Desde o momento q vc começou a descrever sua estratégia, me pareceu estranha. Até onde eu "leio" o Lisboa, a grande maioria dos pontos vêm de (1)a construção de lojas para pontuar os multiplicadores dos prédios e (2)as cartas de decreto, q na verdade são em sua maioria uma consequência do (1).
Ou seja, pra mim o "core" do jogo é alí nas ruas de Lisboa, no controle de área do tabuleiro principal (oq, claro, faz total sentido tematicamente falando - como qq jogo do Vital - afinal Lisboa é sobre a reconstrução da cidade).
Portanto não vejo como uma estratégia viável para a vitória focar nos pontos das fichas de clero. Pra mim esses pontos funcionam muito mais como um "incentivo" q o autor deu para os jogadores "se desapegarem" das fichas, afinal a maioria delas têm um poder bastante interessante e sem esses pontos extras acredito q a maioria não descartaria a ficha apenas pela influência, pois não seria vantajoso.
Além disso, como vc mesmo narrou depois, essa estratégia faz vc ganhar pontos, mas os outros jogadores tb, não só na pontuação da igreja como tb ao inaugurar prédios públicos, q dão a maioria dos pontos, e vc pouco ganha essa parte do bolo. E como última análise, com poucas lojas, vc ainda se prejudica com falta de recursos para produzir e cartas de decreto com grande pontuação a seu favor.
Enfim, não sei a sua experiência com o jogo (vi apenas mais um relato seu no canal, modo solo), e até pq tb não sou um exímio especialista nele, tenho apenas umas 15 partidas, sendo umas 3 solo, 2 em 3p e o restante apenas em 2p, oq deixa a dinâmica bem diferente de 4p, e tenho total consciência disso, mas pelo q eu já joguei consigo ter uma noção e, por esse seu texto, me parece q vc "leu o jogo", seu objetivo, de maneira errada. A ficha de clero me parece muito mais um "suporte" para sua estratégia principal, um item q exige do jogador tática e senso de oportunidade. O "jogo acelerado" é sim uma estratégia válida, mas a meu ver é muito mais para pegar os outros jogadores desprevenidos com os pontos não ganhos no fim do 1o. período e no fim do jogo.