Por Jérémie Fleury
Fonte:https://www.boardgamegeek.com/blogpost/83566/illustrator-diary-fertility-or-rebuilding-ancient
Queridos amantes das areias brancas e palmeiras, por favor, sentem-se e relaxem. Depois de Histrio, Oceanos e
Yamataï, agora é a vez de
Fertility ter o Diário de Artista, que na verdade parece uma espécie de diário de "making-of"! Eu não revisei meus numerosos arquivos de criação por meses, mas agora, equipado com a minha lanterna, eu fui lá no fundo da Grande Pirâmide atrás do meu papiro.
Fertility é um jogo criado por Cyrille Leroy e publicado pela Catch Up Games e foi lançado na França em 12 de outubro de 2018 e também disponível na SPIEL '18. As regras em inglês estão disponíveis aqui na Ludopedia. Eu assumirei que você já sabe um pouco sobre como o jogo funciona e vou me concentrar mais no processo criativo do visual do jogo.
A origem
Conheci a equipe da Catch Up Games durante a feira Ludimania em Dijon, na França, e disse a eles que gostaria de colaborar em um jogo futuro. Um ano depois, recebi uma proposta deles para um projeto, um projeto que não recebeu o nome de "Fertility" na época! Clément da Catch Up explicou as regras do jogo para mim e me forneceu uma visão geral dos componentes envolvidos. Havia muito para ilustrar lá, e essa jogabilidade baseada em dominó foi um novo desafio para meu trabalho de ilustrador.
Nesse ponto, a temática do jogo ainda não havia sido definida. Depois de Sapiens, um jogo anterior do mesmo designer e editora, a ideia era manter um certo senso de cronologia. Mesmo que os dois jogos sejam bem diferentes, eles compartilham um mecanismo de jogo baseado em dominó. No começo, a equipe estava pensando em um cenário neolítico, celta ou até mesmo na Roma Antiga - mas então a ideia do Antigo Egito veio à minha mente. Eu sempre fui fascinado por esse tempo na história. Eu realmente queria começar a ilustrar um jogo com essa atmosfera tão específica! Além disso, o Nilo e seus recursos, como símbolo da sedentarização das pessoas, tornaram-se o ambiente perfeito para a jogabilidade de Cyrille Leroy. Neste antigo Egito, o foco não está nos faraós e nos deuses; ao invés disso, os principais atores são os camponeses, aqueles que trabalham duro.
Criação das peças
As peças estilo dominó foram o maior trabalho de arte. Eu nunca tinha trabalhado em um jogo em que tudo é muito pequeno e visto de cima. Eu estava mais acostumado com jogos em que a arte possui os componentes em uma escala maior. Aqui, tudo tinha que ser cuidadosamente estudado para que a experiência fluísse agradavelmente.
Os primeiros rascunhos das peças:
A visão nestes rascunhos era ligeiramente de cima, mas ainda não bastante para um dominó. A cena tem que funcionar seja qual for a sua orientação. Eu precisava desse passo, porém, para entender melhor a direção que deveria adotar. A propósito, consegui reutilizar vários elementos desses esboços para etapas posteriores.
Fiz muitos ajustes para esses pequenos blocos de dominó, considerando as cores e a quantidade de detalhes que eles deveriam incluir. Foi um trabalho enorme.
Interlúdio: Fertility é antes de tudo uma questão de história
Para cada elemento no jogo, há uma referência histórica. Minhas primeiras fontes de inspiração foram os murais daquela época, depois as evidências arqueológicas disponíveis e, por último, ilustrações de documentos de divulgação científica.
Por mais pequenas que as cenas tinham que ser, eu queria que Fertility fosse coerente. As atitudes e o ambiente dos personagens tinham que ser fiéis ao espírito daquele tempo. Obviamente, escolhi manter certa liberdade de criação. Afinal de contas, o objetivo deste jogo não é lhe dar uma aula histórica, mas ainda assim, segue abaixo algumas das referências que eu usei enquanto criava as peças:
Os personagens:
Como mencionado anteriormente, criar ilustrações para uma visão de cima não é a coisa mais fácil nem a mais natural. Nosso ponto de vista do dia a dia é ver pessoas de frente, perfil e costas. Às vezes pode ser ligeiramente de cima ou de baixo, mas quase nunca de uma visão "aérea".
Eu ainda queria que meus personagens tivessem posições coerentes e complexas - não para eles serem apenas uma bola com topo da cabeça e mãos. Mesmo visto de cima, eles fazem ações detalhadas específicas.
Para ajudar nesse aspecto complexo, usei modelos de ação, como você pode ver:
Monumentos
Isso foi uma parte do "estágio" do projeto. Eu tive que criar quatro monumentos icônicos do Egito Antigo. Desta vez, ao contrário dos meus outros jogos, eu pensei sobre a viabilidade moderna dos elementos. Veja:
Junção de todas as partes
Fertility precisava de uma massa impressionante de detalhes, mas esses elementos também precisavam ser adaptados à iconografia que seria adicionada a eles. A única solução que encontrei para otimizar o processo foi adotar um método que é quase o mesmo usado nos videogames. Eu criei vários elementos distintos chamados "adereços" que reutilizei várias vezes, um pouco como um designer de níveis. Fiz uma série de legumes, pedras, objetos de madeira, edifícios e contêineres.
Como você parece ser gente boa, eu cortei meu papiro só para você compor essa pequena imagem feita de uma seleção de rascunhos:
A Capa
Na minha opinião, a capa é a ilustração mais importante do jogo. Este é o primeiro contato que os jogadores terão com o produto. Eu queria fazer algo muito ilustrado aqui. Como a maioria dos componentes não teriam muito espaço para ilustração por causa da necessidade de elementos minúsculos e também de propósito moderno, eu queria colocar o máximo possível na caixa. Sem mentir, eu nunca passei tanto tempo em uma imagem antes.
Eu queria que todos os elementos do jogo fossem integrados na caixa, criando uma cena completamente fantasiosa. Esta não é Las Vegas, mas Fertility, uma terra onde esfinge, pirâmide, obelisco e templo, todos existem juntos lado a lado!
Fim
E assim termina este diário de ilustrador. Espero que você tenha gostado de aprender mais sobre o processo de criação do Fertility, um jogo que eu me diverti muito ilustrando. Agradeço a Catchille Games e à distribuidora Blackrock Games pela sua confiança e parabéns a Cyrille Leroy por ter criado um jogo familiar que é muito divertido de jogar, mesmo para os jogadores mais experientes.
Te vejo em breve!
Jérémie Fleury

[Entre em contato pelo nosso Fale Conosco se você for um designer/ilustrador/editora e deseja ter o seu Diário publicado em nosso canal.]