Bem-vindos ao Mais que Jogo!
Tentarei uma vez ao mês falar de diferentes assuntos não relacionados a análises de jogos. São resumos sobre o que conheci, joguei ou adquiri. Um papo descontraído sobre o blog, jogos e ideias que possam surgir. Funcionará como um relato sobre minha vida de Board Gamer e sobre a influência que esse universo tem sobre mim e às pessoas que me rodeiam.
O início
"Tudo começou a um tempo atrás, na ilha..." Não, não... Foi por um amigo que conhecia outro onde a mesa de Pandemic Legacy: 1ª Temporada (Devir Brasil) tinha vaga disponível. Lá fui eu preencher o espaço no meio de uma campanha emocionante para uns, confusa para mim. Não tinha menor experiência em Jogos de Tabuleiro Moderno.
Na infância, o que eu conhecia era somente os clássicos War (Grow Jogos) e Banco Imobiliário (Estrela). Até hoje tenho Imagem & Ação 2 (Grow Jogos) e Master Imagem (Grow Jogos). Confesso que estou aceitando dicas para doação!
Serinho: Alguém tem ideia de onde eu possa doar ou alguém que precise aqui no Rio de Janeiro?
Enfim, cá estou com uma coleção de apenas 37 jogos na estante (Acredite! É pouco para MUITA gente!). Entre eles minha primeira aquisição Arcadia Quest (Galápagos Jogos). Após descobrir o mundo do Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas (Galápagos Jogos) e logo depois o de Zombicide (Galápagos Jogos), pesquisei um jogo que unisse a mecânica de exploração e movimento em grade com belíssimas miniaturas. Arcadia Quest foi o melhor dos mundos para mim: Jogador versus jogador, fantasia medieval, modo campanha e evolução de personagens / itens. Fiquei apaixonado!
Aos poucos fui conhecendo o lado "euro" da força e foi num evento de Board Games que fui - o Castelo das Peças (RJ), em 2017 acho - que joguei Puerto Rico (Grow Jogos). Mais um que me levou ao Agricola (Devir Brasil) e por fim ao Viticulture Edição Essencial (Grok Games) - que comprei e tenho até hoje!

Viticulture Edição Essencial - Um dos meus primeiros jogos de tabuleiro moderno
A coleção
Na verdade sempre fui contido na compra de Jogos de Tabuleiro - por incrível que pareça. Infelizmente é um mercado caro, além do fator grupo pesar bastante! Uma coisa que aprendi nesse tempo é que não basta você gostar de um jogo. Seu grupo (ou seus, para quem tiver sorte) tem que gostar também! E eu que nunca fui fã de modo solo dependo dos amigos para comprar e manter um jogo na coleção. Há ainda os jogos que gostamos, mas o amigo já possui na coleção dele!
Então não estranhe eu deixar de ter bons jogos por já ter outros parecidos - seja em tema, mecânica ou outras características (critérios como ser festivo ou em campanha, jogo para 2 ou para 12 pessoas). Alguns fogem à regra (Ok! Não existe regra... Só ideia) como trilogias e outros jogos em série -
Exit: O Jogo é um bom exemplo!
Aliás, como já mencionei no Mais que Jogo,
Exit é jogado uma única vez. Considero ele ainda na minha coleção, sabendo que não poderei jogá-lo mais - exceto que compre outro da série???
Nessa conta de 37 jogos incluí essa série. De fora estão ainda os jogos adquiridos em pré-venda ou financiamento coletivo como
The Few and Cursed (Conclave Editora),
Rococo: Deluxe Edition (Mosaico Jogos) e
Gloomhaven (Galápagos Jogos).
A dúvida eterna
Falando em
Gloomhaven, foi pesado pagar por esse jogão ("ão" em muitos sentidos, acredito!). Aqui a solução foi dividir a conta já que exige dedicação de um grupo para jogar. Comprei por fora o insert da Bucaneiros Jogos (também em pré-venda) e incentivado pela promoção da loja onde comprei o jogo com portas 3D grátis, tô namorando um conjunto de componentes 3D alternativos aos
tiles que vêm na caixa.
Essa é uma dúvida que vivo tendo quando compro algo: enriquecer um jogo com
insert,
sleeves, componentes 3D e moedas de metal - por exemplo - ou usar a grana para "economizar" ou mesmo comprar um novo jogo?
Arcadia Quest com portas de impressão 3D (vendidas separadamente)
Esse é um dos motivos que invento para manter a coleção "enxuta": priorizar sempre que puder a experiência com o jogo que já tenho e assim valorizá-lo, levando-o à mesa mais vezes. Olha... É difícil pensar dessa forma com tantos jogos bons sendo lançados! O importante mesmo é se divertir!!!
____
Originalmente publicado em Mais que Jogo: Mais que Jogo
Início da coleção
Para conhecer mais
Mais que Jogo
Vamos jogar?
Exit: As Catacumbas do Terror + rasgar e riscar
Oh My Goods! + um só componente