Tive a oportunidade de jogar On Mars no Clube do Tabuleiro. A partida durou um pouco mais de 2 horas com 3 jogadores. Eu fui o último no setup, e defini parte da minha estratégia após meus oponentes escolherem suas posições iniciais. O primeiro buscou tecnologias de Minas em órbita, e o segundo os projetos na superfície. Entendi que eles formariam uma estrutura de pontuação nas ações executivas, e resolvi jogar para fazer um fim rápido levantando o nível da LSS.
O plano era fazer as expansões necessárias de complexos, portanto eu precisaria de tecnologia e recursos. Eu não pretendia perder ações por falta de colonos, assim ocupei o espaço 4 em órbita e já comecei o jogo com o quarto colono. Eu consegui as tecnologias de água e plantas, o que me ajudavam a trazer múltiplas naves no segundo nível da LSS. Fiquei distante do complexo de oxigênio e percebi que pontuaria pouco em tecnologias. Felizmente os prédios de água e planta premiavam robôs na superfície e quantidade de abrigos em marte.
Dessa forma, meu jogo estava direcionado. Eu ainda consegui um projeto de construir prédios de água que iria me ajudar e não dava pontos aos meus oponentes. Ambos investiram forte em prédios avançados e cientistas, e eu tentei não ajudá-los com pontos em prédios que não me serviriam. O maior problema para elevar o nível da LSS foram os prédios de energia. Meus oponentes não construíram quase nada, exceto abrigos e oxigênio, e as tecnologias da energia não entrou em jogo. Portanto, eu tive que gastar minérios e construir em separado cada prédio.
Com a LSS no nível 2 o jogo começou a acelerar. Eu já tinha deixado um dos objetivos por um robô de ser cumprir e meus adversários pegaram 2 cientistas cada um, cumprindo outro objetivo. Dessa forma, faltavam um robô e um nível da LSS para finalizar a partida. Nessa fase, eu ampliei o complexo de plantas, e meus oponentes os de oxigênio. Aproveitei e também adquirir um contrato de complexos de água que eu teria condições de executar facilmente.

Nesse instante, o jogador que foi vencedor da partida fez uma jogada excelente e que eu não esperava. Ele mesmo ampliou o complexo de águas, o que me ajudava no contrato e na tecnologia, mas deu a ele muitos pontos, além de tirar minha oportunidade de fazer a construção e ganhar a recompensa que era importante àquela altura.
Conforme a ideia inicial, eu tinha todas as condições de terminar a partida. Entretanto, resolvi esticar o jogo mais uma rodada, pensando em realizar mais um contrato. Não sei até onde esse erro definiu a partida, mas a decisão não gerou vantagens para mim. Como eu tinha entendido no início, meus adversários tinham mais potencial para gerar pontos do que eu com a partida alongada. Portanto não acabar logo a partida, mesmo pontuando menos, talvez garantisse uma diferença menor para o vencedor.