Nas últimas semanas veio a vontade de jogar novamente Agricola (Edição Revisada) (Devir Brasil). Além de ser um excelente jogo, essa versão vinha com meeples de fazendeiros e muitas peças em madeira de animais e vegetais diversos.
Com a proximidade do lançamento de Hallertau (Galápagos Jogos), outro jogo de autoria de Uwe Rosemberg, o saudosismo de montar uma fazendinha aumentou ainda mais! Foi quando lembrei de um jogaço parado na minha estante…
Caixa do jogo Clãs da Caledônia
Por que não ser fazendeiro e comerciante por terras escocesas do século XIX? Em
Clãs da Caledônia (Meeple BR Jogos) minha família Fergusson tinha presença marcante em quase toda a Escócia e já começava dominando três lugares com meus trabalhadores.
A vantagem se estendia a uma navegação mais avançada que me permitia desde o início atravessar rios e lagos ao alcance dos portos. Isso me facilitou a conseguir os bônus nos momentos mais oportunos.
Lenhadores nas florestas, ovelhas e plantações em pastos… e uma destilaria de uísque!
Mas um bom clã não vive só de plantações! Mesmo já investindo em campos de cereais, saber o momento certo de negociar produtos era primordial. Bem provável ter sido minha maior dificuldade.
No mercado surgiam movimentações calorosas dos mais diversos produtos e administrar a grana era o maior desafio. Não podia abrir mão dos contratos de exportação. Cana, tabaco e algodão só vindo de fora. Era difícil gerenciar os recursos para obtê-los.
Área do jogador com tabuleiro, as unidades de produção e o caixote para os contratos
Pelo menos o clã Fergusson conseguia permear por cada canto e avançar territórios. Só não contava com os Buchanan contratando mercadores e cumprindo contratos com certa facilidade!
Lá estava eu produzindo lã, pão e uísque — e um bom dinheiro com a exploração de minas e florestas — infelizmente não o suficiente para me tornar o clã mais influente da Caledônia.
Plantei, toquei o gado, produzi queijo e uísque, vi minha “fazendinha” prosperar… Rigorosamente aqui não temos um jogo de fazenda como
La Granja (Across The Board) ou
Caverna: The Cave Farmers (Grok Games).
Mercado com os valores de compra e venda de produtos básicos e manufaturados
Clãs da Caledônia tem pegada mais econômica com um mecanismo de mercado bem implementado. Nem por isso deixa de lado o sentimento de evolução do tabuleiro do jogador com a expansão de unidades que destravam rendas — no melhor estilo
Terra Mystica (Grok Games).
Lá fora, os jogos de tabuleiro modernos europeus ganharam força num momento pós guerra onde evitavam-se conflitos diretos e buscavam-se temas familiares.
Animais e queijarias em madeira enriquecem os jogos de “fazendinha”
Cuidar de gado e semear campos remetem aos primórdios da civilização, ao bucolismo neoclássico e até flertam com nosso passado cultural e econômico. A ideia de simplicidade rural, exaltação da natureza ou fuga dos problemas urbanos / modernos não anula a árdua tarefa que é criar e desenvolver uma fazenda.
É um tema rico em possibilidades mecânicas e estratégicas mas que normalmente envolve gerenciamento de recursos e alocação de trabalhadores — fórmulas que agradam um grande público.
Tabuleiro de contratos e rodadas do Clãs da Caledônia
Tantas nuances fazem o tema agropastoril ser tão presente nos Jogos de Tabuleiro modernos e na coleção dos jogadores. De
Puerto Rico (Grow Jogos e Brinquedos) a
Scythe (Grok Games), cuidar de fazendas sempre será um sucesso!
Em
Clãs da Caledônia, a transição de atividades exclusivamente rurais para uma sociedade industrializada do século XIX não impede que plantar cereais e tirar leite de vaca seja um divertido desafio!
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