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  3. Scotland Yard
  4. E então eu joguei Scotland Yard.

E então eu joguei Scotland Yard.

Scotland Yard
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    Vinicios26/02/20 12:00
    avatar
    Vinicios
    26/02/20 12:00
    662 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c5ccd_7zctjf.jpg


    Scotland Yard é a versão brasileira de 221b baker street board game, teve o nome alterado pois se achava que era um nome complicado para se falar na época.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a103b_7zctjf.jpg



    A confusão fica maior ainda pois há outro jogo chamado Scotland Yard na Europa e que foi traduzido para Interpol quando veio para o Brasil.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5e573_7zctjf.jpg



    Bom, depois desse esclarecimento, vamos ao jogo.

    Em Scotland Yard somos detetives a serviço de Sherlock Holmes, nos movemos pela cidade e investigamos os mais diversos casos, passando as informações para Holmes, que nos da a resposta do caso.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c46cd_7zctjf.jpg



    É um jogo intrigante, com mais de 120 casos, divididos em níveis de dificuldade, inicialmente precisamos solucionar questões simples, como quem matou, por qual motivo e com qual arma, mas os casos finais trazem verdadeiros enigmas, sendo preciso reunir mais detalhes.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/741da_7zctjf.jpg



    Há casos originais e outros inspirados nos casos de Sherlock Holmes, esses são meus favoritos.

    Cada caso apresenta informações que vão sendo associadas às pistas encontradas pela cidade.

    Algumas pistas são mais objetivas, outras requerem pequenas charadas, essas charadas não me incomodaram, mas alguns amigos reclamaram que as charadas muitas vezes não fazem sentido dentro do tema, sendo até bobas.

    Outro ponto que afasta os jogadores é a movimentação por dados, assim como no clássico detetive, é preciso chegar no local indicado para ter acesso à pista do local e números baixos podem frustrar.

    Faz tempo que venho buscando alternativas para  substituir essa movimentação pois ela realmente deixa o jogo mais demorado e até enjoativo.

    Recentemente estou tentando fazer um novo tabuleiro com um visual mais parecido com uma mesa de pesquisa, ainda estou procurando uma alternativa para a movimentação. Isso é o que tenho por enquanto:



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7bf95_7zctjf.jpg



    Existe uma nova versão do jogo, Scotland Yard Máquina do Tempo, que leva a investigação para diferentes momentos da história com 40 casos reais, ele tenta corrigir a questão da movimentação, deixando o tabuleiro com as áreas mais próximas e otimizadas, mas mesmo assim ainda depende dos dados.

    Outro ponto fraco são justamente os 40 casos, é até estranho falar que 40 casos é pouco, mas substituindo os outros 120 é algo que não vale a pena.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e58d3_7zctjf.jpg



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5483c_7zctjf.jpeg



    Scotland Yard faz pensar e mesmo com uma movimentação datada e com charadas infantis, ainda é um jogo desafiador e solucionar o caso, pode ser algo mais difícil do que parece, pois além de ter conhecimento é preciso saber usá-lo, afinal, estamos tentando superar Sherlock Holmes, o maior detetive de todos os tempos.





    Jogadores: @Vinicios, @roxasano01 e @paulla253

    Vencedor: @Vinicios

    Duração: 1 hora e 30 minutos.



    Use a sessão de comentários e conte as suas experiências, faça críticas, tire dúvidas ou faça sugestões.



    Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.



    E lembrando, sigam o instagram  boards_and_boards, por lá sempre há fotos das jogatinas do grupo que participo.


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    Comentários:

  • Uvatar
    23 mensagens MD
    avatar
    Uvatar26/02/20 12:33
    Uvatar » 26/02/20 12:33

    A parte de dedução é muito divertida, mas se mover no mapa é moroso. Por isso, usamos até 3 dados para agilizar a movimentação (depende do humor do dia).

    3
  • Vinicios
    662 mensagens MD
    avatar
    Vinicios26/02/20 15:12
    Vinicios » 26/02/20 15:12

    Uvatar::A parte de dedução é muito divertida, mas se mover no mapa é moroso. Por isso, usamos até 3 dados para agilizar a movimentação (depende do humor do dia).

    Penso em fazer um esquema de "alocação de trabalhador" para solucionar os casos. 

    1
  • cinza1
    93 mensagens MD
    avatar
    cinza101/03/20 13:38
    cinza1 » 01/03/20 13:38

    Também me incomodou um pouco a movimentação por dados. No entanto, em alguns pontos é divertido ter esse fator imprevisível, por exemplo quando dois competidores estão próximos de solucionar o caso isso  gera uma tensão. É Também ajuda as vezes a dar mais chance para um jogador com menos habilidade. 
    Os casos em geral são interessantes e bem numerosos, diferente de alguns jogos modernos, vai ser difícil ficar sem histórias novas para jogar.

    1
  • Vinicios
    662 mensagens MD
    avatar
    Vinicios01/03/20 15:17
    Vinicios » 01/03/20 15:17

    cinza1::Também me incomodou um pouco a movimentação por dados. No entanto, em alguns pontos é divertido ter esse fator imprevisível, por exemplo quando dois competidores estão próximos de solucionar o caso isso  gera uma tensão. É Também ajuda as vezes a dar mais chance para um jogador com menos habilidade. 
    Os casos em geral são interessantes e bem numerosos, diferente de alguns jogos modernos, vai ser difícil ficar sem histórias novas para jogar.

    Concordo, nesse ponto de ser justo com ambos os jogadores, realmente funciona.
    Têm casos que são muito bem feitos, remetendo diretamente aos livros do Sherlock. Vou demorar a terminar todos e quem sabe até lá já esqueço os primeiros.

    0
  • bsouza
    91 mensagens MD
    avatar
    bsouza01/03/20 15:22
    bsouza » 01/03/20 15:22

    As charadas não nos incomodaram, apesar de tirarem um pouco o fator dedução, visto que algumas dão a resposta na cara dura. Deixam o jogo mais light, o que pode ser bom para jogadores mais novos.

    A versão Máquina do tempo não é tão desvantajosa se a referência é a nova versão da Scotland Yard com apenas 60 casos, já que vai ficar cada vez mais difícil encontrar a versão com 120. E para quem realmente gostou do jogo a Máquina do tempo será uma das únicas opções similares disponíveis, se realmente houver a falta de alternativas que percebi ao procurar e pedir sugestões de outros parecidos. Além disso, se o grupo jogar uma média de 4 casos a cada duas semanas - o que é razoável com as pessoas com quem eu jogo, eles acabarão em 1 ano e 3 meses, o que eu acho pouco.

    E eu adoraria ver o resultado final do tabuleiro e movimentação que você está desenvolvendo!

    1
  • Vinicios
    662 mensagens MD
    avatar
    Vinicios01/03/20 15:42
    Vinicios » 01/03/20 15:42

    bsouza::As charadas não nos incomodaram, apesar de tirarem um pouco o fator dedução, visto que algumas dão a resposta na cara dura. Deixam o jogo mais light, o que pode ser bom para jogadores mais novos.

    A versão Máquina do tempo não é tão desvantajosa se a referência é a nova versão da Scotland Yard com apenas 60 casos, já que vai ficar cada vez mais difícil encontrar a versão com 120. E para quem realmente gostou do jogo a Máquina do tempo será uma das únicas opções similares disponíveis, se realmente houver a falta de alternativas que percebi ao procurar e pedir sugestões de outros parecidos. Além disso, se o grupo jogar uma média de 4 casos a cada duas semanas - o que é razoável com as pessoas com quem eu jogo, eles acabarão em 1 ano e 3 meses, o que eu acho pouco.

    E eu adoraria ver o resultado final do tabuleiro e movimentação que você está desenvolvendo!

    Realmente ter um não impossibilita de ter o outro, falava na questão de escolher apenas 1.
    Pois é essa nova versão só com 60 casos, por que hem? Nem aumenta tanto o custo assim pra justificar.
    Eu possuo o clássico com 120 casos e um amigo meu tem o Máquina do tempo.
    Sobre contar a pista logo de cara, talvez isso seja nos casos iniciais, a complexidade dos casos vai subindo.
    Sobre o tabuleiro, pensei em 2 possibilidades, cada foto ser um ponto onde alocar o trabalhador, mas ai a mudança seria só estética, porque da pra fazer isso no tabuleiro original também.
    A outra opção, que é a que estou mais inclinado a fazer, é criar uma malha ligando as fotos, semelhante ao Pandemic e que vai ficar visualmente bonito, parecendo marcações de quadros de detetives.
    https://i.pinimg.com/originals/c1/81/65/c18165348a9c865d10416df4e6cade42.jpg

    1
  • cinza1
    93 mensagens MD
    avatar
    cinza102/03/20 00:07
    cinza1 » 02/03/20 00:07

    Vinicios::
    bsouza::As charadas não nos incomodaram, apesar de tirarem um pouco o fator dedução, visto que algumas dão a resposta na cara dura. Deixam o jogo mais light, o que pode ser bom para jogadores mais novos.

    A versão Máquina do tempo não é tão desvantajosa se a referência é a nova versão da Scotland Yard com apenas 60 casos, já que vai ficar cada vez mais difícil encontrar a versão com 120. E para quem realmente gostou do jogo a Máquina do tempo será uma das únicas opções similares disponíveis, se realmente houver a falta de alternativas que percebi ao procurar e pedir sugestões de outros parecidos. Além disso, se o grupo jogar uma média de 4 casos a cada duas semanas - o que é razoável com as pessoas com quem eu jogo, eles acabarão em 1 ano e 3 meses, o que eu acho pouco.

    E eu adoraria ver o resultado final do tabuleiro e movimentação que você está desenvolvendo!

    Realmente ter um não impossibilita de ter o outro, falava na questão de escolher apenas 1.
    Pois é essa nova versão só com 60 casos, por que hem? Nem aumenta tanto o custo assim pra justificar.
    Eu possuo o clássico com 120 casos e um amigo meu tem o Máquina do tempo.
    Sobre contar a pista logo de cara, talvez isso seja nos casos iniciais, a complexidade dos casos vai subindo.
    Sobre o tabuleiro, pensei em 2 possibilidades, cada foto ser um ponto onde alocar o trabalhador, mas ai a mudança seria só estética, porque da pra fazer isso no tabuleiro original também.
    A outra opção, que é a que estou mais inclinado a fazer, é criar uma malha ligando as fotos, semelhante ao Pandemic e que vai ficar visualmente bonito, parecendo marcações de quadros de detetives.

    Acho que a ideia da malha é mais interessante do que simplesmente alocar o seu trabalhador, seria necessário decidir uma rota para procurar as pistas, que em muitos casos faz diferença e não removeria totalmente a dimensão tática do jogo. Inclusive poderia ser adicionado algum elemento para tornar mais interessante o deslocamento das peças pelo tabuleiro talvez alguma forma de bloquear rotas, ou um sistema de.atalhos.

    1
  • Vinicios
    662 mensagens MD
    avatar
    Vinicios02/03/20 11:04
    Vinicios » 02/03/20 11:04

    cinza1::
     Vinicios::
    bsouza::As charadas não nos incomodaram, apesar de tirarem um pouco o fator dedução, visto que algumas dão a resposta na cara dura. Deixam o jogo mais light, o que pode ser bom para jogadores mais novos.

    A versão Máquina do tempo não é tão desvantajosa se a referência é a nova versão da Scotland Yard com apenas 60 casos, já que vai ficar cada vez mais difícil encontrar a versão com 120. E para quem realmente gostou do jogo a Máquina do tempo será uma das únicas opções similares disponíveis, se realmente houver a falta de alternativas que percebi ao procurar e pedir sugestões de outros parecidos. Além disso, se o grupo jogar uma média de 4 casos a cada duas semanas - o que é razoável com as pessoas com quem eu jogo, eles acabarão em 1 ano e 3 meses, o que eu acho pouco.

    E eu adoraria ver o resultado final do tabuleiro e movimentação que você está desenvolvendo!

    Realmente ter um não impossibilita de ter o outro, falava na questão de escolher apenas 1.
    Pois é essa nova versão só com 60 casos, por que hem? Nem aumenta tanto o custo assim pra justificar.
    Eu possuo o clássico com 120 casos e um amigo meu tem o Máquina do tempo.
    Sobre contar a pista logo de cara, talvez isso seja nos casos iniciais, a complexidade dos casos vai subindo.
    Sobre o tabuleiro, pensei em 2 possibilidades, cada foto ser um ponto onde alocar o trabalhador, mas ai a mudança seria só estética, porque da pra fazer isso no tabuleiro original também.
    A outra opção, que é a que estou mais inclinado a fazer, é criar uma malha ligando as fotos, semelhante ao Pandemic e que vai ficar visualmente bonito, parecendo marcações de quadros de detetives.

    Acho que a ideia da malha é mais interessante do que simplesmente alocar o seu trabalhador, seria necessário decidir uma rota para procurar as pistas, que em muitos casos faz diferença e não removeria totalmente a dimensão tática do jogo. Inclusive poderia ser adicionado algum elemento para tornar mais interessante o deslocamento das peças pelo tabuleiro talvez alguma forma de bloquear rotas, ou um sistema de.atalhos.

    Sim, agora é pensar nisso kkk

    0
  • Odanan
    978 mensagens MD
    avatar
    Odanan09/07/20 07:54
    Odanan » 09/07/20 07:54

    Vinicios::
    bsouza::As charadas não nos incomodaram, apesar de tirarem um pouco o fator dedução, visto que algumas dão a resposta na cara dura. Deixam o jogo mais light, o que pode ser bom para jogadores mais novos.

    A versão Máquina do tempo não é tão desvantajosa se a referência é a nova versão da Scotland Yard com apenas 60 casos, já que vai ficar cada vez mais difícil encontrar a versão com 120. E para quem realmente gostou do jogo a Máquina do tempo será uma das únicas opções similares disponíveis, se realmente houver a falta de alternativas que percebi ao procurar e pedir sugestões de outros parecidos. Além disso, se o grupo jogar uma média de 4 casos a cada duas semanas - o que é razoável com as pessoas com quem eu jogo, eles acabarão em 1 ano e 3 meses, o que eu acho pouco.

    E eu adoraria ver o resultado final do tabuleiro e movimentação que você está desenvolvendo!

    Realmente ter um não impossibilita de ter o outro, falava na questão de escolher apenas 1.
    Pois é essa nova versão só com 60 casos, por que hem? Nem aumenta tanto o custo assim pra justificar.
    Eu possuo o clássico com 120 casos e um amigo meu tem o Máquina do tempo.
    Sobre contar a pista logo de cara, talvez isso seja nos casos iniciais, a complexidade dos casos vai subindo.
    Sobre o tabuleiro, pensei em 2 possibilidades, cada foto ser um ponto onde alocar o trabalhador, mas ai a mudança seria só estética, porque da pra fazer isso no tabuleiro original também.
    A outra opção, que é a que estou mais inclinado a fazer, é criar uma malha ligando as fotos, semelhante ao Pandemic e que vai ficar visualmente bonito, parecendo marcações de quadros de detetives.
    https://i.pinimg.com/originals/c1/81/65/c18165348a9c865d10416df4e6cade42.jpg

    Adorei seu mapa! Uma malha ligando as fotos é muito interessante, e você pode fazê-la com aquelas cordinhas ou até com traços de giz. Sugestão: crie um padrão de movimento interessante, que obrigue o jogador a planejar bem por onde ir para chegar em alguns lugares (poucas ligações entre as fotos/lugares). 1 movimento = mover-se de uma foto para a outra.
    Ah, e ficaríamos muito felizes se você compartilhasse o mapa depois.

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