Hum, eu era extremamente contra jogos appdriven, relutei bastante antes de comprar um jogo assim, mas quando me vi na necessidade de um jogo bom, coop, para duas pessoas, acabei cedendo ao Mansions of Madness, queimei a língua, o app facilita realmente a vida sem ser um estorvo da experiência analógica, as pessoas ainda sentam-se ao redor de uma mesa, ainda tem o storytelling, resumindo, para mim não houveram perdas significativas do que representa jogar um boardgame, talvez não posso falar isso de todos os jogos, não possuo outro do tipo, mas penso no Uboot com frequência e me parece interessante para entrar para a coleção.
Quanto a longevidade reduzida, realmente acredito que não será tão difícil assim de daqui 20 anos rodar o aplicativo do Mansions. Ontem mesmo eu emulei em um disco virtual um jogo de Commodore 64 por curiosidade. O computador, como uma plataforma de interação digital, não ficará obsoleto tão cedo como no caso de um VHS, e mesmo no caso do VHS, é "fazível" pôr uma fita pra rodar indo em uma loja de eletrodomésticos antigos e comprando um vídeo cassete por uns 150 reais, isso se você não tiver um tio na sua família que ainda tenha um em casa.
EDIT: "Há fulano, mas e daqui 150 anos, hein hein hein? Você poderá dizer o mesmo sobre essa tal longevidade? Pois o banco imobiliário estará super jogável daqui um século". Cara... Retrô é "cool", tem gente ainda comprando discos de vinil e vitrolas de neon. E daqui não muito tempo, impressoras 3d poderão fazer qualquer coisa, até um VHS novinho. Pode confiar.