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  3. Exit: As Catacumbas do Terror
  4. Exit: As Catacumbas do Terror + rasgar e riscar

Exit: As Catacumbas do Terror + rasgar e riscar

Exit: As Catacumbas do Terror
  • avatar
    DiegoSantos.MTB23/04/20 10:45
    avatar
    DiegoSantos.MTB
    23/04/20 10:45
    219 mensagens MD

    Algumas experiências são únicas e inesquecíveis por não permitirem ser repetidas. Outras, por trazerem novas formas de interação fugindo do convencional. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e1d1d_ey48dz.jpg


    Encarei uma viagem até Paris para percorrer Exit: As Catacumbas do Terror (Devir Brasil) numa missão de resgate onde a experiência teria todas essas qualidades!

    Esclarecimento: não será dado spoiler sobre a história ou componentes. Todas as informações e imagens aqui divulgadas encontram-se apresentadas no verso da caixa original do jogo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6f3c1_ey48dz.jpg


    Nosso amigo havia desaparecido pelas catacumbas da capital francesa e precisávamos o quanto antes achá-lo pelas galerias macabras do subsolo parisiense. 

    A cada passo novos materiais eram revelados, cartas eram recortadas e anotações eram feitas: ações imprescindíveis para avançar pelo cemitério subterrâneo!

    Chegando no meio da aventura, o jogo permitiu uma pausa (numa espécie de save game). Resolvemos iniciar a segunda parte que ainda reservava muitas surpresas. 

    Seguimos pelas catacumbas vasculhando os itens que encontrávamos e resolvíamos os enigmas que surgiam. O tempo passava e mais urgente tornava-se encontrar nosso amigo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e5568_ey48dz.jpg


    Alguns momentos foram tensos e travados. Inevitavelmente tivemos que abrir cartas de ajuda para adquirir pistas e solucionar desafios, abrindo novos caminhos. 

    Até que finalmente tudo se resolveu num desfecho inédito e sinistro - com direito a cortina da janela abrindo sozinha num repentino vento que invadiu a casa! Após 2h37min saíamos das Catacumbas do Terror com pedaços de papel e caveiras na mesa, 7 estrelas conquistadas - e a salvos!!!

    Para amantes de Jogos de Tabuleiro, o maior desafio mesmo é se permitir destruir componentes. Os jogos da linha Exit exigem que materiais sejam modificados para que a partida se desenvolva. Não há como viver uma experiência completa de Exit se não estiver aberto a essa dinâmica.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ac531_ey48dz.jpg


    Comum em jogos como Pandemic Legacy: 1ª Temporada (Devir Brasil) e Charterstone (Grok Games), a série Exit foge da definição legacy por não existirem modificações que sejam levadas a uma próxima partida - elas duram exclusivamente aquela partida. Não existe um legado para a próxima. Não há como jogar mais que uma única vez.

    Por outro lado Exit: As Catacumbas do Terror flerta com esses jogos por, além da alteração de itens durante a partida, ser dividido em duas partes - embora esteja longe de o primeiro bloco ser fechado e conclusivo como ocorre nos jogos legacy. Foi o recurso encontrado pelos autores para desenvolver uma história mais longa sem que o ritmo fosse afetado. 

    Baseado em salas físicas conhecidas como escape rooms, Exit consegue transmitir uma sensação muito similar de cooperação e superação de desafios das salas de fuga. Ainda conta com o tempo real como elemento de tensão e pontuação final. E aí vai uma discussão:

    Nos seus diferentes cenários, a série sempre chega à solução final com a fuga do grupo. O que determinará o sucesso é a combinação do tempo gasto com o uso das cartas de ajuda resultando numa escala de 1 a 10 estrelas. Sendo assim, devemos correr com o tempo utilizando as ajudas ou insistir na resolução dos enigmas por conta própria?

    Por aqui nos divertimos mais em encontrar as soluções do que ganhar estrelas!

    No mercado existem títulos como o Escape Room: The Game (Galápagos Jogos) e Escape Tales: O Despertar (Grok Games) que também envolvem dedução e tempo real como alternativa às salas de fuga.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/34da2_ey48dz.jpg


    Sobre a linha Exit, recomendo fortemente para 2 jogadores devido à cooperação e ao tamanho físico do material. Para 1 ou 3 pessoas continua sendo uma experiência bacana. Iniciantes gostarão do Exit: O Tesouro Afundado (Devir Brasil). 

    Sem dúvidas o melhor deles até agora é o Exit: Morte no Expresso do Oriente (Devir Brasil) que, além dos tradicionais desafios pensados "fora da caixa", acrescentou pela primeira vez à série a dedução lógica de modo temático e convincente - quem é o assassino? Assim como nas Catacumbas do Terror, não basta escapar. É preciso resolver o caso.

    Aguardo ansiosamente o dia em que visitarei Paris, mas sem cruzar o lado sombrio da Cidade Luz. Exit: As Catacumbas do Terror cumpriu com maestria essa missão!


    ____
    Originalmente publicado em Mais que Jogo:  Exit: As Catacumbas do Terror + rasgar e riscar
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ea9a1_ey48dz.png

    Mais do assunto
    Dicas para ler, ver e ouvir:

    Em texto: Red Meeple, Exit - O jogo que mudou a minha vida!

    Em áudio: BGG II, EP05 - Legacy, decepção ou engajamento?

    Em vídeo: 3DU's, Ep. 61 - Glossário BG - Campanha x Legacy


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    Comentários:

  • tpcordeiro
    1673 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro01/05/20 20:20
    tpcordeiro » 01/05/20 20:20

    Fiz uma lista da ordem como os jogos Exit (na minha opinião) poderiam ser jogados
    https://www.ludopedia.com.br/lista/18912/ordem-recomendada-para-se-jogar-exit
    Acabei não adicionando ainda o Exit: Morte no Expresso do Oriente e o Exit: O Tesouro Afundado, que joguei depois. Ainda não joguei o Exit: As Catacumbas do Horror.

    DiegoMartins2S::E aí vai uma discussão:

    Nos seus diferentes cenários, a série sempre chega à solução final com a fuga do grupo. O que determinará o sucesso é a combinação do tempo gasto com o uso das cartas de ajuda resultando numa escala de 1 a 10 estrelas. Sendo assim, devemos correr com o tempo utilizando as ajudas ou insistir na resolução dos enigmas por conta própria?

    Por aqui nos divertimos mais em encontrar as soluções do que ganhar estrelas!


    Aqui insistimos na tentativa da resolução, mesmo gastando tempo, até que todos fiquem sem resposta, aí concordamos em conjunto ver a próxima dica. Não acho q deva ser 8 nem 80. Cabe ao grupo o ritmo.

    DiegoMartins2S::Sem dúvidas o melhor deles até agora é o Exit: Morte no Expresso do Oriente (Devir Brasil) que, além dos tradicionais desafios pensados "fora da caixa", acrescentou pela primeira vez à série a dedução lógica de modo temático e convincente - quem é o assassino? Assim como nas Catacumbas do Terror, não basta escapar. É preciso resolver o caso.

    Achei a ideia do Expresso bem interessante de misturar dedução, mas me pareceu bem confuso a forma como fizeram. No meu grupo acharam a novidade boa como conceito, mas não a execução.

    1
  • DiegoSantos.MTB
    219 mensagens MD
    avatar
    DiegoSantos.MTB01/05/20 21:41
    DiegoSantos.MTB » 01/05/20 21:41

    tpcordeiro::Fiz uma lista da ordem como os jogos Exit (na minha opinião) poderiam ser jogados
    https://www.ludopedia.com.br/lista/18912/ordem-recomendada-para-se-jogar-exit
    Acabei não adicionando ainda o Exit: Morte no Expresso do Oriente e o Exit: O Tesouro Afundado, que joguei depois. Ainda não joguei o Exit: As Catacumbas do Horror.



    DiegoMartins2S::E aí vai uma discussão:

    Nos seus diferentes cenários, a série sempre chega à solução final com a fuga do grupo. O que determinará o sucesso é a combinação do tempo gasto com o uso das cartas de ajuda resultando numa escala de 1 a 10 estrelas. Sendo assim, devemos correr com o tempo utilizando as ajudas ou insistir na resolução dos enigmas por conta própria?

    Por aqui nos divertimos mais em encontrar as soluções do que ganhar estrelas!


    Aqui insistimos na tentativa da resolução, mesmo gastando tempo, até que todos fiquem sem resposta, aí concordamos em conjunto ver a próxima dica. Não acho q deva ser 8 nem 80. Cabe ao grupo o ritmo.



    DiegoMartins2S::Sem dúvidas o melhor deles até agora é o Exit: Morte no Expresso do Oriente (Devir Brasil) que, além dos tradicionais desafios pensados "fora da caixa", acrescentou pela primeira vez à série a dedução lógica de modo temático e convincente - quem é o assassino? Assim como nas Catacumbas do Terror, não basta escapar. É preciso resolver o caso.

    Achei a ideia do Expresso bem interessante de misturar dedução, mas me pareceu bem confuso a forma como fizeram. No meu grupo acharam a novidade boa como conceito, mas não a execução.

    Excelente lista!!! Eles começaram a colocar o nível nas caixas, mas realmente não é muito clara a ordem de dificuldade entre eles.

    Por aqui foi bem legal essa percepção diferenciada no Morte no Expresso do Oriente. Tanto que decidimos investir do Chronicles of Crime que se dedica integralmente a essa dedução lógica. Recomendo!

    0
  • tpcordeiro
    1673 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro01/05/20 23:07
    tpcordeiro » 01/05/20 23:07

    DiegoMartins2S::Por aqui foi bem legal essa percepção diferenciada no Morte no Expresso do Oriente. Tanto que decidimos investir do Chronicles of Crime que se dedica integralmente a essa dedução lógica. Recomendo!

    Joguei só em modo solo. Uma ideia bem legal, mas acho outros jogos virão pra evoluir melhor o conceito. Não parece um board, parece mais um jogo de celular adaptado via qcodes... Achei repetitivo ficar scanneando codes o tempo todo.
    Outro jogo q vc citou q eu já joguei foi o Escape Tales: O Despertar, esse sim eu recomendo, tem bem a pegada dos Exit, com mais rejogabilidade, mais temático e sem estragar componentes.

    1
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Exit: As Catacumbas do Terror - Exit: As Catacumbas do Terror + rasgar e riscar
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