Kingdomino é um premiado jogo familiar do designer Bruno Cathala (7 Wonders Duel, Five Tribes), lançado no Brasil no ano de 2017 pela PaperGames e que se propõe misturar fantasia medieval com o tradicional jogo de dominó. O jogo é para 2 a 4 jogadores, com idade a partir de 08 anos e o tempo estimado de partida é de 15 minutos. Kingdomino conta também com uma excelente e divertida arte de Cyril Bouquet.
Os componentes da versão nacional produzida pela PaperGames são de boa qualidade, desde as peças de dominó (tiles), que contam com excelente gramatura, passando pela caixa resistente, que serve também como um insert preciso para a utilização das peças nas partidas, meeples dos reis e ainda seus pequenos castelos em 3D, que são feitos de material cartonado, também de boa gramatura e montados pelo próprio jogador.
O jogo foi bastante celebrado por incorporar a clássica mecânica de colocação de peças do jogo de dominó e ganhou diversos prêmios, dentre eles o Spiel des Jahres, na categoria Jogo do Ano, principal premiação no mundo dos boardgames, e o Prêmio Ludopedia Jogo Família, nas categorias Voto do Júri e Popular, ambos no ano de 2017.
Atualmente, Kingdomino ocupa a 16ª posição no ranking de jogos familiares do Ludopedia. Além de premiado, Kingdomino foi também um sucesso comercial, tendo sido lançado em mais de 50 países e traduzido em 25 diferentes idiomas, com um total surpreendente de 900.000 cópias vendidas (até 12/2018), segundo informações constantes da sua página no Ludopedia.
A temática do jogo é de fantasia medieval, sem maiores novidades, onde os jogadores representam reis que competem entre si para expandir os seus domínios com as melhores e mais variadas propriedades: campos de trigo, montanhas, florestas, pântanos e lagos. Além disso, as ilustrações das peças de dominó são repletas de ester eggs: bruxa, dragão, aranha gigante e até mesmo uma criatura marinha que lembra bastante o Monstro do lago Ness. O único problema é que, muitas vezes, esses detalhes são bem pequenos e é preciso olhar atentamente para percebê-los.
Quanto à sua mecânica, Kingdomino é um euro leve e familiar que combina a mecânica básica de colocação de peças do dominó a outras mais modernas, como a seleção de peças e ordem de fases variável. O manual é multilíngue, bem ilustrado, de fácil compreensão e possibilita que, após alguns minutos de leitura, você já possa colocar Kingdomino na mesa.
No jogo, a colocação dos tiles emana a mecânica do jogo de dominó, mas, no lugar dos números, temos os diferentes tipos de propriedades que se combinam para a formação do seu pequeno reino, potencializando a sua pontuação no fim do jogo. A colocação das peças de dominó deve ser feita com precisão em uma grade 5×5, além de termos também um modo de jogo opcional de 7×7 para dois jogadores, chamado “Duelo Implacável”.
No seu turno, os jogadores devem adicionar uma peça de dominó com um ou dois tipos de propriedades no seu reino e, em seguida, escolher uma nova peça de uma fila que será usada no próximo turno. O objetivo do jogo é reunir a maior quantidade de pontos de prestígio no seu reino, que se dão conforme os tipos de propriedade que você consegue organizar na sua grade e a quantidade de coroas ali presentes.
O jogo realmente é simples e pode ser jogado com qualquer grupo, mesmo com crianças, a partir dos 08 anos, como sugerido na caixa. Ainda assim, em diversas partidas, com pessoas experientes, presenciei jogadores não conseguirem fechar completamente a grade 5×5, por falta de planejamento na escolha das peças de dominó. Assim, Kingdomino pode não ser tão fácil como aparenta. O tempo de partida no meu grupo é de 15 a 20 minutos, podendo durar até um pouco mais em partidas com dois jogadores, na variante “Duelo Implacável”:

Em Kingdomino, em razão da necessidade de se potencializar a pontuação das suas propriedades com o número de coroas nelas impressas (sem coroas, sem pontos), aqui no nosso grupo, despontam sempre duas estratégias principais: a) ser uma “especialista”, ou seja, tentar ampliar uma propriedade de um único tipo com o máximo de tamanho e número de coroas que conseguir; ou b) ser um “pluralista” e buscar obter o melhor resultado no equilíbrio entre tipos diversos de propriedades e coroas disponíveis.
Claro que nem tudo é trigo e os planos para o seu reino podem ser frustrados se você não conseguir aquela peça com uma ou mais coroas que tanto precisava. Como a ordem do turno é dinâmica, muitas vezes, você e os outros jogadores vão se sentir divididos entre conseguir a melhor peça de dominó ou escolher aquela que favoreceria o adversário, bloqueando-a. Noutras vezes, é bem possível que você mesmo escolha uma peça não tão favorável, mas que lhe garanta o direito de escolher primeiro no próximo turno.
Independentemente da estratégia escolhida, destaco que esse não é um jogo competitivo, é um jogo leve e divertido e que conta com uma boa presença do elemento sorte, principalmente, através da aleatoriedade das peças de dominó que entram na fila do turno e da ordem em que são escolhidos, o que pode ser remediado apenas em parte por sua estratégia de montagem do reino.
No nosso grupo, Kingdomino apresentou uma boa rejogabilidade, viu bastante mesa e rodou bem em todos os números de jogadores sugeridos, mas acho que funciona melhor em mesas com quatro pessoas, deixando o processo de escolha das peças de dominó ainda mais importante, e com duas, na variante “Duelo Implacável”. Essas são também as duas únicas possibilidades de se utilizar todas as 48 peças da caixa base em uma mesma partida.
Além de “Duelo Implacável”, temos ainda outras regras opcionais no manual: um modo “Campanha”, bem simples, para que se conte a pontuação em três partidas em sequência, e “Reino Central” e “Harmonia”, que garantem pontos extras para quem conseguir terminar com o castelo no centro do reino e o território completo, sem nenhuma peça descartada. As regras opcionais podem ser misturadas entre si e deixam o jogo mais rico estrategicamente.
O sucesso comercial de Kingdomino, lançado em 2017, deu origem a uma série de lançamentos, dentre eles: Queendomino, também de 2017, que é um jogo independente, mas que possui três modos de jogo que o integram ao Kingdomino, tornando-o também uma expansão. Age of Giants é uma expansão do ano de 2018 que inclui componentes para um 5º jogador, uma torre de tiles, novos dominós e apresenta outras possibilidades de pontuação. Um detalhe interessante é que as caixas de Kingdomino, Queendomino e Age of Giants juntas formam um painel.
Por fim, temos o Kingdomino Duel, apenas para dois jogadores, que saiu no ano de 2019 e já foi anunciado pela PaperGames para ser lançado no Brasil no ano de 2020. Duel marca a entrada da série na mecânica “roll and draw”, onde os dominós são substituídos por dados que, escolhidos aos pares, vão “construindo” o seu reino através dos desenhos que você insere nos mapas.
Dentre os citados, merece destaque o Queendomino, que parte da mecânica da caixa original e incrementa a jogabilidade com novas ações, tais como: contratar cavaleiros, construir prédios e até mesmo subornar um dragão, tornando o jogo mais interessante, estratégico e um pouco mais pesado. Além disso, você pode somar os dominós com os da caixa base de Kingdomino para jogar com até oito pessoas.
Enfim, Kingdomino é uma boa opção de jogo familiar, bonito e de fácil aprendizagem e jogabilidade, mesmo que para jogar com crianças, por isso mesmo, serve também como gateway ou até mesmo como um filler de respeito para a sua game night. Apresenta também um custo benefício bem interessante, principalmente, se você gostar de family games e levar em consideração a qualidade dos componentes.
Aqui no nosso grupo, Kingdomino já viu bastante mesa, porém, na minha opinião, se você ainda não possui nenhuma caixa da série, pode ir direto para o Queendomino, um stand alone que veio depois, mas transformou o Kingdomino praticamente em uma expansão, por trazer todos os elementos do jogo original e ainda contar uma porção de coisas novas, mas logo falaremos mais sobre ele em uma análise própria futura.
Linauro Neto é advogado, mestre e doutorando em Ciências Sociais. Apaixonado por literatura, música e jogos, desde sempre. Descobriu nos jogos de tabuleiro uma desculpa perfeita para passar mais tempo com amigos e pessoas amadas.
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