Artigo escrito pelo time de criação da editora Libellud
Fonte: http://www.boardgamegeek.com/blogpost/44259/publisher-diary-mysterium-or-whats-difference-betw
Este artigo aborda as diferenças entre Mysterium e Tajemnicze Domostwo. Destina-se aos leitores e fãs da versão publicada pela Portal Games, que já está no mercado.
Alguns sortudos que tiveram a oportunidade de jogar
Mysterium durante as convenções onde
Libellud ou
Asmodee estavam presentes, e outros que já estão familiarizados com o seu primo,
Tajemnicze Domostwo, que foi lançado pela primeira vez em 2013 pela editora ucraniana
iGames e, posteriormente, pela
Portal Games, onde o jogo ganhou uma reputação graças às suas regras que foram traduzidas para o inglês.
E agora, depois de uma longa espera - e muita pressão - para o novo lançamento da Libellud,
Mysterium chegará nas prateleiras das lojas especializadas no mês de Outubro 2015 (com um pré-lançamento na Gen Con 2015, em agosto). Nós decidimos esclarecer as coisas para você, comparando a versão polaca da Portal,
Tajemnicze Domostwo, com
Mysterium, a versão da Libellud.
Mysterium é uma tradução, uma adaptação, ou uma edição totalmente nova?
Não se preocupe!
Mysterium e
Tajemnicze Domostwo compartilham do mesmo DNA para os seus mecanismos e ambos são jogos de investigação que usam cartas. Os jogadores entram em uma misteriosa mansão onde ocorreu um crime há vários anos. Neste ambiente fantástico e sobrenatural, os jogadores precisam revelar a verdade sobre este acontecimento trágico, identificar o culpado, o local do assassinato, e com que arma o crime ocorreu.
Mysterium é um jogo assimétrico, o que significa que todos os jogadores não jogarão da mesma maneira. O jogador que assume o papel do fantasma é o mestre do jogo e orienta os outros jogadores, os médiuns, que irão utilizar seus dons para avançar em sua investigação... mas há apenas uma maneira de ganhar: juntos!
Mysterium também é um jogo cooperativo: todos os jogadores, não importa qual o seu papel, têm o mesmo objetivo - libertar a alma do fantasma. Todo mundo perde ou ganha juntos, e por isso todos devem ajudar uns aos outros!
O fantasma não pode falar e apenas através das cartas ilustradas é que pode se comunicar com os médiuns. Os médiuns podem discutir a interpretação dessas imagens entre si, na esperança de que sua intuição esteja certa!
Uma visão geral do jogo: muitas combinações podem ser encontradas, mas apenas uma será o caminho certo! Numa primeira fase, cada médium precisa adivinhar uma combinação de três elementos: um personagem, um local e um objeto. O fantasma já sabe todas as combinações e tem que guiar cada jogador, dando-lhes cartas ilustradas, a fim de colocá-los no caminho certo. Quando todas as combinações foram encontradas (o número será igual ao número de médiuns), em seguida, começa a segunda fase. De todas as combinações, os médiuns devem determinar qual a combinação é o caminho certo, significando que somente uma aponta para o culpado.
Neste ponto, deve ficar claro que mantivemos os elementos que fizeram
Tajemnicze Domostwo um jogo único que atraiu jogadores do mundo todo! Depois de muitos testes, a equipe Libellud sentiu que partes do jogo poderiam ser alteradas para tornar a experiência ainda mais imersiva em
Mysterium. Graças aos nossos dons como médiuns, tivemos a intuição de que um elemento tinha de ser preservado: os tokens de bola de cristal! Embora presente na versão da iGames, você também será capaz de encontrar alguns na versão da Libellud. Mas isso não é tudo - você também será capaz de fazer download a partir do site da Libellud uma trilha sonora que vai mais longe para você mergulhar no ambiente escuro e sobrenatural...
Tokens da versão da IGAMES
Tokens de Mysterium
Entrando na Mansão Warwick
Para desenvolver
Mysterium, nós também trabalhamos alguns dos elementos de jogabilidade, mas tivemos o cuidado especial com o mundo criado pelo jogo original.
Tajemnicze Domostwo já ofereceu um ambiente misterioso, mas queríamos ir mais longe. A história em torno do jogo, assim como a obra de arte, foi refeita, a fim de oferecer uma experiência mais emocionante.
Em
Tajemnicze Domostwo, a mansão assombrada está localizada na França e é o fantasma de seu antigo proprietário. Injustamente acusado e executado por um crime que não cometeu, ele entra nos sonhos dos habitantes da mansão para revelar o que realmente aconteceu no passado. Os médiuns foram chamados pelo atual proprietário da mansão para trazer a paz para a casa. Durante sete noites recebem os sonhos do fantasma e usa-os para revelar ao mundo quem é o verdadeiro culpado.
Em
Mysterium, escolhemos passar a mansão para a Escócia, uma terra conhecida por seus muitos castelos assombrados! Além disso, Libellud é uma editora francesa que gosta de viajar em reinos misteriosos. O fantasma é um servo da mansão Warwick que foi assassinado em 1894, durante a noite de aniversário organizada para a filha do proprietário. Os fatos eram preocupantes, mas nenhum dos convidados presentes chamou a atenção da polícia. Após uma investigação apressada, as autoridades acharam que foi um acidente. A família mudou-se de Warwick, e o caso foi rapidamente esquecido...
Conrad MacDowell, novo dono da mansão Warwick
Na década de 1920, o novo proprietário, Conrad MacDowell, um astrólogo brilhante, sente uma presença sobrenatural e convida os maiores médiuns daquele tempo para resolver este mistério. Eles escolhem para se reunir na noite de Samhain (o que é a origem do Dia das Bruxas) em que a fronteira entre o mundo dos vivos e o grande além é mais fina. Como eles são brilhantes médiuns, eles conseguem fazer contato com o fantasma que assombra a mansão. Muito chocado com a sua morte, ele pode se comunicar apenas com o uso de visões. Os médiuns precisam resolver o mistério em sete horas, ou seja, antes do amanhecer e no fim da noite de Samhain do contrário eles terão que esperar um ano inteiro antes de tentar fazê-lo novamente.
Tic, tac, o tempo está acabando para Conrad e os outros médiuns
Revisitamos as duas fases do jogo
Tajemnicze Domostwo contém duas fases de jogo. Na primeira, os médiuns devem tentar reconstruir os eventos usando os sonhos projetados pelo fantasma. Cada tentativa dos médiuns é para descobrir uma combinação de três elementos, a começar pelo item, em seguida, a localização e, finalmente, o personagem. Uma vez que todos os jogadores escolhem os 3 elementos, eles recebem uma visão mais precisa dos eventos e, numa segunda fase, obtém novos sonhos que irão dizer-lhes, de entre os suspeitos, quem é o verdadeiro culpado.
Mysterium também tem duas fases de jogo, mas elas são diferentes. A primeira fase é a reconstrução de eventos, em que os médiuns seguem o líder e começam por identificar o suspeito, e em seguida, refazem a sua noite. Onde ele estava? Que arma ele tem na mão? O fantasma orienta cada médium com visões. O primeiro passo é interpretar as visões. Os médiuns expressam suas opiniões e debatem sobre o significado das imagens antes de indicar a sua intuição. Em uma segunda etapa, o fantasma se manifesta para identificar se essas escolhas foram boas ou não. Esses dois passos são repetidos até que todos os médiuns recuperam todos os três elementos da sua combinação ou sete horas se passaram.
Uma vez que todas as combinações são montadas, os médiuns identificam todos os potenciais suspeitos. A segunda fase começa, por isso é hora de revelar o verdadeiro culpado. Todas as combinações descobertas pelos médiuns são reconstruídas: e o suspeito vêm à tona. O fantasma lembra a identidade de seu assassino, e com a última ação de sua força, envia uma visão definitiva durante a etapa de visão compartilhada. Os médiuns têm apenas uma única chance de encontrar a solução! A novidade é que este passo (o chamado enquete) é realizado em silêncio e há uma votação em segredo: depois de uma noite cheia de espiritismo, cada médium deve usar toda a sua concentração para receber a última mensagem do fantasma.
Um novo mundo, com uma arte mais harmoniosa
Muitos artistas trabalharam em
Tajemnicze Domostwo: Igor Burlakov fez as cartas de sonho, e Mariusz Gandzel e Karolina Węcka fizeram as cartas de personagem, localização e item. Muitos artistas talentosos estavam envolvidos na criação dessas ilustrações que contribuíram para o ambiente distinto de
Tajemnicze Domostwo. Nós criamos uma nova história, e como tal, optamos por retrabalhar o mundo visual do jogo. Stéphane Gantiez, diretor de arte da Libellud, procurou criar um todo coerente. Todos os elementos do jogo precisam ancorar-se na história que queríamos contar: a de uma sessão espiritual em uma antiga mansão escocesa no início do século XX.
Além de ser útil para o jogo, as imagens nos permitem estabelecer um ambiente sobrenatural
As 84 cartas de sonho tornaram-se cartas de visão, mas mantivemos todas as obras de arte; somente a parte de trás das cartas tiverem alteração. Todas criadas pelo mesmo artista, elas estão no coração do jogo e não foram alteradas.
A arte das cartas de sonho, agora cartas de visão, não mudaram...
...mas o verso das cartas precisou mudar, com Tajemnicze Domostwo à esquerda e Mysterium à direita
Aqueles que jogaram
Tajemnicze Domostwo estão muito ligados ao trabalho artístico dessa versão, que cria uma atmosfera escura e angustiada. Queríamos manter um ambiente inquietante em
Mysterium, mas também dar-lhe a sua própria identidade, mantendo a coerência com a narração de histórias e linha editorial da Libellud. O estilo de arte que estávamos procurando em
Mysterium tinha que ser mais acessível para um público familiar, mas continuando a ser misterioso, sobrenatural e fantástico. Para pôr em prática um ambiente tão específico como este, nós escolhemos Xavier Collette, com quem já havia trabalhado em
Dixit: Journey e que também é conhecido por seu trabalho em
Abyss. Ele é o único que deu vida aos personagens, para as várias salas da mansão, e os objetos que você vai descobrir em Mysterium.
Primeiros esboços dos personagens por Xavier Collette
Para as cartas de personagem, de localidade e de objetos, buscamos manter o máximo de coerência possível. Todos os personagens, locais e objetos presentes em
Mysterium devem ser capazes de encontrar o seu lugar em uma mansão; é por isso que os ajustes foram feitos. Alguns elementos foram descartados por ser muito exótico ou rebuscado para uma mansão escocesa! Mas eles foram substituídos por outros que combinam melhor com a narrativa.
As cartas de Farol e Praia de Tajemnicze Domostwo foram descartadas...
... em favor da vertente do jardim e da despensa, que foram adicionados em Mysterium
O shuriken de Tajemnicze Domostwo deu lugar a um pequeno baú em Mysterium
Estes ajustes também abordaram o estilo de algumas cartas. Muitos temas em cartas de
Tajemnicze Domostwo foram mantidos, mas o estilo e o ambiente foram completamente alterados para adicionar mistério.
No topo, o sótão em sua versão Tajemnicze Domostwo, e abaixo, a versão Mysterium;
alguns elementos que foram adicionados ou modificados para a atmosfera tornar-se mais preocupante
Em muitas outras cartas, a maioria dos elementos foram mantidos, mas foram ligeiramente modificados pelo talento criativo de Xavier Collette, como um ângulo ou uma outra maneira de olhar para o mesmo objeto, local ou a partir de personagens diferentes.
O ponto de vista é inclinado de maneira diferente, mas é a estufa em ambos os casos
Luvas e varinha mágica estão presentes em ambas as versões do mago
O visual reformulado para
Mysterium ajuda a criar um ambiente imersivo colorido pelo sobrenatural. As alterações feitas à arte do jogo trazem uma coerência para o ambiente de seu mundo. Todas essas mudanças estéticas vão de mãos dadas com o trabalho sobre o conteúdo e sobre o ajuste dos mecanismos de jogo.
Jogabilidade reformulada e melhorias para experiência dos jogadores
Em
Tajemnicze Domostwo, a dificuldade do jogo poderia ser adaptada usando quatro modos de jogo diferentes que variam de "fácil" para "muito difícil". É possível alterar a dificuldade ao ajustar o número de rejeições permitidas para o fantasma, mas também o número de cartas presente na mesa. Na dificuldade mais difícil e com sete jogadores, os médiuns podem ter até doze cartas diferentes de cada tipo: personagens, locais e armas.
Em
Mysterium, ainda é possível alterar o nível de dificuldade, mas de acordo com três modos. Mesmo com sete jogadores, o número de cartas dos vários tipos nunca é superior a nove, o que permite um fácil setup e faz com que a área de jogo fique fácil de ler - mas nada impede que os jogadores tornem o jogo mais difícil, adicionando mais de nove cartas, se assim o desejarem.
O número de vezes que o fantasma pode descartar cartas de visão mantém-se inalterada. Em
Tajemnicze Domostwo, ao descartar, o fantasma tem que desistir de todas as suas cartas de sonho e comprar sete novas cartas. Em
Mysterium, quando o fantasma descarta cartas de visão, ele escolhe quantas cartas descartar e quantas quer manter, puxando o número apropriado de cartas para fazer que a sua mão volte a ter sete cartas. Tokens de corvos foram introduzidos para manter o controle das devoluções do fantasma. Quando o fantasma descarta suas cartas, ele coloca um marcador de corvo na sua área. Isso impede que o fantasma ceda a qualquer tentação de mudar de ideia, mas é também uma maneira para os médiuns saber se ele está tendo problemas com suas cartas de visão ou não.
Corvos proporcionam ao fantasma um outro meio de comunicação indireta com os médiuns
A dificuldade do jogo pode ser adaptada de acordo com o número de jogadores em Mysterium
Um setup fácil
Tajemnicze Domostwo têm dois conjuntos de cartas de personagens, localidades e objetos: um para o fantasma e um para os médiuns, diferenciadas por seus versos. Durante o setup, as mesmas cartas devem ser organizadas em cada coleção.
As cartas com verso azul são para o fantasma, e as marrons são para os médiuns;
em ambos os casos, os personagens, locais e objetos têm diferentes desenhos no verso
Em
Mysterium, os dois conjuntos de cartas também têm diferentes verso (e diferente de
Tajemnicze Domostwo), mas também podem ser diferenciadas pela sua dimensão e os seus números. As cartas do fantasma têm tamanho idêntico, a fim de se ajustar mais facilmente na área. As cartas de personagem e local são maiores para os médiuns, enquanto seus objetos são menores. As cores (marrom e azul) ainda são as mesmas. A parte traseira das cartas também são numeradas, que permitem aos jogadores combinar as cartas de fantasmas com a dos médiuns: as cartas são identificadas de forma mais simples e o setup é facilitado.
Para facilitar o setup, o verso das cartas do fantasma e dos médiuns são numeradas,
permitindo pares para formação em um relance
A Tela
Em
Tajemnicze Domostwo, durante o setup, o fantasma determina diferentes combinações de três elementos (personagem, localização, objeto), que cada médium deve encontrar. Para fazer isso, ele coloca diante de si as três cartas correspondentes com a face para baixo sob um símbolo da cor do médium; o fantasma pode, então, dar as cartas de sonho para cada médium. O fantasma não pode ver as cartas das combinações e deve confiar em sua memória ou manipulá-las, o que pode fazer com que o jogo seja executado por mais tempo (especialmente com sete jogadores).
Em Tajemnicze Domostwo, as cartas do fantasma formam uma combinação para cada médium e
são colocadas viradas para baixo sob o marcador do jogador correspondente
A adição de uma tela em
Mysterium é uma melhoria real para todos os jogadores. As ações do fantasma estão ocultas, o que acrescenta mais mistério, e ele fica mais livre com seus movimentos. Esta disposição é mais confortável para o fantasma, e lembra os outros de sua posição como mestre de jogo.
Durante o setup, o fantasma compõe todas as combinações e coloca-as na tela. Portanto, ele não tem mais que lembrar as cartas ou desnecessariamente pegá-las para ver. Ele tem um acesso visual direto a todas as combinações que os médiuns devem encontrar. O fantasma pode se concentrar na negociação de cartas de visão.
Setup das cartas do fantasma na tela em Mysterium
A combinação dos três elementos que o médium roxo deve identificar
são mostrados em destaque na área de jogo roxa;
o jogador deve determinar o personagem, a localização e, finalmente, o objeto, sempre nessa ordem
Além da tela, adicionamos fichas fantasma, na cor de cada médium. Quando o fantasma entrega cartas para os médiuns, o fantasma move a ficha em direção à tela. Quando ele se manifesta, depois de ter validado (ou refutado) uma resposta do médium, puxa-a de volta para ele. O fantasma conhece a qualquer momento para quem ele deu as cartas. Quando um médium descobre um elemento de sua combinação, o fantasma vira a carta correspondente na tela: ele sabe em todos os momentos em que ponto a investigação se encontra para cada médium.
Quando o fantasma deu as cartas para um médium,
ele move o token fantasma da cor correspondente para a tela
Além da melhoria ergonómica que representa, a tela também permite uma considerável economia de tempo. Os jogos são mais fluídos para o fantasma, mesmo quando os médiuns são numerosos. Todas as manipulações são feitas durante o setup, o que nos permite reduzir o tempo médio dos jogos para 42 minutos em
Mysterium, enquanto ele girava em torno de 1h30 para
Tajemnicze Domostwo. Os jogadores se concentram apenas no inquérito durante o jogo!
Ritmo cronometrado
Um dos mecanismos centrais do jogo é o debate dos médiuns em torno da interpretação de imagens dadas pelo fantasma. Isso pode criar discussões intermináveis, pois cada médium tem sua própria subjetividade. Em
Tajemnicze Domostwo, o tempo de discussão não é limitado, o que às vezes pode resultar em jogos mais longos e calmarias na jogabilidade. Isto, evidentemente, depende do tipo de jogadores em torno da mesa.
Nós adicionamos uma ampulheta em
Mysterium para dar mais ritmo para as fases de discussão entre os médiuns. O fantasma dá cartas de visão para os médiuns, uma após a outra, e assim que recebê-las eles podem debater livremente sobre a sua interpretação. É só quando todos os médiuns receberam suas cartas de visão que a ampulheta de dois minutos é iniciada. Pode parecer restritivo para alguns, mas o tempo é vital para adicionar dinamismo e tensão ao jogo.
Continua...