Conforme prometido, jogamos com um ajuste mais ofensivo (Not 4 Euro):
Como foi uma combinação, acabamos mudando na hora para simplificar e só acrescentamos duas regras:
1) O vencedor de um combate pode escolher ganhar uma carta de ouro ou de combate, à sua escolha, com o seguinte diferencial:
a) 1 Carta de Ouro para
- Juntar para sua mão e contar no limite de 3 cartas; ou
- Separar como 1 PV, mas não conta no limite de 3 cartas.
b) 1 Carta de combate para juntar para sua mão e contar no limite de 3 cartas.
2) Capital com FC 6 e dispara o fim de jogo, independente da Era. (Não curto muito eliminar o jogador) 
Propositalmente usamos o mapa da Amazônia (que tem menos chances de combate). Quais foram minhas impressões:
Atacar ficou muito interessante durante toda a partida e não apenas no fim do jogo para terminar com construções dominadas. Isso, especialmente se só existem construções e as unidades militares estão longe, independente de haver recurso. Na verdade, foi melhor ficar andando com um pelotão fazendo 1 ou dois combates por turno (ou pegando um recurso, elemento ou ação extra) do que ficar parado numa cidade.
Capital com FC 6 é algo que dificulta muito a morte súbita (que não consegui fazer porque convocar e mover para a capital são o mesmo espaço) então tem que vir muito forte para disparar o fim do jogo.
Os recursos e elementos sumiram do mapa. As cidades se proliferaram. Numa partida de 3P foram construídas 6 cidades.
Ninguém quis escolher a carta de combate. Mas as cartas de ouro, se não davam ciência, eram separadas como PV.
Por fim, eu joguei com D. Afonso. Em nenhum momento fiquei tranquilo para usar o efeito dele (trocar cartas de combate por recursos/elementos).
Final da partida ficou:
| Manuel I (1st player) | Pedro II (2nd player - disparou o fim de jogo) | Afonso (3rd player) |
Unidades Militares | 9 | 14 | 8 |
Produtos Manufaturados | 5 | 9 | 16 |
Quadros | 6 | 12 | 10 |
Missões Reveladas | 4 | 6 | 5 |
Cartas de Ouro | 0 | 0 | 4 (todos por combate) |
Peças de Exploração | 1 | 3 | 1 |
Palácios | 4 | 10 | 9 |
Construções | 28 | 21 | 19 próprias + 3 por dominação |
| 57 | 75 + 0 Ciência | 75 + 0 Ciência |
Tempo total: 125 minutos. Mas normalmente somos lentos.
No jogo anterior com regras normais, e em 2P, não houve combate e a pontuação ficou em 89 a 69, em 115 minutos.
JoseRMendes e
tpcordeiro tenho fotos do fim do jogo, se acharem importante colocar aqui.