Joguei Clash of Cultures para 3 jogadores, foi uma partida de 3 horas e minha segunda vez neste jogo de civilização. Curiosamente as duas partidas usaram a expansão do jogo. Eu acho interessante como esse jogo tem um grau de complexidades alto, comum para jogos de civilização, mas ele consegue ser bem direto suas opções.
Eu joguei como a civilização de Roma e desta vez estava disposto a seguir a linha de avanços tecnológicos indicada pela civilização. Como esses avanços indicam um estilo de jogo bem expansivo, eu também tratei de explorar bem as regiões vizinhas ao meu ponto inicial e, em seguida, fiz uma série de novas cidades. Portanto, eu acabei ficando atrás de um dos jogadores em avanços, porque gastei ações e recursos explorando e criando cidades.
Outra situação curiosa que ocorreu é que devido às regiões reveladas, minhas novas cidades ficaram próximas de um adversário que pareceu reagir de forma ameaçadora e bélica. Porém, esse adversário se dividiu em diversas frentes de batalha, inclusive deixando infantarias a meio caminho de suas cidades. Por isso, após um breve investimento em tropas para resistir a um possível ataque, eu mesmo resolvi atacar essa cidade próxima e desprotegida. Porque eu não queria ter tantos recursos investidos em tropas desperdiçados.

Outro azar e também erro que jogamos, é que não houve muitas cidades bárbaras reveladas próxima a minha civilização. Foi apenas uma. Isso tornava a estratégia de criar novas cidades mais difícil porque tomar cidades bárbaras é rápido, mesmo que arriscado. Além de ser bem temático como Roma. E também eu já tinha um razoável investimento bélico. Apesar disso, terminei com 5 cidades pelo tabuleiro, todas com ao menos uma construção.
Infelizmente, eu não soube administrar bem meus objetivos e realizei apenas 3 ao longo do jogo. Enquanto que o jogador vencedor realizou 10 pontos em objetivos, além de ter construído uma maravilha, que eu nem considerei construir ao longo do jogo. De qualquer forma, fiquei satisfeito com meu desenvolvimento na partida e como terminou a minha civilização romana. Espero ter novas oportunidades de jogar, inclusive sem a expansão que me dá a impressão de direcionar as partidas.