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  1. Fórum
  2. Podcasts
  3. EP05 - Legacy, decepção ou engajamento?

EP05 - Legacy, decepção ou engajamento?

Podcast
Juntando as Peças
Episódio
EP05 - Legacy, decepção ou engajamento?
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Download ( 708 )
Feed
https://ludopedia.com.br/podcast/29/juntando-as-pecas/feed
Duração
00:56:16
  • avatar
    TiagoSales20/08/18 23:14
    avatar
    TiagoSales
    20/08/18 23:14
    213 mensagens MD

    Nesse episódio PaladinoMonge, Tiago Sales e Daniel Leniad batem um papo sobre jogos Legacy. Comentam o que não gostam sobre esse estilo de jogo e fazem uma comparação com jogos de campanha.

    2
    1
    6
  • paulotoledo
    418 mensagens MD
    avatar
    paulotoledo22/08/18 13:00
    paulotoledo » 22/08/18 13:00

    Só pra saber... O EXIT não seria um "Legacy" de custo baixo para que as pessoas possam experimentar??? :ermm:

    2
  • PaladinoMonge
    1464 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge22/08/18 13:12
    PaladinoMonge » 22/08/18 13:12

    paulotoledo::Só pra saber... O EXIT não seria um "Legacy" de custo baixo para que as pessoas possam experimentar??? :ermm:

    Eu não joguei o Exit. Mas ele tem elementos que vão aparecendo no decorrer do jogo e que alteram sua jogabilidade????

    1
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal22/08/18 15:52
    Ovatsug Rednal » 22/08/18 15:52

    paulotoledo::Só pra saber... O EXIT não seria um "Legacy" de custo baixo para que as pessoas possam experimentar??? :ermm:

    Não, por que legacy pra mim tem a ver com jogar várias partidas com modificações e regras e elementos q vão surgindo. 
    Exit é uma experiência lúdica foda mas não fica nada ali pra ser aproveitado em uma campanha. Então não encaro como legacy. 

    3
  • giovanilook
    61 mensagens MD
    avatar
    giovanilook22/08/18 17:09
    giovanilook » 22/08/18 17:09

    paulotoledo::Só pra saber... O EXIT não seria um "Legacy" de custo baixo para que as pessoas possam experimentar??? 

    É oque o colega acima falou, o  Exit e um jogo baseado nos Escape Room, tem muita coisa parecida com o legacy , conta a história ao poucos,  pode  desteude componentes, pode mudar regras e tudo mais, porém no exit é apenas uma partida ou vc ganha ou vc desisti do jogo, porém o resultado que vc teve nessa partida vc não leva para a proxopr que vc for jogar. Já no legacy a história acontece no decorrer de várias partidas, em que cada derotad ou vitoria pode  impactar na ptopróx partida.


    Porem jogos como exit ao meu ver tem um custo benefício melhor que o legacy. 
    Mais barato, conta uma história, elementos vão te surpreendo durante o decorrer da partida e o mais importante ao meu ver é que vc não trava o grupo em um compromisso em um jogo, que pode ocorrer de vc não gostar do jogo mas ainda assim ter que seguir jogando para não atrapalhar o grupo.
    A proposta exit ao meu ver ganha da proposta legacy.
    Espero ter ajudado.
    Abraço do LOok da BGGII




     

    2
  • paulotoledo
    418 mensagens MD
    avatar
    paulotoledo22/08/18 17:26
    paulotoledo » 22/08/18 17:26

    PaladinoMonge::Eu não joguei o Exit. Mas ele tem elementos que vão aparecendo no decorrer do jogo e que alteram sua jogabilidade????

    Eu também não joguei, nem o Exit e nenhum Legacy, a minha questão foi justamente por isso, por só ouvir falar e ler à respeito destes jogos fiquei com a dúvida... Depois de ler mais sobre o Exit, pretendo jogá-lo em breve, gostei muito das reviews que li sobre...
    ;)

    2
  • PaladinoMonge
    1464 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge22/08/18 17:46
    PaladinoMonge » 22/08/18 17:46

    paulotoledo::
    PaladinoMonge::Eu não joguei o Exit. Mas ele tem elementos que vão aparecendo no decorrer do jogo e que alteram sua jogabilidade????

    Eu também não joguei, nem o Exit e nenhum Legacy, a minha questão foi justamente por isso, por só ouvir falar e ler à respeito destes jogos fiquei com a dúvida... Depois de ler mais sobre o Exit, pretendo jogá-lo em breve, gostei muito das reviews que li sobre...
    ;)

    Entendi. O pessoal já respondeu a dúvida.
    Tbm preciso jogar ele

    1
  • tuliobarros
    1752 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros23/08/18 18:36
    tuliobarros » 23/08/18 18:36

    Parabéns pelo podcast! Conciso e relevante. Nunca tinha parado para pensar na diferença de Legacy e Campanha. Uma ótima oportunidade de pensar sobre o tema!

    Só para enriquecer um pouco o debate, aparentemente BGG II e o BGG tem definições diferentes do que seja um ou outro. Pelo que eu entendi de vocês, para ser Legacy tem que introduzir uma mecânica nova ao curso das partidas e não apenas alterar o rol de escolhas possíveis. Para o BGG não pode ser repetível com a mesma cópia do jogo. Abaixo, grifos meus.
     

    LEGACYCAMPAIGN
    Definição
    BGG::Legacy games are board games that change over time based on the outcome of each game played and the choices made by the player(s). They will make physical changes to the board game by, for example: marking the cards, placing stickers, destroying components, opening sealed packages, and so on.

    The changes made in a Legacy game are designed to be permanent. A Legacy game's full experience is played out in a campaign that can only be played once. To replay the full experience again, the player(s) would need to purchase another copy of the game.

    Official and unofficial methods to circumvent Legacy mechanics are common in popular Legacy games. A Legacy game modified to avoid permanent changes is effectively a game with a campaign instead.

    Fonte: Board Game Family: Legacy


    BGG::Games in family have a "campaign mode" where the game and/or characters change over time, such that the results of one game may influence future plays. Expansions should be added here instead of the base game if they provide the campaign mode and the base game did not.

    Arguably this could be a mechanic, but as I understand it mechanics are supposed to influence what you do on each turn. Arguably this could be a category, but these games already have other categories (Descent is a dungeon crawl that happens to have a campaign mode.




    Fonte: Board Game Family: Campaign

    Top 10Gloomhaven
    Pandemic Legacy: Season 1
    Pandemic Legacy: Season 2
    Charterstone
    Risk Legacy
    Shadowrun: Crossfire
    The Ravens of Thri Sahashri*
    First Martians: Adventures on the Red Planet*
    SeaFall
    The Rise of Queensdale*
    Gloomhaven
    Pandemic Legacy: Season 1
    The 7th Continent
    Arkham Horror: The Card Game
    Mechs vs. Minions
    Star Wars: Imperial Assault
    Pandemic Legacy: Season 2
    Kingdom Death: Monster
    Descent: Journeys in the Dark (Second Edition)
    Arcadia Quest

    * Esses jogos não estão listados como da família de jogos campanha.


    A princípio eu imaginei que Legacy seria um subgrupo de Campanha, mas 3 dos Top 10 Legacy não estão cadastrados como Campanha. Como não joguei nenhum deles, não sei se seria falha de cadastramento ou se, de fato, há uma grande interseção mas são grupos distintos de jogos. Até fiquei curioso como funcionaria um jogo legacy que não tenha um roteiro de campanha envolvido. Seria um jogo cujo desafio vai aumentando a medida que você vai perdendo recursos até o momento que não se consiga mais vencê-lo?

    Acho que o trauma do TiagoSales no que tange os Legacy não é necessariamente pelo estilo do jogo, mas sim seu apelo. Jogos com campanha possuem um apelo menor para a conclusão ou exaustão do jogo. A família Zombicide tem em cada caixa 10 missões (de certa forma, concatenadas por um enredo muito leve), mas nem todo mundo fica compelido a jogá-las. Quando alguém questiona por que Descent: Journeys in the Dark (second edition) deixa de ver mesa, o jogador diz sem peso na consciência que "cansou", "enjoou", ou outro motivo qualquer que poderia ser aplicado a qualquer outro tipo de jogo. Já o apelo em concluir a história de um legacy é muito maior e quando se faz a mesma indagação sobre o SeaFall não ver mesa, a resposta tende a ser de outro gênero. O jogador coloca sentimentos mais negativos dizendo que "desistiu" ou "abandonou" ou ainda qualifica negativamente o jogo. Aparentemente há uma culpa por não concluir um legacy que não está presente num que seja apenas campanha.

    Viajei muito?

    2
  • PaladinoMonge
    1464 mensagens MD
    avatar
    PaladinoMonge23/08/18 18:54
    PaladinoMonge » 23/08/18 18:54

    tuliobarros::Parabéns pelo podcast! Conciso e relevante. Nunca tinha parado para pensar na diferença de Legacy e Campanha. Uma ótima oportunidade de pensar sobre o tema!

    Só para enriquecer um pouco o debate, aparentemente BGG II e o BGG tem definições diferentes do que seja um ou outro. Pelo que eu entendi de vocês, para ser Legacy tem que introduzir uma mecânica nova ao curso das partidas e não apenas alterar o rol de escolhas possíveis. Para o BGG não pode ser repetível com a mesma cópia do jogo. Abaixo, grifos meus.
     

    LEGACYCAMPAIGN
    Definição
    BGG::Legacy games are board games that change over time based on the outcome of each game played and the choices made by the player(s). They will make physical changes to the board game by, for example: marking the cards, placing stickers, destroying components, opening sealed packages, and so on.

    The changes made in a Legacy game are designed to be permanent. A Legacy game's full experience is played out in a campaign that can only be played once. To replay the full experience again, the player(s) would need to purchase another copy of the game.

    Official and unofficial methods to circumvent Legacy mechanics are common in popular Legacy games. A Legacy game modified to avoid permanent changes is effectively a game with a campaign instead.

    Fonte: Board Game Family: Legacy


    BGG::Games in family have a "campaign mode" where the game and/or characters change over time, such that the results of one game may influence future plays. Expansions should be added here instead of the base game if they provide the campaign mode and the base game did not.

    Arguably this could be a mechanic, but as I understand it mechanics are supposed to influence what you do on each turn. Arguably this could be a category, but these games already have other categories (Descent is a dungeon crawl that happens to have a campaign mode.




    Fonte: Board Game Family: Campaign

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    Descent: Journeys in the Dark (Second Edition)
    Arcadia Quest

    * Esses jogos não estão listados como da família de jogos campanha.


    A princípio eu imagineis que Legacy seria um subgrupo de Campanha, mas 3 dos Top 10 Legacy não estão cadastrados como Campanha. Como não joguei nenhum deles, não sei se seria falha de cadastramento ou se, de fato, há uma grande interseção mas são grupos distintos de jogos. Até fiquei curioso como funcionaria um jogo legacy que não tenha um roteiro de campanha envolvido. Seria um jogo cujo desafio vai aumentando a medida que você vai perdendo recursos até o momento que não se consiga mais vencê-lo?

    Acho que o trauma do TiagoSales no que tange os Legacy não é necessariamente pelo estilo do jogo, mas sim seu apelo. Jogos com campanha possuem um apelo menor para a conclusão ou exaustão do jogo. A família Zombicide tem em cada caixa 10 missões (de certa forma, concatenadas por um enredo muito leve), mas nem todo mundo fica compelido a jogá-las. Quando alguém questiona por que Descent: Journeys in the Dark (second edition) deixa de ver mesa, o jogador diz sem peso na consciência que "cansou", "enjoou", ou outro motivo qualquer que poderia ser aplicado a qualquer outro tipo de jogo. Já o apelo em concluir a história de um legacy é muito maior e quando se faz a mesma indagação sobre o SeaFall não ver mesa, a resposta tende a ser de outro gênero. O jogador coloca sentimentos mais negativos dizendo que "desistiu" ou "abandonou" ou ainda qualifica negativamente o jogo. Aparentemente há uma culpa por não concluir um legacy que não está presente num que seja apenas campanha.

    Viajei muito?

    Nossa, ótimo ponto de vista.
    Eu até falei que legacy e campanha andam de mãos dadas. Mas você extraiu bem o que achamos.
    Quanto ao Tiago, aí ele tem que respodner, mas eu apostaria nisso hahahaah.
    Abracoa

    0
  • TiagoSales
    213 mensagens MD
    avatar
    TiagoSales27/08/18 15:10
    TiagoSales » 27/08/18 15:10

    tuliobarros::Parabéns pelo podcast! Conciso e relevante. Nunca tinha parado para pensar na diferença de Legacy e Campanha. Uma ótima oportunidade de pensar sobre o tema!

    Só para enriquecer um pouco o debate, aparentemente BGG II e o BGG tem definições diferentes do que seja um ou outro. Pelo que eu entendi de vocês, para ser Legacy tem que introduzir uma mecânica nova ao curso das partidas e não apenas alterar o rol de escolhas possíveis. Para o BGG não pode ser repetível com a mesma cópia do jogo. Abaixo, grifos meus.
     

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    The changes made in a Legacy game are designed to be permanent. A Legacy game's full experience is played out in a campaign that can only be played once. To replay the full experience again, the player(s) would need to purchase another copy of the game.

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    Arguably this could be a mechanic, but as I understand it mechanics are supposed to influence what you do on each turn. Arguably this could be a category, but these games already have other categories (Descent is a dungeon crawl that happens to have a campaign mode.




    Fonte: Board Game Family: Campaign

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    * Esses jogos não estão listados como da família de jogos campanha.


    A princípio eu imaginei que Legacy seria um subgrupo de Campanha, mas 3 dos Top 10 Legacy não estão cadastrados como Campanha. Como não joguei nenhum deles, não sei se seria falha de cadastramento ou se, de fato, há uma grande interseção mas são grupos distintos de jogos. Até fiquei curioso como funcionaria um jogo legacy que não tenha um roteiro de campanha envolvido. Seria um jogo cujo desafio vai aumentando a medida que você vai perdendo recursos até o momento que não se consiga mais vencê-lo?

    Acho que o trauma do TiagoSales no que tange os Legacy não é necessariamente pelo estilo do jogo, mas sim seu apelo. Jogos com campanha possuem um apelo menor para a conclusão ou exaustão do jogo. A família Zombicide tem em cada caixa 10 missões (de certa forma, concatenadas por um enredo muito leve), mas nem todo mundo fica compelido a jogá-las. Quando alguém questiona por que Descent: Journeys in the Dark (second edition) deixa de ver mesa, o jogador diz sem peso na consciência que "cansou", "enjoou", ou outro motivo qualquer que poderia ser aplicado a qualquer outro tipo de jogo. Já o apelo em concluir a história de um legacy é muito maior e quando se faz a mesma indagação sobre o SeaFall não ver mesa, a resposta tende a ser de outro gênero. O jogador coloca sentimentos mais negativos dizendo que "desistiu" ou "abandonou" ou ainda qualifica negativamente o jogo. Aparentemente há uma culpa por não concluir um legacy que não está presente num que seja apenas campanha.

    Viajei muito?

    Com certeza enriqueceu bastante a diferenciar esses dois estilos de jogos que são tão próximos! Valeu Túlio!!!
    Quanto ao meu trauma com os jogos Legacy num chega bem a ser um trauma... rs 
    Lá no fundo eu acho a ideia legal, os dois jogos que joguei (Pandemic Legacy e Chaterstone) são bacanas, como mtos gostam de definir: uma experência única. Mas só que num gostei... num é meu estilo, saca?! Quem acompanha o canal sabe que curto mais jogos euros e gosto de falar quando algo não me agrada, pois pode ter muitas pessoas que se identifique com minha opinião e acho importante as pessoas saberem que nada é unanime. Muitos estavam colocando o Legacy como a quinta maravilha dos board game e tals... eu num achei bem por ai. Acho que um jogo campanha tem mais enredo e desenvolvimento de história que o Legacy. 
    É bem bacana vc ver caixinha sendo abertas antes de cada partida, novos componentes surgindo, regras sendo adicionadas, mas chega uma hora que isso cansa... e praticamente só vi o Legacy fazendo isso. Ok, bacana! Mas não é pra mim... infelizmente. Quem sabe um dia eu num dou uma nova chance pra um Legacy?!
    Abraçãoo!!!
    Tiago Sales

    1
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EP05 - Legacy, decepção ou engajamento?
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