vez a carta separada, ela só pode ser contada no fim do jogo e não entra no limite de 3 cartas.
    b) 2 Cartas de Combate. Junta para sua mão. Devolve uma pro fundo do baralho. Respeita o limite de 3 cartas de combate.

    2) Mantenho a regra oficial.

    3) Capital com FC 6 e dispara o fim de jogo, independente da Era. (Não curto muito eliminar o jogador) :D

    4) Como o Zé propôs: +1 PV para missões sem objetivos militares.

    Vou ver se consigo testar esse fim de semana!

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