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  4. Impressões iniciais após primeira partida

Impressões iniciais após primeira partida

O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média
  • avatar
    marmar_abc16/05/19 16:00
    avatar
    marmar_abc
    16/05/19 16:00
    31 mensagens MD

    Antes do jogo ser lançado, um amigo comentou: "Será que esse jogo não vai ser um Mansions of Madness versão Senhor dos Anéis?".

    Ao que respondi prontamente: "E como isso pode ser ruim?".

    Pois ele consegue ser melhor em alguns aspectos.

    Por mais que as semelhanças com o jogo baseado na obra de H.P. Lovecraft sejam imensas, O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média entrega uma experiência bem diferente. No primeiro, a história do capítulo jogado define a jogabilidade, baseando o jogo nas descobertas; no segundo, o foco está nos Heróis, onde o jogador sente que tem maior controle de suas ações, dando mais destaque ao grupo.

    Vale ressaltar que esta é a sensação depois de uma única aventura, mas é difícil imaginar que seja muito diferente disso.

    Principalmente pelo elemento mais importante, que é o baralho de perícias. Cada Herói começa com um deck de 15 cartas. São 6 perícias básicas, comuns a todos; 5 perícias referentes ao Herói; 3 perícias referentes à função que ele exerce na aventura (como as classes no RPG) e uma carta de vulnerabilidade - sem função, serve apenas para "sujar" o deck. Antes de cada turno, os jogadores olham as duas cartas do topo e decidem se querem prepará-las, ou seja, deixá-las ativadas para usar suas habilidades num momento oportuno. Mas esta não é a única função do deck: ele também substitui os dados, já que estas cartas podem ou não ter ícones de sucesso que correspondem a acertos quando são realizados testes e ataques. Aragorn, por exemplo, tem Conhecimento 4; ao fazer um teste de Conhecimento ele vira as 4 primeiras cartas do deck. A quantidade de sucessos define o resultado do teste, ignorando as habilidades das cartas.

    Com isso, além de reduzir bastante o tão temido fator sorte, o jogo ganha uma camada de gestão de recursos que o eleva a um outro nível. Usar as habilidades das cartas preparadas para melhorar a estratégia e manipular os resultados dos testes e ataques é muito gostoso e funciona bem. Pode-se dizer que dados seriam Gandalf, o Cinzento, enquanto o deck de perícias é Gandalf, o Branco.

    Outra impressão que vale ser mencionada é que a interação entre os Heróis é bastante necessária. Como cada um deles possui habilidades bem distintas, é importante que o grupo saiba definir quem vai fazer o quê. Acredito que a falta dessa percepção logo no começo tenha sido fundamental para a nossa derrota. #ficaadica

    E como diria Sarah Connors: a inteligência artificial não perdoa. Como perdemos muito tempo derrotando inimigos, a barra de ameaça (que determina o avanço das sombras e fim da aventura) subiu muito rápido com relação ao nosso progresso. Com isso o app jogou uma HORDA de inimigos no tabuleiro, mudando o nome do jogo para Zombiesauron. E eu que cheguei a sugerir que jogássemos no modo difícil... Mesmo assim, conseguimos ficar a um turno de vencer, e o jogo não ficou menos divertido em momento algum. (Ainda por cima descobri hoje que jogamos de forma errada uma regra de movimento inimigo.)

    O app é extremamente intuitivo, a arte do jogo está excelente e as minis são lindas. Uma coisa que me desagradou foi a quantidade de pistas falsas que te fazem perder tempo e que na maioria das vezes não dão uma mísera recompensa ou aumento de XP. Por outro lado, percebi que os textos descritivos quase sempre indicam algo, o que é um ponto positivo, pois torna o jogo mais difícil pra quem não tem paciência e só quer saber de dar porrada.

    Enfim, O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média trouxe uma experiência bem imersiva à mesa e que espero que seja ainda mais rica quando Aragorn, Legolas, Gimli, Elena e Beravor levantarem acampamento. Volto para confirmar (espero) estas impressões.

    Muita paz, gold e PVs pra vocês.

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    Comentários:

  • Rodrigo galhard
    21 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo galhard16/05/19 18:37
    Rodrigo galhard » 16/05/19 18:37

    Ainda não joguei, mas já li o manual e brinquei um pouco com o aplicativo kkkk.

    Sobre esse ponto negativo q vc colocou, será q isso não da mais realismo ao jogo, dificultando um pouco os caminhos e as escolhas para o grupo? Me parece divertido essas "pistas falsas" rsrs. 
    Acredito q isso depende do grupo, no meu caso quanto mais difícil melhor rsrs.

    E parabéns pela análise, muito útil ;)

    1
  • marmar_abc
    31 mensagens MD
    avatar
    marmar_abc16/05/19 20:22
    marmar_abc » 16/05/19 20:22

    Rodrigo galhard::Ainda não joguei, mas já li o manual e brinquei um pouco com o aplicativo kkkk.

    Sobre esse ponto negativo q vc colocou, será q isso não da mais realismo ao jogo, dificultando um pouco os caminhos e as escolhas para o grupo? Me parece divertido essas "pistas falsas" rsrs. 
    Acredito q isso depende do grupo, no meu caso quanto mais difícil melhor rsrs.

    E parabéns pela análise, muito útil ;)

    Obrigado!
    Eu concordo sobre o realismo, acho que eu é que fico frustrado mesmo haha
    Mas também acho que essas pistas falsas poderiam dar pelo menos uma recompensa ou acrescentar algo interessante à história, o que nem sempre acontece. 

    2
  • Wagner Almeida
    1 mensagens MD
    avatar
    Wagner Almeida16/05/19 23:01
    Wagner Almeida » 16/05/19 23:01

    marmar_abc::Antes do jogo ser lançado, um amigo comentou: "Será que esse jogo não vai ser um Mansions of Madness versão Senhor dos Anéis?".

    Ao que respondi prontamente: "E como isso pode ser ruim?".

    Pois ele consegue ser melhor em alguns aspectos.

    Por mais que as semelhanças com o jogo baseado na obra de H.P. Lovecraft sejam imensas, O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média entrega uma experiência bem diferente. No primeiro, a história do capítulo jogado define a jogabilidade, baseando o jogo nas descobertas; no segundo, o foco está nos Heróis, onde o jogador sente que tem maior controle de suas ações, dando mais destaque ao grupo.

    Vale ressaltar que esta é a sensação depois de uma única aventura, mas é difícil imaginar que seja muito diferente disso.

    Principalmente pelo elemento mais importante, que é o baralho de perícias. Cada Herói começa com um deck de 15 cartas. São 6 perícias básicas, comuns a todos; 5 perícias referentes ao Herói; 3 perícias referentes à função que ele exerce na aventura (como as classes no RPG) e uma carta de vulnerabilidade - sem função, serve apenas para "sujar" o deck. Antes de cada turno, os jogadores olham as duas cartas do topo e decidem se querem prepará-las, ou seja, deixá-las ativadas para usar suas habilidades num momento oportuno. Mas esta não é a única função do deck: ele também substitui os dados, já que estas cartas podem ou não ter ícones de sucesso que correspondem a acertos quando são realizados testes e ataques. Aragorn, por exemplo, tem Conhecimento 4; ao fazer um teste de Conhecimento ele vira as 4 primeiras cartas do deck. A quantidade de sucessos define o resultado do teste, ignorando as habilidades das cartas.

    Com isso, além de reduzir bastante o tão temido fator sorte, o jogo ganha uma camada de gestão de recursos que o eleva a um outro nível. Usar as habilidades das cartas preparadas para melhorar a estratégia e manipular os resultados dos testes e ataques é muito gostoso e funciona bem. Pode-se dizer que dados seriam Gandalf, o Cinzento, enquanto o deck de perícias é Gandalf, o Branco.

    Outra impressão que vale ser mencionada é que a interação entre os Heróis é bastante necessária. Como cada um deles possui habilidades bem distintas, é importante que o grupo saiba definir quem vai fazer o quê. Acredito que a falta dessa percepção logo no começo tenha sido fundamental para a nossa derrota. #ficaadica

    E como diria Sarah Connors: a inteligência artificial não perdoa. Como perdemos muito tempo derrotando inimigos, a barra de ameaça (que determina o avanço das sombras e fim da aventura) subiu muito rápido com relação ao nosso progresso. Com isso o app jogou uma HORDA de inimigos no tabuleiro, mudando o nome do jogo para Zombiesauron. E eu que cheguei a sugerir que jogássemos no modo difícil... Mesmo assim, conseguimos ficar a um turno de vencer, e o jogo não ficou menos divertido em momento algum. (Ainda por cima descobri hoje que jogamos de forma errada uma regra de movimento inimigo.)

    O app é extremamente intuitivo, a arte do jogo está excelente e as minis são lindas. Uma coisa que me desagradou foi a quantidade de pistas falsas que te fazem perder tempo e que na maioria das vezes não dão uma mísera recompensa ou aumento de XP. Por outro lado, percebi que os textos descritivos quase sempre indicam algo, o que é um ponto positivo, pois torna o jogo mais difícil pra quem não tem paciência e só quer saber de dar porrada.

    Enfim, O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média trouxe uma experiência bem imersiva à mesa e que espero que seja ainda mais rica quando Aragorn, Legolas, Gimli, Elena e Beravor levantarem acampamento. Volto para confirmar (espero) estas impressões.

    Muita paz, gold e PVs pra vocês.

    Já joguei quatro missões. As duas primeiras fases joguei duas vezes, por causa de diferentes grupos.
    O que percebi dessas pistas falsas é que quando tem a quantidade de sucessos para serem colocadas no aplicativo, não somente clicar em "Passar", você recebe algum tipo de recompensa se o resultado do sucesso for alto (4+). 
    Consegui cartas de Títulos assim. Em partidas que tive resultado baixo de sucessos, não recebi nada. 

    2
  • Gablau
    50 mensagens MD
    avatar
    Gablau17/05/19 08:26
    Gablau » 17/05/19 08:26

    Falando em Gandalf, ele só deu as caras na sua analogia mesmo né? :D 
    Se ele vinhe-se na caixa base eu teria pego o jogo sem nem pensar duas vezes! Vou pegar do mesmo jeito daqui alguns dias, já na expectativa de adicionarem O Mago nas futuras expansões! 

    #GandalfNaJornada

    1
  • Hiei
    380 mensagens MD
    avatar
    Hiei17/05/19 09:37
    Hiei » 17/05/19 09:37

    Não são nada bobos, deixaram o Gandalf de fora propositalmente, pois qd o lançarem numa futura expansão o sucesso de vendas tá garantido =)

    2
  • JMax
    223 mensagens MD
    avatar
    JMax17/05/19 10:08
    JMax » 17/05/19 10:08

    Hiei::Não são nada bobos, deixaram o Gandalf de fora propositalmente, pois qd o lançarem numa futura expansão o sucesso de vendas tá garantido =)

    Sim, e provavelmente farão isso com outros personagens. Sempre adicionando uns conhecidos junto a outros novos. A FFG adora isso, e dá certo...

    0
  • JMax
    223 mensagens MD
    avatar
    JMax17/05/19 10:19
    JMax » 17/05/19 10:19

    Eu particularmente fiquei muito surpreso (e feliz) com essa mecânica nova das cartas. Eu estava com um pé atrás porque sempre gostei de dungeon crawlers com dados. Mas a mecânica é interessante e te faz pensar muito em cada rodada. Também não há uma garantia de que tudo vai sair do jeito que você quer, o que traz um pouco da sensação caótica de rolar dados.

    A história das pistas falsas funciona semelhante à MoM; nós não precisamos pegar tudo no tabuleiro, mas dá aquela vontade miserável de ver o que tem ali, aí acabamos desperdiçando tempo...

    O ponto negativo do jogo, na minha opinião, é que o aplicativo ainda não parece bem balanceado e escalonado pelo número de jogadores. Quanto menos heróis você jogar, melhor. E mesmo assim ainda acontecem coisas meio medonhas. Por exemplo: eu iniciei com dois grupos de três heróis. O primeiro grupo eu uso pra jogar solo, o outro com meus amigos. Jogando solo eu consegui terminar os dois primeiros mapas com razoável folga (faltando umas duas rodadas). Já no segundo grupo vencemos por um aperto enorme e um bocadinho de sorte, porque simplesmente a quantidade de spawns de monstros e o aumento de ameaça era absurdamente mais alta. No primeiro grupo aumentava em média 8 de ameaça por rodada, enquanto no segundo era 12 ou 13. E olhe que estou ciente de fatores que contribuem pra isso (tokens de ameaça no mapa, inimigos de elite) e nós os eliminávamos de imediato ou o mais rápido possível. Mas tinha hora que dava spawn de dois grupos de inimigos de elite no espaço dos heróis ou adjacente! Isso é bom pra evitar a previsibilidade do cenário, mas quando acontece demais acaba desanimando os jogadores.

    0
  • marmar_abc
    31 mensagens MD
    avatar
    marmar_abc17/05/19 11:12
    marmar_abc » 17/05/19 11:12

    JMax::Eu particularmente fiquei muito surpreso (e feliz) com essa mecânica nova das cartas. Eu estava com um pé atrás porque sempre gostei de dungeon crawlers com dados. Mas a mecânica é interessante e te faz pensar muito em cada rodada. Também não há uma garantia de que tudo vai sair do jeito que você quer, o que traz um pouco da sensação caótica de rolar dados.

    A história das pistas falsas funciona semelhante à MoM; nós não precisamos pegar tudo no tabuleiro, mas dá aquela vontade miserável de ver o que tem ali, aí acabamos desperdiçando tempo...

    O ponto negativo do jogo, na minha opinião, é que o aplicativo ainda não parece bem balanceado e escalonado pelo número de jogadores. Quanto menos heróis você jogar, melhor. E mesmo assim ainda acontecem coisas meio medonhas. Por exemplo: eu iniciei com dois grupos de três heróis. O primeiro grupo eu uso pra jogar solo, o outro com meus amigos. Jogando solo eu consegui terminar os dois primeiros mapas com razoável folga (faltando umas duas rodadas). Já no segundo grupo vencemos por um aperto enorme e um bocadinho de sorte, porque simplesmente a quantidade de spawns de monstros e o aumento de ameaça era absurdamente mais alta. No primeiro grupo aumentava em média 8 de ameaça por rodada, enquanto no segundo era 12 ou 13. E olhe que estou ciente de fatores que contribuem pra isso (tokens de ameaça no mapa, inimigos de elite) e nós os eliminávamos de imediato ou o mais rápido possível. Mas tinha hora que dava spawn de dois grupos de inimigos de elite no espaço dos heróis ou adjacente! Isso é bom pra evitar a previsibilidade do cenário, mas quando acontece demais acaba desanimando os jogadores.

    Pois é, também achei que entraram inimigos demais na nossa partida. Esse desbalanceamento para mais jogadores é uma pena, pois o jogo deveria valorizar a mesa cheia. Nossa partida foi muito desafiadora (o que é bom), mas se for sempre assim a campanha toda pode ser um fator negativo mesmo, dando aquela sensação de não poder errar nada nunca.

    0
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas21/05/19 10:21
    RFreitas » 21/05/19 10:21

    Excelente texto! Deu muita vontade de testar esse jogo!

    1
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