Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Brazil: Imperial
  4. Brazil: Imperial e a expectativa do euro 4x nacional

Brazil: Imperial e a expectativa do euro 4x nacional

Brazil: Imperial
  • avatar
    Lpporto15/04/21 12:30
    avatar
    Lpporto
    15/04/21 12:30
    889 mensagens MD

    A primeira vez que eu joguei Brazil ele nem se chamava Brazil. Era Mundus Imperial, um protótipo que o Zé Roberto levou no DOFF de 2018 e eu sentei junto com meu amigo @joaoclaudio para testar o Demo. Na época ele ainda dividia mesa com o Futboard, outro protótipo que estava na feira. Lembro que pelo tema, muita gente me perguntou o que eu achava do jogo e eu sempre disse que só joguei 1 era, mas que via bastante potencial. Hoje, cerca de 4 anos depois, pude testar a versão final (ou próxima de) e posso dizer que o potencial de fato se materalizou em um lindo jogo.

    Brazil: Imperial se coloca como um euro 4x e acho que essa descrição é bem acurada. Acho que ele é mais euro do que 4x mas os elementos estão lá. Você eXpande, eXplora, eXtrai e eXtermina. Talvez não extermina exatamente, mas há um combate bem lúdico. Mas saiba que o jogo é muito mais de gestão de recursos e construção/colonização do Brasil do que exatamente andar com exército pra dar porrada no coleguinha. Acho que ao se posicionar dessa forma, até mesmo pela cara do jogo e das peças, ele não corre o risco de causar a mesma decepção que o Scythe criou para alguns que esperavam um jogo de porrada no mapa. As comparações com o Scythe incluse não param por aí. Vou explicar melhor.

    O Funcionamento do jogo e suas semelhanças com Scythe

    Explicar Brazil para quem já jogou ou conhece Scythe é bem fácil. O mecanismo central de escolha de ações do jogo é mesmo. Você tem um board dividido em áreas de ações e no seu turno você escolhe uma das possíveis ações para fazer. As ações, assim como Scythe, são constituidas de uma principal, um bônus e uma possibilidade de aprimoramento (que você faz colocando aqueles cubos/cilindros/pentagonos coloridos na parte debaixo da ação). Elas também não podem, de forma geral, serem repetidas. Por isso, mecanicamente, o jogo funciona de forma parecidade com Scythe no sentido de você escolhe uma ação, faz ela, o bonus, passa pra outro e na sua vez já escolhe outras ações.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fa26d_76fnzm.jpg

     
    As semelhanças com Scythe ainda não param por aí. Existem algumas outras coisas. A Ação Manufaturar como eu já disse, em muito se assemelha a Aprimorar onde você paga um custo para tirar uma peça do tabuleiro e colocar embaixo da ação e com isso destravando bonus ao fazer as mesmas. Outra coisa que me lembrou bastante é a questão dos recursos produzidos ficarem no tabuleiro e não na sua área de jogador, podendo passar a ser de outra pessoa se aquele hexágono for tomado. Aqui o Zé já tinha dito pra mim que foi algo que ele se inspirou no Agrícola, mas o Scythe também utilizou-se disso e pelas demais semelhanças acabei sendo remetido a ele. A última semelhança que notei foi a questão da necessidade de utilizar-se de uma ação de produção para que teus locais produzam e aqui, ponto para o Brazil pois eu acho que foi até melhor implementado.

    De resto, a movimentação do tabuleiro das suas Forças Militares, a necessidade de ter algumas delas para expandir seu range etc são outras coisas que lembram de longe. Mas apesar das imensas semelhanças, Brazil NÃO É apenas um re-theme do primo rico de Stegmeier. O jogo tem suas diferenças, suas qualidades e suas características que o fazem único.

    As qualidades do Brazil e o que o diferenciam como jogo único

    Apesar do arcaboço ser parecido, não dá para dizer que Brazil é Scythe no Engenho. Veja o exemplo de Concórdia, Transatlantic e Flotilla. Os 3 jogos contam com EXATAMENTE a mesma mecânica única de Rondel de cartas, onde você faz um pequeno deck building e vai descendo as cartas até usar todas que quer e usar uma ação para reciclá-las de volta a sua mão. Até a carta do Diplomata que clona a ação da carta do topo de outro jogador os 3 jogos tem. Nem toda alocação de trabalhadores é igual por exemplo. O jogo tomou escolhas unicas que na minha opinão foram a maioria bem acertadas.

    Uma das coisas que gostei no jogo foi que, a assimetria inicial dos personagens é bem leve, sem um tableau extra de facção. Isso evita aquela macetada e eventual banimento de composições que o Scythe teve de fazer. A assimetria e evolução da sua facção aqui é garantida não por algo pré-estabelecido mas por algo que você constroi de acordo com sua estratégia no jogo. Você faz isso com a ação de QUADRO, onde você pode escolher (e pagar o custo) de uma carta que lhe dará poder específico no jogo. Isso é super bacana para quem curte a criação de combos e motores no jogo, pois embora não seja nenhuma reação em cadeia que lhe dará 20 ações, você nota claramente o benefício que as cartas lhe dão durante a partida, além de ser uma ótima fonte de pontuação. 

    Alías, paro aqui por um segundo de falar da mecânica para dizer o quanto essas cartas me agradaram. Não só pelas sua função óbvia no jogo mas pela arte aplicada nelas e pela possibilidade de poder ver vários personagens da história nacional serem representados. Estamos acostumados em ver jogos e dizer que todos os personagens existiram de verdade, mas aqui no caso, existiram e a gente conhece eles. Pode ter sido um pouco de nacionalismo meu, mas me deu prazer olhar para as cartas e ver Machado de Assis, Araribóia ou Princesa Isabel nas opções. Curti inclusive de ver muitos dos povos indígenas de alguma forma representado. Nunca curti muito a arte do índio da capa, que mais parece um Apache de barriga trincada(mas a verdade é que a imagem é inspirada na estátua Tibiriça de Chaves Pinheiro), mas ao ver que nas cartas há uma caracterização muito mais próxima aos nossos Tupis Guaranis, eu me dei por satisfeito. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9e846_76fnzm.jpg

    Outra coisa bem interessante do jogo foi a implementação do Fog of War. São terrenos que começam o jogo com um tile. Você pode, se quiser, explorá-los e poderá achar animais brasileiros (um set colection que dá ponto no final do jogo), recursos ou forças inimigas que você PODE (se quiser) derrotar em batalha e ganhar os pontos de vitórias associados a eles. Foi bacana que mesmo as forças inimigas você não tem penalidade de encontrá-la. Isso reduz o caos de outros jogos Civ de você abrir um tile e ter de lutar com alguém mais forte que você.

    O jogo aliás, pega leve nessa questão de batalha. Não há, a princípio grande vantagem ou benefício em atacar o adversário. Não lhe dá diretamente ponto de vitória. Você pode tomar uma cidade ou construção de alguém, mas você só será dono dela enquanto estiver ocupando-a. O mecanismo existe mais como uma guerra fria mesmo, onde cada um se protege um pouco. O cara vai ter de recolher uma tropa ou talvez perder uns recursos, mas só. Conversando com a galera do Covil, só teve batalha em 1 das 4 partidas e mesmo assim bem pontual. Ela existe mas não é um jogo de porrada. Eventualmente você pode atacar algo mais para atrasar um adversário que saiu na frente. 

    Isso por que o jogo funciona, de uma forma geral como uma corrida. Cada jogador tem 3 missões para cumprir (isso me lembrou Clash of Culture) e ele termina o jogo quando alguém cumprir a carta de 3a era. Essa questão de Eras inclusive foi outra coisa bacana, pois ela vai destravando aos poucos quais prédios podem ser construidos, dando uma impressão de passagem do tempo/colonização do Brasil mesmo. No início temos Fazendas, Engenhos, Serrarias e Canaviais. Com o tempo você começa a construir Casas de Fundição, grandes Plantações e a fundar cidades e por aí vai. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0a8ca_76fnzm.jpg

    Com isso o jogo passa mesmo a impressão de evolução e colonização. Você começa com um vilarejo, começa a fazer prédios que irão lhe dar recursos nos tiles em volta, começa a crescer e de repente você funda Ouro Preto, coloca igrejas etc e tudo isso no caminho de resolver suas missões.

    Essa ligação do tema com a mecânica e escolhas do autor para mim fazem, de uma forma geral, o jogo brilhar, principalmente para nós brasileiros. Inclusive uma das coisas brilhantes (e lindas) foi a escolha de fazer o mapa no formato do Brasil. Não sei como funciona para outras contagens de jogador, mas em 4 o mapa foi perfeito. Funcionou bem, dá para crescer mas ao mesmo tempo começa a ficar apertado no final do jogo, você começa a fazer divisa com muita gente e começa a se preocupar com aquela Guerra Fria que citei ali em cima.

    Por último, uma coisa que o jogo difere demais a todos os outros já citados aqui e coloca no peito seu crachá de euro é a maneira de pontuação. No jogo, você vai pontuar por quase tudo que você constroi/evolui no seu tableau. Cada cidade construida, construição feita, cada força militar convocada, cada Quadro comprado, tudo vai pontuar. Não chega a ser uma salada de pontos pois está tudo, em geral conectado. É apenas vários caminhos para chegar na vitória. Uma coisa que curti nisso é que, cada carta de missão completada te dá o direito de construir um palácio que vai destravar uma nova pontuação de final de jogo que melhor encaixa no teu jogo. E esse tipo de pontuação tem gerado partidas bem disputadas e pontuação bem apertadas ao conversar com as pessoas que tem testado o jogo. 

    De negativo para mim foi a duração que passou um pouco das duas horas. Mas como foi no Tabletopia que é uma plataforma que eu odeio e não me dou bem, e com 3 jogadores que estavam jogando pela 1a vez, acho que o jogo tem potencial para baixar para próximo de 1h30-1h45 e ver muito mais mesa aqui.

    Com relação ao tema, existiram simplificações da implementação que me incomodaram, mas acho que foi capricho meu. Por exemplo, eu estava localizado na região do Pantanal e de repente ia fundar Belém do Pará. É um pouco anticlimático né. Pensei que podiam ter locais pré-determinados para cada cidade e todas disponíveis (há uma pilha com 2 disponívels em cada), mas entendo que as vezes, se você quer encaixar certinho o tema na mecanica você acaba complicando ela demais (tipo Vital Lacerda) e o intuito aqui foi não criar excessões e regras desnecessárias.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/eab00_76fnzm.jpg

    Conclusão

    Scythe foi um dos primeiros jogos famosos a trazer um pouco da presença de tabuleiro e guerra fria de um 4x para um jogo que é basicamente um euro de otimização de ações. Isso fez com que o jogo caisse na graça de muitos e no ódio de outros. Brazil claramente se inspira nele mas traz elementos o suficiente para ser um jogo diferente. Talvez eu tenha algum bias do jogo ser Brazil né. O mapa do brasil no meio do tabuleiro, os personagens e etc tiveramo efeito em mim e provavelmente terá em muitos de vocês também.

    Agora, se o jogo serve para você ou não, acho que cada um tem que analisar. O jogo passa bastante o feeling de jogos como Scythe, Clash of Culture, Civilization (o antigo) e trazendo elementos de todos esses jogos. Agora, ele é um jogo com mais cara de euro do que qualquer um desses 3. Eu diria que ele é tudo que eu esperava do Civilization New Dawn/Novo Amanhecer e não encontrei por exemplo. Para quem quer um jogo de Civilização curto, com flavor de 4x diria que é uma ótima opção. Acho também que a cara de euro vai mais agradar o publico nacional do que o contrário, embora possa não encaixar tão bem com a galera que curte a parte militar mais forte de outros jogos de Civilização.

    A semelhança com o Scythe mais me agradou do que o contrário. Do mesmo jeito que eu tenho vários jogos do Feld por exemplo que tem um estilo parecido, ficarei feliz em ter um novo jogo no mesmo estilo de um dos meus favoritos e com um tema que me agradou demais. A pré venda começar dia 22 de abril, dia do Descobrimento do Brasil para mim é apenas a cereja do bolo. E embora eu não esteja recebendo absolutamente NADA para dizer isso, eu acredito que o preço da pré-venda saiu super em conta para os dias atuais (R$ 349,00 pelo que anunciaram).

    No final um pouco pelo tema único, um pouco pela mecanicas redondas que me agradaram bastante, já adianto que é um jogo que não só vai entrar na minha coleção, como será um que eu pretendo apresentar para muitas pessoas. 

    ********************************

    Siga o Red Meeple também no instagram pelo @redmeepleblog

    E se quiser ler mais textos nossos, se inscreva e siga a gente para receber notificação quando tiver novas atualizações. 
    Veja abaixo os últimos textos do Red Meeple Blog

    E muitos outros textos que você pode encontrar aqui
    A série Pax e os jogos inovadores
    Tekhenu e a identidade autoral nos jogos de tabuleiro
    Clinic Deluxe e os jogos que nos surpreendem
    Carnegie e o timing nos jogos estratégicos
    It's a Wonderful World e os jogos simples que divertem


    11
    0
    110

  • Canal

    Veja Também

    Red Meeple

    Veja Também

    Expeditions e a Disneylização dos boardgames
    Homem Batata e meus jogos de vaza favoritos
    CloudAge e a preguiça de Alexander Pfister
    Fury of Dracula e a modernidade dos designs antigos
    18xx e por que você DEVE conhecê-los

    Compre agora o jogo Brazil: Imperial na LUDOSTORE
    R$ 288,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • toledoesilva
    504 mensagens MD
    avatar
    toledoesilva15/04/21 12:34
    toledoesilva » 15/04/21 12:34

    Belo texto @Lpporto. Me convenceu a arriscar essa pré-venda.

    O fato do jogo terminar em pouco tempo passa bem o sentimento de evolução? Meu medo com jogos curtos de civ é sempre esse.

    5
  • isR34L
    1166 mensagens MD
    avatar
    isR34L15/04/21 13:01
    isR34L » 15/04/21 13:01

    Saber que ele tem "cara de scythe", que eu não curto, é um balde de água fria tremendo. No Scythe você poderia ficar imerso no puzzle do seu tabuleiro pessoal e quase esquecer de todo resto (exagero, eu sei), se isso ocorrer aqui, parece que não vai ser dessa vez.

    Dito isso, acho que o tema sozinho conseguiria carregar o jogo nas costas pra mim (ao menos durante um tempo) e esse preço de 350 está quase inacreditável para os padrões atuais.

    Valeu pela análise! :)

    4
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto15/04/21 13:13
    Lpporto » 15/04/21 13:13

    toledoesilva::Belo texto @Lpporto. Me convenceu a arriscar essa pré-venda.

    O fato do jogo terminar em pouco tempo passa bem o sentimento de evolução? Meu medo com jogos curtos de civ é sempre esse.

    Mais o feeling de q vc está construindo algo maior do que a sensação exata que está evoluindo sua raça. Não tem Tech Tree. Isso é importante dizer. São apenas cartas do tipo, Suas fazendas produzem 1 café a mais ou você pode usar seu algodão como ouro etc.
    Oq me deu a sensação de evoluir foi de sair de um canavial para um conglomerado de predios e estabelecimentos que resultaram fundação de Recife no jogo sabe, passando por várias construções que fizeram parte daquele momento no final. 

    2
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto15/04/21 13:16
    Lpporto » 15/04/21 13:16

    isR34L::Saber que ele tem "cara de scythe", que eu não curto, é um balde de água fria tremendo. No Scythe você poderia ficar imerso no puzzle do seu tabuleiro pessoal e quase esquecer de todo resto (exagero, eu sei), se isso ocorrer aqui, parece que não vai ser dessa vez.

    Dito isso, acho que o tema sozinho conseguiria carregar o jogo nas costas pra mim (ao menos durante um tempo) e esse preço de 350 está quase inacreditável para os padrões atuais.

    Valeu pela análise! :)

    É por aí. Scythe é um jogo que polariza, por isso eu fiz questão de deixar claro as semelhanças. Mas sabe, tem gente que odeia Terra Mystica e adorou Gaia, que pra mim seria quase impossível, mas alguns twists as vezes muda nossa opiniao de um jogo. 
    E como vc disse e eu concordo, o mix do tema + preço pra mim garantiu a compra. Se fosse um jogo de colonização no espaço a 500 pratas eu não sei se iria

    4
  • evieira
    717 mensagens MD
    avatar
    evieira15/04/21 13:21
    evieira » 15/04/21 13:21

    Concordo com quase tudo, LPP!

    A única coisa que não me agradou foi a movimentação das unidades depender do tipo de ação principal que você fez. É o tipo de regra burocrática que deve estar ali porque o designer sentiu a necessidade de limitar o movimento, mas que não faz sentido nenhum.

    Um pequeno detalhe temático que me chamou a atenção é uma das capitais sair do meio do Acre. Isso vai totalmente de encontro com a história do Brasil, que sempre foi do litoral para dentro. Mas, reconheço, é mero detalhe. O jogo não precisa ser inteiramente uma aula de história.

    De maneira geral achei um baita lançamento. O produto está muito bem apresentado. O jogo em si, preciso jogar mais vezes, mas foi uma boa primeira impressão!

    Sds,

    Eduardo

    1
  • pauloaguila
    929 mensagens MD
    avatar
    pauloaguila15/04/21 13:31
    pauloaguila » 15/04/21 13:31

    esse é compra garantida!

    1
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto15/04/21 13:37
    Lpporto » 15/04/21 13:37

    evieira::Concordo com quase tudo, LPP!

    A única coisa que não me agradou foi a movimentação das unidades depender do tipo de ação principal que você fez. É o tipo de regra burocrática que deve estar ali porque o designer sentiu a necessidade de limitar o movimento, mas que não faz sentido nenhum.

    Um pequeno detalhe temático que me chamou a atenção é uma das capitais sair do meio do Acre. Isso vai totalmente de encontro com a história do Brasil, que sempre foi do litoral para dentro. Mas, reconheço, é mero detalhe. O jogo não precisa ser inteiramente uma aula de história.

    De maneira geral achei um baita lançamento. O produto está muito bem apresentado. O jogo em si, preciso jogar mais vezes, mas foi uma boa primeira impressão!

    Sds,

    Eduardo

    Eu não achei burocrático pq vc tem movimentação grátis todo turno. Só o bonus é que depende da ação, então pra mim ficou ok.
    Qto uma das capitais sair do acre, é algo q vc tem que aceitar pra equilibrar o mapa né, senao um sai de São Paulo e outro de São vicente e já caem se matando enquanto o cara q tá em recife nada de braçada sozinho.
    Uma coisa que eu colocaria, vou até editar o texto, é a questão temática das cidades. Fundar Salvador no meio do Pantanal é meio anticlimático. Talvez se vc tivesse no mapa locais de cidade e todas elas já meio que disponíveis. Aí se vc tá no RJ vc funda o Rio e não Belém do Pará. Mas acho que isso foi uma simplificação que fizeram tb para não amarrar demais as regras pelo tema

    6
  • felipenserj
    245 mensagens MD
    avatar
    felipenserj15/04/21 14:05
    felipenserj » 15/04/21 14:05

    Lpporto::
    evieira::Concordo com quase tudo, LPP!

    A única coisa que não me agradou foi a movimentação das unidades depender do tipo de ação principal que você fez. É o tipo de regra burocrática que deve estar ali porque o designer sentiu a necessidade de limitar o movimento, mas que não faz sentido nenhum.

    Um pequeno detalhe temático que me chamou a atenção é uma das capitais sair do meio do Acre. Isso vai totalmente de encontro com a história do Brasil, que sempre foi do litoral para dentro. Mas, reconheço, é mero detalhe. O jogo não precisa ser inteiramente uma aula de história.

    De maneira geral achei um baita lançamento. O produto está muito bem apresentado. O jogo em si, preciso jogar mais vezes, mas foi uma boa primeira impressão!

    Sds,

    Eduardo

    Eu não achei burocrático pq vc tem movimentação grátis todo turno. Só o bonus é que depende da ação, então pra mim ficou ok.
    Qto uma das capitais sair do acre, é algo q vc tem que aceitar pra equilibrar o mapa né, senao um sai de São Paulo e outro de São vicente e já caem se matando enquanto o cara q tá em recife nada de braçada sozinho.
    Uma coisa que eu colocaria, vou até editar o texto, é a questão temática das cidades. Fundar Salvador no meio do Pantanal é meio anticlimático. Talvez se vc tivesse no mapa locais de cidade e todas elas já meio que disponíveis. Aí se vc tá no RJ vc funda o Rio e não Belém do Pará. Mas acho que isso foi uma simplificação que fizeram tb para não amarrar demais as regras pelo tema

    Concordo. 
    A movimentação para mim está ok e a questão das cidades, talvez se ele tivesse colocado mais algumas (são 8 no total, se tivéssemos 12, 3 por região:) N, S, L, O) poderiam ser divididas em 4 grupos de 3 tokens/região e cada um construiria a cidade na região que está explorando (ao invés de 2 tokens de cidades abertos, teríamos 4, 1 token de cada região)...
    Parabéns por mais esse review. Esse entrará na coleção ! 

    3
  • rivaben
    406 mensagens MD
    avatar
    rivaben15/04/21 14:16
    rivaben » 15/04/21 14:16

    Parece que vai me agradar.

    A única dúvida que eu tenho é se funciona bem em 2 players. Você chegou a testar com este número de jogadores?

    5
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Brazil: Imperial - Brazil: Imperial e a expectativa do euro 4x nacional
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.