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  3. Mysterium
  4. Qual é a diferença entre Mysterium e Tajemnicze Domostwo?

Qual é a diferença entre Mysterium e Tajemnicze Domostwo?

Mysterium
  • avatar
    Ricardo Gama27/07/15 00:38
    avatar
    Ricardo Gama
    27/07/15 00:38
    4575 mensagens MD

    Artigo escrito pelo time de criação da editora Libellud

    Fonte: http://www.boardgamegeek.com/blogpost/44259/publisher-diary-mysterium-or-whats-difference-betw

    Este artigo aborda as diferenças entre Mysterium e Tajemnicze Domostwo. Destina-se aos leitores e fãs da versão publicada pela Portal Games, que já está no mercado.


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/29201_m.jpg

     
    Alguns sortudos que tiveram a oportunidade de jogar Mysterium durante as convenções onde Libellud ou Asmodee estavam presentes, e outros que já estão familiarizados com o seu primo, Tajemnicze Domostwo, que foi lançado pela primeira vez em 2013 pela editora ucraniana iGames e, posteriormente, pela Portal Games, onde o jogo ganhou uma reputação graças às suas regras que foram traduzidas para o inglês.


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/29202_m.jpg

     
    E agora, depois de uma longa espera - e muita pressão - para o novo lançamento da Libellud, Mysterium chegará nas prateleiras das lojas especializadas no mês de Outubro 2015 (com um pré-lançamento na Gen Con 2015, em agosto). Nós decidimos esclarecer as coisas para você, comparando a versão polaca da Portal, Tajemnicze Domostwo, com Mysterium, a versão da Libellud. Mysterium é uma tradução, uma adaptação, ou uma edição totalmente nova?
     
    Não se preocupe! Mysterium e Tajemnicze Domostwo compartilham do mesmo DNA para os seus mecanismos e ambos são jogos de investigação que usam cartas. Os jogadores entram em uma misteriosa mansão onde ocorreu um crime há vários anos. Neste ambiente fantástico e sobrenatural, os jogadores precisam revelar a verdade sobre este acontecimento trágico, identificar o culpado, o local do assassinato, e com que arma o crime ocorreu.
     
    Mysterium é um jogo assimétrico, o que significa que todos os jogadores não jogarão da mesma maneira. O jogador que assume o papel do fantasma é o mestre do jogo e orienta os outros jogadores, os médiuns, que irão utilizar seus dons para avançar em sua investigação... mas há apenas uma maneira de ganhar: juntos! Mysterium também é um jogo cooperativo: todos os jogadores, não importa qual o seu papel, têm o mesmo objetivo - libertar a alma do fantasma. Todo mundo perde ou ganha juntos, e por isso todos devem ajudar uns aos outros!
     
    O fantasma não pode falar e apenas através das cartas ilustradas é que pode se comunicar com os médiuns. Os médiuns podem discutir a interpretação dessas imagens entre si, na esperança de que sua intuição esteja certa!
     
    Uma visão geral do jogo: muitas combinações podem ser encontradas, mas apenas uma será o caminho certo! Numa primeira fase, cada médium precisa adivinhar uma combinação de três elementos: um personagem, um local e um objeto. O fantasma já sabe todas as combinações e tem que guiar cada jogador, dando-lhes cartas ilustradas, a fim de colocá-los no caminho certo. Quando todas as combinações foram encontradas (o número será igual ao número de médiuns), em seguida, começa a segunda fase. De todas as combinações, os médiuns devem determinar qual a combinação é o caminho certo, significando que somente uma aponta para o culpado.
     

    Neste ponto, deve ficar claro que mantivemos os elementos que fizeram Tajemnicze Domostwo um jogo único que atraiu jogadores do mundo todo! Depois de muitos testes, a equipe Libellud sentiu que partes do jogo poderiam ser alteradas para tornar a experiência ainda mais imersiva em Mysterium. Graças aos nossos dons como médiuns, tivemos a intuição de que um elemento tinha de ser preservado: os tokens de bola de cristal! Embora presente na versão da iGames, você também será capaz de encontrar alguns na versão da Libellud. Mas isso não é tudo - você também será capaz de fazer download a partir do site da Libellud uma trilha sonora que vai mais longe para você mergulhar no ambiente escuro e sobrenatural...

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/29203_m.jpg

    Tokens da versão da IGAMES


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/29204_m.jpg

    Tokens de Mysterium


    Entrando na Mansão Warwick
     
    Para desenvolver Mysterium, nós também trabalhamos alguns dos elementos de jogabilidade, mas tivemos o cuidado especial com o mundo criado pelo jogo original. Tajemnicze Domostwo já ofereceu um ambiente misterioso, mas queríamos ir mais longe. A história em torno do jogo, assim como a obra de arte, foi refeita, a fim de oferecer uma experiência mais emocionante.


    Em Tajemnicze Domostwo, a mansão assombrada está localizada na França e é o fantasma de seu antigo proprietário. Injustamente acusado e executado por um crime que não cometeu, ele entra nos sonhos dos habitantes da mansão para revelar o que realmente aconteceu no passado. Os médiuns foram chamados pelo atual proprietário da mansão para trazer a paz para a casa. Durante sete noites recebem os sonhos do fantasma e usa-os para revelar ao mundo quem é o verdadeiro culpado.


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/29205_m.jpg

     
    Em Mysterium, escolhemos passar a mansão para a Escócia, uma terra conhecida por seus muitos castelos assombrados! Além disso, Libellud é uma editora francesa que gosta de viajar em reinos misteriosos. O fantasma é um servo da mansão Warwick que foi assassinado em 1894, durante a noite de aniversário organizada para a filha do proprietário. Os fatos eram preocupantes, mas nenhum dos convidados presentes chamou a atenção da polícia. Após uma investigação apressada, as autoridades acharam que foi um acidente. A família mudou-se de Warwick, e o caso foi rapidamente esquecido...


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/29206_m.png

     Conrad MacDowell, novo dono da mansão Warwick



    Na década de 1920, o novo proprietário, Conrad MacDowell, um astrólogo brilhante, sente uma presença sobrenatural e convida os maiores médiuns daquele tempo para resolver este mistério. Eles escolhem para se reunir na noite de Samhain (o que é a origem do Dia das Bruxas) em que a fronteira entre o mundo dos vivos e o grande além é mais fina. Como eles são brilhantes médiuns, eles conseguem fazer contato com o fantasma que assombra a mansão. Muito chocado com a sua morte, ele pode se comunicar apenas com o uso de visões. Os médiuns precisam resolver o mistério em sete horas, ou seja, antes do amanhecer e no fim da noite de Samhain do contrário eles terão que esperar um ano inteiro antes de tentar fazê-lo novamente.


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/29207_m.jpg

    Tic, tac, o tempo está acabando para Conrad e os outros médiuns



    Revisitamos as duas fases do jogo
     
    Tajemnicze Domostwo contém duas fases de jogo. Na primeira, os médiuns devem tentar reconstruir os eventos usando os sonhos projetados pelo fantasma. Cada tentativa dos médiuns é para descobrir uma combinação de três elementos, a começar pelo item, em seguida, a localização e, finalmente, o personagem. Uma vez que todos os jogadores escolhem os 3 elementos, eles recebem uma visão mais precisa dos eventos e, numa segunda fase, obtém novos sonhos que irão dizer-lhes, de entre os suspeitos, quem é o verdadeiro culpado.
     
    Mysterium também tem duas fases de jogo, mas elas são diferentes. A primeira fase é a reconstrução de eventos, em que os médiuns seguem o líder e começam por identificar o suspeito, e em seguida, refazem a sua noite. Onde ele estava? Que arma ele tem na mão? O fantasma orienta cada médium com visões. O primeiro passo é interpretar as visões. Os médiuns expressam suas opiniões e debatem sobre o significado das imagens antes de indicar a sua intuição. Em uma segunda etapa, o fantasma se manifesta para identificar se essas escolhas foram boas ou não. Esses dois passos são repetidos até que todos os médiuns recuperam todos os três elementos da sua combinação ou sete horas se passaram.
     

    Uma vez que todas as combinações são montadas, os médiuns identificam todos os potenciais suspeitos. A segunda fase começa, por isso é hora de revelar o verdadeiro culpado. Todas as combinações descobertas pelos médiuns são reconstruídas: e o suspeito vêm à tona. O fantasma lembra a identidade de seu assassino, e com a última ação de sua força, envia uma visão definitiva durante a etapa de visão compartilhada. Os médiuns têm apenas uma única chance de encontrar a solução! A novidade é que este passo (o chamado enquete) é realizado em silêncio e há uma votação em segredo: depois de uma noite cheia de espiritismo, cada médium deve usar toda a sua concentração para receber a última mensagem do fantasma.


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/29208_m.jpg



    Um novo mundo, com uma arte mais harmoniosa
     
    Muitos artistas trabalharam em Tajemnicze Domostwo: Igor Burlakov fez as cartas de sonho, e Mariusz Gandzel e Karolina Węcka fizeram as cartas de personagem, localização e item. Muitos artistas talentosos estavam envolvidos na criação dessas ilustrações que contribuíram para o ambiente distinto de Tajemnicze Domostwo. Nós criamos uma nova história, e como tal, optamos por retrabalhar o mundo visual do jogo. Stéphane Gantiez, diretor de arte da Libellud, procurou criar um todo coerente. Todos os elementos do jogo precisam ancorar-se na história que queríamos contar: a de uma sessão espiritual em uma antiga mansão escocesa no início do século XX.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/960/k7mo3a.jpg 

    Além de ser útil para o jogo, as imagens nos permitem estabelecer um ambiente sobrenatural

     
    As 84 cartas de sonho tornaram-se cartas de visão, mas mantivemos todas as obras de arte; somente a parte de trás das cartas tiverem alteração. Todas criadas pelo mesmo artista, elas estão no coração do jogo e não foram alteradas.


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/29209_m.jpg 

    A arte das cartas de sonho, agora cartas de visão, não mudaram...



    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/29210_m.jpg 

    ...mas o verso das cartas precisou mudar, com Tajemnicze Domostwo à esquerda e Mysterium à direita

     
    Aqueles que jogaram Tajemnicze Domostwo estão muito ligados ao trabalho artístico dessa versão, que cria uma atmosfera escura e angustiada. Queríamos manter um ambiente inquietante em Mysterium, mas também dar-lhe a sua própria identidade, mantendo a coerência com a narração de histórias e linha editorial da Libellud. O estilo de arte que estávamos procurando em Mysterium tinha que ser mais acessível para um público familiar, mas continuando a ser misterioso, sobrenatural e fantástico. Para pôr em prática um ambiente tão específico como este, nós escolhemos Xavier Collette, com quem já havia trabalhado em Dixit: Journey e que também é conhecido por seu trabalho em Abyss. Ele é o único que deu vida aos personagens, para as várias salas da mansão, e os objetos que você vai descobrir em Mysterium.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/960/i3ae42.jpg 

    Primeiros esboços dos personagens por Xavier Collette

     
    Para as cartas de personagem, de localidade e de objetos, buscamos manter o máximo de coerência possível. Todos os personagens, locais e objetos presentes em Mysterium devem ser capazes de encontrar o seu lugar em uma mansão; é por isso que os ajustes foram feitos. Alguns elementos foram descartados por ser muito exótico ou rebuscado para uma mansão escocesa! Mas eles foram substituídos por outros que combinam melhor com a narrativa.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/117/w64akb.pnghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/274/ruko9p.png 

    As cartas de Farol e Praia de Tajemnicze Domostwo foram descartadas...



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/166/i5p75h.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/927/sedxy6.jpg

    ... em favor da vertente do jardim e da despensa, que foram adicionados em Mysterium



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/209/u0vtef.jpg 

    O shuriken de Tajemnicze Domostwo deu lugar a um pequeno baú em Mysterium

     
    Estes ajustes também abordaram o estilo de algumas cartas. Muitos temas em cartas de Tajemnicze Domostwo foram mantidos, mas o estilo e o ambiente foram completamente alterados para adicionar mistério.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/126/r4zih7.pnghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/320/b0izcy.png 

    No topo, o sótão em sua versão Tajemnicze Domostwo, e abaixo, a versão Mysterium;

    alguns elementos que foram adicionados ou modificados para a atmosfera tornar-se mais preocupante

     

    Em muitas outras cartas, a maioria dos elementos foram mantidos, mas foram ligeiramente modificados pelo talento criativo de Xavier Collette, como um ângulo ou uma outra maneira de olhar para o mesmo objeto, local ou a partir de personagens diferentes.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/406/24wqqh.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/568/vsd23m.jpg

    O ponto de vista é inclinado de maneira diferente, mas é a estufa em ambos os casos

     
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/600/q9r6qg.pnghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/581/44ya3p.jpg

    Luvas e varinha mágica estão presentes em ambas as versões do mago

     
    O visual reformulado para Mysterium ajuda a criar um ambiente imersivo colorido pelo sobrenatural. As alterações feitas à arte do jogo trazem uma coerência para o ambiente de seu mundo. Todas essas mudanças estéticas vão de mãos dadas com o trabalho sobre o conteúdo e sobre o ajuste dos mecanismos de jogo.
     
    Jogabilidade reformulada e melhorias para experiência dos jogadores
     
    Em Tajemnicze Domostwo, a dificuldade do jogo poderia ser adaptada usando quatro modos de jogo diferentes que variam de "fácil" para "muito difícil". É possível alterar a dificuldade ao ajustar o número de rejeições permitidas para o fantasma, mas também o número de cartas presente na mesa. Na dificuldade mais difícil e com sete jogadores, os médiuns podem ter até doze cartas diferentes de cada tipo: personagens, locais e armas.
     
    Em Mysterium, ainda é possível alterar o nível de dificuldade, mas de acordo com três modos. Mesmo com sete jogadores, o número de cartas dos vários tipos nunca é superior a nove, o que permite um fácil setup e faz com que a área de jogo fique fácil de ler - mas nada impede que os jogadores tornem o jogo mais difícil, adicionando mais de nove cartas, se assim o desejarem.
     
    O número de vezes que o fantasma pode descartar cartas de visão mantém-se inalterada. Em Tajemnicze Domostwo, ao descartar, o fantasma tem que desistir de todas as suas cartas de sonho e comprar sete novas cartas. Em Mysterium, quando o fantasma descarta cartas de visão, ele escolhe quantas cartas descartar e quantas quer manter, puxando o número apropriado de cartas para fazer que a sua mão volte a ter sete cartas. Tokens de corvos foram introduzidos para manter o controle das devoluções do fantasma. Quando o fantasma descarta suas cartas, ele coloca um marcador de corvo na sua área. Isso impede que o fantasma ceda a qualquer tentação de mudar de ideia, mas é também uma maneira para os médiuns saber se ele está tendo problemas com suas cartas de visão ou não.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/803/cxteq5.jpg 

    Corvos proporcionam ao fantasma um outro meio de comunicação indireta com os médiuns



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/229/r61hvn.jpg 


    A dificuldade do jogo pode ser adaptada de acordo com o número de jogadores em Mysterium



    Um setup fácil


    Tajemnicze Domostwo têm dois conjuntos de cartas de personagens, localidades e objetos: um para o fantasma e um para os médiuns, diferenciadas por seus versos. Durante o setup, as mesmas cartas devem ser organizadas em cada coleção.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/021/m5f09o.jpg 

    As cartas com verso azul são para o fantasma, e as marrons são para os médiuns;

    em ambos os casos, os personagens, locais e objetos têm diferentes desenhos no verso

     
    Em Mysterium, os dois conjuntos de cartas também têm diferentes verso (e diferente de Tajemnicze Domostwo), mas também podem ser diferenciadas pela sua dimensão e os seus números. As cartas do fantasma têm tamanho idêntico, a fim de se ajustar mais facilmente na área. As cartas de personagem e local são maiores para os médiuns, enquanto seus objetos são menores. As cores (marrom e azul) ainda são as mesmas. A parte traseira das cartas também são numeradas, que permitem aos jogadores combinar as cartas de fantasmas com a dos médiuns: as cartas são identificadas de forma mais simples e o setup é facilitado.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/028/o2k0u5.jpg 


    Para facilitar o setup, o verso das cartas do fantasma e dos médiuns são numeradas, 

    permitindo pares para formação em um relance



    A Tela
     
    Em Tajemnicze Domostwo, durante o setup, o fantasma determina diferentes combinações de três elementos (personagem, localização, objeto), que cada médium deve encontrar. Para fazer isso, ele coloca diante de si as três cartas correspondentes com a face para baixo sob um símbolo da cor do médium; o fantasma pode, então, dar as cartas de sonho para cada médium. O fantasma não pode ver as cartas das combinações e deve confiar em sua memória ou manipulá-las, o que pode fazer com que o jogo seja executado por mais tempo (especialmente com sete jogadores).


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/291/2747qs.jpg 

    Em Tajemnicze Domostwo, as cartas do fantasma formam uma combinação para cada médium e 

    são colocadas viradas para baixo sob o marcador do jogador correspondente

     
    A adição de uma tela em Mysterium é uma melhoria real para todos os jogadores. As ações do fantasma estão ocultas, o que acrescenta mais mistério, e ele fica mais livre com seus movimentos. Esta disposição é mais confortável para o fantasma, e lembra os outros de sua posição como mestre de jogo.
     
    Durante o setup, o fantasma compõe todas as combinações e coloca-as na tela. Portanto, ele não tem mais que lembrar as cartas ou desnecessariamente pegá-las para ver. Ele tem um acesso visual direto a todas as combinações que os médiuns devem encontrar. O fantasma pode se concentrar na negociação de cartas de visão.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/624/nd77j4.jpg 

    Setup das cartas do fantasma na tela em Mysterium



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/841/lvm435.jpg

    A combinação dos três elementos que o médium roxo deve identificar 

    são mostrados em destaque na área de jogo roxa; 

    o jogador deve determinar o personagem, a localização e, finalmente, o objeto, sempre nessa ordem



    Além da tela, adicionamos fichas fantasma, na cor de cada médium. Quando o fantasma entrega cartas para os médiuns, o fantasma move a ficha em direção à tela. Quando ele se manifesta, depois de ter validado (ou refutado) uma resposta do médium, puxa-a de volta para ele. O fantasma conhece a qualquer momento para quem ele deu as cartas. Quando um médium descobre um elemento de sua combinação, o fantasma vira a carta correspondente na tela: ele sabe em todos os momentos em que ponto a investigação se encontra para cada médium.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/790/kuoz3t.jpg 

    Quando o fantasma deu as cartas para um médium, 

    ele move o token fantasma da cor correspondente para a tela

     

    Além da melhoria ergonómica que representa, a tela também permite uma considerável economia de tempo. Os jogos são mais fluídos para o fantasma, mesmo quando os médiuns são numerosos. Todas as manipulações são feitas durante o setup, o que nos permite reduzir o tempo médio dos jogos para 42 minutos em Mysterium, enquanto ele girava em torno de 1h30 para Tajemnicze Domostwo. Os jogadores se concentram apenas no inquérito durante o jogo!


    Ritmo cronometrado
     
    Um dos mecanismos centrais do jogo é o debate dos médiuns em torno da interpretação de imagens dadas pelo fantasma. Isso pode criar discussões intermináveis, pois cada médium tem sua própria subjetividade. Em Tajemnicze Domostwo, o tempo de discussão não é limitado, o que às vezes pode resultar em jogos mais longos e calmarias na jogabilidade. Isto, evidentemente, depende do tipo de jogadores em torno da mesa.
     

    Nós adicionamos uma ampulheta em Mysterium para dar mais ritmo para as fases de discussão entre os médiuns. O fantasma dá cartas de visão para os médiuns, uma após a outra, e assim que recebê-las eles podem debater livremente sobre a sua interpretação. É só quando todos os médiuns receberam suas cartas de visão que a ampulheta de dois minutos é iniciada. Pode parecer restritivo para alguns, mas o tempo é vital para adicionar dinamismo e tensão ao jogo.


    Continua...

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    Comentários:

  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama27/07/15 00:52
    Ricardo Gama » 27/07/15 00:52

    ... continuando

    Progresso nos Tabuleiros
     
    Em Tajemnicze Domostwo, as cartas de personagem, localização e objetos dos médiuns são classificadas sendo de cada tipo, mas não têm uma área clara onde elas devam estar. Para jogos com sete jogadores, pode haver até 36 cartões na mesa (doze por tipo), que é considerável, e pode fazer com que o jogo seja complexo visualmente.


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    Exemplo setup (com nove cartas de cada tipo) para Tajemnicze Domostwo

     
    Em Tajemnicze Domostwo, cada jogador tem um tabuleiro de progresso individual e usa um token para acompanhar o andamento de sua investigação.


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    Tabuleiros individuais e fichas representam simbolicamente o progresso dos jogadores

     
    Mysterium não tem tabuleiros individuais, mas sleeves individuais para os médiuns, com as cartas sendo separadas por quatro tabuleiros de progresso.


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    O tabuleiro de progresso do personagem

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    O tabuleiro de progresso do local

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    O tabuleiro de progresso do objeto

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    O tabuleiro de progresso do epílogo

     
    A finalidade dos tabuleiros intercalares de personagens, locais e objetos é definir as áreas que contêm os vários tipos de cartas utilizadas durante a primeira fase do jogo (isto é, a reconstrução de eventos, durante o qual cada médium tenta identificar uma combinação dos três elementos). Eles também dão aos jogadores uma visão geral do progresso geral do grupo. Eles permitem limitar claramente as cartas, mas também mostram o avanço de jogadores. Quando um jogador completa uma seção, ele coloca seu token no próximo tabuleiro de progresso. O progresso dos médiuns é mais visível, a área de jogo fica mais clara, e os jogadores têm a sensação de que eles estão realmente progredindo na investigação.


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    A área de jogo fica melhor delineada e mais fácil de ler

     
    Os três tabuleiros de progresso são reservados para a fase de revelar o culpado. A área de jogo é totalmente modificada para recriar os grupos de suspeitos descobertos durante a reconstrução de eventos. Cada grupo é identificado graças à volta dos tokens de fantasmas (que anteriormente falei). No seu lado, o fantasma tem fichas de culpado (também numeradas), que lhe permitem designar o grupo que contém o seu assassino. O token culpado é colocado de face para baixo no tabuleiro de progresso do epílogo e é virado apenas no final completo do jogo, garantindo suspense até o último momento.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/654/t6gwww.png 

    Verso das fichas do fantasma usadas para numerar os grupos suspeitos



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    Os grupos suspeitos são formados, e em seguida, numerados



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/058/pq4smb.jpg 


    O token culpado é revelado no final do jogo mostrando o número do grupo 

    que o fantasma escolheu como o culpado



    Tokens de Clarividência para equilibrar as regras e fases
     
    Mysterium, assim como seu primo Tajemnicze Domostwo, é um jogo assimétrico em que os jogadores assumem o papel do fantasma ou o papel de um médium, e, portanto, não estão realizando as mesmas ações. Em Tajemnicze Domostwo o papel do fantasma parece para nós mais rico do que o dos médiuns. Este último teve menos ações a serem executadas no jogo e teve que esperar durante a distribuição das cartas de visão. Para reequilibra e torná-lo mais divertido de jogar com os médiuns, nós colocamos em prática um sistema de fichas de clarividência.


    Em Tajemnicze Domostwo, os jogadores que estavam mais rápido em encontrar sua combinação de três cartas não foram recompensados por sua eficiência. Eles poderiam ajudar, mas não tinham ações reais para executar até que os outros médiuns descobrissem suas próprias combinações.
     
    Em Mysterium, quanto mais rápido um médium cumpre sua tarefa, mais clarividente ele é, e recebe mais pontos de clarividência e movimentos na trilha de mesmo nome. Mesmo depois de descobrir com êxito a sua combinação de três cartas, médiuns continuam a jogar e marcar pontos. Em particular, eles podem expressar a sua opinião sobre as escolhas dos outros médiuns, jogando todas as fichas restantes de clarividência que possuírem.


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    A trilha de clarividência de dupla face, ao longo do qual os médiuns progredirão ao marcar pontos; 

    o número de jogadores determina qual lado é usado

     

    Em Mysterium, cada médium tem um número limitado de fichas de clarividência que lhes permitem expressar a sua concordância ou discordância com a intuição de um outro jogador. O médium tem quatro ou seis fichas (dependendo do número de jogadores) para dar a sua opinião.


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    Um médium tem um número igual de fichas de clarividência de acordo e desacordo

     
    Os tokens podem ganhar pontos na trilha de clarividência em ambos os casos: concordando com uma intuição que foi certa, ou em desacordo com uma intuição que foi falsa. Discordando em um jogo cooperativo pode finalmente ganhar pontos! Esta progressão é individual, mas vai ajudar a todos os médiuns durante a fase final.


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    Exemplo de pontuação de clarividência

     

    Durante a fase de reconstrução do evento, os tokens de clarividência permitem aos jogadores evitar uma das armadilhas de jogos cooperativos: o efeito líder ou "jogador alfa". Mesmo se um jogador não se expressar oralmente durante os debates, ele ainda pode fazer conhecida sua opinião utilizando as fichas e os seus pensamentos terão peso no jogo. Eles também nos permitem fortalecer a cooperação entre os jogadores. Médiuns têm interesse nas cartas recebidas por outros jogadores ao longo do jogo, e eles devem exprimir a sua opinião, a fim de marcar pontos e maximizar as chances de todo o grupo de encontrar o verdadeiro culpado no final do jogo! Os tokens de clarividência permitem envolver os médiuns mais profundamente e cada um deles agora tem um papel ativo nos debates. 


    Sleeves para transições suaves
     
    Em Tajemnicze Domostwo, os médiuns tinham tabuleiros individuais para representar seu progresso em sua investigação.
     
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    Cada médium tem o seu próprio sleeve, onde as três cartas que formam a combinação necessária é armazenada

     
    Em Mysterium, as cartas do fantasma estão organizadas por trás da tela e não podem ser utilizadas para a fase final, deixando apenas as cartas dos médiuns dispostas na mesa. Cada médium tem o seu próprio sleeve para armazenar as cartas coletadas durante a reconstrução de eventos. Para a fase final do jogo, os tabuleiros de progresso dos personagens, localização e objeto estão habilitados para um lado. Os grupos suspeitos ficam mais fáceis de visualizar pois as combinações ficam diretamente no sleeve de cada médium. Os sleeves também servem a outro propósito, segurar as fichas clarividência utilizadas para a votação durante a fase final.


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    As cartas recolhidas por cada médium são organizadas em grupos durante a fase de suspeita



    A Nova Fase Final
     
    Em Tajemnicze Domostwo, as cartas de fantasma que formam as combinações são colocadas viradas para baixo no início do jogo e são reveladas enquanto a investigação progride. Quando todas estas cartas de fantasmas forem reveladas, elas são utilizadas para a fase final. Cartas dos médiuns, por outro lado, são devolvidas para a caixa de jogo.
     
    Em Mysterium, uma vez que foram identificados os grupos suspeitos, o fantasma enviará uma visão compartilhada para os médiuns. Composta de três cartas - sendo uma delas uma referência a um personagem, uma para o local, e a última para um objeto, mas tenha cuidado, as cartas serão embaralhadas - os médiuns não terão acesso a estas cartas da mesma forma, e dependem do seu nível de clarividência.
     
    Os jogadores com o menor número de pontos na trilha de clarividência terão acesso apenas a uma única carta, sem saber se ela se refere ao personagem, local ou objeto. Eles vão secretamente, e sem consultar o outro, votar primeiro, colocando uma ficha de clarividência, numeradas na parte de trás, em seu sleeve pessoal. Então será a vez dos médiuns videntes moderados votar secretamente ao ter acesso a duas cartas. Finalmente, os médiuns mais eficazes (que, portanto, têm acesso a todas as três cartas) também votarão individualmente e em silêncio. Embora os jogadores votem individualmente, Mysterium continua a ser um jogo cooperativo enquanto o culpado é designado pela maioria. Ao revelar o culpado, a visão do fantasma é formada, transmitida e votada em total silêncio, acrescentando tensão extra para esta fase especial do jogo.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/424/3rzso7.jpg 

    O nível de acesso à visão final compartilhada pode variar entre os jogadores, 

    com base em seu progresso ao longo da trilha de clarividência

     

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    Quanto mais acurada foi a intuição de um médium na fase de reconstrução, 

    mais pistas ele terá na fase final

     

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/066/wdzbtr.jpg

    Os tokens de clarividência têm números nas costas; médiuns votam colocando a ficha que ostente o 

    número correspondente ao grupo de cartas em seu sleeve

     

    Em Tajemnicze Domostwo, os médiuns tiveram muitas chances de descobrir o culpado se eles tinham rodadas suficiente. Em Mysterium, a visão compartilhada enviada pelo fantasma também é a última, e os médiuns têm apenas uma única chance de descobrir o verdadeiro culpado. Portanto, a tensão atinge o seu ponto mais alto para os médiuns, bem como para o fantasma. Ao contrário do resto do jogo, ele tem apenas uma única chance de passar a sua mensagem e ele não pode dar ao luxo de perder! Este é o momento para verificar que o vínculo espiritual entre médiuns e fantasma foi realmente claro!
     
    Mysterium: simples adaptação ou um novo jogo?
     
    O desenvolvimento dura há quase dois anos, com quase tudo sendo reformulado, a partir da arte até aos mecanismos do jogo, mas a identidade do jogo da Portal foi mantida. É, portanto, não apenas uma simples tradução de Tajemnicze Domostwo ou uma nova edição, mas um jogo totalmente novo. Todas as alterações foram motivadas por melhoria e facilidade do jogo e para uma imersão mais intensa. A duração do jogo foi reduzida, o que significa menos tempo de espera, mas não menos ação para os jogadores. As mudanças na versão Libellud foram feitas para oferecer uma experiência de jogo mais coerente, mais equilibrada e mais emocionante para os jogadores. Aqueles que gostaram de Tajemnicze Domostwo não ficarão perplexos com Mysterium, mas eles serão tão surpreendidos por esta nova edição como aqueles que estão descobrindo o jogo pela primeira vez. Pelo menos, é isto que esperamos!
     
    Link para as regras do jogo em inglês
     

    Léa Moinet


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/361/gklmfv.jpg

    6
  • Vonts
    65 mensagens MD
    avatar
    Vonts27/07/15 05:47
    Vonts » 27/07/15 05:47

    Comprei recentemente o jogo Tajemnicze Domostwo (a versão polonesa da Portal Games) e o jogo agradou ao meu grupo, apesar de ainda não termos conseguido "vencê-lo".

    Baixei as regras de Mysterium (em inglês, no site da Libellud, tem em outras linguas tb mas não vi se tem em português)  http://en.libellud.com/ressources e, pelo menos até o momento, não achei nenhuma grande alteração que mude enormemente a jogabilidade.

    Na minha opinião (ainda não tentei jogar com as novas regras) a grande maioria das alterações me pareceu desnecessária. A exceção seria o "escudo" ( a tela protetora) do "fantasma". Isso sim é muito útil! Poder olhar as cartas sem ter que ficar olhando no tabuleiro (e podendo, assim, deixar escapar alguma "dica") ou sem ter que ficar virando e desvirando as cartas facilita bastante para o fantasma.

    1
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
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    Ricardo Gama27/07/15 06:52
    Ricardo Gama » 27/07/15 06:52

    Vonts::Comprei recentemente o jogo Tajemnicze Domostwo (a versão polonesa da Portal Games) e o jogo agradou ao meu grupo, apesar de ainda não termos conseguido "vencê-lo".

    Baixei as regras de Mysterium (em inglês, no site da Libellud, tem em outras linguas tb mas não vi se tem em português)  http://en.libellud.com/ressources e, pelo menos até o momento, não achei nenhuma grande alteração que mude enormemente a jogabilidade.

    Na minha opinião (ainda não tentei jogar com as novas regras) a grande maioria das alterações me pareceu desnecessária. A exceção seria o "escudo" ( a tela protetora) do "fantasma". Isso sim é muito útil! Poder olhar as cartas sem ter que ficar olhando no tabuleiro (e podendo, assim, deixar escapar alguma "dica") ou sem ter que ficar virando e desvirando as cartas facilita bastante para o fantasma.

    E o sistema com os tokens de Clarividência? Existe em Tajemnicze Domostwo?

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  • Vonts
    65 mensagens MD
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    Vonts27/07/15 08:55
    Vonts » 27/07/15 08:55

    Eu jogo com a versão polonesa de Tajemnicze Domostwo. Uso as regras polonesas traduzidas para o inglês (bem precariamente, tanto que tem uma tradução na BGG que é melhor que a oficial pela Portal Games). Então pode ser que eu tenha entendido errado alguma coisa.

    Mas até onde eu entendi toda essa parte de clarevidência é nova. No Tajemnicze Domostwo não tem nada disso, não. Se todo o mundo acertou o seu culpado/local/arma antes da 7 noite, o fantasma decide qual dos conjuntos de culpado/local/arma é o que ele deseja e dá 3 pistas (relacionadas a culpado/local/arma porém sem indicar que carta esta relacionada a que) para os médiuns decidirem, em conjunto, a qual "trinca" o fantasma está se referindo.

    Acho que a discussão entre os médiuns ajuda muito a dinâmica de jogo, pois dá um tempinho extra para o fantasma decidir que carta vai para cada médium. Além disso certas "discussões"dão pistas importantes ao fantasma de como os médiuns estão entendendo e interpretando as pistas.

    Será que essa parte da clarevidência não vai diminuir ou desencorajar essa discussão?

    1
  • marvincode
    19 mensagens MD
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    marvincode28/07/15 11:55
    marvincode » 28/07/15 11:55

    Obrigado pelo texto, muito esclarecedor! 

    0
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
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    lxndrnn28/07/15 12:01
    lxndrnn » 28/07/15 12:01

    É um dos jogos que eu mais tô querendo ultimamente, esperando algum dos vendedores daqui colocar pra venda! Haha

    0
  • joaofelipelsm
    17 mensagens MD
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    joaofelipelsm28/07/15 12:05
    joaofelipelsm » 28/07/15 12:05

    Seria interessante alguém que jogou os dois jogos dar a impressão.. Sobre qualidade dos componentes, diferença na diversão e opinião sobre as mudanças.

    0
  • Vonts
    65 mensagens MD
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    Vonts28/07/15 17:39
    Vonts » 28/07/15 17:39

    joaofelipelsm::Seria interessante alguém que jogou os dois jogos dar a impressão.. Sobre qualidade dos componentes, diferença na diversão e opinião sobre as mudanças.

    Para isso teremos que esperar o Mysterium ser lançado, no final desse ano.
    Mas eu tenho as regras baixadas em inglês aqui comigo. Talvez fosse legal fazer upload aqui na Ludopedia. Vou ver se consigo.

    0
  • marujomao
    23 mensagens MD
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    marujomao29/07/15 15:10
    marujomao » 29/07/15 15:10

    Achei um ponto fraco no Domostwo o fato de o fantasmas ouvir a conversa dos mediums e, assim, passar as cartas conforme a discussão que têm. 
    Não sei se essas regras novas resolvem isso, mas acho que já dão uma boa melhorada no geral do jogo. 
    No entanto, o jogo não me impressionou. Porém, sou suspeito, pois não sou fã de cooperativos. 

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Mysterium - Qual é a diferença entre Mysterium e Tajemnicze Domostwo?
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