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  3. Brazil: Imperial
  4. Combates pouco relevantes e House rules

Combates pouco relevantes e House rules

Brazil: Imperial
  • tpcordeiro
    1782 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro09/01/22 00:13
    tpcordeiro » 09/01/22 00:13

    Apesar de ser um jogador euro, gosto de jogos com relativa interação (Mombasa, Power Grid e Keyflower são meus top 3), por isso fiquei receoso quando disseram q o jogo não haveria tanto combate...
    Mas estou cada vez gostando mais da guerra fria que vai se construindo ao longo das partidas, principalmente da metade para o fim. As vezes ainda é um pouco frustrante passar a partida inteira sem um combate sequer, mas a sensação de tensão constante é ótima!

     JoseRMendes::3) É possível atacar a Capital do adversário. Ela tem Força de Combate: 6 FC. O jogador que permanecer com sua Capital Dominada por uma rodada completa após a dominação, estará eliminado do jogo.

    Estou com o Tulio, tb não gosto de eliminação de jogadores.
     

     JoseRMendes::4) Cartas de Missão que forem concluídas e reveladas durante o jogo e que não possuam Objetivos envolvendo Unidades Militares valem +1PV no fim do jogo.

    Desculpe a ignorância, mas pq essa alteração geraria mais combates entre os jogadores?

    2
  • JoseRMendes
    354 mensagens MD
    avatar
    JoseRMendes09/01/22 10:39
    JoseRMendes » 09/01/22 10:39

    tpcordeiro::Apesar de ser um jogador euro, gosto de jogos com relativa interação (Mombasa, Power Grid e Keyflower são meus top 3), por isso fiquei receoso quando disseram q o jogo não haveria tanto combate...
    Mas estou cada vez gostando mais da guerra fria que vai se construindo ao longo das partidas, principalmente da metade para o fim. As vezes ainda é um pouco frustrante passar a partida inteira sem um combate sequer, mas a sensação de tensão constante é ótima!


     JoseRMendes::3) É possível atacar a Capital do adversário. Ela tem Força de Combate: 6 FC. O jogador que permanecer com sua Capital Dominada por uma rodada completa após a dominação, estará eliminado do jogo.

    Estou com o Tulio, tb não gosto de eliminação de jogadores.
     


     JoseRMendes::4) Cartas de Missão que forem concluídas e reveladas durante o jogo e que não possuam Objetivos envolvendo Unidades Militares valem +1PV no fim do jogo.

    Desculpe a ignorância, mas pq essa alteração geraria mais combates entre os jogadores?


    4) Isso serve para o equilíbrio de Pontos deste Modo. Sem isso, alguém que não pegue objetivos militares estaria em desvantagem.

    2
  • tuliobarros
    1764 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros10/01/22 02:23
    tuliobarros » 10/01/22 02:23

    Conforme prometido, jogamos com um ajuste mais ofensivo (Not 4 Euro):

    Como foi uma combinação, acabamos mudando na hora para simplificar e só acrescentamos duas regras:
    1) O vencedor de um combate pode escolher ganhar uma carta de ouro ou de combate, à sua escolha, com o seguinte diferencial:
    a) 1 Carta de Ouro para
    - Juntar para sua mão e contar no limite de 3 cartas; ou
    - Separar como 1 PV, mas não conta no limite de 3 cartas.
    b) 1 Carta de combate para juntar para sua mão e contar no limite de 3 cartas.

    2) Capital com FC 6 e dispara o fim de jogo, independente da Era. (Não curto muito eliminar o jogador) https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/grin.png

    Propositalmente usamos o mapa da Amazônia (que tem menos chances de combate). Quais foram minhas impressões:

    Atacar ficou muito interessante durante toda a partida e não apenas no fim do jogo para terminar com construções dominadas. Isso, especialmente se só existem construções e as unidades militares estão longe, independente de haver recurso. Na verdade, foi melhor ficar andando com um pelotão fazendo 1 ou dois combates por turno (ou pegando um recurso, elemento ou ação extra) do que ficar parado numa cidade.

    Capital com FC 6 é algo que dificulta muito a morte súbita (que não consegui fazer porque convocar e mover para a capital são o mesmo espaço) então tem que vir muito forte para disparar o fim do jogo.

    Os recursos e elementos sumiram do mapa. As cidades se proliferaram. Numa partida de 3P foram construídas 6 cidades.

    Ninguém quis escolher a carta de combate. Mas as cartas de ouro, se não davam ciência, eram separadas como PV.

    Por fim, eu joguei com D. Afonso. Em nenhum momento fiquei tranquilo para usar o efeito dele (trocar cartas de combate por recursos/elementos).

    Final da partida ficou:

     Manuel I (1st player)   Pedro II (2nd player - disparou o fim de jogo)   Afonso (3rd player)  
    Unidades Militares9148
    Produtos Manufaturados  5916
    Quadros61210
    Missões Reveladas465
    Cartas de Ouro004 (todos por combate)
    Peças de Exploração131
    Palácios4109
    Construções282119 próprias + 3 por dominação
    5775 + 0 Ciência75 + 0 Ciência


    Tempo total: 125 minutos. Mas normalmente somos lentos. ;)

    No jogo anterior com regras normais, e em 2P, não houve combate e a pontuação ficou em 89 a 69, em 115 minutos.

    JoseRMendes e tpcordeiro tenho fotos do fim do jogo, se acharem importante colocar aqui.

    6
  • PedroMVM
    734 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM10/01/22 13:21
    PedroMVM » 10/01/22 13:21

    A última partida que joguei em 3 jogadores foram construídas 6 cidades, usando as regras normais do jogo. 

    Acredito que conforme os jogadores vão ganhando experiência e conhecendo melhor o jogo, a tendência de por tropas cedo e construir pelo menos uma cidade para garantir território será uma constante. Afinal, todos os objetivos da segunda era exigem uma cidade, então já está adiantando o serviço e garantindo pontos de expansão.

    Outra coisa que pode ser interessante é usar a ação de combate mesmo que todas as tropas já estejam no mapa apenas para coletar uma carta de combate e mover alguma tropa para uma cidade. Se possível, até um conjunto de tropas.

    1
  • tuliobarros
    1764 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros10/01/22 19:21
    tuliobarros » 10/01/22 19:21

    PedroMVM::A última partida que joguei em 3 jogadores foram construídas 6 cidades, usando as regras normais do jogo. 

    Acredito que conforme os jogadores vão ganhando experiência e conhecendo melhor o jogo, a tendência de por tropas cedo e construir pelo menos uma cidade para garantir território será uma constante. Afinal, todos os objetivos da segunda era exigem uma cidade, então já está adiantando o serviço e garantindo pontos de expansão.

    Outra coisa que pode ser interessante é usar a ação de combate mesmo que todas as tropas já estejam no mapa apenas para coletar uma carta de combate e mover alguma tropa para uma cidade. Se possível, até um conjunto de tropas.

    Colocar uma cidade como "posto avançado" era uma coisa que já acontecia nas minhas partidas anteriores. Até para impedir o avanço do jogador. Mas nessa tivemos uma pessoa fez 1 cidade, eu fiz duas e a terceira fez três cidades (pra mim isso foi inusitado). Uma ou duas cidades, eu acho normal. A expectativa era um número menor de cidades.
    Meu ponto foi que, num mapa com maior dificuldade de combate, acabou tendo bastante.

    1
  • PedroMVM
    734 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM10/01/22 21:07
    PedroMVM » 10/01/22 21:07

    tuliobarros::
    Colocar uma cidade como "posto avançado" era uma coisa que já acontecia nas minhas partidas anteriores. Até para impedir o avanço do jogador. Mas nessa tivemos uma pessoa fez 1 cidade, eu fiz duas e a terceira fez três cidades (pra mim isso foi inusitado). Uma ou duas cidades, eu acho normal. A expectativa era um número menor de cidades.
    Meu ponto foi que, num mapa com maior dificuldade de combate e acabou tendo bastante.

    Idêntico na minha partida :D
    Eu fiz duas cidades porque o objetivo de terceira era pedia. Um outro fez 3 cidades para ver se a pontuação ajudava, mas ficou em último. O que fez uma só ganhou :D

    0
  • tpcordeiro
    1782 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro12/01/22 03:43
    tpcordeiro » 12/01/22 03:43

    PedroMVM::Outra coisa que pode ser interessante é usar a ação de combate mesmo que todas as tropas já estejam no mapa apenas para coletar uma carta de combate e mover alguma tropa para uma cidade. Se possível, até um conjunto de tropas.

    Vc acabou de me fazer perceber q estava jogando uma regra errada, achava q o movimento extra de convocar só permitia mover para a capital, mas na verdade o texto é "para uma de suas Cidades que construiu ou Capital".
     
    O texto fala apenas de cidade construída, mas nada sobre dominação. Isso quer dizer q eu poderia me mover para uma cidade minha dominada por outro jogador? Acredito q não, pq tornaria muito fácil retomar a Cidade, mas deixo para os monarcas responderem. :D

    0
  • tuliobarros
    1764 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros12/01/22 11:29
    tuliobarros » 12/01/22 11:29

    tpcordeiro::Vc acabou de me fazer perceber q estava jogando uma regra errada, achava q o movimento extra de convocar só permitia mover para a capital, mas na verdade o texto é "para uma de suas Cidades que construiu ou Capital".

    O texto fala apenas de cidade construída, mas nada sobre dominação. Isso quer dizer q eu poderia me mover para uma cidade minha dominada por outro jogador? Acredito q não, pq tornaria muito fácil retomar a Cidade, mas deixo para os monarcas responderem. :D


    Correto. Precisa ser sua no início do movimento e precisa ter sido construída por você.

    E outra, quando joguei com essa variante, esse movimento ficou fortíssimo para antecipar a defesa da Capital.

    Queria ver as considerações de você, tpcordeiro, e também do PedroMVM e do Urano12 do quanto mudam os ares do jogo com essas duas alterações de regras. Especialmente pra ver se alguém consegue fazer morte súbita. :D

    0
  • RSK31
    21 mensagens MD
    avatar
    RSK3113/01/22 13:09
    RSK31 » 13/01/22 13:09

    Eu particularmente achei o combate bem relevante, em uma jogatina de Brazil onde éramos 3 jogando no mapa amazônia, eu tinha muita força militar em jogo e poderia ter tomado uma cidade de um adversário mas por pena não o fiz e o resultado foi que perdi por dois pontos de vitória, se eu tivesse usado minha força militar teria além de ganho 5 PV também reduzido estes pontos do meu adversário.

    3
  • tpcordeiro
    1782 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro13/01/22 23:23
    tpcordeiro » 13/01/22 23:23

    RSK31::Eu particularmente achei o combate bem relevante, em uma jogatina de Brazil onde éramos 3 jogando no mapa amazônia, eu tinha muita força militar em jogo e poderia ter tomado uma cidade de um adversário mas por pena não o fiz e o resultado foi que perdi por dois pontos de vitória, se eu tivesse usado minha força militar teria além de ganho 5 PV também reduzido estes pontos do meu adversário.

    Engraçado, aqui o mapa q mais apareceram chances de combate tb foi o da Amazônia (q só tem chance 1 de combate, segundo o manual). O Império do Brasil (q tem chance 2) foi menos propenso a ter disputas.

    0
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