Nota: alguns termos tiveram a tradução livre do inglês, podendo estar diferentes da versão da Galápagos que chega em breve.
O principal trunfo de Star Wars não está exatamente nas frases de impacto do Mestre Yoda, na respiração pesada de Darth Vader, ou no sorriso sedutor de Han Solo (o Harrison Ford, claro). O que torna esta franquia multimilionária é a riqueza deste universo, cuja exploração é uma fonte inesgotável de produtos histórias. A narrativa principal que traz o embate Jedi/Resistência contra os Sith/Império já é empolgante o suficiente para arrebatar milhões de fãs por todo o mundo, mas tão excitante quanto é acompanhar personagens de menor destaque em suas aventuras pela galáxia, cuja moral obtusa não se pode representar através da cor de um sabre de luz.
A essência de Star Wars está nessas histórias e nas suas possibilidades. Portanto, Star Wars: Orla Exterior é uma aposta bem-vinda, ao explorar um lado deste universo que traz ladrões, mercenários, traficantes e caçadores de recompensas em suas peripécias pela “periferia” da galáxia. Durante uma partida, cada jogador/personagem poderá entregar cargas ilegais, caçar procurados, realizar roubos ou assaltos e enfrentar patrulhas de facções enquanto aprimora sua nave por meio de modificadores, novos tripulantes e completa seus objetivos pessoais. Várias ações rendem ao jogador pontos de fama, e o primeiro que atingir dez pontos de fama vence.
A Orla Exterior é bem representada pelo seu tabuleiro, trazendo uma certa originalidade. A produção do jogo como um todo é muito boa. Os tabuleiros de jogador são excelentes e acomodam muito bem todas os tokens e cartas. Provavelmente a maioria dos jogadores vai sentir falta das miniaturas de naves, o que seria mais lógico; mas os standees de personagens nos lembram que são eles as estrelas do jogo (não foi trocadilho, juro). As naves estão bem representadas por bonitas artes em suas fichas. Um problema notável é a quantidade de dados – apenas seis – sendo necessário que jogadores diferentes rolem os mesmos dados no caso de um combate, por exemplo.


A partida se desenvolve através de três fases principais, e cada jogador realiza todas elas em seu turno. Na fase de Planejamento, é possível viajar pela galáxia, ganhar créditos (o dinheiro do jogo) e recuperar os danos do personagem e da nave. É permitido realizar apenas uma das três ações. Em seguida, vem a fase de Ação, onde os jogadores podem, basicamente, comprar cartas do topo dos decks de mercado, que são separados de acordo com o tipo (trabalhos, recompensas, cargas, modificadores e naves). Nesta fase também pode-se entregar as cargas e as recompensas que o jogador possuir nos planetas requeridos e, ainda, fazer ações desta fase que estejam em outras cartas. No mercado, o jogador pode “reciclar” qualquer deck colocando a carta do topo no fundo e abrindo uma nova. Considero esta a ação mais interativa do jogo. Os jogadores podem se beneficiar muito comprando cartas cujo prêmio é obtido em um destino próximo da sua localização atual. Sendo assim, é inteligente que os jogadores observem o que pode ajudar seus adversários e tentem tornar indisponíveis estes recursos. É importante lembrar que os jogadores só entram em combate entre si se a ação de uma carta permitir; portanto, bloqueios indiretos devem ser aproveitados.
Por fim, a fase de Encontros. Realizando apenas uma ação, é possível escolher entre encontrar contatos em cada planeta, encontrar algo em seu local ou combater uma patrulha. São quatro patrulhas, uma de cada facção (Hutt, Sindicato do Crime, Rebeldes e Império). Durante a partida, se o jogador faz um favor para os Rebeldes, por exemplo, ele ganha reputação positiva com relação a eles. Se em outra ocasião, atacar e derrotar uma patrulha Imperial, Palpatine vai querer sua cabeça (reputação negativa). A reputação influencia na resolução de diversos efeitos durante a partida.
Nessa fase também são resolvidos os Trabalhos. Aqui, os designers Tony Fanchi e Corey Konieczka (responsável pelo excelente Star Wars: Rebellion), aproveitam para inserir um elemento narrativo muito interessante: breves descrições do que está acontecendo, de acordo com os testes requisitados. Um leilão pela preciosa Joia de Yavin acontecerá em Naboo e você tentará roubá-la. Teste Conhecimento para encontrar um caminho seguro pelos perigosos becos da cidade. Mas criminosos o encontram, então Tática será testada para fugir dos criminosos – se fracassar, perca 3000 créditos para eles. Depois, Influência será necessária para passar pela segurança do leilão e Furtividade para evitar o sistema de vigilância. Disparou o alarme depois de falhar no teste de Tecnologia? Entre em combate contra os guardas, derrote-os e complete o trabalho!
Os testes consistem numa rolagem de dois dados e o sucesso está condicionado à presença ou não da habilidade testada na ficha de personagem e/ou de algum tripulante da sua nave. Já nos combates, cada parte envolvida rola dados de acordo com o valor de combate do personagem ou nave. O maior valor somado vence. Em suma, os jogadores dependem bastante de dados para realizarem suas ações durante o jogo. Mas o ponto positivo é que ao investir em tripulação e aquisição de naves e modificadores, as chances de sucesso a cada rolagem aumentam consideravelmente. Por isso, em termos de estratégia, é interessante deixar Trabalhos mais difíceis para um momento mais avançado no jogo.

Quanto às características do jogo, o que é um ponto positivo é também seu lado negro: jogadores que preferem eurogames vão gostar do fato de que é possível, dependendo da mesa, fazer tudo com uma influência mínima dos adversários, mas provavelmente vão torcer o nariz para a excessiva rolagem de dados. E vice-versa. Ou seja, esta dinâmica meio híbrida do jogo pode deixar muitos jogadores com um sabor meio agridoce na boca. Este seria o tipo de jogo precisa ser jogado para se formar uma opinião.
Um jogo divertido, balanceado e imersivo Star Wars: Outer Rim no fim é. Há uma variação grande de possibilidades a cada turno, com seis diferentes decks disponíveis no mercado, mais os encontros, que são muitos. Estes trazem o elemento narrativo como destaque, aumentando a imersão nesse universo, fazendo com que fãs da franquia se divirtam ainda mais. De todo modo, assim como Star Wars não vive apenas de duelos de sabre de luz e ataques à Estrela da Morte, board games também não vivem apenas de engine buildings e alocação de trabalhadores. Há espaço para coisas como contratar Chewbacca e tentar roubar uma nave cargueira Imperial para Jabba The Hutt, ficando a um passo de se tornar o bandido mais famoso da galáxia.
Muita paz, gold e PVs pra vocês!