Legal o post, que pode ser usado como reflexão para comparar o nível em que estamos em relação a outros países.
Posso relatar aqui algumas experiências que tive com relação a reposição de jogos por parte de editoras nacionais e internacionais. Nenhuma foi um terror, muito pelo contrário, todas foram muito bem sucedidas.
A primeira foi com a Devir. Comprei no começo de 2018 o jogo Codinomes, e fiquei surpreso quando percebi que ao invés de 200 cartas únicas, recebi 2 cópias de 100 cartas. Entrei em contato com o SAC pelo site, e em menos de 2 dias eles retornaram passando todas informações para que a troca fosse efetuada. Tive o trabalho de fotografar as 100 cartas que tinha para que eles pudessem separar as outras 100 que faltavam, mas óbvio que isso seria necessário. Não solitiou nenhum tipo de comprovante ou nota fiscal, mas solicitaram que eu enviasse as duplicadas por correio, porém se prontificaram a arcar com todos os custos, tanto do retorno das cartas repetidas quanto do envio das cartas corretas. Como o processo demoraria, pois eles precisariam aguardar a chegada das cartas duplicadas para fazer o envio das corretas, resolvi realizar a troca pessoalmente na editora, que prontamente aceitou e combinou as datas por e-mail. Ponto para a Devir.
A segunda experíencia foi com a Galápagos. Comprei o Smash Up usado de uma pessoa. Lendo alguns posts descobri que havia erros de impressão em algumas cartas do jogo. Além disso, comprei o Dead of Winter que veio com uma carta repetida em um deck, e faltando uma carta em outra (21 da Escola e 19 da Delegacia, enquanto o correto seria 20 em cada deck). Entrei em contato pelo SAC informando o ocorrido. Tive que preencher um formulário bem simples na internet. Novamente nenhuma solicitação de nota fiscal. Depois que os tickets foram abertos, você fica sem resposta por um bom tempo. Mas depois de algumas semanas simplesmente chegou uma carta por correio com as reposições de ambos jogos. Ponto pra a Galápagos.
A terceira e um pouco mais tensa foi com a Mandala. Comprei o Um Banquete a Odin em uma loja na minha cidade. Ao conferir os componentes percebi que o tabuleiro das ilhas vieram incorretos. Ao invés de 4 tabuleiros diferentes, 2 duplicadas de 2 tabuleiros (C e D). Abri um ticket no SAC pelo site, mas antes tive que fazer um cadastro completo com meus dados e endereço. Após 3 dias, recebi a resposta que deveria enviar uma cópia da nota fiscal para eles. Nesta hora percebi que não havia solicitado nota fiscal, mas como o dono da loja é um amigo, pedi tardiamente, mas ele prontamente enviou por whatsapp a cópia da nota para mim. Após enviar a nota para a Mandala, não houve mais nenhum problema, recebi a reposição depois de 2 semanas. Ponto para a Mandala, porém com um alerta. A necessidade de se ter a nota fiscal para reposição.
A última experiência foi com um jogo nacional, porém Out of Print. Comprei o Village em um leilão aqui na Ludopedia. Ao chegar o jogo, fiz a conferência e descobri que faltava um marcador de trigo, que pode fazer falta em um jogo com 4 jogadores. Entrei em contato com o dono anterior, que até procurou o marcador mas sem sucesso. Ele nem tinha idéia que estava faltando este marcador antes de vender o jogo. No final das contas, ele aceitou a devolução, arcando com os custos do valor do jogo e frete de envio e retorno. Porém, como daria muita do cabeça para ele também, que ainda teria que revender o jogo abaixo do valor, fiz um acordo para ficar com o jogo faltando a peça, mas com um desconto no frete.
Jogo em mãos, começa a batalha para repor o marcador faltante. Para início de conversa, era um jogo da Fire on Board, que havia fechado as portas. Então sem chance de conseguir reposição por eles. Procurei nos sites internacionais onde haveria editoras que publicaram o jogo. Não encontrei nenhuma editora por perto. A única opção foi a Pegasus Spiele, editora original da Alemanha. Encontrei o e-mail de atendimento ao consumidor e enviei um e-mail explicando a história para eles. No dia seguinte me responderam pedindo meu endereço. Depois de 2 meses, chegou uma carta em casa, vindo diretamente da Alemanha, com a peça faltante, SEM CUSTO nenhum, mesmo o jogo não tendo sido vendido por eles. Muitos pontos para a Pegasus Spiele!!
Como podem ver, nunca tive problemas com reposição. Pode ser que a experiência seja diferente com outras editoras, ou até mesmo diferente com estas mesmas editoras para outras pessoas, mas pelo menos no meu caso tudo correu bem.
A única questão que me deixou com uma pulga atrás da orelha foi a necessidade de nota fiscal com a Mandala. Acredito que pessoas que compram jogos em leilão não costumam solicitar cópia da nota fiscal para os vendedores. Este hábito pode impossibilitar a reposição de peças nos casos de problemas de fábrica com os jogos.
A reflexão aqui fica por conta do seguinte: a postura da Pegasus de atender uma pessoa que nem foi cliente dela, realmente me deixou admirado com ela. Será que editoras brasileiras teriam a mesma postura em relação ao atendimento de outras pessoas? Será que estamos em um nível em que editoras nacionais buscam conqusitar clientes através do SAC? Garanto que a Pegasus entrou na minha lista de ótimas editoras.
Abraços a todos!