Joguei Brass: Lancashire aqui em casa em 2 jogadores. Eu estava querendo jogar e um amigo meu veio conhecer o Brass. Essa versão nova possui um modo que varia de 2 a 4 jogadores além da variante clássica para 2 jogadores da versão anterior. Fiquei muito feliz após a primeira partida quando meu amigo falou: “Vamos de novo!?”, assim nós pudemos testar ambas variantes.
Na primeira partida, o jogo ficou focado na região sul graças ao baralho. Eu ainda consegui criar alguns prédios em Blackburn (azul) na primeira Era, mas logo percebi como os locais existentes baralho eram importantes. Essa variante não possui cartas de fábrica, logo estas só podem ser construídas com cartas de local ou a ação dupla. Assim, os locais sem fábricas eram menos valiosos na mão, enquanto locais de fábricas eram bem guardados. A segunda Era foi bem expansiva com ferrovias duplas e ao final, fiz algumas vendas de fábricas de nível 3 e 4 que foram muito importantes.

Na segunda partida, ambos estávamos tranquilos com as regras e o jogo fluiu melhor em 1 hora e meia. Como as cartas de local são mais distribuídas e menos frequentes, nós jogamos relativamente afastados. Entrando na segunda Era, eu construí trilhos agressivamente ao redor de Manchester. Meu adversário não observou o valor dessa jogada porque ele se concentrou em suas cartas que eram azuis, no norte do mapa. Neste segundo jogo, houve mais fábricas construídas e mais ações de venda em geral.
A impressão que fiquei é que o modo padrão reproduz melhor a interação do jogo com 4 jogadores, porque as cartas do baralho estão concentradas em poucas regiões. Assim, acaba forçando os jogadores em áreas comuns. Na segunda partida, houve pontos de interseção, mas cada jogador acabou se desenvolvendo na maior parte em regiões diferentes. Ainda foi uma partida muito interessante, apenas perdeu um pouco da interação ou simbiose do jogo.
Eu gostei do Brass com 2 jogadores, mas não seria minha primeira opção nesse número de jogadores. Um aspecto característico do jogo, que é a interação e marcação, ficou prejudicado. As partidas duraram menos de 2 horas, mas nem lembrávamos de conferir a hora. Por fim, se eu tivesse que escolher em qual variante jogar, creio que preferiria a variante nova. O mapa é maior, mas as cartas de locais são valiosas, isso fica claro no excelente
player aid com a distribuição das cartas. Com a concentração em menos regiões, aumenta a interação de menos jogadores.