Scotland Yard é a versão brasileira de 221b baker street board game, teve o nome alterado pois se achava que era um nome complicado para se falar na época.
A confusão fica maior ainda pois há outro jogo chamado Scotland Yard na Europa e que foi traduzido para Interpol quando veio para o Brasil.
Bom, depois desse esclarecimento, vamos ao jogo.
Em Scotland Yard somos detetives a serviço de Sherlock Holmes, nos movemos pela cidade e investigamos os mais diversos casos, passando as informações para Holmes, que nos da a resposta do caso.
É um jogo intrigante, com mais de 120 casos, divididos em níveis de dificuldade, inicialmente precisamos solucionar questões simples, como quem matou, por qual motivo e com qual arma, mas os casos finais trazem verdadeiros enigmas, sendo preciso reunir mais detalhes.
Há casos originais e outros inspirados nos casos de Sherlock Holmes, esses são meus favoritos.
Cada caso apresenta informações que vão sendo associadas às pistas encontradas pela cidade.
Algumas pistas são mais objetivas, outras requerem pequenas charadas, essas charadas não me incomodaram, mas alguns amigos reclamaram que as charadas muitas vezes não fazem sentido dentro do tema, sendo até bobas.
Outro ponto que afasta os jogadores é a movimentação por dados, assim como no clássico detetive, é preciso chegar no local indicado para ter acesso à pista do local e números baixos podem frustrar.
Faz tempo que venho buscando alternativas para substituir essa movimentação pois ela realmente deixa o jogo mais demorado e até enjoativo.
Recentemente estou tentando fazer um novo tabuleiro com um visual mais parecido com uma mesa de pesquisa, ainda estou procurando uma alternativa para a movimentação. Isso é o que tenho por enquanto:
Existe uma nova versão do jogo, Scotland Yard Máquina do Tempo, que leva a investigação para diferentes momentos da história com 40 casos reais, ele tenta corrigir a questão da movimentação, deixando o tabuleiro com as áreas mais próximas e otimizadas, mas mesmo assim ainda depende dos dados.
Outro ponto fraco são justamente os 40 casos, é até estranho falar que 40 casos é pouco, mas substituindo os outros 120 é algo que não vale a pena.
Scotland Yard faz pensar e mesmo com uma movimentação datada e com charadas infantis, ainda é um jogo desafiador e solucionar o caso, pode ser algo mais difícil do que parece, pois além de ter conhecimento é preciso saber usá-lo, afinal, estamos tentando superar Sherlock Holmes, o maior detetive de todos os tempos.
Duração: 1 hora e 30 minutos.
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Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.
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