Terra Mystica é daqueles jogos adorados por todos, o que faz com que seja difícil falar sobre ele, principalmente se não for algo muio bom.
Por muito tempo, no meu grupo se criou a narrativa que eu odiava o jogo, sempre que ele era cotado para a mesa, alguém dizia, "Ah, vamos outro que o Vinicios não gosta desse.", mesmo quando eu falava que não tinha problema de jogarmos ele.
E por quê dessa má impressão com o jogo?
Simplesmente pois tenho amigos que gostam tanto do jogo que por algum tempo, só jogavam ele, sempre que um novo jogo era sugerido, torciam o nariz e pediam pelo "Terra".
Isso foi me dando certo asco do jogo.
Eu gostava dele, mas tínhamos inúmeras outras opções e preferia variar um pouco.
Recentemente "redescobri" Terra Mystica pois o apresentamos para um novo jogador, que adorou e já quer jogar mais partidas, hahaha a maldição ainda existe.
Mas o que faz Terra Mystica ser tão viciante? Vou tentar explicar isso nessa análise.
No mundo de Terra Mystica somos desbravadores que buscam expandir seus territórios, construindo cidades e evoluindo suas fortificações. O básico de todo controle de área, mas o grande diferencial do Terra, são as diferentes classes, jogar com o povo do deserto vai ser completamente diferente de jogar com as bruxas ou sereias. Cada povo têm suas vantagens e desvantagens, além de um terreno preferido, o que pode mudar a dinâmica do jogo de acordo com o local onde colocar suas peças iniciais.
Não vou falar em detalhes sobre o pote de magia, estruturas ou bônus, o ponto principal são as facções, dificilmente você vai terminar uma partida e usufruir tudo que sua classe propõe, principalmente se for a primeira vez que joga com tal povo, e isso é o que torna o jogo tão viciante, assim que terminamos qualquer partida de Terra Mystica, o papo na mesa é sempre algo do tipo, " eu poderia ter feito assim, se não tivesse feito isso tinha conseguido aquilo..." e por ai vai.
A dúvida maior na hora de uma nova partida, fica justamente em conhecer uma nova facção ou aprimorar uma que já jogou e não aproveitou todo seu potencial.
E vocês, o que preferem ao jogar Terra Mystica? Também sofrem da maldição de jogar inúmeras vezes até enjoarem do jogo? Ou eu que sou chato por querer um descanso dessa obra prima?
Duração: 3 horas.
Use a sessão de comentários e conte as suas experiências, faça críticas, tire dúvidas ou faça sugestões.
Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.
E lembrando, sigam o instagram HeyGON, por lá sempre há fotos das jogatinas do grupo que participo.